Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novembro

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb

por Marcão_Abarth » Sex Nov 08, 2013 2:20 pm

uahuhuhauhauha...mas olha Barrika, eu vi um vídeo no youtube não me lembro o nome. Depois vc procurá lá T-Jet 2013 no dino.

Os caras passam um T-Jet modelo antigo mexido e o novo original

Números do T-Jet '13:

A potência líquida deu 154cv na primeira passagem e 151cv na segunda (motor aquecido)..... e o torque foi constante, ficou em 24 kgfm.

Esse aí sim, eu acreditaria! :-D
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Barrika13 » Sex Nov 08, 2013 5:48 pm

Marcão_Abarth escreveu:uahuhuhauhauha...mas olha Barrika, eu vi um vídeo no youtube não me lembro o nome. Depois vc procurá lá T-Jet 2013 no dino.

Os caras passam um T-Jet modelo antigo mexido e o novo original

Números do T-Jet '13:

A potência líquida deu 154cv na primeira passagem e 151cv na segunda (motor aquecido)..... e o torque foi constante, ficou em 24 kgfm.

Esse aí sim, eu acreditaria! :-D

Vou procurar o vídeo Marcão! Rs.

Na verdade a primeira vez que li uma reportagem sobre um T-jet no dino, foi um na Herrera Motor, onde falava que rendeu 148 cv na primeira puxada, 142 cv na segunda e 139 cv na terceira...justamente pelo motor mais quente, falando que o intercooler não dava conta. Na época fiquei muito chateado...rsrs...aprecio o T-jet desde o lançamento..

Em outros casos, vi T-jet render 171 cv somente com filtro esportivo e gasolina Podium...quando fui com meu Corsa turbo em um Dinoday...e pelo os carros que passaram no dino...inclusive o meu...achava que a potência apresentada estava bem real em todos os casos!

Esse da Fullpower, mesmo sabendo que os números estão distorcidos, dá uma boa sensação ao ler!kkkkkkk

A verdade é que independente da potência, o carro é uma delícia de andar! rsrs. Muito divertido!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Thiagow_RJ » Dom Nov 10, 2013 3:28 am

O problema é o seguinte, na matéria citada no post inicial não se refere se a potência (CV) aferida é a do motor ou a roda, no motor até acredito que o Tjet chegue a 167 Cv originais, porém na roda, com certeza é impossível ele atingir essa potência original!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Barrika13 » Seg Nov 11, 2013 12:26 pm

Thiagow_RJ escreveu:O problema é o seguinte, na matéria citada no post inicial não se refere se a potência (CV) aferida é a do motor ou a roda, no motor até acredito que o Tjet chegue a 167 Cv originais, porém na roda, com certeza é impossível ele atingir essa potência original!

A potência divulgada é no motor sim, porém a que a Fiat divulga também é no motor! Valores na roda são muito inferiores...

Acho muito dificil chegar nos 167 cv original no motor mesmo...

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Ter Nov 12, 2013 10:18 am

Normalmente 10% da potência do motor é perdida na transmissão, portanto na roda dá para considerar 10 a 12% a menos de potência.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por overspeed » Sex Dez 13, 2013 7:52 pm

A potência perdida é fruto do escorregamento das engrenagens, portanto tem um comportamento que pode ser descrito por uma curva aproximada de AX+B

é proporcional a rotação portanto X seria RPM
é proporcional a força de esfregamento, que por sua vez tem proporcionalidade com a potência medida, como estamos indo de trás pra frente (a potencia é gerada no motor, mas sabemos apenas na roda e queremos saber qto perdeu até chegar ao motor temos que gerir esta proporcionalidade)

eu EMPIRICAMENTE levantei a curva de todos os carros que eu medi no espaço de 2 anos (uns 150carros) e cheguei a um valor com excelente aproximação pra algo entre 50 e 500cv de roda

A = (Proda+700)/150.000
X = RPM
B = varia pois é uma mistura da potência minima para o motor se manter ligado (afinal se ele tiver 0cv ele num estará girando o rolo e sim o rolo freiando o mesmo) entre outras coisas... costumo usar entre 5 e 15cv ( na média 10cv pra um tração dianteira com motor e cambio transversais)

por exemplo:

130cv na roda=>
A = (130+700)/150.000 = 0,005533
X = RPM = 5750 (tem que ser a rotação de potência máxima do motor ou qdo não se sabe a rotação lida na roda)
B = 10

0,005533 x 5.750 -10 = 21,8cv

Ou seja potência no motor de cerca de 130 + 21,8 = 151,8hp que são 153,9cv ( muito próximo dos 155cv que tem originalmente este motor declarado pela FIAT)

Outra coisa é que estes dinamometros são inerciais, ou seja eles medem a partir da potência necessária pra realizar um trabalho (no caso acelerar um rolo de peso conhecido), a fabrica não mede deste jeito, ela mede de forma estática e na bancada, o motor é freiado a rotação de potência máxima... no caso ele ficaría a 5.750 RPM com o manete de aceleração no máximo sem subir desta rotação... qdo empata a força para segurar esta rotação é que se tem a potencia máxima... isso tbm introduz um pequeno erro na leitura.

O principal motivo dos dinamometros darem valores discrepantes é que muitos a estação barométrica é inserida manualmente (não automatizada) e ai pode-se fazer "concessões" mudando a temperatura na admissão para um valor mais baixo ou alto, o que muda sensivelmente o valor corrigido. Outro problema é a norma utilizada... as vezes se adota a mesma divulgada pela fabrica, mas o teste é realizado numa temperatura muito diferente da norma o que acaba introduzindo um outro erro de normalização
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por franck » Dom Dez 15, 2013 8:00 pm

Cumplico.

kkkk

Eu só sei que o bicho anda.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcão_Abarth » Ter Fev 11, 2014 8:31 pm

Pessoal, aproveitando o tópico do T-Jet

Punto Blackmotion no Dinamômetro da Fullpower:

http://www.youtube.com/watch?v=VnUym8bR5qo

Exatamente o que a fábrica divulga de potência e torque.... e ainda com o ar ligado!! (=D>) (=D>) (=D>)

FIAT está de parabéns, e os donos de EtorQ podem ficar tranquilos!!
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por shadowcps » Ter Fev 11, 2014 9:10 pm

eu vi apertarem o botãozinho cliente feliz kkkkkkkkk
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por bondstrike » Ter Fev 11, 2014 10:00 pm

Marcão_Abarth escreveu:Pessoal, aproveitando o tópico do T-Jet

Punto Blackmotion no Dinamômetro da Fullpower:

http://www.youtube.com/watch?v=VnUym8bR5qo

Exatamente o que a fábrica divulga de potência e torque.... e ainda com o ar ligado!! (=D>) (=D>) (=D>)

FIAT está de parabéns, e os donos de EtorQ podem ficar tranquilos!!

parei de ver na parte de Fullpower
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

AnteriorPróximo