Grafico da curva de Potencia e torque do Punto 1.4

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por sepacheco » Dom Jul 13, 2008 8:52 pm

A melhor faixa de rotação para se manter o motor é a de torque maximo, ou seja por volta de 125 Km/h na estrada em quinta marcha, é o momento onde está com a melhor relação consumo x desempenho.

Para se dirigir esportivamente a marcha seguinte deve entrar na rotação onde as curvas se cruzam por volta de 4250, ou seja esticar até uns 6200 RPM+-

O Motor do punto 1.4 não funciona bem com nenhum dos combustiveis....
Na gasolina trabalha com ponto muito atrasado, o que reduz o desempenho mas deixa o motor silencioso e com mais torque em baixa, no Alcool, a taxa de compressão é muito baixa o que não aproveita o combustível causando um alto consumo, alem de trabalhar com o ponto bem mais próximo da PMS deixando o funcionamento mais aspero.

Apesar do alcool ter melhor performance, acho que o 1.4 funciona melhor na gasolina.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 968
Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
Localização: Curitiba-PR

por Beto » Seg Jul 14, 2008 12:28 pm

valmir escreveu:pergunto aos entendidos: seria possível deixar um motor flex só no alcool então? se sim, o que precisa ser feito? melhoraria consideravelmente o consumo?


Acredito que, salvo melhor juízo, primeiramente a taxa de compressão, já que quando é flex esta é "amenizada" para que possa permitir o uso da gasolina (mesmo possuindo taxas de compressão diferentes para cada combustível).
Infelizmente, carro flex não apresenta toda a autonomia de um motor a gasolina ou toda a potência de um motor a alcool.
Ele é configurado para associar ambos e por isso entrega resultados "intermediários".
Se tivesse a opção de comprá-lo somente a alcool, compraria.

PS: Não sou entendido nem de longe.... (:D) , mas aprendi bastante aqui no fórum.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1158
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
Localização: Curitiba-PR

por sepacheco » Seg Jul 14, 2008 3:08 pm

valmir escreveu:pergunto aos entendidos: seria possível deixar um motor flex só no alcool então? se sim, o que precisa ser feito? melhoraria consideravelmente o consumo?


Aumentar a taxa de compressão
Alterar o mapeamento de injeção e ignição
colocar velas diferentes.

Meu mecânico fez isso nos palios de atendimento.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 968
Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
Localização: Curitiba-PR

por sepacheco » Seg Jul 14, 2008 4:22 pm

Vai custar uns 1500 reais, ganha uns 10 CV +- e o consumo melhora 1,5 a 2 Km por litro na cidade.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 968
Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
Localização: Curitiba-PR

por Willy » Ter Jul 15, 2008 8:07 am

Realmente é muito interessante...
Pra quem pretende ficar bastante tempo com o carro, mais ainda, porque a economia com combustível pagaria a modificação com o tempo...

Sandro, será que no 1.4 ele faria?
Tem o contato dele?

Se quiser voltar o carro para flex depois (caso o alcool aumente em damasia, sei la...) seria facil?

Vlws
Imagem
->Punto Elx Cinza Scandiun<-
Clarion DXZ775usb : Diamond D3500.4 : Alpine MRP-M500 : Kit 2 vias Diamond D161 : Coaxial Cerwin Vega VEGA5
2 Subs Lightning Audio Strike s4.10.4 : Bluetooth Original : Xenon 6000k : TSW Pace 17" : GT Radial 215/45
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 930
Registrado em: Qui Fev 21, 2008 10:41 am
Localização: São Paulo

por sepacheco » Ter Jul 15, 2008 12:32 pm

Não é reversivel... tem que rebaixar o cabeçote em uns 1-1,5 mm ao menos, depois só comprando o cabeçote novo.. e não anda mais com gasolina.

MAs isso qualquer preparador da sua cidade faz. o problema é a injeção... não dá pra ir mais fundo nessa modificação, porque não existe chip pras injeções dos puntos, assim não se consegue uma perfeita regulagem para o novo setup.. só com unichip que é um pigback que custa 4500 reais ou trocando por uma fueltech programavel... mas fazer isso num carro na garantia... EU acho um absurdo, alem disso 48 + 6000 = 54.000 que dá pra comprar um megane 2.0 basico, ou muito outras coisas... fuçar em carro fraco pra mim é jogar grana fora, a não ser se já tiver que abrir pra fazer outra coisa ai não custa dar uma melhorada (as peças de performance as vezes são até mais baratas que as originais).

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 968
Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
Localização: Curitiba-PR

por socket » Ter Jul 15, 2008 10:55 pm

Não me atrevo a mexer em motor de carro novo!
Um dia ainda compro um Gol caixa GTS e preparo o bicho todo! :P
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
Localização: Portugal

por AndreBsB » Ter Jul 15, 2008 11:31 pm

Mesmo se o processo fosse reversível não valeria a pena.

1500 reais pra ganhar 10cv?

R$150 cada pônei! :lol:
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

Anterior

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
cron