Qual comprar: 1.4 ano 09/10 ou 1.8 2008?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Qual comprar: 1.4 ano 09/10 ou 1.8 2008?

por awneubauer » Qua Fev 11, 2015 7:34 pm

Galera,

Estou na duvida de qual pegar.
Meu budget é de 25 mil em dinheiro, a vista.

Por experiência, qual indicariam? Estou muito na dúvida!

Obrigado,
Abs!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Qual comprar: 1.4 ano 09/10 ou 1.8 2008?

por felipebm86 » Qui Fev 12, 2015 7:23 am

Olá André, os dois modelos são muito distintos, pra decidir entre eles vai depender do que você espera do carro, já pela lógica o 1.4 vai ser mais econômico e com manutenção mais barata porém no quesito desempenho nem se compara.
Outro fator que pesa na hora da escolha de um usado é o estado geral e procedência, se tiver manutenções comprovadas no manual melhor ainda.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por awneubauer » Qui Fev 12, 2015 8:27 am

Valeu Felipe!!

O que vejo muita gente falar é que o 1.8 modelo 2008 é excelente, tem maior desempenho (fato) e que é mais econômico que o 1.4 por não "esguelar" o motor.
Quem tem me diz que o 1.4 é beberrão pelo carro ser muito pesado.

Estou bem na dúvida porque faço de 50 a 60km por dia para trabalhar. Dependo muito do carro.

Meu budget é R$ 25.000,00, podendo esticar um pouquinho.

Obrigado,
Abs!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qui Fev 12, 2015 9:22 am

Eu tive um Siena 1.4 2008, comprado zero km. O motor sempre me atendeu muito bem, claro que não é um exemplo de desempenho, mas dá conta do recado, lembrando que o Siena é um pouco mais leve que o Punto.

O consumo dele era de 10,5 km/l na cidade usando o AC sempre que necessário (não direto) e na estrada fazia uns 12,5 km/l com AC direto e sempre 3 ou 4 pessoas a bordo, respeitando sempre os limites de velocidade. Para mim, esse motor 1.4 foi de longe o mais econômico que já tive, talvez nunca mais tenha um carro tão econômico, nem os 1.0 que tive antes tinham consumo tão bom, justamente por não "esguelar" o motor, ia no ritmo dele.

O motor 1.8 8V é bom também, porém ele tem um defeito crônico que é o TBI (corpo de borboleta motorizado). Se for o modelo antigo, redondo, tem que trocar pelo atualizado que é mais quadrado, o antigo causa falhas na aceleração e em casos extremos ele simplesmente para de acelerar e acende a luz de injeção informando defeito. Se o carro em questão não estiver com esse problema é uma boa opção sim, além de que os 1.8 são o modelo HLX e tem acabamento mais requintado que o 1.4.

Prefira pegar um carro com rodas de liga leve, faróis de neblina e air-bag que neste ano é opcional.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por felipebm86 » Qui Fev 12, 2015 9:56 am

Andre, na real essa questão do consumo não é bem assim já tive uma strada com motor 1.8 GM, mesmo do punto e fazia 7km/l na cidade com gasolina, assim como relatado pelo João Paulo acima, meu primo tem um punto Itália 2012 1.4 e faz 10km/l na cidade tranquilamente, então no final do mês a conta do 1.8 no posto vai sair em média 30% mais cara!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por rgapski » Qui Fev 12, 2015 10:08 am

Passei pelo mesmo dilema há um mês atrás...
Estava na dúvida entre o 1.4, o 1.8 8v.
Estiquei um pouco e acabei pegando o 1.6 16v.

Quando andei nos três, conclui o seguinte:

- 1.4: Rodei uns 15km só na cidade, em um trecho com algumas ladeiras e algumas vias de velocidade mais rápida. Álcool 100% no tanque.
Prós:
Motor é suficiente pra empurrar o carro em uma tocada tranquila. Difícil ter que por 1ª em ladeira, o que é comum em carros 1.0.
O carro anda bem parecido com um celta vhc-e (modelo mais recente). Quem já andou nele, sabe que anda muito bem para um 1.0.
Ou seja, tem desempenho suficiente para o trânsito pesado do tipo 1ª, 2ª e para. Deve encarar estrada numa boa caso não se exija muito desempenho em subidas com carro cheio e ar ligado.
Tem bom torque em baixa rpm.
Contras:
Achei meio barulhento em alta rpm (após os 4mil rpm). Para alguns, pode ser considerado um "plus de esportividade". Eu não gostei. Quando senta o pé ele ronca.
O ar condicionado pesa bem no desempenho.
O consumo não pude avaliar, mas no que dirigi, o computador de bordo acusava 6 km/l. Não sei se havia algum problema, mas fiquei cabreiro com essa média.

- 1.8 8v: Cidade (com transito e subidas) e pequeno trecho de estrada. Rodando na gasolina.
Prós:
Motor mais que suficiente pro carro. Tem ótimo torque, principalmente em baixa rpm. A resposta ao acelerador é bem imediata.
Arrancadas bem rápidas sem precisar "esticar" as marchas. Trocando de marcha até os 3mil rpm o carro é bem rápido. Pula na frente dos outros nas saídas de semáforos sem fazer esforço.
Ele deixa a impressão do punto ser uns 300kg mais leve e parece que o ar nem ta ligado... rs
O consumo no CB marcava 8,5km/l (ar ligado o tempo todo). Não achei nada mal pelo tamanho do motor e desempenho do carro.
Contras:
Motor meio barulhento. Não sei se era defeito do carro em específico, mas ele passava uma vibração muito grande pra dentro da cabine em qualquer faixa de rpm. Talvez algum coxim com problema me deixou com essa impressão.
Notei também que não gosta de altas rpm. Dá a impressão que o motor acaba logo apos as 3.500 rpm, e que quando vc estica, só faz barulho e gasta mais gasolina.

- 1.6 16v: Já rodei 1.500 km com ele em diversos trechos de estrada e cidade. Só estou usando álcool.
Prós:
Motor que funciona liso e silencioso. Independente do giro, o motor roda suave e sem barulho/ronco. Eu aprecio esse tipo de comportamento, coisa pessoal.
Desempenho bem ajustado ao tamanho e peso do carro. Não é tão forte como o 1.8, e nem tão fraco como o 1.4. É um meio termo.
Em alta rpm anda muito bem, talvez até mais que o 1.8 8v. O motor parece nunca perder o fôlego quando se estica as marchas.
O consumo do meu fica entre 6.5~6.8 km/l com álcool com transito pesado e ar ligado. Não sou de correr e troco as marchas por volta dos 2.500 rpm. Achei bom.
Contras:
Em baixa rpm as vezes ele não responde como se espera. Em algumas situações é necessário socar o pé pra ele andar. Acho que é alguma calibragem da injeção, mas eu já acostumei com isso e não vejo mais problemas.
Motor não responde legal abaixo das 2mil rpm. Ele até sustenta a velocidade, mas se precisar retomar, é obrigado a reduzir uma ou até duas marchas dependendo da situação.

A conclusão que tirei foi a seguinte:

1.4:
Compensa pelo preço e facilidade de manutenção. A cesta de peças dele é um pouco mais em conta.
Na cidade ele é competente para uso normal.
Pra mim não serviu, pois rodo 70% da km em estrada e gosto de andar com ar ligado.
Se eu andasse só na cidade, pegaria.

1.8 8v:
Muito bom para quem gosta de dirigir mais rápido ou gosta de carro "esperto".
Achei que compensa mais que o 1.4. Não sofre com ar condicionado ligado e tem respostas mais nervosas.
Bem capaz de gastar mais que o 1.4 na cidade, mas acho que a diferença compensa.
Só não comprei esse porque consegui "esticar" e pegar o 1.6 (que é mais novo).

1.6 16v:
Meio termo entre o 1.4 e o 1.8.
Suave como o 1.4, com desempenho próximo do 1.8. Muito silencioso, principalmente na estrada.
Achei mais equilibrado.

Faz um test drive que é a melhor maneira de vc ponderar o carro com o uso que será dado!

