Troca de óleo do motor tjet
Re: Troca de óleo do motor tjet
EU, sinceramente acho que o tipo de óleo utilizado nos T-jet ja é errado, deveria ser um óleo do tipo 100% sintético, como é recomendado e utilizado na Europa. Motores turbo requer um cuidado grande, principalmente na parte de refrigeração e lubrificação. O intervalo de troca que a FIAT recomenda agora, também acho incorreto, deveria ser com 5000KM ou 6 meses, se fosse um óleo 100% sintético como mencionei, não teria problemas em trocar com 10.000 ou 1 ano.
É obrigação trocar óleo + filtro, pois do que adiantaria troca o óleo e manter o filtro sujo? Iria contaminar o óleo novo.
Pelo o que custa o filtro de combustível compensa trocar também.
No meu carro o único fluído que mantive "original" foi somente o de direção, de resto troquei por Motul e Pentosin
Motor = Motul 8100 X-cess 5W40 Sintético
Câmbio = Motul 75w140
Arrefecimento = Motul Inugel Optimal + aditiv Mocool
Freio = Pentosin Super Dot 4 plus
Pra quem for manter o 15w40 da Selenia, troquem sempre com 5000km ou 6 meses. Pequem pelo excesso do que pela falta.
É obrigação trocar óleo + filtro, pois do que adiantaria troca o óleo e manter o filtro sujo? Iria contaminar o óleo novo.
Pelo o que custa o filtro de combustível compensa trocar também.
No meu carro o único fluído que mantive "original" foi somente o de direção, de resto troquei por Motul e Pentosin
Motor = Motul 8100 X-cess 5W40 Sintético
Câmbio = Motul 75w140
Arrefecimento = Motul Inugel Optimal + aditiv Mocool
Freio = Pentosin Super Dot 4 plus
Pra quem for manter o 15w40 da Selenia, troquem sempre com 5000km ou 6 meses. Pequem pelo excesso do que pela falta.
Re: Troca de óleo do motor tjet
rafa.biomed escreveu:billyfz escreveu:Colegas,
meu Punto T-jet está fazendo agora 5000km, sendo que a revisão mais próxima é a dos 10.000km. Gostaria de saber dos colegas se é realmente necessário a troca do óleo nessa quilometragem, ou posso esperar para trocar nos 10.000km? Caso decida trocar com com 5000km, posso fazer fora da concessionária sem perder a garantia? Outra dúvida que tenho é se na troca com 5000km posso substituir apenas o óleo, deixando para trocar o filtro aos 10.000km quando for fazer a revisão na concessionária?
Desde já, agradeço a ajuda dos colegas do forum.
Opa...
Quem fala aqui é um dono de T-Jet com recém completados 10000km..kkkkkk... Escutei falar muito sobre o óleo do motor do T-Jet. Além de viver numa cidade de trânsito caotico, que exige mais do carro, o T-Jet tem óleo passando pela turbina refrigerando/lubrificando a mesma. Na minha leiga opinião, isso encurta é muito a vida útil do óleo. Eu troquei o meu com 5000km e agora com 10000km. Não vejo sentido em trocar oleo e não trocsr o filtro. Agora filtro de combustível e ar, somente na revisão de 10000km. Perguntei na itavema se podia trocar em outro lugar e trazer a NF, mas me foi passado é que se der encrenca e for constatado manutenção no motor, mesmo que só troca de óleo, fora da ccs, perda de garantia na certa!! Ainda mais ai em Fortaleza, que deve ser bem quente, acho que isso encurta as trocas de óleo. Deixo os amigos que manjam mais dizerem se to certo ou errado, mas enfim, acho muito dinheiro para gastar num carro para vacilar na manutenção..kkkkkk
Parabéns pelo carro!! Abcs
Obrigado pelas informações, colega!
É que já escutei muito sobre essa troca de óleo e vejo que a troca do filtro de óleo é bem complicada, não sendo raro os depoimentos dos colegas do Fórum que dizem que os mecânicos danificam alguns periféricos na hora da troca. Fico muito preocupado com isso. Mas vou levar para a concessionaria. No caso do meu t-jet, os 5000km foram andados quase que exclusivamente na estrada, por isso acredito que óleo não esteja muito contaminado. Mas, por precaução,vou levá-lo à concessionária para fazer a troca.
Mais uma vez, obrigado pelas informações.
- Piloto de Atari