Carro com air bag - retirar banco

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Carro com air bag - retirar banco

por Daniel Cavalcante » Ter Jan 03, 2012 6:18 pm

Pessoal, já fiz uma busca no fórum e no google, mas não achei a resposta que necessito...

Estou instalando o novo som do meu carro, e para passar os cabos, pretendo retirar o banco dianteiro do PASSAGEIRO, a fim de poder levantar o carpete melhor.

O meu carro tem air bag, e tenho receio de haver algum sensor no banco que eu possa estragar. Também estou com dúvidas para retirar o banco. Meu carro é zero e não quero fazer nada errado.

Portanto tenho as seguintes dúvidas:

1- No punto, como se retira o banco dianteiro do passageiro? É como os outros carros, tirando 4 parafusos torx, ou tem algum outro procedimento/macete?

2- Existe algum sensor do air bag instalado no banco, que eu deva desconectar antes de remover?

3- O banco vai sair com os trilho, ou somente o banco?

Quem puder ajudar fico grato!

Daniel.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Carro com air bag - retirar banco

por Daniel Cavalcante » Ter Jan 03, 2012 11:47 pm

Pessoal fui ver agora o banco traseiro, e também não identifiquei como remove o assento. No meu carro anterior (FIESTA), o assento do banco traseiro era apenas encaixado.

E no punto, como retira? Também é encaixe?

Se eu conseguir tirar o banco traseiro e o dianteiro direito, eu mesmo passarei a fiação do meu som.

Poxa pessoal, deêm uma força aí...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 04, 2012 12:54 am

Tem certeza que precisa tirar os bancos... Tirando a acabamento plástico da soleira (foto abaixo) da porta da frente e da detrás da para passar os fios que você precisa.

Imagem
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por VLA » Qua Jan 04, 2012 8:38 am

concordo com o scorpio: não é necessário retirar os bancos pra isso.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por tiagocaria » Qua Jan 04, 2012 8:58 am

seu carro apita se o passageiro nao ta com o cinto?

se sim, vc deve tomar cuidado com o sensor de peso no banco do carona.

o fio fica passango ali no meio.

nao sei onde fica o conector dele mas ja tive o asspirador enroscado no fio e nao foi agradavel! hehehe
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Daniel Cavalcante » Qua Jan 04, 2012 9:11 am

tiagocaria, o meu carro apita sim. Olhei embaixo do banco dianteiro e realmente tem um fio preso ao banco, deve ser esse sensor.

Scorpio e VLA, esse lance da soleiras eu até já sabia, mas vejam bem: pela soleira do lado ESQUERDO, vou passar o positivo, e pela soleira do lado DIREITO, os fios dos falantes.

O problema é que preciso passar os cabos RCAs pelo meio do carro, mais precisamente embaixo do banco dianteiro direito.

Então imaginei que se eu retirar o banco dianteiro direito, fica possível passar esses RCA.

É por isso que eu quero tirar esse banco.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 04, 2012 9:33 am

Daniel Cavalcante escreveu:O problema é que preciso passar os cabos RCAs pelo meio do carro, mais precisamente embaixo do banco dianteiro direito.

E porque não passar, também, pela soleira os 2 cabos RCA???
Alias passaria todos por um lado só.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Daniel Cavalcante » Qua Jan 04, 2012 11:32 am

Scorpio, o problema são as interferências. Cabos RCAs não podem passar junto com outras fiações.

Tendo em vista que o RCA é um cabo onde passa baixa corrente, qualquer outro fio passando junto gerará ruídos, até mesmo os de alto falantes, pois eles já são amplificados (seja pela saída amplificada do player, ou do próprio amplificador).

Em som automotivo é muito comum passar o RCA pelo meio do carro.

Eu tive um fiesta sedan e foi moleza passar o RCA pelo meio, mas no Punto estou muito enrolado, pois o da Fiat tem melhor e mais acabamentos plásticos e o carpete parece ser de difícil remoção. O do fiesta o carpete era mais maleável.

Sinceramente não tô afim de mandar meu carro para os instaladores aqui de Natal... prefiro passar por minha conta, com calma e sem danificar nada.

O problema é remover os benditos bancos dianteiro e traseiro!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 04, 2012 3:24 pm

Nunca instalei som no meu carro, sempre fiquei com o original... no maximo coloquei autofalantes de melhor qualidade.
O que passa nestes cabos RCA é sinal de áudio e realmente eles são sujeitos à interferência... mas se você utilizar cabos RCA com blindagem de qualidade não resolve?

Ao remover as soleiras não da para levantar o carpete e colocar os cabos RCA próximo ao túnel?
Nunca removi os bancos mas já desmontei muita coisa no Punto é só ter um pouco de conhecimento observar como esta montado e desmontar.
Para evitar, eventualmente, ficar aparecendo erro no sistema de airbag, antes de desconectar os sensores do banco desligue a bateria.
Moderador
Moderador

por jaocaetano » Sáb Jul 12, 2014 5:57 pm

Olá pessoal, estou com um dúvida parecida.

Como faço para retirar as soleiras para poder passar o RCA? Tirei os parafusos dela, mas ainda não está saindo fácil. No lado do motorista, tem um parafuso ao lado da alavanca de abertura de combustível, outro próximo ao tapete dianteiro, e outro próximo ao tapete traseiro.
Após isso, é só desencaixar os pinos? Estou receoso para puxar com mais força e estragar a soleira.

Obrigado pela ajuda, desde já.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo