Numeração motor fora dos padrões do fabricante

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Numeração motor fora dos padrões do fabricante

por tcadolfo » Dom Set 01, 2013 11:17 pm

Vou relatar um problema que descobri depois de quase 6 anos com o meu fiat Punto 1.4 elx adquirido zero em outubro/2007 na concessionária grand Brasil, hoje Amazonas - fiat.

No dia 26/08/2013 fui fazer uma vistoria cautelar completa numa empresa chamada Supervisao indicada pela concessionária Superfor, onde estou comprando um novo carro e entregando o meu punto como parte do pagamento. Alias, o atendimento dessa Supervisao (unidade Eliseu de Almeida) e péssimo, pagamos caro, e somos atendidos como se eles tivessem fazendo um favor e de graça. Por fim, sai da Supervisao sem o resultado em mãos, me informaram que o mesmo seria entregue via email diretamente na superfor (gerente da loja) e que não era para me preocupar, solicitei o envio de uma copia para o meu email também.

No dia 27/08/2013, a Superfor me encaminhou a nf do meu novo carro, então, corri atras da documentação, fui ao banco itau unibanco assinar meu contrato de financiamento, liguei na Supervisao cobrando meu laudo, já que não tinha recebido o tal email com a copia do laudo, ficaram de me encaminhar novamente.

No dia 28/08/2013, liguei novamente na supervisao, pois nada do laudo chegar, só encaminharam no meu email, ao abrir o laudo fiquei surpresa pois o resultado foi REPROVADO! Foi constatado que a numeração do motor e igual a cadastrada na bin, porém fora dos padrões do fabricante...

Jamais imaginaria que um carro que sempre foi meu, sem nenhum sinistro pudesse apontar um erro de vistoria....

Sem esse laudo da supervisao aprovado, não posso efetivar minha compra na concessionária Superfor não aceitara o Punto. A Superfor só aceitaria meu carro com uma carta emitida pelo fabricante/montadora fiat certificando a autenticidade do motor, sem isso, nada feito, o prejuízo seria todo meu: documentação paga, DUT já informando o comprador (Superfor) com firma reconhecida, dinheiro do restante do pagamento do carro novo já pago a Superfor pelo banco itau unibanco (financiador), como informado pela Superfor, o carro novo já foi faturado, enfim, a Superfor já estava agendando comigo o horário para a retirada do novo carro...

No dia 29/08/2013, Meu primeiro passo foi entrar em contato, através do telefone, com a concessionária que comprei o carro, ja que a numeracao do motor estava correta, inclusive na nota fiscal de compra. Para a minha surpresa a Grand Brasil - fiat (localizada na Av. Corifeu de Azevedo Marques) nao existe mais, hoje continua sendo Fiat porém chama-se Amazonas.
Liguei num telefone encontrado na net, fui repassada para umas duas pessoas, ate falar com uma que e da pos venda direta Grand Brasil mais da renault, a pessoa percebeu meu desespero e tentou me ajudar mesmo nao sendo mais fiat, fui instruía a ligar para o sac da fiat e relatar o problema, mas ela tentaria me ajudar também, passei um email e assim começamos um contato, fui informada que seria necessário um laudo do DETRAN, e nao de uma empresa terceirizada, que a montadora só aceitava do DETRAN, para fazer as verificações.
Abri chamado no sac da fiat que prometeu um retorno no máximo 48 horas.
Resolvi então, ir ate o DETRAN, tentar uma vistoria, explicar a situação.
No DETRAN, deram uma olhada no laudo da Supervisao, e no meu carro, nao encontraram nada de errado fui direcionada a tentar resolver esse problema juntamente com a concessionária que comprei o carro, a qual verificaria se ha algum registro de imprevisto com esse motor, e com a montadora também.
Bem, fui pessoalmente a concessionaria Amazonas, conversei com o gerente de Pos vendas, e ele nao tinha acesso aos arquivos antigos da grand Brasil - fiat, mas desconhecia esse tipo de problema e me garantiu que dentro da concessionaria e impossível trocar motor com a mesma numeracao, isso e só dentro da fabrica/montadora, passei o laudo da Supervisao para ele também porque tinha certeza que o problema chegaria ate ele. Neste mesmo dia, fui ate a Superfor conversar sobre o acontecido, e me deram duas soluções para o problema, uma delas era deixar as coisas do jeito que esta, aguardar essa tal carta da fiat, e claro, arcar com todas as despesas, juros, etc.. Não pegaria o novo carro, ficaria com o velho, e com as dividas, a segunda opção proposta pelo gerente da Superfor, era ele vender meu carro para outro estado (loja) a qual, não necessitava desse laudo para ficar com o carro, já que ele me explicou que para vender meu carro na Superfor (são Paulo) precisaria desse laudo Aprovado ou uma carta do fabricante certificando o motor, para essa segunda opção, ele já havia um comprador para o carro, porém, o valor da avaliação do carro seria outro, e claro que eu teria que pagar a diferença (r$ 1.500,00). Bem, fiquei de pensar já que ainda teríamos alguns dias, tentar essa carta da fiat, para que as coisas fossem resolvidas da maneira correta, sem prejuízo para ninguém, na verdade para mim, não e mesmo? O processo de compra e venda com a superfor ficaria congelada por enquanto.
No dia 30/08/2013, o sac da fiat (Flávia) entrou em contato comigo queria saber do problema, contei o ocorrido e ficaram de me dar um retorno no mesmo dia.
Logo em seguida, o gerente de pos venda da Amazonas sr. Mauro (aquele que tinha conversado no dia anterior) disse que não poderia fazer nada e que eu teria mesmo que ir ate o DETRAN solicitar a carta oficio a montadora... Fiquei muito nervosa, pois, ele não me deu nenhuma novidade, alias, quem tinha dado essa informação para ele era eu... Não quis formalizar a informação, deixei bem claro, que não me interessa que a Amazonas não foi a que me vendeu o carro, alguém dentro da empresa tinha que resolver o meu problema, e não eu cliente correr atras de um problema que era da Fiat.
o sac da fiat (Flávia) me retornou informando que eles tentariam resolver esse problema, sem a necessidade de envolver o DETRAN, pois lá a burocracia seria outra, tentou me tranqüilizar prometendo um retorno no máximo ate Terça-feira (03/09/2013).
Nesse mesmo dia, o coordenador de Pos venda da grand Brasil - fiat (Felipe) entrou em contato comigo e me informou que já estava sabendo do problema, já havia verificado a documentação do meu carro, nos arquivo antigos da concessionária grand Brasil fiat, e que não tinha encontrado nenhum erro. Me pediu para ficar tranqüila que eles tentariam resolver o problema o mais rápido, que a grand Brasil não me deixaria desamparada, pediu para que eu aguardasse a resposta do SAC (Flávia) e acreditava que tudo se resolveria o mais breve e da melhor maneira.
No momento me resta aguardar ate Terça-feira.
Alguém com um problema parecido? Há algum despachante e advogado para me auxiliar?
Piloto de Atari
Piloto de Atari