Será que devemos reclamar TANTO assim?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Será que devemos reclamar TANTO assim?

por Beto » Dom Jul 06, 2008 12:16 pm

Reclamamos muito dos 86 cv do atual Punto Fire 1.4.

Mas, já imaginou ainda menos em um Linea? :shock:

Existe uma versão, do mesmo motor, com 77 cv para o Linea europeu.

Imagem

Fonte: http://www.fiatlinea.com.pt/
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por socket » Dom Jul 06, 2008 3:03 pm

Pq o espanto?
Tem Grande Punto na Europa com 65cv...

1.2!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Beto » Dom Jul 06, 2008 5:10 pm

socket escreveu:Pq o espanto?
Tem Grande Punto na Europa com 65cv...

1.2!

Concordo Socket, mas me refiro ao mesmo motor... Fire 1.4.

Disponível em um carro mais pesado.
Vejo muitos no fórum estabelecendo várias opções de modificação para um motor que está no seu limite de projeto. Exatamente em função de sua insatisfação (me incluo nesse grupo).
No entanto vemos que este mesmo motor está disponível em outros veículos de peso superior e ainda com limitação de força.

Em se tratando de Brasil, estamos falando de um erro grosseiro na concepção do projeto.
Digo isso com base em várias reportagens feitas especificamente para o Punto ELX 1.4 e que questionam o desempenho.
Segue um exemplo:http://www.testedos100dias.com.br/punto/
Se este motor funciona na Europa é outra história, é uma questão cultural.

[Vale lembrar que erros como esse, e nesta categoria, não são exclusividade da Fiat, ou não se lembram do Polo 1.0 16v?]

Justifico o erro da Fiat com a nova versão do Punto...
Na prática é possível comprovar que (respeitados os detalhes de configuração e cor do carro - sólida ou metálica) temos basicamente ELX e HLX no mesmo preço (aproximadamente).
Leio muito aqui no fórum o seguinte: "Se soubesse que era assim teria investido um pouco mais e comprado um HLX"
O que prova que a diferença de valores é muito pequena, já que as únicas variáveis que se anulam são potência e consumo.

Existem críticas sobre ambas as motorizações e não existe diferencial sensível entre as versões (Não desconsiderei a Sporting, minha análise foca principalmente motores).
Claro que a Fiat sentiu o impacto das críticas e está entrando com o Turbo, que atualmente possui 4 protótipos em teste com o intuito de analisar o que o consumidor espera do carro antes do lançamento (um pouco tardio na minha opinião).

Qual é o meu ponto?

Não deveriam ter lançado o Punto às pressas (inúmeros defeitos - em sua maioria por ausência de testes e controle de qualidade) e...
Principalmente, deveriam ter feito um estudo junto ao consumidor sobre o que ele quer e não simplesmente induzi-lo ao erro com a proposta de economia em um motor subdimensionado.
Ou seja, não acho as reclamações atuais desmerecidas e devemos sim reclamar fazendo com que a Fiat escute seus clientes.
Salvo os que preferem continuar "esperando" passivamente por melhoras na marca ou continuar fazendo uso pleno de sua garantia, não se importando em "visitar" com frequência a concessionária para realizar reparos reincidentes.
__________________________________________________________________________________________________________________________
Exemplo do que é "escutar" clientes.
Punto europeu.
Pode parecer que não tem diferença, mas...
Sim, tem: versão com duas portas, motorização (também tem 1.4, mas 16v com 95cv), rodas (opções de LL sem custo adicional), repetidores na lateral (posição) e até o posicionamento da antena e cores das lanternas.
Tudo de acordo com estudo de mercado e participação direta de consumidores, similar ao utilizado no projeto do novo Gol.

Imagem
__________________________________________________________________________________________________________________________

.... e depois de uma análise realizada adequadamente, lançar uma versão HLX (que poderia utilizar até mesmo o motor Powertrain) e uma versão Sporting com o Turbo.
Versões bem definidas em todos os aspectos.
Inclusive preço......HLX na sua faixa dos R$47.000 - 55.000 (aproximado) e Sporting R$75.000 (estimado).

Imagem

Foto (Punto Turbo): AUTO Esporte de Julho

A prova de que a Fiat está aprendendo com seus lançamentos prematuros ($$$) é o atraso no lançamento do Linea.

Lembrando que.... é simpelsmente o que penso e não faço da minha opinião verdade absoluta.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por AndreBsB » Seg Jul 07, 2008 2:11 am

Eu queria os repetidores, posição da antena, luz de neblina e essas rodas do Punto Europeu. Algumas versões lá parece que tem regulagem de faróis, etc. Nos outros aspectos, prefiro o nosso Punto. O acabamento do HLX e Sporting eu acho muito superior. Não curto essas lanternas e nem carro 2 portas... só se for um super hyper alfa delfa esportivo. Pelo menos as peças deles não devem cair.

Realmente existem motorizações mais fracas lá fora. 65cv em um Punto deve ser de amargar.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Frmg » Seg Jul 07, 2008 10:09 am

Pois é,
Mas não é porque tem lá que você deve imaginar que são bons motores.

Saiba que esses motores mais fracos, por lá são duramente críticados e são verdadeiros "micos" para que compra, já que é praticamente impossível revender os Puntos equipados com esses motores sem passar por uma desvalorização enorme.
Pergunte aos amigos Portugueses. :wink:

Primeiramente porque são motores a gasolina que o Europeu não tem tanta preferência já que os motores a Diesel são muito melhores e mais econômicos. E depois que por serem fracos demais acabam desinteressando por completo outros compradores.

De qualquer forma justiça seja feita. Os motores lá podem ser muito mancos, mas pelo menos são econômicos de verdade já que fazem 18km/l enquanto aqui fazemos na melhor das hipóteses 12km/l
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por wagner_bastuzzi » Seg Jul 07, 2008 10:16 am

Frmg escreveu:Pois é,

Saiba que esses motores mais fracos, por lá são duramente críticados e são verdadeiros "micos" para que compra, já que é praticamente impossível revender os Puntos equipados com esses motores sem passar por uma desvalorização enorme.

Primeiramente porque são motores a gasolina que o Europeu não tem tanta preferência já que os motores a Diesel são muito melhores e mais econômicos. E depois que por serem fracos demais acabam desinteressando por completo outros compradores.

De qualquer forma justiça seja feita. Os motores lá podem ser muito mancos, mas pelo menos são econômicos de verdade já que fazem 18km/l enquanto aqui fazemos na melhor das hipóteses 12km/l

Exatamente!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por GustavoBH » Seg Jul 07, 2008 11:12 am

Mais importante que a ''cavalaria'' de um motor, é o seu torque!
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Beto » Seg Jul 07, 2008 2:12 pm

Frmg escreveu:Pois é,

Justamente, nem imagino que sejam bons motores mesmo.
Meu receio é que diminuam ainda mais a potência para atender às novas regulamentações para emissão de poluentes.

Frmg escreveu:Saiba que esses motores mais fracos, por lá são duramente críticados e são verdadeiros "micos" para que compra, já que é praticamente impossível revender os Puntos equipados com esses motores sem passar por uma desvalorização enorme.

Outro ponto interessante, espera lançar o novo motor Fire 1.4 pra ver o que vai acontecer na hora de revender o atual. :shock:

Frmg escreveu:De qualquer forma justiça seja feita. Os motores lá podem ser muito mancos, mas pelo menos são econômicos de verdade já que fazem 18km/l enquanto aqui fazemos na melhor das hipóteses 12km/l

Exatamente onde eu queria chegar, "tudo bem" que o motor seja manco, mas que pelo menos seja econômico, coisa que o nacional não é, mas enganosamente promete.
Praticamente 70% das vendas são ELX.
Pergunte a quem comprou um qual foi a real intenção de compra....
( a minha foi de economia )
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por socket » Ter Jul 08, 2008 1:04 am

Esse motor 1.2 no Punto é severamente criticado lá também!
Mas a Fiat continua vendendo!

Talvez seja bem econômico! Mas não anda nada!

E não podemos esquecer que lá os motores são a DIESEL!
Ou seja, sinal de economia!

Eu tenho ELX e não o acho tão manco como dizem!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por CAPRA » Qua Jul 09, 2008 12:08 am

valmir escreveu:
socket escreveu:Esse motor 1.2 no Punto é severamente criticado lá também!
Mas a Fiat continua vendendo!

Talvez seja bem econômico! Mas não anda nada!

E não podemos esquecer que lá os motores são a DIESEL!
Ou seja, sinal de economia!

Eu tenho ELX e não o acho tão manco como dizem!

tbm tenho ELX e não acho tão manco quanto falam, até tenho brincado legal com esse motor :)

faço coro também... uma coisa é vc andar no 1-3-5 todo dia pra economizar, aí encosta alguém e vc querer encarar, achando que os 86cv vão tá ali, na hora... vc vai falar que tem um carro frouxo.
o carro mapeia o teu jeito de andar, fica com mistura mais rica se vc anda mais atacado... por isso não acho meu 1.4 manco tb...
por outro lado, não reclamo da economia...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola