Opinião: pneus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Opinião: pneus

por du_vermelho » Qui Jun 19, 2008 9:55 pm

Boa noite pessoal,
Meu objetivo é compartilhar com tds as impressões q tive sobre dimensões de pneus, para quem teve dúvidas ou ainda tem na hora de escolher.

1) 205/40 R17 (Toyo Proxes 4) Opinião pessoal:
prós:
- Esportividade: Dimensão mto bonita para aro 17, o pneu fica pequeno perto de qq roda e consequentemente bem mais esportivo.
- Estabilidade: com certeza transmite uma segurança mto maior. O pneu é mto fino, não "dobra" nas curvas e como a maioria da marcas no aro 17 é esportiva, realmente o carro segura mto mais (o pneu quase não canta - se começou a cantar, #@%&!*, sinal q vc passou bem do "limite")
Como consequencia, temos alguns pontos negativos:
- desconforto: o carro fica muito barulhento, vc sente cada imperfeição da rua e o barulho da conjunto roda+suspensão fica bem alto. Cada buraco q vc passa sente q quebrou a roda. Fora q eu sempre achava q o pneu tava murcho!
- "durabilidade": aqui não digo no sntido de km rodados q o pneu conseguiria aguentar, mas sim o qto dura pq sempre aparece bolhas nos pneus. Nessa medida, eu tive 4 bolhas e um rasgo (esse deu PT na hora) mas não conheço ninguem com essa medida q não conseguiu ganhar alguma bolha (um ponto importante é q normalmente vc acaba colocando mais pressão nos pneus para proteger a roda, mas em consequencia, compromete o pneu: "there's no free lunch"). Realmente a roda fica mto exposta a qq buraco/saliencia na pista.
- perda de perfomance: como meu carro era mto manco já, ele ficou mto pior depois das rodas maiores com pneus mais largos. A agilidade ficou mto prejudicada, mas eu imagino q é como uma pessoa q levanta peso - 10 kilos a mais qdo vc levanta 20 no supino é mto mais perceptivel do q 10 kilos qdo vc levanta 150. Como o motor era 1.4 bem fraquinho, a sensação de perda foi mto grande.
Veredito: NUNCA mais tenho pneu 205/40. Estraguei minhas rodas, os pneus joguei fora. É altamente não aconselhável para pessoas q dirigem em locais com mtas imperfeições e q não maneiram no pé. Caso contrário, será igual a mim, uma semana com as 4 rodas, outra com estepe.
Comentário sobre a marca e modelo: lindo desenho, tem protetor de borda (q na verdade eu não sei pra q q serve na "vida real") e não achei a durabilidade (a verdadeira nesse caso) ruim não como dizem. Tive q dar fim nos pneus com 20mil km (pelo rasgo e bolhas) e eles rodavam pelo menos mais 10 mil com certeza (na verdade, eu acho q chegavam até mais). Mas nunca fritei pneu e nem abusava nas curvas.

- 215/45 R17 (Fate-O Eximia AR...) Opinião pessoal:
Prós:
- Conforto: MTO confortável. Realmente não parece q estou de aro 17 qdo penso em conforto. O barulho é consideravelmente menor q o 205/40, a sensação de andar na lua não existe e as saliências (pequenas claro) quase não são perceptiveis.
- Estabilidade: como o pneu é bem largo, a sensação de segurança e o agarre nas curvas é bem maior do q o 195/60 original do Punto. Cabe lembrar aqui q não sou nenhum piloto e já passei (graças a deus vivo e sem machucar ninguem) da minha época de querer correr, essa sensação é puramente de direção"não tão esportiva".
Contras:
- Falta de esportividade: O pneu é mto alto, mais do q eu imaginava. Na roda, o pneu aparece bem e a roda consequentemente parece menor do q é. Eu até tinha cogitado de pegar perfil 50, mas dai acho q tinha chutado o pau da barraca mto longe mesmo.
- Perda de agilidade: agora já com o motor 1.8 do Punto, notei uma consideravel perda de desempenho, principalmente em acelerações nas primeiras marchas. Nada como no primeiro caso, mas não são bases comparáveis.
Veredito: Claramente um trade-off entre conforto e esportividade. Para quem coloca a esportividade em 1º lugar, escolha não recomendável. Já para quem coloca o conforto em 1º lugar, com certeza é uma ótima escolha (tanto q vem de série em vários modelos por ai atualmente).
Comentário sobre a marca e modelo: apesar de desconhecida no Brasil, achei a mrca mto boa (por enquanto, claro). O desenho do pneu é mto bonito, tds elogiam qdo o vê. Mto esportivo, ranhuras bem grandes e profundas. Lindo mesmo. Achei o agarre mto bom e ainda é cedo para falar da durabilidade. Um ponto q não gostei foi o nível de barulho. O pneu faz um barulho bem alto, não chega a incomodar mas da pra ouvir bem. Recomendo para quem não quer gastar uma fortuna com pneus. Achei um ótimo custo x benefício.

Só para finalizar, eu acho q eu pegaria hj o 205/45 para experimentar. Achei o 215/45 confortável "demais" e acho q talvez a nova medida possa ter menos efeito sobre o desempenho do carro. Se um dia, espero q daki a muito tempo, eu tiver impressões sobre outra medida, eu posto aqui.

Espero ter contribuido com o fórum.

[ ]s
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por socket » Qui Jun 19, 2008 11:06 pm

Legal sua informação sobre os pneus...
Mas oq ouço por aí é que esses Proxes 4 duram pouco mesmo!

E outra coisa... vc andou com 2 extremos...
205/40 é baixo e 215/45 é alto!

Eu uso pneus NEXEN N3000 215/40 e posso dizer que eles são bem confortáveis. Não senti tanta perda de conforto.

Porém 1 coisa é fato... com roda 17", qualquer buraquinho é buracão!

Estou com esses pneus há cerca de 6 meses e não tenho do que reclamar. São confortáveis e bem esportivos...

As medidas ideais pra se usar sem sacrificar muito o conforto são 205/45 (92mm de pneu) ou 215/40 (86mm de pneu)...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por DIEGO CE25 » Sex Jun 20, 2008 10:58 am

INFORMAÇAO MUITO BOA MESMO!!!
EU JA ATE TINHA COMENTANDO AQUI SOBRE DUVIDAS QUE EU TINHA SOBRE OS AROS 17!!
AGORA TOMEI UMA DECISAO, VOU COLOCAR OS 205/45 MESMO!!
VALEU, ABRAÇO
HLX 1.8 VERDE LAGON
DVD PIONEER
DIAMOD VISION DE 5000K
AROS 15 DO SPORTING
PONTEIRA CROMADA
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por socket » Sex Jun 20, 2008 12:55 pm

valmir escreveu:até tem esse toyo proxes 205/45/17 por R$353 no sbrio
e tem o toyo px4 205/40/17 por R$315, tbm no sbrio

eu achei esse kumho por 325 aqui em curitiba
http://www2.ciashop.com.br/kdpneus/prod ... %5Fid=8444

já tive kumho no meu 147 :P
acho q rodei uns 40mil km com eles, depois passei o carro p/ meu sobrinho, q rodou mais um pouco...

será q presta esse pneu?

e tinha uma outra loja vendendo os chineses (esqueci o nome) por 1000 o jogo, semi-novo...

Acho que ja te falei isso Valmir...
Os pneus fumo... ops! kumho são bons! :P

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por du_vermelho » Sex Jun 20, 2008 3:00 pm

valmir escreveu:até tem esse toyo proxes 205/45/17 por R$353 no sbrio
e tem o toyo px4 205/40/17 por R$315, tbm no sbrio

eu achei esse kumho por 325 aqui em curitiba
http://www2.ciashop.com.br/kdpneus/prod ... %5Fid=8444

já tive kumho no meu 147 :P
acho q rodei uns 40mil km com eles, depois passei o carro p/ meu sobrinho, q rodou mais um pouco...

será q presta esse pneu?

e tinha uma outra loja vendendo os chineses (esqueci o nome) por 1000 o jogo, semi-novo...

Valmir,

Se te interessar, eu te passo o contato do cara q eu comprei os meus pneus...gente boa...
Eu paguei nos meus R$ 280,00 cada...ele tinha o Nexen N3000 tb pelo mesmo preço e tb o Kunho K alguma coisa....ele é de SP.

Qq coisa me manda uma MP.
[ ]s
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por socket » Sex Jun 20, 2008 6:42 pm

Nexen por R$280?
Baixou muito hein...

Os pneus baratearam legal...

Ainda bem...
Quando eu precisar trocar não vai doer tanto no bolso!

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda