Anti Turbo-Lag vs. Espirro

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Anti Turbo-Lag vs. Espirro

por Metys » Ter Ago 27, 2013 10:01 am

Olá pessoal.

Este é meu primeiro post, e gostaria de discutir uma alternativa ao tópico já postado por outro user (Punto T-jet espirrando sem gastar 1 real !!).

Lendo o post do nosso amigo (edut-jet) sobre como fazer o Tjet espirrar retirando a mangueira de retorno fiquei muito curioso sobre a real função deste "retorno" do sopro de volta a admissão de ar do turbo compressor.

Pois bem, todos sabemos que existe algo em todos os carros turbos (exceto os charger) que para você ganhar a potencia total do sistema é necessário que o sistema tenha que "encher" o sistema com pressão (AR). Em toda troca de marcha ao retirar o pé do acelerador o sistema tem que aliviar a essa pressão existente para algum lugar. O chamado TURBO-LAG é justamente o tempo que a turbina demora para se "encher" novamente com AR. O Punto TJET possui um sistema de anti-lag, cujo a função é aproveitar o AR que sai da válvula de alivio e entra novamente na admissão da turbina.

Logo (me corrijam se estiver errado) o tópico do nosso amigo citado acima faz com o que o carro "espirre", porém perdemos em potencia entre uma marcha a outra pois o turbo deverá encher novamente do "zero" digamos assim.

Pesquisei bastante na net sobre o assunto, até chegar num estranho item no qual quero discutir com vocês se vale a pena ou não utiliza-lo. O principio é básico, instalamos este item no lugar do "cotovelo" que nosso amigo edut-jet disse para retirar. Esta válvula ira redirecionar o ar em excesso novamente para a admissão do turbo e ao mesmo tempo fará o som do "espirro tshhhh" que tanto apreciamos rs.rs.

http://www.infobarrel.com/Media/Diverter_Valve

Alguém com mais conhecimento em mecânica ai no fórum oque acham?
Maiores informações sobre esta válvula, segue o link da net onde achei.

(fórum dos amigos do celta)
http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... opic=79962

Valeu!
Avatar do usuário
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 11:19 am
Localização: Osasco

Re: Anti Turbo-Lag vs. Espirro

por Ferranda » Ter Ago 27, 2013 12:19 pm

Mateus,
Bem vindo ao fórum.

Realmente é isso que vce falou acima.
Ao descarregar o ar pressurizado na atmosfera invés de ser na adm. da turbina o carro ficará mais "lerdo" após as mudanças, porem não afetará a potencia "final" (momento sem troca de marcha).
Esses décimos de segundo são importantes para galera de arrancada e afins, porem o usuário "comum" dificilmente consegue retirar 100% do potencial de um veiculo (mudanças fora da RPM ideal / erro nas mudanças / lerdeza e etc.).

O barulho da descarga é de gosto pessoal, eu pessoalmente não gosto. Prefiro que seja "come quieto" Rsrsrs


(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes