Grafico da curva de Potencia e torque do Punto 1.4
A melhor faixa de rotação para se manter o motor é a de torque maximo, ou seja por volta de 125 Km/h na estrada em quinta marcha, é o momento onde está com a melhor relação consumo x desempenho.
Para se dirigir esportivamente a marcha seguinte deve entrar na rotação onde as curvas se cruzam por volta de 4250, ou seja esticar até uns 6200 RPM+-
O Motor do punto 1.4 não funciona bem com nenhum dos combustiveis....
Na gasolina trabalha com ponto muito atrasado, o que reduz o desempenho mas deixa o motor silencioso e com mais torque em baixa, no Alcool, a taxa de compressão é muito baixa o que não aproveita o combustível causando um alto consumo, alem de trabalhar com o ponto bem mais próximo da PMS deixando o funcionamento mais aspero.
Apesar do alcool ter melhor performance, acho que o 1.4 funciona melhor na gasolina.
[]
Sandro
Para se dirigir esportivamente a marcha seguinte deve entrar na rotação onde as curvas se cruzam por volta de 4250, ou seja esticar até uns 6200 RPM+-
O Motor do punto 1.4 não funciona bem com nenhum dos combustiveis....
Na gasolina trabalha com ponto muito atrasado, o que reduz o desempenho mas deixa o motor silencioso e com mais torque em baixa, no Alcool, a taxa de compressão é muito baixa o que não aproveita o combustível causando um alto consumo, alem de trabalhar com o ponto bem mais próximo da PMS deixando o funcionamento mais aspero.
Apesar do alcool ter melhor performance, acho que o 1.4 funciona melhor na gasolina.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
valmir escreveu:pergunto aos entendidos: seria possível deixar um motor flex só no alcool então? se sim, o que precisa ser feito? melhoraria consideravelmente o consumo?
Acredito que, salvo melhor juízo, primeiramente a taxa de compressão, já que quando é flex esta é "amenizada" para que possa permitir o uso da gasolina (mesmo possuindo taxas de compressão diferentes para cada combustível).
Infelizmente, carro flex não apresenta toda a autonomia de um motor a gasolina ou toda a potência de um motor a alcool.
Ele é configurado para associar ambos e por isso entrega resultados "intermediários".
Se tivesse a opção de comprá-lo somente a alcool, compraria.
PS: Não sou entendido nem de longe....

- Instrutor de Auto Escola
valmir escreveu:pergunto aos entendidos: seria possível deixar um motor flex só no alcool então? se sim, o que precisa ser feito? melhoraria consideravelmente o consumo?
Aumentar a taxa de compressão
Alterar o mapeamento de injeção e ignição
colocar velas diferentes.
Meu mecânico fez isso nos palios de atendimento.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
- Piloto de Auto Escola
Vai custar uns 1500 reais, ganha uns 10 CV +- e o consumo melhora 1,5 a 2 Km por litro na cidade.
[]
Sandro
[]
Sandro
- Piloto de Auto Escola
Realmente é muito interessante...
Pra quem pretende ficar bastante tempo com o carro, mais ainda, porque a economia com combustível pagaria a modificação com o tempo...
Sandro, será que no 1.4 ele faria?
Tem o contato dele?
Se quiser voltar o carro para flex depois (caso o alcool aumente em damasia, sei la...) seria facil?
Vlws
Pra quem pretende ficar bastante tempo com o carro, mais ainda, porque a economia com combustível pagaria a modificação com o tempo...
Sandro, será que no 1.4 ele faria?
Tem o contato dele?
Se quiser voltar o carro para flex depois (caso o alcool aumente em damasia, sei la...) seria facil?
Vlws

->Punto Elx Cinza Scandiun<-
Clarion DXZ775usb : Diamond D3500.4 : Alpine MRP-M500 : Kit 2 vias Diamond D161 : Coaxial Cerwin Vega VEGA5
2 Subs Lightning Audio Strike s4.10.4 : Bluetooth Original : Xenon 6000k : TSW Pace 17" : GT Radial 215/45
- Piloto de Auto Escola
Não é reversivel... tem que rebaixar o cabeçote em uns 1-1,5 mm ao menos, depois só comprando o cabeçote novo.. e não anda mais com gasolina.
MAs isso qualquer preparador da sua cidade faz. o problema é a injeção... não dá pra ir mais fundo nessa modificação, porque não existe chip pras injeções dos puntos, assim não se consegue uma perfeita regulagem para o novo setup.. só com unichip que é um pigback que custa 4500 reais ou trocando por uma fueltech programavel... mas fazer isso num carro na garantia... EU acho um absurdo, alem disso 48 + 6000 = 54.000 que dá pra comprar um megane 2.0 basico, ou muito outras coisas... fuçar em carro fraco pra mim é jogar grana fora, a não ser se já tiver que abrir pra fazer outra coisa ai não custa dar uma melhorada (as peças de performance as vezes são até mais baratas que as originais).
[]
Sandro
MAs isso qualquer preparador da sua cidade faz. o problema é a injeção... não dá pra ir mais fundo nessa modificação, porque não existe chip pras injeções dos puntos, assim não se consegue uma perfeita regulagem para o novo setup.. só com unichip que é um pigback que custa 4500 reais ou trocando por uma fueltech programavel... mas fazer isso num carro na garantia... EU acho um absurdo, alem disso 48 + 6000 = 54.000 que dá pra comprar um megane 2.0 basico, ou muito outras coisas... fuçar em carro fraco pra mim é jogar grana fora, a não ser se já tiver que abrir pra fazer outra coisa ai não custa dar uma melhorada (as peças de performance as vezes são até mais baratas que as originais).
[]
Sandro
- Piloto de Auto Escola
Não me atrevo a mexer em motor de carro novo!
Um dia ainda compro um Gol caixa GTS e preparo o bicho todo!
Um dia ainda compro um Gol caixa GTS e preparo o bicho todo!

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda