[DICA]Limpador do parabrisa não funciona

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

[DICA]Limpador do parabrisa não funciona

Mensagempor bisuca em Qua Mar 13, 2019 09:53

Quero deixar aqui uma dica aos membros do fórum.

Tenho um Punto ano 2011/2012 e tive um problema com o limpador do parabrisa, ele parou de funcionar do nada, não respondia.
Como o motor do limpador ja havia apresentado defeito anteriormente, estava fraco e falhando, imaginei que o problema fosse ele, então acabei comprando um novo, da bosh (paguei R$ 360,00).
Pra minha surpresa, o primeiro mecânico que olhou o defeito quando foi trocar, constatou que o problema não era o motor, mas alguma coisa na parte elétrica que não conseguiu identificar e "chutou" que era a chave de contato ou chave do pisca, não sei o nome correto. (Custa em torno de R$ 1.500,00).
Obviamente procurei uma segunda opinião e levei em um amigo que tem uma auto elétrica para verificar melhor o que poderia ser o problema.
Eu ja estava desconfiando de algum relé, porque quando acionava a alavanca para ligar o limpador, dava pra escutar um "tec" vindo justamente da parte onde fica o motor do limpador.
Deixei o carro para análise, e foi constatado que o problema realmente era o tal relé e, segundo o técnico, o que causou a queima parcial dele foi o motor do limpador que estava muito pesado.
O código do relé original do punto é B047. Liguei para vários acessórios de auto peças e ninguém tinha esse modelo. Foi sugerido que utilizasse o DNI8146, o qual foi encomendado. (R$ 180,00)
Levei o carro para fazer a troca desse relé e pra minha surpresa e a do técnico, não funcionou. Ele testou em um fiat linea que estava na oficina e também não funcionou. Tirou o relé do línea que era o B047, instalou no punto e funcionou. Claramente o DNI8146 não é compatível.

A minha solução foi ir até um desmanche e pegar um relé usado, que funcionou perfeitamente. Também troquei o motor do limpador.

Então, o relé DNI8146 não funciona como substituto, tem que ser o B047 ou talvez tenha algum outro que desconheço.

Outra coisa, se for pesquisar na internet, vai dizer que o relé é da bomba de combustível. Segundo o técnico, a fiat reaproveita alguns componentes e usa em locais diferentes, mas é esse mesmo.

Espero que a dica ajude a quem precisar, fiquei uma semana nessa função até conseguir resolver o problema.

bisuca
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Darlon
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: Punto

Voltar para Geral