Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Qui Dez 11, 2014 7:23 am

Kapna escreveu:Bom dia Pessoal,

Sou novo no fórum, 4 dias de uso do carro...rs rs...aproveitamos e fomos viajar..

Bom, achei o carro sensacional, bonito, espaçoso. enfim.....

Estou com algumas dúvidas...

Vi por aqui quê em ladeiras ele segura muito para trocar de marcha....tem alguma forma de atenuar? Por exemplo se eu jogar para segunda consigo ir tranquilamente ou ele vai jogar novamente para primeira?

No caminho da casa da sogra, existe várias ladeiras, e todas com lombadas :( ....

Por exemplo, quando vou subindo beleza, ele já engata a segunda...mais ai paro para passar a lombada...que parece um muro....rs ele joga para primeira normal e manda o giro lá para cima..ontem por exemplo trocou em 4000rpm.... parece que está esfolando o carro...rs rs...

Vi aqui que é normal isso em ladeiras, mas dá para atenuar???

E outra coisa, quando estou em ruas muito desniveladas...parece um barulho q pensei que era o protetor de cárter...mais ai verifiquei e o protetor de cárter está bem preso.....alguma sugestão??Não sei se é algo referente ao câmbio...fora isso tranquilo...

Valeu..Obrigado!!

Cara, 1° marcha a 4000 RPM significa 30-35 km/h. Como vc disse que as lombadas são "muros", eu recomendaria que vc as atravessassem mais devagar, em 1° marcha mesmo, pra preservar a suspensão.
Em relação ao cambio, vc pode passar ele pro manual pra evitar essa redução de marcha, lembrando que se vc chegar na lombada muito rápido e frear forte e muito em cima da lombada, ele vai reduzir mesmo assim, e se vc deixar a rotação cair a menos de 1000 RPM ele vai reduzir tbm. Pra prolongar a vida útil da embreagem, esse câmbio não tem o recurso de "patinar" a embreagem, que é possível fazer quando se tem uma embreagem convencional de pedal, por isso não é possível usar a 2° marcha com uma velocidade inferior a mínima dela.

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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Kapna » Seg Dez 15, 2014 10:57 am

Marcus Vilasboas escreveu:
Kapna escreveu:Bom dia Pessoal,

Sou novo no fórum, 4 dias de uso do carro...rs rs...aproveitamos e fomos viajar..

Bom, achei o carro sensacional, bonito, espaçoso. enfim.....

Estou com algumas dúvidas...

Vi por aqui quê em ladeiras ele segura muito para trocar de marcha....tem alguma forma de atenuar? Por exemplo se eu jogar para segunda consigo ir tranquilamente ou ele vai jogar novamente para primeira?

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Por exemplo, quando vou subindo beleza, ele já engata a segunda...mais ai paro para passar a lombada...que parece um muro....rs ele joga para primeira normal e manda o giro lá para cima..ontem por exemplo trocou em 4000rpm.... parece que está esfolando o carro...rs rs...

Vi aqui que é normal isso em ladeiras, mas dá para atenuar???

E outra coisa, quando estou em ruas muito desniveladas...parece um barulho q pensei que era o protetor de cárter...mais ai verifiquei e o protetor de cárter está bem preso.....alguma sugestão??Não sei se é algo referente ao câmbio...fora isso tranquilo...

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Cara, 1° marcha a 4000 RPM significa 30-35 km/h. Como vc disse que as lombadas são "muros", eu recomendaria que vc as atravessassem mais devagar, em 1° marcha mesmo, pra preservar a suspensão.
Em relação ao cambio, vc pode passar ele pro manual pra evitar essa redução de marcha, lembrando que se vc chegar na lombada muito rápido e frear forte e muito em cima da lombada, ele vai reduzir mesmo assim, e se vc deixar a rotação cair a menos de 1000 RPM ele vai reduzir tbm. Pra prolongar a vida útil da embreagem, esse câmbio não tem o recurso de "patinar" a embreagem, que é possível fazer quando se tem uma embreagem convencional de pedal, por isso não é possível usar a 2° marcha com uma velocidade inferior a mínima dela.

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Obrigado Marcus, realmente essa questão da redução consegui contornar, na ladeira chego em segunda ele reduz, passo, mais logo depois ganho um pouco de força e já passo para segunda manualmente ai é tranquilo, mas por incrível que pareça, minha noiva subiu a mesma ladeira de segunda de boa....acho que o problema é o motorista..rs..o que está incomodando agora é um ruído na parte debaixo do carro, as vezes parece q é o cárter, as vezes o painel, marquei para próxima quarta feira para concessionária dar uma olhada, acontece mais em subidas e ruas mais esburacadas....espero que seja o cárter folgado...bati na parte debaixo e parecia estar bem preso...mas de repente pode haver alguma folga...
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Seg Dez 15, 2014 1:01 pm

Kapna escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:
Kapna escreveu:Bom dia Pessoal,

Sou novo no fórum, 4 dias de uso do carro...rs rs...aproveitamos e fomos viajar..

