Pessoal que sofre ainda com esse problema em seus FIAT Punto ou outro modelo da marca. Eu to com o mesmo carro já há 2 anos e pasmem, até poucos dias atrás convivia com esse maldito problema de cortes, soquinhos, falhamentos, trotagem...o nome que quiserem dar, quando andando em baixa rotação, especialmente na segunda e terceira marcha. Eu já tava relutante em ter que gastar mais, já havia feito praticamente de tudo, cabos, velas iridium, bicos, sensor de fase, limpeza de corpo, rastreio da injeção, resets, verificação de ponto (mesmo motor sendo corrente e nunca ter sido mexido ali aparentemente), eu já tava me preparando aqui pra comprar uma bobina nova, mesmo tendo sido medida antes e mesmo sem querer gastar... e se não resolvesse eu ia partir pra verificar a central da injeção numa casa especializada, mas fui empurrando com a barriga e me "acostumando" com o defeito, já achava que era do carro mesmo, pelo motor ser 16V, mesmo um Fire 16V que temos aqui não ser assim.... Eu tinha que ficar sempre reduzindo marcha, pisando mais, enfim... Esses dias atrás eu tava vendo esse vídeo no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=2hZKgoQQm1MEsse carro do vídeo, um Palio 1.4 Evo Fire, entrou na oficina desse camarada aí com mesmo defeito do meu Punto, falhamento em baixa e foi verificado vários ítens, mas o ítem crucial, até bem enfatizado pelo mecânico, foi o gel que a FIAT coloca nos conectores pra evitar a umidade. Esse gel vai sempre nos conectores mais baixos no vão do motor ou em componentes mais críticos pro funcionamento. Mas como esse mecânico falou, com o tempo esse gel começa isolar o contato elétrico... E aparentemente não deu outra, peguei um limpa contato, desconectei o conector do corpo, espirrei bastante limpa contato nos dois lados, conector e contatos do corpo e o carro virou outro como num passe de mágica! Nossa, parece até que pegou preço o carro (como diz o Diego velocimetros...), to até passando a gostar mais do carro agora! Dá pra dirigir agora com muito mais prazer, mais tranquilo... antes quando eu pegava engarrafamento já me estressava com as cortadas na aceleração.
Eu peguei um pouco daquele gel no dedo, antes de limpar, e coloquei uma "gota" dele numa superfície que desse pra eu pegar o multímetro pra medir a condutividade/resistência desse gel e não é que ele não conduz nada! E nem poderia, pra não fechar curto! Aí essa merd@ começa a entrar pra dentro dos contatos de metal com o tempo e isola a porr@ toda! Daí não tem 1 volt que passe direito, sendo que ali pode passar até 0,3 volts de tensão! A central indica que ta tudo ok, voltagem do potenciômetro do pedal ok, tudo ok, mas quando a energia chegava ali no contato elétrico pra passar pra dentro do corpo, a @#%$^&! acontecia e ninguém descobria o q era!
Já to com o carro há uns 4 dias rodando liso, só da uma pequena falhadinha, 95% menos do que antes, quando a rotação muito, tipo abaixo dos 1200 rpm e com pé só relando no acelerador, mas agora o carro tá uma maravilha de andar na cidade e mesmo em rotações mais altas to percebendo melhoria, funcionamento mais limpo e linear da aceleração, trocas de marcha melhoraram também, dá menos trancos e falhadas entre as trocas. E o melhor, o carro que antes há uns 26km de média horária tava fazendo uns 9km/k, tá dando agora 10km/l! O carro tá mais econômico! Pq agora to pisando menos, acelerando mais de boa, mais suavemente pq não falha mais...
Espero que esse relato sirva pra alguém aí!
Abraço!