Manias para conservação Mito ou Verdade

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Manias para conservação Mito ou Verdade

por marcus capella » Ter Dez 30, 2014 1:38 pm

Vlw neoconker......manias antigas.....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por BillieBorba » Ter Dez 30, 2014 2:54 pm

As únicas manias que tenho no Punto é deixar em N quando paro no sinal vermelho e não ficar segurando o volante no final do seu curso
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Febezza » Qua Dez 31, 2014 6:57 pm

Com relação a ventoinha, faço a mesma coisa, aguardo ela desarmar pra desligar o veículo. No meu caso que é o modelo turbo, sempre aguardo entre 30s e 1min antes de desligar o veículo pra aliviar a turbina.

Tenho esta "mania" que herdei do meu velho, ao dar a partida no carro, deixar a embreagem acionada, dizem que alivia o "peso" do volante do motor na partida.

- Não esterço até fina do curso; em paradas, deixo em Neutro, lombadas, valetas e afins passo sempre devagar, utilizo bastante freio-motor.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Sex Jan 02, 2015 10:23 am

Isso ai Febezza, em carros turbo sempre devemos esperar antes de desligar o motor para a turbina diminuir a rotação antes que o fluxo de óleo seja interrompido. Essa é a minha maior preocupação em comprar carro turbo usado, quase ninguém respeita isso e quando a turbina vai pifar o dono vende o carro e o próximo comprador que se vire com o pepino...
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por rafa.biomed » Seg Jan 05, 2015 10:12 pm

Fala galera..
Lá vai algumas!!

Deixar o motor em ponto morto para manter o óleo na turbina por pelo menos 1 minuto, incluindo se a ventoinha estiver ligada, isso PRINCIPALMENTE após condução esportiva ou trechos de longas viagens.

Nada de aceleração brusca ou altas rotações com motor e câmbio frios. O mesmo vale em trânsito anda e para, acredito que seja um esforço desnecessario para o sistema de arrefecimento se virar sozinho após uma acelerada em altos rpm para parar no trânsito.

Ar condicionado desligado alguns minutos antes de desligar o carro também faço

Faróis e outros componentes desligados para dar a partida (com exceção do som, que agora faz isso sozinho, no meu palio eu desligava).

Nada de volante até o final do curso, muito freio motor, nada de pé na embreagem, principalmente em semáforos ou paradas.

Nada de teto aberto acima de 100km (somente spoiler) ou operar ele acima de 60km

Enfim,,, dava um livro de manias...kkkkkk... Quem quiser palpitar a vontade!!!

Abraço pessoal.

Feliz 2015 a todos
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mbertuccioli » Qui Jan 08, 2015 10:10 pm

Boa noite Galera:
Manias que faze bem ao carro (pelo menos eu acho):
1- Antes de ligar, piso na embreagem para desacoplar câmbio/motor (ajuda a preservar o motor de arranque);
2- Depois que ligo, sempre espero uns 20 segundos antes de sair da garagem (ajuda a fazer com que o óleo chegue em todas as partes ainda mais depois de uma noite inteira desligado;
3- Antes de atingir a temperatura de funcionamento eu nunca passo dos 3000 rpm e sempre mínimo de pedal;
4- troco óleo e filtro trocado a cada 5000 km.

Acho que é só!

Grande abraço à todos!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por lindembergc » Sex Jan 09, 2015 12:36 pm

Ontem passei na fiat para ver os puntos e comentei sobre esses "mitos" um consultor falou que não era necessário tais procedimentos, mas ai vai de cada um.

Aproveitei para ver os puntos, punto 1.6 de "entrada" agora vem com calota e não rodas de liga.

Perguntei o motivo, já sabendo a resposta "deve ser para ficar mais barato" barato o custo né e não para vender ao consumidor
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por NeoConker » Ter Jan 13, 2015 10:11 am

lindembergc escreveu:Perguntei o motivo, já sabendo a resposta "deve ser para ficar mais barato" barato o custo né e não para vender ao consumidor

É geral, o Corolla tambem perdeu a roda de liga pra subir "menos" o valor por causa do término do IPI reduzido.

Infelizmente...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por adeitos » Ter Jan 27, 2015 3:28 pm

Desligar o AC pouco antes de parar o carro é para evitar formação de fungo / cheiro ruim no sistema, não tem qualquer relação com compressor, que por sinal, não vai água nele.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipebm86 » Ter Jan 27, 2015 4:33 pm

Além de várias manias já citadas, hoje percebi que tenho mais essas:
Ao dar a partida ligo a ignição e espero uns 3 segundos antes de bater arranque, geralmente espero até parar o barulho da bomba de combustível, já faço isso tão automaticamente que nem me dou conta;
Em longas descidas ao invés de frear continuamente tento dar freadas mais fortes intercaladas por períodos sem frear, acredito que esse costume diminui o desgaste, aquecimento e vitrificação dos discos de freio.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

AnteriorPróximo