Filtro aspirando agua

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Filtro aspirando agua

por cassioferraz » Qui Dez 12, 2013 1:05 am

Fala galera, usava filtro conico no Tjet, porem comecei a ter problemas no carro, ao lavar o carro ou pegar chuva, o mesmo molhava ou ficava úmido, e água era aspirada pela turbina, assim dava excesso e o carro fumava, entao retornei para o filtro original, e tudo certo novamente. Hoje o mundo caiu em minha cidade, Belo Horizonte, e na volta para casa meu carro simplesmente do nada ficou diferente, qualquer coisa que mude por minima que seja eu percebo, no caso a turbina caiu a pressao, era dificil a mesma da pico e quando dava nao segurava, bom chegando, ja abri o capo, ja reparei o compartimento do filtro e verifiquei que água escoou por ali, tirei a tampa e uma parte do filtro estava molhada, verifiquei tambem que o duto que vai para debaixo do farol para puxar ar, também estava molhado, esquece o nome daquilo agora, kkkkk, bom entao sequei tudo e vou deixar o filtro secar, por isso o comportamento do carro mudou, dessa forma venho alerta aos colegas, para esse problema, estou a pensar uma forma de evitar que agua adentre para o filtro mesmo usando o original, se alguém tiver sugestões ou já reparou esse problema?, abraços
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Re: Filtro aspirando agua

por Metys » Qui Dez 12, 2013 8:24 am

Acho que é um erro de engenharia entrar água nesta parte do motor seja pela chuva seja pela lavagem. Por algum lugar essa água não deveria passar. Tb uso o filtro cônico porem fiz a remoção somente da parte de cima da caixa do filtro de ar original, parte de baixo continua onde esta e faz uma proteção contra a água que vem da parte inferior do carro. No meu caso o filtro encaixou dentro da caixa preta do filtro ar original.

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Febezza » Qui Dez 12, 2013 12:22 pm

Até um tempo atrás usava um filtro cônico(apesar de não gostar) na minha montana, só pra deixar com um ronquinho, o removi assim que notei que estava molhado devido a lavagem que fiz no carro. Imagine em uma chuva então, bebendo ar e ar ao mesmo tempo kkkk.

Se você notar, na base do box original do filtro há alguns furos, que serve pra escoar a água que possa entrar pelo tubo de captação de ar.

Vai saber se é por isso que nos T-jet novos estão vindo com a tubulação virada pra dentro e não na direção do farol.

De qualquer forma tira esse filtro cônico e volta pro box original.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por cassioferraz » Qui Dez 12, 2013 1:04 pm

Febezza escreveu:Até um tempo atrás usava um filtro cônico(apesar de não gostar) na minha montana, só pra deixar com um ronquinho, o removi assim que notei que estava molhado devido a lavagem que fiz no carro. Imagine em uma chuva então, bebendo ar e ar ao mesmo tempo kkkk.

Se você notar, na base do box original do filtro há alguns furos, que serve pra escoar a água que possa entrar pelo tubo de captação de ar.

Vai saber se é por isso que nos T-jet novos estão vindo com a tubulação virada pra dentro e não na direção do farol.

De qualquer forma tira esse filtro cônico e volta pro box original.

Duvido nada. Bom para contorna o problema, peguei uma coifa de amortecedor e pós na boca do duto que pega ar, apontei a outra ponta para baixo presa na longarina, dessa forma, a água precisa vencer a gravidade, creio que deva funcionar, alem disso, não ficou bonito, mas peguei uma sacola plastica e a dobrei na forma de um retângulo e posicione na capa do filtro onde se da para fresta do capo, notei que ali estava um grande acumulo de água, bom espero que não tenha mais problemas.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por jpromero » Qui Dez 12, 2013 3:02 pm

O duto de ar está virado para a frente ou para trás do carro?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por cassioferraz » Qui Dez 12, 2013 9:09 pm

para o lado do para-lama, abaixo do farol
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por jpromero » Seg Dez 16, 2013 9:45 am

cassioferraz escreveu:para o lado do para-lama, abaixo do farol

Entendo que sua resposta foi: "para a frente".

Não é isso que vocês estavam discutindo no outro tópico, de a Fiat ter "montado invertido" o snorkel de admissão de ar virado originalmente para trás? Para mim, virado para a frente está errado, tem que ser para trás.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Guilherme Hirata » Seg Dez 16, 2013 10:49 am

Instalei um filtro Conico K&N em cima da caixa original e percebi também umas gotas de agua em cima do filtro depois de lavar o carro! Acredito que o jato de água dos lava rápidos são pressurizados e por isso conseguem atravessar barreiras. Acho que Chuva mesmo normal não deve entrar! Já verifique depois de chuva normal e estava seco! O que me preocupa mesmo é a canaleta do capô que pode escorrer água e como o filtro parece um aspirador, pode haver aspiração de água! Isso não é nada bom para o motor! E preciso bolar uma barreira pelo menos para evitar a água da canaleta do capô! Por que do Filtro Conico eu não abro mão! O som é muito LOCO! Vale a pena! Muda da água para o vinho! Ouvir a turbina enchendo não tem preço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari