Troca de volante comum para volante com comandos

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Troca de volante comum para volante com comandos

por socket » Qui Jul 23, 2009 11:28 am

Inviável...

No Punto... tudo o que não vier de fábrica... se torna inviável!

Até um simples retrovisor elétrico custa uma fortuna quando instalado por fora...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Nial » Qui Jul 23, 2009 11:34 am

DanielSp escreveu:1132 é uma grana mesmo !!

Vou procurar em desmanches :)

Nial.. é muito complexo fazer esse lance? Sai caro a interface?

Concessionária é uma facada mesmo. Amigo meu comprou o volante por R$300,00 em um desmanche (por enquanto tá rodando sem usar os controles).

Depende Daniel, se você quiser algo simples, apenas para funcionar os controles para o som original, é até simples e não tão caro. Estimo por volta de no máximo uns R$50-100 para fazer.

Se quiser algo mais avançado, obviamente aumenta. O meu projeto/levantamento inicial é gastar R$ 500,00 nessa interface que me daria suporte à fase inicial e avançada abaixo:

Fase inicial:

1 - Controles no volante
2 - Portas USB
3 - Slot SD

Fase avançada:

4 - Bluetooth (conexão com celular, GPS, etc)
5 - Rede Wireless
6 - Reconhecimento de voz (similar ao B&M)

Fase "ultra-avançada":

7 - Módulo de tela de LCD
8 - Decodificação de vídeo/DVD

Estou terminando a parte de levantamento e esquematização da interface. Não estou com pressa, estou tentando fazer algo de qualidade mesmo. Quero algo que me permita flexibilidade, ou seja, troquei de carro, só alterar a programação que tá tudo funcionando novamente.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por DanielSp » Qui Jul 23, 2009 11:57 am

Minha idéia é, num primeiro momento fazer apenas a fase inicial mesmo... Nao tenho interesse em nenhum desses itens a partir da fase 4. Na verdade, podendo ligar meu hd ( externo de 500gb :D) + controle no volante já é mais que suficiente.

Essa interface eu devo fazer em casa mesmo ou existe algum lugar que vende?

Uma outrapergunta: por achar o carro no desmanche, será que nao rola rancar o volante já com a interface junto ??

Abraços.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Nial » Qui Jul 23, 2009 12:10 pm

DanielSp escreveu:Minha idéia é, num primeiro momento fazer apenas a fase inicial mesmo... Nao tenho interesse em nenhum desses itens a partir da fase 4. Na verdade, podendo ligar meu hd ( externo de 500gb :D) + controle no volante já é mais que suficiente.

Essa interface eu devo fazer em casa mesmo ou existe algum lugar que vende?

Uma outrapergunta: por achar o carro no desmanche, será que nao rola rancar o volante já com a interface junto ??

Abraços.

Daniel, se você encontrar no desmache, provavelmente rola sim, você apenas não teria a porta USB. Se quisesse USB, teria que usar uma interface que trabalha com USB na Auxiliar do seu som.

Sobre a interface que estou estou fazendo não existe pronto porque tem outras funções que as tradicionais. Se você quiser uma interface para ligar USB/SD, existe no Ebay por volta de 130 dólares.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por DanielSp » Qui Jul 23, 2009 2:05 pm

E apenas com os controles de som pelo volante(sem usb)? É mais sussa?

Abraço.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Nial » Qui Jul 23, 2009 2:30 pm

DanielSp escreveu:E apenas com os controles de som pelo volante(sem usb)? É mais sussa?

Abraço.

Sim, muito mais tranquilo. Vou postar em breve o esquema aqui pra quem quiser fazer ou mandar fazer.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AraujoJr » Qui Jul 23, 2009 2:38 pm

Nial escreveu:Tem como sim. Estou finalizando minha interface para fazer essa ligação.

O mais caro é comprar o volante. Na teoria, você vai precisar dos chicotes das versões do carro que tem o controle, o volante (duh...) e uma interface entre o som e o volante (vou pegar o código das peças essa semana), não achei nenhuma interface pronta que me atendesse, resolvi criar a minha, que terá slot para SD e porta USB.

Se não desse pra fazer, também não daria pra usar os comandos do volante com som não-original.

Funcionando, vou estudar a viabilidade de disponibilizar o circuito pro pessoal.

Essa resposta do amigo acima acho que resume tudo...e eu reforço, jeito tem!!
Ja trabalhei na Delphi, fabricante de chicotes elétricos pra Fiat e praticamente todas as outras montadoras do país...., e como disse, jeito tem sim, e são duas opções:

Ou vc entende de eletro/eletrônica como o Nial, que provavelmente é um profissional da área, e faz um sistema em paralelo (muito trampo e arriscado).

Ou vc paga esses absurdos 8.000 reais...que apesar de absurdos, é um custo real, porque os sinais dos comandos do volante qunado saem de fábrica, fazem parte do chicote chamado "Chicote do Painel", e nele além do volante, seguem todos os sinais dos comandos e interfaces do painel e portas....então pra ativar o seu volante a Fiat teria que encomendar um chicote especialmente pra vc que seria produzido fora do produção em série, e além disso teriam que reprogramar o seu sistema de gerenciamento desses sinais, além da interface do computador de bordo.....por isso o custo elevado.

Mas alguem pode perguntar: "pq este opcional custa menos de 1.000 reais?" ...pq quando vem de fábrica a produção do chicote já é prevista em todas as fases do processo (projeto,materiais, produção, qualidade, etc..), por isso o custo cai drásticamente, pois nao foi um produto feito exclusivamente pra vc!! A Delphi trabalha com sistema KMS de produção(Sistema Toyota), nao existe falta nem desperdício de produtos, a produção é exatamente igual a demanda, por isso nao existem chicotes "sobrando" para que a gente solicite e possa pagar o preço normal de produção.

Então quer um consellho meu.....compra um CD ou DVD Player animal, com usb, sd, bluetooth e se livra desse radio original....vc vai ganhar muito mais que tentar ativar esses comandos do volante... :wink:
Ou se quiser muito mesmo esse volante, cola no nosso amigo Nial que pelo jeito ele sabe o que tá fazendo!

Eu mesmo que tenho os comandos do volante e o B&M, ja to quase fazendo isso...esse sistema de som original é muito ruim quando comparado aos players que existem hoje....é bonito, prático, passa aquela impressão de "carro inteligente"....mas na minha opiniao deixa muito a desejar...
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por diogochina » Qui Jul 23, 2009 2:42 pm

depois nial vc fala qnto vai gasta com isso pra ve se vale a pena
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por jaydee_ro » Qui Jul 23, 2009 3:03 pm

Carica, vc esqueceu de falar tbm das interfaces "paralelas" que tem por ae, mas ninguém chegou a usar ainda... Aquelas da Faaf... Mas eu n sei qual é o esquema delas...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por Nial » Qui Jul 23, 2009 6:17 pm

AraujoJr escreveu:
Nial escreveu:Tem como sim. Estou finalizando minha interface para fazer essa ligação.

O mais caro é comprar o volante. Na teoria, você vai precisar dos chicotes das versões do carro que tem o controle, o volante (duh...) e uma interface entre o som e o volante (vou pegar o código das peças essa semana), não achei nenhuma interface pronta que me atendesse, resolvi criar a minha, que terá slot para SD e porta USB.

Se não desse pra fazer, também não daria pra usar os comandos do volante com som não-original.

Funcionando, vou estudar a viabilidade de disponibilizar o circuito pro pessoal.

Essa resposta do amigo acima acho que resume tudo...e eu reforço, jeito tem!!
Ja trabalhei na Delphi, fabricante de chicotes elétricos pra Fiat e praticamente todas as outras montadoras do país...., e como disse, jeito tem sim, e são duas opções:

Ou vc entende de eletro/eletrônica como o Nial, que provavelmente é um profissional da área, e faz um sistema em paralelo (muito trampo e arriscado).

Ou vc paga esses absurdos 8.000 reais...que apesar de absurdos, é um custo real, porque os sinais dos comandos do volante qunado saem de fábrica, fazem parte do chicote chamado "Chicote do Painel", e nele além do volante, seguem todos os sinais dos comandos e interfaces do painel e portas....então pra ativar o seu volante a Fiat teria que encomendar um chicote especialmente pra vc que seria produzido fora do produção em série, e além disso teriam que reprogramar o seu sistema de gerenciamento desses sinais, além da interface do computador de bordo.....por isso o custo elevado.

Mas alguem pode perguntar: "pq este opcional custa menos de 1.000 reais?" ...pq quando vem de fábrica a produção do chicote já é prevista em todas as fases do processo (projeto,materiais, produção, qualidade, etc..), por isso o custo cai drásticamente, pois nao foi um produto feito exclusivamente pra vc!! A Delphi trabalha com sistema KMS de produção(Sistema Toyota), nao existe falta nem desperdício de produtos, a produção é exatamente igual a demanda, por isso nao existem chicotes "sobrando" para que a gente solicite e possa pagar o preço normal de produção.

Então quer um consellho meu.....compra um CD ou DVD Player animal, com usb, sd, bluetooth e se livra desse radio original....vc vai ganhar muito mais que tentar ativar esses comandos do volante... :wink:
Ou se quiser muito mesmo esse volante, cola no nosso amigo Nial que pelo jeito ele sabe o que tá fazendo!

Eu mesmo que tenho os comandos do volante e o B&M, ja to quase fazendo isso...esse sistema de som original é muito ruim quando comparado aos players que existem hoje....é bonito, prático, passa aquela impressão de "carro inteligente"....mas na minha opiniao deixa muito a desejar...

Araujo, você ainda tem algum contato lá na Delphi? Tava precisando de umas informações/especificações de uns chicotes.

A minha intenção nesse projeto é realmente "brincar" e pesquisar um pouco, para quem visa apenas o básico o melhor mesmo é investir em sistema de som não-original, como disse o Araujo. Quero brincar nesse projeto para aproveitar o máximo o que o carro já possui e integrar com novas funcionalidades.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo