Punto Black Motion - Informações

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Punto Black Motion - Informações

por Funill » Seg Mar 24, 2014 12:50 pm

O meu fez 4.000 km ontem, até agora o único problema que tive foi a maçaneta da parte de dentro (o cabo soltou) então tive que voltar 3 vezes na concessionária até acertarem a mão. (X()

Fora isso o carro é show!! Consumo médio com álcool tem sido de 6~7 km/litro e na estrada 9 km/litro. Com gasolina cheguei a fazer 14 km/litro na estrada (110km/h), mas na cidade ele fazia próximo do consumo com álcool. Ah, na época (dezembro/2013, em que os combustíveis estavam mais baratos) completei o tanque com gasolina e saiu R$160. Já com álcool HOJE sai na casa dos R$100 pra completar o tanque. Pra mim tem compensado abastecer com álcool.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Funill » Seg Mar 24, 2014 12:54 pm

Outra questão.....quando comprei fiquei louco pela cor preta, mas não havia a pronta entrega. Comprei então o branco.

Moro em Campinas/SP, e hoje em dia já vi vááários na cor branca, na cor preta só vi um (na estrada indo pra SP) e prata até hoje não vi nenhum. Aí na cidade de vocês também é assim?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por PauloMOC » Seg Mar 24, 2014 2:55 pm

Blackmotion só tem na cor preta e branca.

Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por lambert_br » Seg Mar 24, 2014 7:28 pm

PauloMOC escreveu:Blackmotion só tem na cor preta e branca.

Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk

Blackmotion tem Preto Vesúvio, Branco Kalahari, Cinza Scandium e Prata Bari. Cores bastantes discretas.

Na CSS onde comprei o meu, branco, dos 3 brancos que tinham lá e 1 preto, só resta o preto na vitrine, os brancos já foram.

Abraço.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por lambert_br » Seg Mar 24, 2014 7:30 pm

Leonardo Lana escreveu:Um amigo meu trabalha na Fiat Powertriain com calibração de motores. Ele me informou que a calibração do BlackMotion é diferente do Sporting. O Sporting tem a abertura das válvulas mais cedo para gerar um desempenho sensivelmente melhor, enquanto o BlackMotin tem uma calibração normal, idêntica ao Bravo Essence e ao próprio carroceria antiga. Isso faz com que o Sporting consuma um pouco a mais, algo em torno de 0,6 km/l a mais (para mim desconsiderável). Em contrapartida, o Sporting é um pouco mais ágil nas acelerações, arrancadas e retomadas. O 0 a 100 tem meio segundo de diferença.

Enfim, meu Sporting Dualogic chega a fazer 14km/l na estrada com gasolina em uma tocada mais tranquila. Sempre ando com ar ligado e modo Sport acionado. Na cidade ele faz 8 km/l em trânsito pesado. Em uma viagem de 400 km de BH a Franca há duas semanas ele acusou 10km/l, mas não tive dó do carro. Fui com pé embaixo com velocidade de até 180 km/h na reta. A velocidade média dos 400km foi de 95km/h.

Considerei o resultado positivo, uma vez que é um motor 1.8 16v e ninguém me ultrapassou, a não ser nas paradas de pedágio.

Eh, o meu BM com cambio mecânico vai muito além desse meio segundo no 0 a 100 do seu sporting DL (:D) (:D) (:D)

(>:D<)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Funill » Sáb Mai 10, 2014 9:42 pm

Reitero o que tenho dito. Só tenho visto Black Motion branco...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por thiagomarques » Sáb Jun 14, 2014 6:37 pm

Comprei um punto blackmotion com cambio dualogic. O carro é bem confortavel mas to com algumas duvidas.

1) Quando faço as mudanças de marcha pelo cambio ocorre uma demora para ocorrer a troca da marca. Da pra sentir que o carro não esta engatado. é normal isso?

2) tenho sentido uns trancos na passagem das marchas. É normal isso? tem alguma forma de atenuar? pq ja tentei diversas coisas( tirar o pé quando passa a marcha, manter o pé na passagem de marcha).

3) Sou acostumado com mudanca de marchas sem o motor estar "gritando". Com 2000 rpm já da pra passar a macha de boa, entretanto no modo automático por diversas vezes em situações de transito normal, a passagem das marchas tem sido em uma rotação muito alta ( entre 3000 e 5000). teve uma vez que a passagem da primeir apra segunda ocorreu com 5000 rpm. Esse comportamento é normal? tem como reduzir esses parametros para a passagem de marcha?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Dom Jun 15, 2014 8:09 pm

Olá Thiago! Presumo que seu Blackmotion é zero km, estou certo?

Vamos as respostas:

1) É normal até certo ponto esse comportamento, quando a troca acontece a central de injeção diminui a aceleração por conta própria, nesse momento realmente a marcha não está engatada, está havendo a troca (desengate, engate), porém nunca senti isso em nenhum Dualogic que dirigi (3 Lineas e um Stilo).

2) Com o tempo o carro se acostuma ao seu modo de dirigir e vice versa. Os trancos quase desaparecem (com gasolina o comportamento fica mais suave). Não alivio o pé do acelerador quando quero andar mais rápido, quando estou mais de boa alivio só um pouco o pé para "pedir" a troca de marcha, isso sempre acima de 2000 rpm, de forma nenhuma o Dualogic troca de marcha antes de 2500-3000 rpm.

3) Acho que já respondi na pergunta 2, porém só para constar que quando o motor está parcialmente frio, em 1a marcha ele estica até 5000 rpm "as vezes", nesses casos eu comando a troca manualmente na alavanca.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por thiagomarques » Dom Jun 15, 2014 8:37 pm

Jpromero obrigado pelas respostas. realmente é zero.

Aliviar o pé ajuda a "pedir" a passagem da marcha? esse comportamento eu não tinha percebido. só tentei tirar o pé pra reduzir os trancos É estranho essa sensação de vazio quando uso a passagem de marcha através do cambio. Isso fica até mais estranho quando vou fazer a mudanca de marcha antes de entrar numa curva. leva mais ou menos 1.5 segundos. tem vezes que mudo a marcha antes de entrar na curva e ela só engata quando ja sai da curva.

E quanto a rotação da primeira a quase 5000, menos mal vc ja ter visto isso. achei que era algum defeito de parâmetro.rs
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Jun 16, 2014 9:41 am

Pois é Thiago, ao aliviar o acelerador o sistema entende que não precisa de mais potência e se quer economia. Se a rotação já for suficiente para ter torque na marcha mais alta ele irá comandar a mudança para uma marcha superior, porém se o sistema entender que irá faltar torque (tudo isso é baseado na carga do motor e na marcha a ser engatada) ele permanece na marcha atual.

Essa situação de mudar marcha ao entrar em curvas nunca precisei usar pois uso o carro muito calmamente, sou meio "tiozão" no modo de dirigir, mas já ví esse questionamento em vídeos na internet, da demora para mudar a marcha para entrar na curva com as rodas da frente com maior tração.

E infelizmente meu carro também estica a primeira a 5000 rpm em situações específicas. O meu caso é sempre assim: Saio de casa por volta de 7:50 e chego ao meu serviço por volta das 8 horas, desligo o carro e ele fica parado até 11:30, quando saio com ele o motor está frio mas não é a primeira partida do dia, ao arrancar em primeira marcha ele vai normal, troca para a segunda com 3000 rpm e logo chego a uma esquina que tenho que parar, saio com o carro novamente e ai sim ele estica a primeira até 5000 rpm, nessa situação quando ele passa de 3000 rpm eu comando a troca manualmente pela alavanca. De verdade, achei que isso era um defeito, mas como seu carro também faz deve ser uma característica.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Anterior