Câmbio Dualogic Automático Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Câmbio Dualogic Automático Plus

por adeitos » Qui Mai 09, 2013 2:56 pm

Nesse link (http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... o-uso.html) tem dois vídeos do uso do câmbio Dualogic Plus, num Linea e num Bravo. Da pra ter uma noção do comportamento normal.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por qsboy » Qui Mai 09, 2013 5:42 pm

Acho que é o Creeping atuando...

Meu Dualogic tem uns contras:

1 - Descendo uma ladeira freiando, rotação baixa e quando o carro reduz pra primeira, ele engata a marcha e dá uma leve sincronizada da embreagem, gerando um creeping desnecessário.
2 - Vou descer uma ladeira forte e ele vai aumentando a velocidade sem aumentar a rotação (embreagem desacoplada), se eu tiver no meio do morro e pedir pra engatar a segunda marcha, ele fica engata, mas mesmo assim não aciona o freio motor...
3 - No modo AUTO, às vezes mando trocar uma marcha e de primeira não vai. Tenho que apertar a borboleta pela segunda vez.
4 - Quando estou no plano e vou entrar vamos supor à direita e um morro forte, reduzo as marchas e mando o carro acelerar, mesmo com a primeira engatada, o carro parece querer acelerar e dar um soluço antes de acelerar realmente. Percebo que o carro não obtém a carga de aceleração 100% neste caso. Parece um duplo soluço com dupla cabeçada. Uma cabeçada seria o aceitável, pq só na primeira marcha tenho 2 soluços?
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por adeitos » Qui Mai 09, 2013 7:52 pm

qsboy escreveu:Acho que é o Creeping atuando...

1 - Descendo uma ladeira freiando, rotação baixa e quando o carro reduz pra primeira, ele engata a marcha e dá uma leve sincronizada da embreagem, gerando um creeping desnecessário.
2 - Vou descer uma ladeira forte e ele vai aumentando a velocidade sem aumentar a rotação (embreagem desacoplada), se eu tiver no meio do morro e pedir pra engatar a segunda marcha, ele fica engata, mas mesmo assim não aciona o freio motor...
3 - No modo AUTO, às vezes mando trocar uma marcha e de primeira não vai. Tenho que apertar a borboleta pela segunda vez.
4 - Quando estou no plano e vou entrar vamos supor à direita e um morro forte, reduzo as marchas e mando o carro acelerar, mesmo com a primeira engatada, o carro parece querer acelerar e dar um soluço antes de acelerar realmente. Percebo que o carro não obtém a carga de aceleração 100% neste caso. Parece um duplo soluço com dupla cabeçada. Uma cabeçada seria o aceitável, pq só na primeira marcha tenho 2 soluços?

1 - Não entendi. Em qual velocidade?
2 - No meu não acontece isso. Assim que solicitar a marcha, sendo compatível com a velocidade, entra a marcha, acopla embragem e entra em ação o freio motor
3 - Nunca aconteceu comigo também
4 - É o único ponto que ainda não consegui aprender a usar no câmbio. Em AUTO, vou subindo uma ladeira e a velocidade vai caindo, ele reduz pra 1ª marcha, da um primeiro tranco e demora para a embreagem acoplar, e quando acopla, mais um tranco

Lembrando, o meu não é o Dualogic Plus.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Leonardo Lana » Qui Mai 09, 2013 10:22 pm

Tive a msm sensação do tranco no meu Sportind Dualogic, adquirido ha15 dias. Uma solução que encontrei eh pisar levemente no freio. O câmbio atua como se estivesse em ponto morto. Fica mais solto para pequenos deslocamentos em baixa velocidade
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Leonardo Lana » Qui Mai 09, 2013 10:25 pm

adeitos escreveu:
qsboy escreveu:Acho que é o Creeping atuando...

1 - Não entendi. Em qual velocidade?
2 - No meu não acontece isso. Assim que solicitar a marcha, sendo compatível com a velocidade, entra a marcha, acopla embragem e entra em ação o freio motor
3 - Nunca aconteceu comigo também
4 - É o único ponto que ainda não consegui aprender a usar no câmbio. Em AUTO, vou subindo uma ladeira e a velocidade vai caindo, ele reduz pra 1ª marcha, da um primeiro tranco e demora para a embreagem acoplar, e quando acopla, mais um tranco

Lembrando, o meu não é o Dualogic Plus.

Tive a msm sensação do tranco no meu Sporting Dualogic, adquirido ha15 dias. Uma solução que encontrei eh pisar levemente no freio. O câmbio atua como se estivesse em ponto morto. Fica mais solto para pequenos deslocamentos em baixa velocidade
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jmbncb » Qui Mai 09, 2013 10:57 pm

Outra questão:

- quando estou em engarrafamento, o carro está em segunda, se eu soltar o acelerador ele mantém a uma velocidade de aproximadamente 15km/h, quando eu toco no freio, o "creeping" desarma dando um tranco.

Quando li a respeito da função CREEPING deste câmbio, li que ele exercia força suficiente para acelerar o carro a até 7km/h, não foi em fonte oficial da fiat, alguém sabe algo a respeito?

O creeping n deveria atuar apenas em primeira marcha?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Lincoln Cavalcante » Sex Mai 10, 2013 10:33 am

Tô ansioso pra pegar o meu e desvendar todos esses mistérios!!! ou não...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por qsboy » Sex Mai 10, 2013 11:37 am

Penso que o Creeping é uma coisa. Agora a injeção injetar combustivel para não deixar o carro morrer é outra e acontece em qualquer marcha. Depois testa pra vc ver no plano no modo manual com o carro em baixa rotação pra determinada marcha. ele acelera sozinho...

jmbncb escreveu:Outra questão:

- quando estou em engarrafamento, o carro está em segunda, se eu soltar o acelerador ele mantém a uma velocidade de aproximadamente 15km/h, quando eu toco no freio, o "creeping" desarma dando um tranco.

Quando li a respeito da função CREEPING deste câmbio, li que ele exercia força suficiente para acelerar o carro a até 7km/h, não foi em fonte oficial da fiat, alguém sabe algo a respeito?

O creeping n deveria atuar apenas em primeira marcha?
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por luisbedin » Qua Mai 15, 2013 4:18 pm

COMPRADO!
Fechei negócio com um punto 1.8 2011 Dualogic. To curtindo, vamos ver mais pra frente.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rob_bravo » Dom Nov 03, 2013 4:36 pm

Olá, pessoal, sou novo no PuntoClube, mas já tive um Punto 2008 HLX que troquei em 2011 por um Bravo Essence 2012.

Agora estou comprando um Punto Essence Dual para minha mãe, carro que guiarei constantemente. Porém, me preocupou muito a seção Autodefesa da QR desse mês que fala dos problemas do Dual Plus.

Segue abaixo:
Imagem

Alguém tem algo a dizer? Obrigado!
Punto Essence 1.6 DL série SP 2014 + Golf Comfortline 1.4 TSi DSG 2015 - (ex-Bravo Essence 2012)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior