Tucho batendo com carro inclinado
Re: Tucho batendo com carro inclinado
Quanto ao nível, realmente está correto, com 4,3 litros, mesmo que a vareta diga que tá pouco acima da marca do meio, sempre fica assim, mesmo completando com 4,3 litros...
Não, a luz do óleo não acende nem o PC de bordo acusa pressão baixa, nunca acusou isso.
Não, a luz do óleo não acende nem o PC de bordo acusa pressão baixa, nunca acusou isso.
- Piloto de Autorama
Scorpio escreveu:Certamente que a marca do óleo não faria algo assim. (inclinado para a frente não carrega os tuchos - no plano carrega)
Se vc não tivesse informado que o nível do lubrificante (na vareta) esta correto, diria para verificar.
Na condição adversa o aviso de pressão baixa do óleo acende?
Scorpio, ontem troquei o óleo e filtro (Mann) do Linea e ao ligar ele logo após a troca a luz do óleo demora mais para apagar, até encher o filtro e enviar o óleo até o sensor de pressão. Pois bem, não apareceu a advertência de baixa pressão de óleo. Já notou se o seu carro, com motor EtorQ na mesma condição, acende o aviso de pressão baixa?
Queria saber se há um 'delay' de baixa pressão para a advertência acender no painel ou se meu carro não escreve o aviso de baixa pressão no CB.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Rauser escreveu:Quanto ao nível, realmente está correto, com 4,3 litros, mesmo que a vareta diga que tá pouco acima da marca do meio, sempre fica assim, mesmo completando com 4,3 litros...
Estranho que mesmo com os 4,3 litros esteja indicando pouco acima da metade da vareta. O meu carro com motor 1.9 tem indicação de 4,03 litros de óleo com o filtro, eu coloco exatamente isso e fica exatamente no máximo. O filtro que usei nessa troca é o Mann, na anterior era Fram, na outra ainda foi o Bosch. Nunca ouve variação do nível pela marca do filtro.
João Paulo
Scorpio escreveu:Certamente que a marca do óleo não faria algo assim. (inclinado para a frente não carrega os tuchos - no plano carrega)
Scorpio, vamos pensar em uma situação, onde o lubrificante usado, Petrobras Valora 5W30 tenha um índice de viscosidade inferior ao Selènia 5W30 e ajudado pela inclinação do carro consegue escoar de maneira mais rápida para o cárter, nessa situação os tuchos poderiam bater. O que não deveria acontecer de forma alguma quando o óleo está no período de vida útil.
O que acha?
João Paulo
jpromero escreveu:Scorpio, ontem troquei o óleo e filtro (Mann) do Linea e ao ligar ele logo após a troca a luz do óleo demora mais para apagar, até encher o filtro e enviar o óleo até o sensor de pressão. Pois bem, não apareceu a advertência de baixa pressão de óleo. Já notou se o seu carro, com motor EtorQ na mesma condição, acende o aviso de pressão baixa?
Nunca prestei atenção a esse detalhe... Na próxima troca vou observar.
jpromero escreveu:Scorpio, vamos pensar em uma situação, onde o lubrificante usado, Petrobras Valora 5W30 tenha um índice de viscosidade inferior ao Selènia 5W30 e ajudado pela inclinação do carro consegue escoar de maneira mais rápida para o cárter, nessa situação os tuchos poderiam bater. O que não deveria acontecer de forma alguma quando o óleo está no período de vida útil.
O que acha?
Creio ser praticamente impossível que um fabricante erre na qualificação da viscosidade de um lubrificante.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
jpromero escreveu:Rauser escreveu:Quanto ao nível, realmente está correto, com 4,3 litros, mesmo que a vareta diga que tá pouco acima da marca do meio, sempre fica assim, mesmo completando com 4,3 litros...
Estranho que mesmo com os 4,3 litros esteja indicando pouco acima da metade da vareta. O meu carro com motor 1.9 tem indicação de 4,03 litros de óleo com o filtro, eu coloco exatamente isso e fica exatamente no máximo. O filtro que usei nessa troca é o Mann, na anterior era Fram, na outra ainda foi o Bosch. Nunca ouve variação do nível pela marca do filtro.
Também acho muito estranho.
