Grafico da curva de Potencia e torque do Punto 1.4
A melhor faixa de rotação para se manter o motor é a de torque maximo, ou seja por volta de 125 Km/h na estrada em quinta marcha, é o momento onde está com a melhor relação consumo x desempenho.
Para se dirigir esportivamente a marcha seguinte deve entrar na rotação onde as curvas se cruzam por volta de 4250, ou seja esticar até uns 6200 RPM+-
O Motor do punto 1.4 não funciona bem com nenhum dos combustiveis....
Na gasolina trabalha com ponto muito atrasado, o que reduz o desempenho mas deixa o motor silencioso e com mais torque em baixa, no Alcool, a taxa de compressão é muito baixa o que não aproveita o combustível causando um alto consumo, alem de trabalhar com o ponto bem mais próximo da PMS deixando o funcionamento mais aspero.
Apesar do alcool ter melhor performance, acho que o 1.4 funciona melhor na gasolina.
[]
Sandro
Para se dirigir esportivamente a marcha seguinte deve entrar na rotação onde as curvas se cruzam por volta de 4250, ou seja esticar até uns 6200 RPM+-
O Motor do punto 1.4 não funciona bem com nenhum dos combustiveis....
Na gasolina trabalha com ponto muito atrasado, o que reduz o desempenho mas deixa o motor silencioso e com mais torque em baixa, no Alcool, a taxa de compressão é muito baixa o que não aproveita o combustível causando um alto consumo, alem de trabalhar com o ponto bem mais próximo da PMS deixando o funcionamento mais aspero.
Apesar do alcool ter melhor performance, acho que o 1.4 funciona melhor na gasolina.
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valmir escreveu:pergunto aos entendidos: seria possível deixar um motor flex só no alcool então? se sim, o que precisa ser feito? melhoraria consideravelmente o consumo?
Acredito que, salvo melhor juízo, primeiramente a taxa de compressão, já que quando é flex esta é "amenizada" para que possa permitir o uso da gasolina (mesmo possuindo taxas de compressão diferentes para cada combustível).
Infelizmente, carro flex não apresenta toda a autonomia de um motor a gasolina ou toda a potência de um motor a alcool.
Ele é configurado para associar ambos e por isso entrega resultados "intermediários".
Se tivesse a opção de comprá-lo somente a alcool, compraria.
PS: Não sou entendido nem de longe....

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valmir escreveu:pergunto aos entendidos: seria possível deixar um motor flex só no alcool então? se sim, o que precisa ser feito? melhoraria consideravelmente o consumo?
Aumentar a taxa de compressão
Alterar o mapeamento de injeção e ignição
colocar velas diferentes.
Meu mecânico fez isso nos palios de atendimento.
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Sandro
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Vai custar uns 1500 reais, ganha uns 10 CV +- e o consumo melhora 1,5 a 2 Km por litro na cidade.
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Sandro
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Sandro
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Realmente é muito interessante...
Pra quem pretende ficar bastante tempo com o carro, mais ainda, porque a economia com combustível pagaria a modificação com o tempo...
Sandro, será que no 1.4 ele faria?
Tem o contato dele?
Se quiser voltar o carro para flex depois (caso o alcool aumente em damasia, sei la...) seria facil?
Vlws
Pra quem pretende ficar bastante tempo com o carro, mais ainda, porque a economia com combustível pagaria a modificação com o tempo...
Sandro, será que no 1.4 ele faria?
Tem o contato dele?
Se quiser voltar o carro para flex depois (caso o alcool aumente em damasia, sei la...) seria facil?
Vlws

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Não é reversivel... tem que rebaixar o cabeçote em uns 1-1,5 mm ao menos, depois só comprando o cabeçote novo.. e não anda mais com gasolina.
MAs isso qualquer preparador da sua cidade faz. o problema é a injeção... não dá pra ir mais fundo nessa modificação, porque não existe chip pras injeções dos puntos, assim não se consegue uma perfeita regulagem para o novo setup.. só com unichip que é um pigback que custa 4500 reais ou trocando por uma fueltech programavel... mas fazer isso num carro na garantia... EU acho um absurdo, alem disso 48 + 6000 = 54.000 que dá pra comprar um megane 2.0 basico, ou muito outras coisas... fuçar em carro fraco pra mim é jogar grana fora, a não ser se já tiver que abrir pra fazer outra coisa ai não custa dar uma melhorada (as peças de performance as vezes são até mais baratas que as originais).
[]
Sandro
MAs isso qualquer preparador da sua cidade faz. o problema é a injeção... não dá pra ir mais fundo nessa modificação, porque não existe chip pras injeções dos puntos, assim não se consegue uma perfeita regulagem para o novo setup.. só com unichip que é um pigback que custa 4500 reais ou trocando por uma fueltech programavel... mas fazer isso num carro na garantia... EU acho um absurdo, alem disso 48 + 6000 = 54.000 que dá pra comprar um megane 2.0 basico, ou muito outras coisas... fuçar em carro fraco pra mim é jogar grana fora, a não ser se já tiver que abrir pra fazer outra coisa ai não custa dar uma melhorada (as peças de performance as vezes são até mais baratas que as originais).
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Não me atrevo a mexer em motor de carro novo!
Um dia ainda compro um Gol caixa GTS e preparo o bicho todo!
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VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
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