Bom, achei o carro sensacional, bonito, espaçoso. enfim.....

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Vi aqui que é normal isso em ladeiras, mas dá para atenuar???

E outra coisa, quando estou em ruas muito desniveladas...parece um barulho q pensei que era o protetor de cárter...mais ai verifiquei e o protetor de cárter está bem preso.....alguma sugestão??Não sei se é algo referente ao câmbio...fora isso tranquilo...

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Obrigado Marcus, realmente essa questão da redução consegui contornar, na ladeira chego em segunda ele reduz, passo, mais logo depois ganho um pouco de força e já passo para segunda manualmente ai é tranquilo, mas por incrível que pareça, minha noiva subiu a mesma ladeira de segunda de boa....acho que o problema é o motorista..rs..o que está incomodando agora é um ruído na parte debaixo do carro, as vezes parece q é o cárter, as vezes o painel, marquei para próxima quarta feira para concessionária dar uma olhada, acontece mais em subidas e ruas mais esburacadas....espero que seja o cárter folgado...bati na parte debaixo e parecia estar bem preso...mas de repente pode haver alguma folga...

Em relação ao barulho, é difícil opinar, pois ele pode ter tantas origens... Se vc tiver alguma posição da CC, poste aqui.

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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por jpromero » Ter Dez 16, 2014 12:34 pm

Kapna, observe se o referido barulho acontece somente com o ar condicionado ligado. Se for, seu problema é o isolamento da tubulação do ar condicionado que entra do motor para o habitáculo. Tem um outro tópico falando sobre isso.
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por BillieBorba » Ter Dez 16, 2014 11:29 pm

jpromero escreveu:Kapna, observe se o referido barulho acontece somente com o ar condicionado ligado. Se for, seu problema é o isolamento da tubulação do ar condicionado que entra do motor para o habitáculo. Tem um outro tópico falando sobre isso.


Por favor, o que fazer para resolver isso?
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por jpromero » Qua Dez 17, 2014 7:40 am

BillieBorba, dê uma lida aqui viewtopic.php?f=2&t=20133

E aqui viewtopic.php?f=22&t=14930&hilit=barulho+ar+condicionado

Neste último ví que tem uma postagem sua, pelo jeito não é o mesmo problema, talvez o primeiro tópico te ajude mais.
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Kapna » Qua Dez 17, 2014 5:13 pm

Marcus Vilasboas escreveu:
Kapna escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:
Kapna escreveu:Bom dia Pessoal,

Sou novo no fórum, 4 dias de uso do carro...rs rs...aproveitamos e fomos viajar..

Bom, achei o carro sensacional, bonito, espaçoso. enfim.....

Estou com algumas dúvidas...

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Por exemplo, quando vou subindo beleza, ele já engata a segunda...mais ai paro para passar a lombada...que parece um muro....rs ele joga para primeira normal e manda o giro lá para cima..ontem por exemplo trocou em 4000rpm.... parece que está esfolando o carro...rs rs...

Vi aqui que é normal isso em ladeiras, mas dá para atenuar???

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Boa tarde,

Referente ao barulho imaginei que era do cárter, hoje fui na concessionária, muito bem atendido por sinal, falei com o pessoal da oficina, descartaram o cárter pois estava bem firme.

O barulho era embaixo daquela capa do motor, mais precisamente embaixo do filtro, ali passam alguns conectores, um deles estava fora da "presilha", eles falaram que na hora da montagem pode ter passado despercebido.

Realmente, na hora que abriu aquela parte fez o barulho parecido, após colocar ele na "presilha" o barulho cessou.

Ao sair da concessionária, estava com ar-ligado e com som desligado, não percebi o barulho, ressalto que esse barulho aparecia de vez em quando, porém fiz teste em subidas também já com ar desligado e não apresentou o ruído.

Agora vou acompanhar para verificar se cessou mesmo, a principio sim.

Outra coisa que notei são os puxadores da frente, parece que faltou tinta no vão..rs.. mas verificando os outros puntos que tinham na concessionária, todos eram assim, não sei se alguém percebeu....eu notei quando o sol estava forte refletindo...rs rs... nos puntos brancos não se percebe muito...é como tivesse cortado um pedaço do acabamento.

De resto tudo ok! O carro está excelente, só bebendo muito álcool..rs..rs...mas aqui em São Paulo com o Solzão não rola andar sem ar-condicionado.

Não tenho o que reclamar do câmbio, pesquisei muito, e comprei meio no "escuro", pois não fizemos test drive, mas estou gostando bastante, preciso aprender a não dar tranco de primeira para segunda...rs, mais isso com o tempo será ok!

Abraços!
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Kapna » Qua Dez 17, 2014 5:21 pm

jpromero escreveu:Kapna, observe se o referido barulho acontece somente com o ar condicionado ligado. Se for, seu problema é o isolamento da tubulação do ar condicionado que entra do motor para o habitáculo. Tem um outro tópico falando sobre isso.


Olá jpromero, com o ar condicionado ainda não apareceu nenhum ruído ainda :lol:

O problema desse ruído era outro, agora vou acompanhar para ver se resolveu mesmo.

Obrigado!
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por BillieBorba » Qui Dez 18, 2014 11:49 am

Kapna escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:
Kapna escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:
Kapna escreveu:Bom dia Pessoal,

Sou novo no fórum, 4 dias de uso do carro...rs rs...aproveitamos e fomos viajar..

Bom, achei o carro sensacional, bonito, espaçoso. enfim.....

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Por exemplo, quando vou subindo beleza, ele já engata a segunda...mais ai paro para passar a lombada...que parece um muro....rs ele joga para primeira normal e manda o giro lá para cima..ontem por exemplo trocou em 4000rpm.... parece que está esfolando o carro...rs rs...

Vi aqui que é normal isso em ladeiras, mas dá para atenuar???

E outra coisa, quando estou em ruas muito desniveladas...parece um barulho q pensei que era o protetor de cárter...mais ai verifiquei e o protetor de cárter está bem preso.....alguma sugestão??Não sei se é algo referente ao câmbio...fora isso tranquilo...

Valeu..Obrigado!!

Cara, 1° marcha a 4000 RPM significa 30-35 km/h. Como vc disse que as lombadas são "muros", eu recomendaria que vc as atravessassem mais devagar, em 1° marcha mesmo, pra preservar a suspensão.
Em relação ao cambio, vc pode passar ele pro manual pra evitar essa redução de marcha, lembrando que se vc chegar na lombada muito rápido e frear forte e muito em cima da lombada, ele vai reduzir mesmo assim, e se vc deixar a rotação cair a menos de 1000 RPM ele vai reduzir tbm. Pra prolongar a vida útil da embreagem, esse câmbio não tem o recurso de "patinar" a embreagem, que é possível fazer quando se tem uma embreagem convencional de pedal, por isso não é possível usar a 2° marcha com uma velocidade inferior a mínima dela.

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Obrigado Marcus, realmente essa questão da redução consegui contornar, na ladeira chego em segunda ele reduz, passo, mais logo depois ganho um pouco de força e já passo para segunda manualmente ai é tranquilo, mas por incrível que pareça, minha noiva subiu a mesma ladeira de segunda de boa....acho que o problema é o motorista..rs..o que está incomodando agora é um ruído na parte debaixo do carro, as vezes parece q é o cárter, as vezes o painel, marquei para próxima quarta feira para concessionária dar uma olhada, acontece mais em subidas e ruas mais esburacadas....espero que seja o cárter folgado...bati na parte debaixo e parecia estar bem preso...mas de repente pode haver alguma folga...

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Referente ao barulho imaginei que era do cárter, hoje fui na concessionária, muito bem atendido por sinal, falei com o pessoal da oficina, descartaram o cárter pois estava bem firme.

O barulho era embaixo daquela capa do motor, mais precisamente embaixo do filtro, ali passam alguns conectores, um deles estava fora da "presilha", eles falaram que na hora da montagem pode ter passado despercebido.

Realmente, na hora que abriu aquela parte fez o barulho parecido, após colocar ele na "presilha" o barulho cessou.

Ao sair da concessionária, estava com ar-ligado e com som desligado, não percebi o barulho, ressalto que esse barulho aparecia de vez em quando, porém fiz teste em subidas também já com ar desligado e não apresentou o ruído.

Agora vou acompanhar para verificar se cessou mesmo, a principio sim.

Outra coisa que notei são os puxadores da frente, parece que faltou tinta no vão..rs.. mas verificando os outros puntos que tinham na concessionária, todos eram assim, não sei se alguém percebeu....eu notei quando o sol estava forte refletindo...rs rs... nos puntos brancos não se percebe muito...é como tivesse cortado um pedaço do acabamento.

De resto tudo ok! O carro está excelente, só bebendo muito álcool..rs..rs...mas aqui em São Paulo com o Solzão não rola andar sem ar-condicionado.

Não tenho o que reclamar do câmbio, pesquisei muito, e comprei meio no "escuro", pois não fizemos test drive, mas estou gostando bastante, preciso aprender a não dar tranco de primeira para segunda...rs, mais isso com o tempo será ok!

Abraços!



Amigo, depois de testar bem, pode nos informar se o barulho parou? Poderia ser um pouco mais específico sobre o que estava solto?
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Kapna » Qui Dez 18, 2014 3:06 pm

BillieBorba escreveu:
Kapna escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:
Kapna escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:Cara, 1° marcha a 4000 RPM significa 30-35 km/h. Como vc disse que as lombadas são "muros", eu recomendaria que vc as atravessassem mais devagar, em 1° marcha mesmo, pra preservar a suspensão.
Em relação ao cambio, vc pode passar ele pro manual pra evitar essa redução de marcha, lembrando que se vc chegar na lombada muito rápido e frear forte e muito em cima da lombada, ele vai reduzir mesmo assim, e se vc deixar a rotação cair a menos de 1000 RPM ele vai reduzir tbm. Pra prolongar a vida útil da embreagem, esse câmbio não tem o recurso de "patinar" a embreagem, que é possível fazer quando se tem uma embreagem convencional de pedal, por isso não é possível usar a 2° marcha com uma velocidade inferior a mínima dela.

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Em relação ao barulho, é difícil opinar, pois ele pode ter tantas origens... Se vc tiver alguma posição da CC, poste aqui.

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O barulho era embaixo daquela capa do motor, mais precisamente embaixo do filtro, ali passam alguns conectores, um deles estava fora da "presilha", eles falaram que na hora da montagem pode ter passado despercebido.

Realmente, na hora que abriu aquela parte fez o barulho parecido, após colocar ele na "presilha" o barulho cessou.

Ao sair da concessionária, estava com ar-ligado e com som desligado, não percebi o barulho, ressalto que esse barulho aparecia de vez em quando, porém fiz teste em subidas também já com ar desligado e não apresentou o ruído.

Agora vou acompanhar para verificar se cessou mesmo, a principio sim.

Outra coisa que notei são os puxadores da frente, parece que faltou tinta no vão..rs.. mas verificando os outros puntos que tinham na concessionária, todos eram assim, não sei se alguém percebeu....eu notei quando o sol estava forte refletindo...rs rs... nos puntos brancos não se percebe muito...é como tivesse cortado um pedaço do acabamento.

De resto tudo ok! O carro está excelente, só bebendo muito álcool..rs..rs...mas aqui em São Paulo com o Solzão não rola andar sem ar-condicionado.

Não tenho o que reclamar do câmbio, pesquisei muito, e comprei meio no "escuro", pois não fizemos test drive, mas estou gostando bastante, preciso aprender a não dar tranco de primeira para segunda...rs, mais isso com o tempo será ok!

Abraços!



Amigo, depois de testar bem, pode nos informar se o barulho parou? Poderia ser um pouco mais específico sobre o que estava solto?


Olá, informo sim, pelo menos de ontem para hoje rodamos bastante e não apareceu, agora o barulho do ar-condicionado apareceu ontem!!! Li aquele tópico inteiro falando sobre aquilo, é um "grilo" que canta na hora que liga o ar, mas depois de uns 5 minutos para, vou acompanhar e na troca de 5000 falar com eles.

Notei também quando o carro passa por valetas, às vezes dá um estalo na traseira, vou dar uma verificada se não tem nada solto na parte traseira, macaco, estepe, etc....

Mas o barulho sumiu...na próxima semana eu coloco se realmente solucionou...

Para ter acesso esse lugar que falei dos conectores, você tem que tirar aquela capa preta do motor, tirar o filtro e puxar com força para ela destravar, ela tem no meio algo parecido com uma ventosa que quando puxa ela sai.

Depois que você tirar ela, você vai ver os conectores e as mangueiras que ficam presas nele, ai você dá uma olhada se não tem nenhum fora do conector.

Um teste que dá para você fazer antes de desmontar tudo é puxar essa capa mesmo montada p cima e baixo, se ficar crec crec crec...pronto ali tem algo solto......

Ai depois você faz esse procedimento de tirar tudo.

Quanto esse barulho ao passar por valetas, você já passou por isso??

Abraços!
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