Dentro do filtro fica uns 40 ml de óleo. (Quando não é trocado o filtro)
Trocando o filtro:
1- Com 4,20 litros fica na marca de nível MAX
2- Com 4,30 litros fica um pouco acima do nível MAX
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Uma pratica infelizmente não tão incomum: Enchem os frascos de um óleo de primeira linha com um óleo de segunda linha muitas vezes com viscosidade errada.
Tem que pegar os frascos nas mãos (um por um) e observar se o lacre externo e o interno estão íntegros.
E depois não tirar os olhos durante a troca do lubrificante.
Já vi, em uma concessionária no canto da oficina, mecânicos enchendo frascos de óleo recomendado pela montadora a partir de um tambor com lubrificante.
Pode até ser que o lubrificante do tambor era o mesmo especificado no rótulo do frasco...
.
Tem que pegar os frascos nas mãos (um por um) e observar se o lacre externo e o interno estão íntegros.
E depois não tirar os olhos durante a troca do lubrificante.
Já vi, em uma concessionária no canto da oficina, mecânicos enchendo frascos de óleo recomendado pela montadora a partir de um tambor com lubrificante.
Pode até ser que o lubrificante do tambor era o mesmo especificado no rótulo do frasco...

.
jpromero escreveu:Rauser escreveu:Quanto ao nível, realmente está correto, com 4,3 litros, mesmo que a vareta diga que tá pouco acima da marca do meio, sempre fica assim, mesmo completando com 4,3 litros...
Não, não! Eu disse que fica no meio da marca de minimo e máximo!
Editado:
Estranho Scorpio! Seu punto com 4,3 litros da no maximo da marca min/max? Pq será q o meu fica na metade?? Será algum lote de varetas de medicao que saio fora da especificação? Lembro que isso aconteceu em 2010 com varias S10 2.4 q sairam com vareta menor que o ideal e teve ate recall se nao me engano.
Outra coisa. Nao sei se vcs acompanham o ADG no seu canal do Youtube... teve uma epoca q ele vendeu uns testadores de oleo, o Lubricheck... eu comprei um desses e eles sao bem eficientes para verificar a hora certa de trocar o oleo, o que acontece e que com um oleo lubrax q eu testei na epoca em outro carro, umas tres trocas o Lubrax sempre durava menos, sempre "vencia" antes que o Selenia 15w40 que comparei. Lubrax 15w40 SN x Selenia 15w40 SM. O interessante e que direto da embalagem o Lubrax ja dava 3 no teste de 1 a 10, o selenia sempre 1... Mas com esse 5w30 pelo menos, o teste da sempre 1 (oleo novo), no Lubricheck.
Editado 2:
Só uma coisa, eu comprei o Lubrax 5w30 só por causa do preço mesmo, mas depois fiquei me perguntando, porque a diferença é tao grande de preço? Pelo menos aqui, um Shell Helix HX8 que usei da ultima vez, custa 34,00 o litro, ja o Lubrax Valora comprei por 22,00 o litro. Alguém explica a grande diferença?
- Piloto de Autorama
Rauser escreveu:Estranho Scorpio! Seu punto com 4,3 litros da no maximo da marca min/max? Pq será q o meu fica na metade?? Será algum lote de varetas de medicao que saio fora da especificação? Lembro que isso aconteceu em 2010 com varias S10 2.4 q sairam com vareta menor que o ideal e teve ate recall se nao me engano.
Nos motores e-torq as varetas medidoras de nível de óleo possuem desenhos diferentes de acordo com cada modelo.
No Punto a empunhadura da vareta, em plastico amarelo alaranjado, deve obrigatoriamente ter uma pinta de tinta na cor verde. (ver imagem abaixo)
(click na imagem para ampliar)

Vou ver depois a vareta do meu. Vlw pela dica! Mas hj notei algo interessante. Fazia dias que tava um calor infernal e todas vezes q notei os tuchos batendo o tempo tava muito quente e carro sob sol e temperatura ambiente no painel dando de 38 ate 45 graus. Hj deu una chuva e o dia amanheceu ate bem frio. Parei o carro nessa mesma ladeira do jeito q antes batia os tuchos e dessa vez nao bateu nda dai pensei. Sera q é pq o tempo tava frio e o oleo mais grosso? No painel a temperatura tava marcando 24 graus quando entrei no carro...
- Piloto de Autorama