Enxurrada aspirada pelo motor pela entrada de ar

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Enxurrada aspirada pelo motor pela entrada de ar

por albagatini » Qua Jul 24, 2013 5:04 pm

Sou propietário de um veículo Punto, ano 2013, com cerca de 11.000Km e tive um incidente durante uma chuva que me deixou perplexo. Segue o relato do ocorrido: No sábado, dia 20/07/2013, por volta da 20:00 me desloquei de minha residência, com destino a Balneário Camboriú para buscar minha esposa que estava no trabalho. Choveu durante o dia todo e principalmente no inicio da noite, entre 18:30 e 21:00 choveu muito forte.

Da minha residência até a rodovia Osvaldo Reis, cerca de 9km, na altura da subida do morro cortado, não havia encontrado nenhum ponto de alagamento ou enxurrada, mas no momento da descida do morro, enfrente à obra dos prédio da MaxHouse, me deparei com uma forte enxurrada, sem condições de desvio pois a água cobria toda a pista e como não espereva, pois como disse, estava na descida do morro e portanto não havia visão, também não consegui ser rapido na redução da velocidade pois havia outros veiculos ao lado e atrás.

Acredito que em função da água forte jogada para o alto pelos pneus, tanto para fora quanto para partes dentro da célula do motor, a água foi aspirada pelo motor através da entrada de ar. Cerca de 800m depois, passei duas poças razas, assim como dezenas de outros carros que passaram devagar e sem problemas, com água que chegava perto do meio das rodas, pois mesmo assim, o transito estava seguindo.
O carro veio a ?morrer? no meio da pista, em uma trecho seco, em frente ao posto Shell da praia Brava, aí já na Avenida do Estado, próximo ao numero 240 onde solicitei o guincho para rebocar o carro até minha residência por não haver oficina disponível neste período.
No domingo, procurando algum sinal de porque o carro não ligava, resolvi verificar o filtro de ar e ai tive uma triste surpresa. O filtro de ar estava enxarcado com água suja.

Até então não tinha a mínima noção do ocorrido, pois nunca poderia imaginar entrar água pela entrada de ar sem literalmente afogar o carro! Nem mesmo quando um outro carro meu foi pego pela enchente de 2008 entrou água no motor. Na segunda-feira, dia 22/07/2013, solicitei o guincho novamente para encaminhar o veículo até a concessionária Globo Fiat na avenida Vereador Abrahão João Francisco, onde comprei o veículo.

Resultado: 3 belas torcas em função de calço hidráulico e uma conta de R$ 3.500,00 e o veiculo encostado por mais de uma semana em função do prazo de entrega destas peças. Vejo nisso tudo uma falha no veículo por ter um mal posicionamneto do ponto de coleta de ar do carro, que fica logo acima do paralamas e sem nenhuma proteção no assoalho.

Hoje, dia 23/07/2013, abri uma reclamação no SAC da fiat com protocolo numero 5287687. Espero da Fiat um respaldo sobre o este evento e ressarcimento do valor pois não me sinto responsavel pelo ocorrido, pois fui pego de supresa na situação da enxurrada e mais ainda por não imaginar que poderia ocorrer esta entrada de água, até porque o manual do veículo não alerta em nada neste sentido, somente fala sobre poças de água profundas, mas não determina a profundidade e principalmente pelo carro não ter nenhuma proteção contra a entrada de aguá.

Aguardo uma resposta e uma ação rápida, pois sem o carro, tenho transtornos diários com deslocamento principalmente por conta da chuva e frio intenso.

Atenciosamente,
André Luiz Bagatini
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Enxurrada aspirada pelo motor pela entrada de ar

por shadowcps » Qui Jul 25, 2013 9:07 am

:shock: :shock: :shock: Chato isso mas qualquer montadora, exceto a de veículos mais "brutos" como alguns SUVs e 4x4, por exemplo o Troller, possuem entrada de ar mais elevada por isso a recomendação explícita de "não enfrentar alagamentos que passem da metade do diâmetro das rodas". Tudo bem, devido às condições narradas a visibilidade estava ínfima e voce não viu o alagamento a tempo, mas isso, calço hidráulico, cpode ocorrer com qualquer veículo "normal" nessas condições. Só posso desejar boa sorte.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por albagatini » Qui Jul 25, 2013 10:08 am

Obrigado,

Mas o problema não foi o alagamento, foi mesmo a enxurrada, que fez uma lâmina um pouco forte em toda a rua. No alagamento passei junto dezenas de outros carros, bem devagar e água baixa.
O estranho é por onde a água entrou, pela entrada de ar, se o "alagamento" não passava de um poça rasa. Por isso que digo que foi na água levantada pelos pneus na enxurrada.

(X() (X() (X()
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Qui Jul 25, 2013 1:35 pm

triste, mas na minha opinião parece mais uma fatalidade do que uma falha de projeto.

tantos anos de clube e tantos anos do punto no mercado e não me lembro de ter visto nenhum problema relacionado a isso.

lamento te desapontar, mas é 99,9% de chances da fiat não arcar com o reparo pois fica caracterizado mal uso e não vicio de fabrica... infelizmente.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador