Troca de volante comum para volante com comandos
Re: Troca de volante comum para volante com comandos
Inviável...
No Punto... tudo o que não vier de fábrica... se torna inviável!
Até um simples retrovisor elétrico custa uma fortuna quando instalado por fora...
No Punto... tudo o que não vier de fábrica... se torna inviável!
Até um simples retrovisor elétrico custa uma fortuna quando instalado por fora...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
DanielSp escreveu:1132 é uma grana mesmo !!
Vou procurar em desmanches
Nial.. é muito complexo fazer esse lance? Sai caro a interface?
Concessionária é uma facada mesmo. Amigo meu comprou o volante por R$300,00 em um desmanche (por enquanto tá rodando sem usar os controles).
Depende Daniel, se você quiser algo simples, apenas para funcionar os controles para o som original, é até simples e não tão caro. Estimo por volta de no máximo uns R$50-100 para fazer.
Se quiser algo mais avançado, obviamente aumenta. O meu projeto/levantamento inicial é gastar R$ 500,00 nessa interface que me daria suporte à fase inicial e avançada abaixo:
Fase inicial:
1 - Controles no volante
2 - Portas USB
3 - Slot SD
Fase avançada:
4 - Bluetooth (conexão com celular, GPS, etc)
5 - Rede Wireless
6 - Reconhecimento de voz (similar ao B&M)
Fase "ultra-avançada":
7 - Módulo de tela de LCD
8 - Decodificação de vídeo/DVD
Estou terminando a parte de levantamento e esquematização da interface. Não estou com pressa, estou tentando fazer algo de qualidade mesmo. Quero algo que me permita flexibilidade, ou seja, troquei de carro, só alterar a programação que tá tudo funcionando novamente.
- Piloto de Atari
Minha idéia é, num primeiro momento fazer apenas a fase inicial mesmo... Nao tenho interesse em nenhum desses itens a partir da fase 4. Na verdade, podendo ligar meu hd ( externo de 500gb
) + controle no volante já é mais que suficiente.
Essa interface eu devo fazer em casa mesmo ou existe algum lugar que vende?
Uma outrapergunta: por achar o carro no desmanche, será que nao rola rancar o volante já com a interface junto ??
Abraços.

Uma outrapergunta: por achar o carro no desmanche, será que nao rola rancar o volante já com a interface junto ??
Abraços.
- Barbeiro de Auto Escola
DanielSp escreveu:Minha idéia é, num primeiro momento fazer apenas a fase inicial mesmo... Nao tenho interesse em nenhum desses itens a partir da fase 4. Na verdade, podendo ligar meu hd ( externo de 500gb) + controle no volante já é mais que suficiente.
Abraços.
Daniel, se você encontrar no desmache, provavelmente rola sim, você apenas não teria a porta USB. Se quisesse USB, teria que usar uma interface que trabalha com USB na Auxiliar do seu som.
Sobre a interface que estou estou fazendo não existe pronto porque tem outras funções que as tradicionais. Se você quiser uma interface para ligar USB/SD, existe no Ebay por volta de 130 dólares.
- Piloto de Atari
E apenas com os controles de som pelo volante(sem usb)? É mais sussa?
Abraço.
Abraço.
- Barbeiro de Auto Escola
DanielSp escreveu:E apenas com os controles de som pelo volante(sem usb)? É mais sussa?
Abraço.
Sim, muito mais tranquilo. Vou postar em breve o esquema aqui pra quem quiser fazer ou mandar fazer.
- Piloto de Atari
Nial escreveu:Tem como sim. Estou finalizando minha interface para fazer essa ligação.
O mais caro é comprar o volante. Na teoria, você vai precisar dos chicotes das versões do carro que tem o controle, o volante (duh...) e uma interface entre o som e o volante (vou pegar o código das peças essa semana), não achei nenhuma interface pronta que me atendesse, resolvi criar a minha, que terá slot para SD e porta USB.
Se não desse pra fazer, também não daria pra usar os comandos do volante com som não-original.
Funcionando, vou estudar a viabilidade de disponibilizar o circuito pro pessoal.
Essa resposta do amigo acima acho que resume tudo...e eu reforço, jeito tem!!
Ja trabalhei na Delphi, fabricante de chicotes elétricos pra Fiat e praticamente todas as outras montadoras do país...., e como disse, jeito tem sim, e são duas opções:
Ou vc entende de eletro/eletrônica como o Nial, que provavelmente é um profissional da área, e faz um sistema em paralelo (muito trampo e arriscado).
Ou vc paga esses absurdos 8.000 reais...que apesar de absurdos, é um custo real, porque os sinais dos comandos do volante qunado saem de fábrica, fazem parte do chicote chamado "Chicote do Painel", e nele além do volante, seguem todos os sinais dos comandos e interfaces do painel e portas....então pra ativar o seu volante a Fiat teria que encomendar um chicote especialmente pra vc que seria produzido fora do produção em série, e além disso teriam que reprogramar o seu sistema de gerenciamento desses sinais, além da interface do computador de bordo.....por isso o custo elevado.
Mas alguem pode perguntar: "pq este opcional custa menos de 1.000 reais?" ...pq quando vem de fábrica a produção do chicote já é prevista em todas as fases do processo (projeto,materiais, produção, qualidade, etc..), por isso o custo cai drásticamente, pois nao foi um produto feito exclusivamente pra vc!! A Delphi trabalha com sistema KMS de produção(Sistema Toyota), nao existe falta nem desperdício de produtos, a produção é exatamente igual a demanda, por isso nao existem chicotes "sobrando" para que a gente solicite e possa pagar o preço normal de produção.
Então quer um consellho meu.....compra um CD ou DVD Player animal, com usb, sd, bluetooth e se livra desse radio original....vc vai ganhar muito mais que tentar ativar esses comandos do volante...

Ou se quiser muito mesmo esse volante, cola no nosso amigo Nial que pelo jeito ele sabe o que tá fazendo!
Eu mesmo que tenho os comandos do volante e o B&M, ja to quase fazendo isso...esse sistema de som original é muito ruim quando comparado aos players que existem hoje....é bonito, prático, passa aquela impressão de "carro inteligente"....mas na minha opiniao deixa muito a desejar...

XV,XR,XS
- Velha Guarda
depois nial vc fala qnto vai gasta com isso pra ve se vale a pena
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
- Piloto de Kart amador
Carica, vc esqueceu de falar tbm das interfaces "paralelas" que tem por ae, mas ninguém chegou a usar ainda... Aquelas da Faaf... Mas eu n sei qual é o esquema delas...
- Velha Guarda
AraujoJr escreveu:Nial escreveu:Tem como sim. Estou finalizando minha interface para fazer essa ligação.
O mais caro é comprar o volante. Na teoria, você vai precisar dos chicotes das versões do carro que tem o controle, o volante (duh...) e uma interface entre o som e o volante (vou pegar o código das peças essa semana), não achei nenhuma interface pronta que me atendesse, resolvi criar a minha, que terá slot para SD e porta USB.
Se não desse pra fazer, também não daria pra usar os comandos do volante com som não-original.
Funcionando, vou estudar a viabilidade de disponibilizar o circuito pro pessoal.
Essa resposta do amigo acima acho que resume tudo...e eu reforço, jeito tem!!
Ja trabalhei na Delphi, fabricante de chicotes elétricos pra Fiat e praticamente todas as outras montadoras do país...., e como disse, jeito tem sim, e são duas opções:
Ou vc entende de eletro/eletrônica como o Nial, que provavelmente é um profissional da área, e faz um sistema em paralelo (muito trampo e arriscado).
Ou vc paga esses absurdos 8.000 reais...que apesar de absurdos, é um custo real, porque os sinais dos comandos do volante qunado saem de fábrica, fazem parte do chicote chamado "Chicote do Painel", e nele além do volante, seguem todos os sinais dos comandos e interfaces do painel e portas....então pra ativar o seu volante a Fiat teria que encomendar um chicote especialmente pra vc que seria produzido fora do produção em série, e além disso teriam que reprogramar o seu sistema de gerenciamento desses sinais, além da interface do computador de bordo.....por isso o custo elevado.
Mas alguem pode perguntar: "pq este opcional custa menos de 1.000 reais?" ...pq quando vem de fábrica a produção do chicote já é prevista em todas as fases do processo (projeto,materiais, produção, qualidade, etc..), por isso o custo cai drásticamente, pois nao foi um produto feito exclusivamente pra vc!! A Delphi trabalha com sistema KMS de produção(Sistema Toyota), nao existe falta nem desperdício de produtos, a produção é exatamente igual a demanda, por isso nao existem chicotes "sobrando" para que a gente solicite e possa pagar o preço normal de produção.
Então quer um consellho meu.....compra um CD ou DVD Player animal, com usb, sd, bluetooth e se livra desse radio original....vc vai ganhar muito mais que tentar ativar esses comandos do volante...![]()
Ou se quiser muito mesmo esse volante, cola no nosso amigo Nial que pelo jeito ele sabe o que tá fazendo!
Eu mesmo que tenho os comandos do volante e o B&M, ja to quase fazendo isso...esse sistema de som original é muito ruim quando comparado aos players que existem hoje....é bonito, prático, passa aquela impressão de "carro inteligente"....mas na minha opiniao deixa muito a desejar...
Araujo, você ainda tem algum contato lá na Delphi? Tava precisando de umas informações/especificações de uns chicotes.
A minha intenção nesse projeto é realmente "brincar" e pesquisar um pouco, para quem visa apenas o básico o melhor mesmo é investir em sistema de som não-original, como disse o Araujo. Quero brincar nesse projeto para aproveitar o máximo o que o carro já possui e integrar com novas funcionalidades.
- Piloto de Atari