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipebm86 » Qui Fev 12, 2015 10:26 am

Realmente, se puder ir um pouco além do orçamento o 1.6 e-torq é a melhor opção, sobre o comentário do Raphael concordo em parte, só discordo quando ele fala que o 1.6 está entre o 1.4 e 1.8, na minha opinião o 1.6 é superior e só perde para o 1.8 no quesito torque em baixa rotação, mas ganha em potência em alta rotação.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por rgapski » Qui Fev 12, 2015 2:28 pm

felipebm86 escreveu:Realmente, se puder ir um pouco além do orçamento o 1.6 e-torq é a melhor opção, sobre o comentário do Raphael concordo em parte, só discordo quando ele fala que o 1.6 está entre o 1.4 e 1.8, na minha opinião o 1.6 é superior e só perde para o 1.8 no quesito torque em baixa rotação, mas ganha em potência em alta rotação.

Felipe,

É meio inevitável comparar as coisas, mas acho que fui infeliz em comparar o 1.8 8v com o 1.6 16v.
Quando o 1.6 16v entrou, o 1.8 8v saiu. Eles não chegaram a conviver em linha...

Quando eu estava procurando um punto, queria um mais antigo e barato.
Estava olhando os 1.4 e 1.8 8v.
Gostei do 1.4 pela suavidade de funcionamento, ainda que desse uma "roncada" em alta rpm.
O 1.8 8v, se mostrou bem forte, mas era rumoroso em qualquer regime.
Como nenhum dos dois me agradava, estava vendo o Polo, só que estava muito difícil de achar um legal.

Eu vim de um vectra challenge 2.2 16v que funcionava muito suave, e mal se ouvia o motor ligado. E quando precisava, o motor sobrava.
Só vendi porque queria um carro mais apropriado pra uso diário.
Fiquei um pouco mal acostumado com o vectra e elevei um pouco o meu nível de exigência.
Como eu queria um hatch, tava difícil achar um que me atendesse e enquadrasse no orçamento... A maioria dos que gostava eram hatchs médio, e consequentemente, mais caros.

Eu experimentei o Punto 1.6 por indicação de um amigo meu que é mecânico e falou maravilhas do carro. E de fato ele estava certo.
O 1.6 em altas rpm's rende mais que o antigo 1.8, sem dúvidas, mas não deixa tanto a desejar em baixa rpm.
Mas o que me levou mesmo a escolher o 1.6 foi o fato dele ser suave e mais "moderno"; acho que ele combina mais com a proposta do Punto.
O fato dele parecer desligado quando estou parado no transito, e em altas rpm's você só saber que ta girando por causa do tacômetro me agradam muito.
Ronco? Só com o vidro aberto e olhe lá! rs

Pra minha exigência, o 1.6 acertou em cheio. Por isso falei do 1.6...
O 1.8 16v deve ser ótimo, pena que meu orçamento não deu pra encarar um desses.
Quem sabe o André, autor do tópico, não consegue dar uma "esticada" assim como eu fiz! rs

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qui Fev 12, 2015 2:53 pm

Compartilho de todas as impressões postadas pelo Raphael, o motor 1.4 tem esse "ronco" acima de 4000 rpm que é uma vibração na verdade, não atrapalha o funcionamento mas o torna um pouco áspero, não tanto como o 1.8 8V que parece estar sendo sacrificado acima de 4000-4500 rpm.

Nunca andei no 1.6 16V, mas no 1.8 16V sim e ele tem uma falta de torque em baixa que me chateia. Os carros que dirigi com esse motor são: Strada Adventure, Idea Adventure Dualogic e Linea Sublime Dualogic. Os Dualogic parecem ser mais fortes em baixa porque reduzem marcha automaticamente nas lombadas ou quando o motor fica 'fraco', já na Strada que é manual se tentar passar em 3a marcha em uma lombada ela não acelera, fica um vazio que parece que o motor morreu. Isso melhorou depois que atualizou a central de injeção, mas não ficou 'perfeito', na minha opinião.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por felipebm86 » Qui Fev 12, 2015 3:46 pm

rgapski escreveu:Felipe,

É meio inevitável comparar as coisas, mas acho que fui infeliz em comparar o 1.8 8v com o 1.6 16v.
Quando o 1.6 16v entrou, o 1.8 8v saiu. Eles não chegaram a conviver em linha...
Abs!

Perfeito Raphael, agora concordamos 100%!

Abs!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Próximo