Troca de volante comum para volante com comandos

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Troca de volante comum para volante com comandos

Mensagempor _r6 em Sex Abr 11, 2014 07:22

flaviosales escreveu:
_r6 escreveu:PC

Andei vendo no catálogo de peças da FIAT as diferenças entre os chicotes/centrais/volantes/hard disks

O que encontrei foi que muitos chicotes atendem vários requisitos (10 no total, onde controlam Airbag/Controles/Teto-solar/Piloto automático/etc), no meu caso, Essence 13/13, ele tem airbag duplo + som mid (O mesmo som que vem no Atractive com controle de som no volante).

Tem chicote somente para airbag e chicote somente para som MID.

Por outro lado, tem vários chicotes que constam airbag lado do passageiro OU comando de som. A duvida reside em se esse OU é ou mesmo, ou ele também atende. Essa dúvida a única forma de sanar, ao meu ver, seria tirar o volante e ver quantos fios chegam no chicote. O mesmo vale para o Night Design, pelas pesquisas no catálogo, meu carro já teria a espera pra isso.

Central só achei uma.

Já para o hard disc ou chave de seta, encontrei várias. A mais básica tem na descrição limpador traseiro + airbag motorista. Essa creio que precisa ser substituída pelo do carro com os controles. A dúvida é, na FIAT só é vendido essa peça + o conjunto de alavancas, só que no desmanche conseguimos achar separadas, será que apenas ela basta?

Volante tem um monte de modelo, a diferença é mais no acabamento que envolvem os botões, e a quantidade (6 ou 8).

O ruim é que para tirar o volante é necessário furar o mesmo, eu achei que era uma tampinha de borracha e um parafuso torx, mas é uma trava.

Como vou remover o painel para cobrir com couro, vou tentar enxergar sem desmontar o volante. Vou tirar o som para ver se tem algum adesivo com o diagrama falando sobre o controle de som. Ao tirar o painel, verei se ele tem a espera pro night design, que na FIAT custa baratinho. Caso contrário, vou tomar coragem e tirar o volante e ver quantos fios chegam na chave de seta. Já arrumei um hard disc e um volante para testar caso eu tire o meu.

No resumo, se já tiver o chicote como imagino que já tenha, basta o hard disc e o volante.

Abraço

Rafael

Deu sequencia na instalação. Meu receio é quanto ao airbag, sera que teria problemas no funcionamento deste.
Meu carro é o Atractive 13/13.

Nao segui. Estou esperando a garantia acabar. O airbag é tranquilo, desliga a bateria antes de tirar ele e liga ele antes de por ela no lugar.

_r6
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor flaviosales em Qui Abr 17, 2014 00:45

_r6 escreveu:
flaviosales escreveu:
_r6 escreveu:PC

Andei vendo no catálogo de peças da FIAT as diferenças entre os chicotes/centrais/volantes/hard disks

O que encontrei foi que muitos chicotes atendem vários requisitos (10 no total, onde controlam Airbag/Controles/Teto-solar/Piloto automático/etc), no meu caso, Essence 13/13, ele tem airbag duplo + som mid (O mesmo som que vem no Atractive com controle de som no volante).

Tem chicote somente para airbag e chicote somente para som MID.

Por outro lado, tem vários chicotes que constam airbag lado do passageiro OU comando de som. A duvida reside em se esse OU é ou mesmo, ou ele também atende. Essa dúvida a única forma de sanar, ao meu ver, seria tirar o volante e ver quantos fios chegam no chicote. O mesmo vale para o Night Design, pelas pesquisas no catálogo, meu carro já teria a espera pra isso.

Central só achei uma.

Já para o hard disc ou chave de seta, encontrei várias. A mais básica tem na descrição limpador traseiro + airbag motorista. Essa creio que precisa ser substituída pelo do carro com os controles. A dúvida é, na FIAT só é vendido essa peça + o conjunto de alavancas, só que no desmanche conseguimos achar separadas, será que apenas ela basta?

Volante tem um monte de modelo, a diferença é mais no acabamento que envolvem os botões, e a quantidade (6 ou 8).

O ruim é que para tirar o volante é necessário furar o mesmo, eu achei que era uma tampinha de borracha e um parafuso torx, mas é uma trava.

Como vou remover o painel para cobrir com couro, vou tentar enxergar sem desmontar o volante. Vou tirar o som para ver se tem algum adesivo com o diagrama falando sobre o controle de som. Ao tirar o painel, verei se ele tem a espera pro night design, que na FIAT custa baratinho. Caso contrário, vou tomar coragem e tirar o volante e ver quantos fios chegam na chave de seta. Já arrumei um hard disc e um volante para testar caso eu tire o meu.

No resumo, se já tiver o chicote como imagino que já tenha, basta o hard disc e o volante.

Abraço

Rafael

Deu sequencia na instalação. Meu receio é quanto ao airbag, sera que teria problemas no funcionamento deste.
Meu carro é o Atractive 13/13.

Nao segui. Estou esperando a garantia acabar. O airbag é tranquilo, desliga a bateria antes de tirar ele e liga ele antes de por ela no lugar.

Para substituição eu preciso deste hard disk, o que seria este?
Editado pela última vez por flaviosales em Qui Abr 17, 2014 01:08, em um total de 1 vez.
flaviosales
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Flávio Sales Silva
Punto: Attractive 1.4
Cor: Preto Vesúvio

Mensagempor flaviosales em Qui Abr 17, 2014 00:55

Outra coisa, será que o meu aparelho tem suporte para os comandos do volante, comprei um com 6 botões, e o chicote, será que tem os encaixes necessários ou não terei esta opção.
flaviosales
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor _r6 em Qui Abr 17, 2014 01:26

Flavio

O hard disc é o que vai fazer os fiod nao embolarem, basicamente falando.

Pela pesquisa que fiz, basta o volante, hard disc e ativar o controle do volante no sistema.

Na GM funciona assim, a funcao existe, basta habilitar via software (apos instalar todo o hardware). No Punto nao fui atras por conta da garantia. Ela vence em agosto, dai devo retonmar isso.

Se tiver abertura com alguem em alguma concessionaria Fiat, tente ver o sistema que eles tem pra mexer no carro. Infelizmente nao conheco ngm disposto a ajudar nisso.
_r6
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor flaviosales em Qui Abr 17, 2014 01:37

_r6 escreveu:Flavio

O hard disc é o que vai fazer os fiod nao embolarem, basicamente falando.

Pela pesquisa que fiz, basta o volante, hard disc e ativar o controle do volante no sistema.

Na GM funciona assim, a funcao existe, basta habilitar via software (apos instalar todo o hardware). No Punto nao fui atras por conta da garantia. Ela vence em agosto, dai devo retonmar isso.

Se tiver abertura com alguem em alguma concessionaria Fiat, tente ver o sistema que eles tem pra mexer no carro. Infelizmente nao conheco ngm disposto a ajudar nisso.

Vou tentar falar com uns conhecido na concessionária, o meu também vence em agosto, vou tentar fazer a troca la dentro da concessionária mesmo, caso tenha alguma novidade eu falo aqui, problema é que não estou morando na mesma cidade onde conheço pessoas na concessionária, mas mesmo assim ainda consigo o contato.
flaviosales
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor luiggisalespalu em Qui Abr 02, 2015 02:08

Eu estou atrás de colocar um volante com interface também, achei um num desmanche por R$500, só que ele vem com a interface e air bag. O modelo do meu punto é o Hlx 1.8, 2008. Não vem com nenhum desses adicionais que o volante trás, queria saber também se teria como acionado air bag junto com a interface do volante no som.
luiggisalespalu
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Luiggi Sales Palú
Punto: HLX 1.8
Cor: Laranja Spot
Apelido do Punto: C Q Sab

Mensagempor ThiagoAll em Sáb Jun 04, 2016 01:17

Boa noite galera, andei pesquisando sobre a substituição do volante do Punto (Essence 12/13).

Já vasculhei o fórum, mas não vi ninguém relatando que de fato conseguiu fazer os comandos funcionarem no som original.

Até o momento, sei que precisa-se de um volante com comandos e um hard disk compatível. Também li que é preciso
desbloquear a central eletrônica para que a mesma consiga entender o novo volante com comandos.

Enfim, gostaria de saber o que é mito e o que é verdade, creio que isso vá ajudar bastante gente.

Obrigado a todos!
ThiagoAll
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Thiago
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Cinza Scandium

Mensagempor Jean Lange em Qui Fev 01, 2018 19:34

Galera, comprei um volante com comandos de som do Bravo 2013 e pretendo colocar no meu punto 2012... os controles de som, como o meu nao tem hard disc, vou colocar um controle longa distancia ligado nos botoes para poder usar o som, ligando ele no 12v da buzina... como nesse video: https://www.youtube.com/watch?v=gGf2PqSXHd0
e a buzina vou fazer adaptaçao pois o volante novo vem com airbag (mas nao vou usar)

mas tem um porém, fiz perguntas no mercado livre, e um vendedor me disse que nao serve do bravo no punto... eis a questao, sera que o vendedor nao quis se comprometer dizendo que nao serve, ou sera que o miolo central nao tem o mesmo diametro?

Achei que tivesse um meio padrao da fiat...

Abraço a todos..
Jean Lange
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Jean
Cor: Vermelho Modena
Apelido do Punto: Puntão

Anterior

Voltar para Geral