Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novembro
Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
uahuhuhauhauha...mas olha Barrika, eu vi um vídeo no youtube não me lembro o nome. Depois vc procurá lá T-Jet 2013 no dino.
Os caras passam um T-Jet modelo antigo mexido e o novo original
Números do T-Jet '13:
A potência líquida deu 154cv na primeira passagem e 151cv na segunda (motor aquecido)..... e o torque foi constante, ficou em 24 kgfm.
Esse aí sim, eu acreditaria!
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Números do T-Jet '13:
A potência líquida deu 154cv na primeira passagem e 151cv na segunda (motor aquecido)..... e o torque foi constante, ficou em 24 kgfm.
Esse aí sim, eu acreditaria!


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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
Marcão_Abarth escreveu:uahuhuhauhauha...mas olha Barrika, eu vi um vídeo no youtube não me lembro o nome. Depois vc procurá lá T-Jet 2013 no dino.
Os caras passam um T-Jet modelo antigo mexido e o novo original
Números do T-Jet '13:
A potência líquida deu 154cv na primeira passagem e 151cv na segunda (motor aquecido)..... e o torque foi constante, ficou em 24 kgfm.
Esse aí sim, eu acreditaria!
Vou procurar o vídeo Marcão! Rs.
Na verdade a primeira vez que li uma reportagem sobre um T-jet no dino, foi um na Herrera Motor, onde falava que rendeu 148 cv na primeira puxada, 142 cv na segunda e 139 cv na terceira...justamente pelo motor mais quente, falando que o intercooler não dava conta. Na época fiquei muito chateado...rsrs...aprecio o T-jet desde o lançamento..
Em outros casos, vi T-jet render 171 cv somente com filtro esportivo e gasolina Podium...quando fui com meu Corsa turbo em um Dinoday...e pelo os carros que passaram no dino...inclusive o meu...achava que a potência apresentada estava bem real em todos os casos!
Esse da Fullpower, mesmo sabendo que os números estão distorcidos, dá uma boa sensação ao ler!kkkkkkk
A verdade é que independente da potência, o carro é uma delícia de andar! rsrs. Muito divertido!
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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
O problema é o seguinte, na matéria citada no post inicial não se refere se a potência (CV) aferida é a do motor ou a roda, no motor até acredito que o Tjet chegue a 167 Cv originais, porém na roda, com certeza é impossível ele atingir essa potência original!
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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
Thiagow_RJ escreveu:O problema é o seguinte, na matéria citada no post inicial não se refere se a potência (CV) aferida é a do motor ou a roda, no motor até acredito que o Tjet chegue a 167 Cv originais, porém na roda, com certeza é impossível ele atingir essa potência original!
A potência divulgada é no motor sim, porém a que a Fiat divulga também é no motor! Valores na roda são muito inferiores...
Acho muito dificil chegar nos 167 cv original no motor mesmo...
Abraços
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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
Normalmente 10% da potência do motor é perdida na transmissão, portanto na roda dá para considerar 10 a 12% a menos de potência.
João Paulo
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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
A potência perdida é fruto do escorregamento das engrenagens, portanto tem um comportamento que pode ser descrito por uma curva aproximada de AX+B
é proporcional a rotação portanto X seria RPM
é proporcional a força de esfregamento, que por sua vez tem proporcionalidade com a potência medida, como estamos indo de trás pra frente (a potencia é gerada no motor, mas sabemos apenas na roda e queremos saber qto perdeu até chegar ao motor temos que gerir esta proporcionalidade)
eu EMPIRICAMENTE levantei a curva de todos os carros que eu medi no espaço de 2 anos (uns 150carros) e cheguei a um valor com excelente aproximação pra algo entre 50 e 500cv de roda
A = (Proda+700)/150.000
X = RPM
B = varia pois é uma mistura da potência minima para o motor se manter ligado (afinal se ele tiver 0cv ele num estará girando o rolo e sim o rolo freiando o mesmo) entre outras coisas... costumo usar entre 5 e 15cv ( na média 10cv pra um tração dianteira com motor e cambio transversais)
por exemplo:
130cv na roda=>
A = (130+700)/150.000 = 0,005533
X = RPM = 5750 (tem que ser a rotação de potência máxima do motor ou qdo não se sabe a rotação lida na roda)
B = 10
0,005533 x 5.750 -10 = 21,8cv
Ou seja potência no motor de cerca de 130 + 21,8 = 151,8hp que são 153,9cv ( muito próximo dos 155cv que tem originalmente este motor declarado pela FIAT)
Outra coisa é que estes dinamometros são inerciais, ou seja eles medem a partir da potência necessária pra realizar um trabalho (no caso acelerar um rolo de peso conhecido), a fabrica não mede deste jeito, ela mede de forma estática e na bancada, o motor é freiado a rotação de potência máxima... no caso ele ficaría a 5.750 RPM com o manete de aceleração no máximo sem subir desta rotação... qdo empata a força para segurar esta rotação é que se tem a potencia máxima... isso tbm introduz um pequeno erro na leitura.
O principal motivo dos dinamometros darem valores discrepantes é que muitos a estação barométrica é inserida manualmente (não automatizada) e ai pode-se fazer "concessões" mudando a temperatura na admissão para um valor mais baixo ou alto, o que muda sensivelmente o valor corrigido. Outro problema é a norma utilizada... as vezes se adota a mesma divulgada pela fabrica, mas o teste é realizado numa temperatura muito diferente da norma o que acaba introduzindo um outro erro de normalização
é proporcional a rotação portanto X seria RPM
é proporcional a força de esfregamento, que por sua vez tem proporcionalidade com a potência medida, como estamos indo de trás pra frente (a potencia é gerada no motor, mas sabemos apenas na roda e queremos saber qto perdeu até chegar ao motor temos que gerir esta proporcionalidade)
eu EMPIRICAMENTE levantei a curva de todos os carros que eu medi no espaço de 2 anos (uns 150carros) e cheguei a um valor com excelente aproximação pra algo entre 50 e 500cv de roda
A = (Proda+700)/150.000
X = RPM
B = varia pois é uma mistura da potência minima para o motor se manter ligado (afinal se ele tiver 0cv ele num estará girando o rolo e sim o rolo freiando o mesmo) entre outras coisas... costumo usar entre 5 e 15cv ( na média 10cv pra um tração dianteira com motor e cambio transversais)
por exemplo:
130cv na roda=>
A = (130+700)/150.000 = 0,005533
X = RPM = 5750 (tem que ser a rotação de potência máxima do motor ou qdo não se sabe a rotação lida na roda)
B = 10
0,005533 x 5.750 -10 = 21,8cv
Ou seja potência no motor de cerca de 130 + 21,8 = 151,8hp que são 153,9cv ( muito próximo dos 155cv que tem originalmente este motor declarado pela FIAT)
Outra coisa é que estes dinamometros são inerciais, ou seja eles medem a partir da potência necessária pra realizar um trabalho (no caso acelerar um rolo de peso conhecido), a fabrica não mede deste jeito, ela mede de forma estática e na bancada, o motor é freiado a rotação de potência máxima... no caso ele ficaría a 5.750 RPM com o manete de aceleração no máximo sem subir desta rotação... qdo empata a força para segurar esta rotação é que se tem a potencia máxima... isso tbm introduz um pequeno erro na leitura.
O principal motivo dos dinamometros darem valores discrepantes é que muitos a estação barométrica é inserida manualmente (não automatizada) e ai pode-se fazer "concessões" mudando a temperatura na admissão para um valor mais baixo ou alto, o que muda sensivelmente o valor corrigido. Outro problema é a norma utilizada... as vezes se adota a mesma divulgada pela fabrica, mas o teste é realizado numa temperatura muito diferente da norma o que acaba introduzindo um outro erro de normalização
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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
Cumplico.
kkkk
Eu só sei que o bicho anda.
kkkk
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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
Pessoal, aproveitando o tópico do T-Jet
Punto Blackmotion no Dinamômetro da Fullpower:
http://www.youtube.com/watch?v=VnUym8bR5qo
Exatamente o que a fábrica divulga de potência e torque.... e ainda com o ar ligado!!
FIAT está de parabéns, e os donos de EtorQ podem ficar tranquilos!!
Punto Blackmotion no Dinamômetro da Fullpower:
http://www.youtube.com/watch?v=VnUym8bR5qo
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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
eu vi apertarem o botãozinho cliente feliz kkkkkkkkk







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Re: Medição potência Punto T-jet Original - Fullpower Novemb
Marcão_Abarth escreveu:Pessoal, aproveitando o tópico do T-Jet
Punto Blackmotion no Dinamômetro da Fullpower:
http://www.youtube.com/watch?v=VnUym8bR5qo
Exatamente o que a fábrica divulga de potência e torque.... e ainda com o ar ligado!!![]()
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parei de ver na parte de Fullpower
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
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