Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Qui Ago 14, 2014 2:50 pm

Eu tbm compraria outro carro com DuaLogic Plus.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por adeitos » Qui Ago 14, 2014 8:46 pm

Concordo com a colocação do Haroldo e, posso afirmar que não ter tranco sem tirar o pé do acelerador, é mérito das últimas versões de software do Dualogic.

Meu Linea estava com uma versão de 2010 quando comprei e, sem tirar o pé do acelerador, o tranco era certo. Isso ocorria porque o motor continuava em aceleração até o exato momento da troca de marcha, ai quando a embreagem era desaclopada, o motor tava em situação "ganhar força" e ai dava o tranco.

Após atualizar o software (06/06/2013), da pra manter o pé no acelarador que praticamente não há tranco algum. A diferença na aceleração é bem notória. Eu mantenho o pé no acelerador, ele sobe com força ate uns 2500RPM por exemplo e dos 2500 até o ps 3000 ele sobe com menos força. No momento de troca de marcha (3000RPM nessa situação), o motor praticamente não está fazendo força, ai a troca ocorre com total suavidade.

Não sei se fui claro no que quis dizer! :-)
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Qui Ago 14, 2014 8:58 pm

adeitos escreveu:Concordo com a colocação do Haroldo e, posso afirmar que não ter tranco sem tirar o pé do acelerador, é mérito das últimas versões de software do Dualogic.

Meu Linea estava com uma versão de 2010 quando comprei e, sem tirar o pé do acelerador, o tranco era certo. Isso ocorria porque o motor continuava em aceleração até o exato momento da troca de marcha, ai quando a embreagem era desaclopada, o motor tava em situação "ganhar força" e ai dava o tranco.

Após atualizar o software (06/06/2013), da pra manter o pé no acelarador que praticamente não há tranco algum. A diferença na aceleração é bem notória. Eu mantenho o pé no acelerador, ele sobe com força ate uns 2500RPM por exemplo e dos 2500 até o ps 3000 ele sobe com menos força. No momento de troca de marcha (3000RPM nessa situação), o motor praticamente não está fazendo força, ai a troca ocorre com total suavidade.

Não sei se fui claro no que quis dizer! :-)

Foi claro sim. O DuaLogic faz exatamente assim quando está em modo Normal. Mas em Sport essa desaceleração é muito pequena e rápida, por isso da trancos.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Sex Ago 15, 2014 8:52 am

quem não dá uns tranquinhos de vez enquanto até em cambio manual que atire a primeira pedra né? hehehehe
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por ErnestoRocha » Dom Set 07, 2014 8:13 am

Li as 8 páginas e descobri muita coisa legal, tenho um punto essence DL 12/13 e normalmente ando com o câmbio no modo manual,tenho a impressão que o carro fica sempre a mão e responde mais rápido que no automático, mas também gosto do modo auto e tô com uma dúvida: posso andar sempre no modo auto e quando for preciso mudar as marchas manualmente(sem tirar do modo auto)??? Eu sei que o câmbio atende ,só que tenho dúvida se há problema nisso a longo prazo pois não CSS me disseram que isso prejudica por que o CB com o tempo aprende errado e gera erro etc. Sinceramente acho que não, mas fico receoso.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcus Vilasboas » Dom Set 07, 2014 2:58 pm

Nossa! Quando a CSS fala uma coisa dessas, me parece desconhecimento do sistema. Não vejo problema algum em dar comandos pra trocar as marchas manualmente quando o cambio está em AUTO.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Dom Set 07, 2014 3:00 pm

Alguém aí sabe, ou já leu alguma coisa, sobre os parâmetros que o câmbio usa pra "aprender"?

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Seg Set 08, 2014 1:29 pm

Marcus Vilasboas escreveu:Nossa! Quando a CSS fala uma coisa dessas, me parece desconhecimento do sistema. Não vejo problema algum em dar comandos pra trocar as marchas manualmente quando o cambio está em AUTO.

Não há problema algum, efetuo comandos mesmo com o câmbio na posição AUTO sempre que tenho necessidade.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por levitatecladista » Ter Set 09, 2014 3:18 pm

Pessoal boa tarde.
Tenho um punto sporting 2011 16v dualogic com 65000.
Saio com o carro pela manhã para o trabalho e o cambio se comporta normalmente.
Na hora do almoço quando saiu e começo a rodar pela cidade, levar meu filho para o colegio acontece o seguinte:
A quinta marcha do dualogic para de entrar. Ele fica tentando engatar a marcha mas não consegue e volta pra quarta marcha.
E quando isso ocorre a marcha ré também para de entrar. Fico tentando mas ele joga no neutro.
Aí vou, estaciono o carro e quando saio com ele novamente as 18:00 pra casa, tudo voltou ao normal.
Voces saberiam me dizer se isso pode ser problema com software do cambio ou algum problema físico( embreagem, óleo, aquecimento etc...)?
Aguardo o retorno dos colegas.
Obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Set 10, 2014 10:30 am

levitatecladista escreveu:Pessoal boa tarde.
Tenho um punto sporting 2011 16v dualogic com 65000.
Saio com o carro pela manhã para o trabalho e o cambio se comporta normalmente.
Na hora do almoço quando saiu e começo a rodar pela cidade, levar meu filho para o colegio acontece o seguinte:
A quinta marcha do dualogic para de entrar. Ele fica tentando engatar a marcha mas não consegue e volta pra quarta marcha.
E quando isso ocorre a marcha ré também para de entrar. Fico tentando mas ele joga no neutro.
Aí vou, estaciono o carro e quando saio com ele novamente as 18:00 pra casa, tudo voltou ao normal.
Voces saberiam me dizer se isso pode ser problema com software do cambio ou algum problema físico( embreagem, óleo, aquecimento etc...)?
Aguardo o retorno dos colegas.
Obrigado.

Muito provavelmente o defeito é o fluído com nível insuficiente. Esse é o primeiro procedimento a ser tentado.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo