Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por CAPRA » Sáb Mai 31, 2008 9:04 pm

socket escreveu:Esta discussão ainda vai longe... mas tá ficando chata e repetitiva!

O Punto precisa de uma melhorada nos motores. Pronto, isso é fato!
Mas ficar toda hora buzinando não adianta!

Só sei que criticar é muito fácil!

Concordo :wink: ...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por leotornesi » Dom Jun 01, 2008 2:45 pm

Frmg escreveu:
leotornesi escreveu:O 1.9 16v e o 1.4 turbo boto maior fé q virá em breve no Punto.....

Ja esse 1.4 16v aspirado não acredito...essa modificação implicará num aumento do custo final do carro relativamente alto, saindo totalmente dos padrões de mercado para um 1.4...com o preço de um suposto 1.4 16v de 105cv vc poderá comprar carros superiores com bem mais potência...é o q eu acho...

Mudar para o motor 1.4 16V aumenta POUCO o custo de produção do veículo. Esse custo seria totalmente despresível com a vantagem tecnica que o veículo apresentaria em relação a concorrência. Questão de matemática pura :wink:

Se a Fiat for inteligente e souber aproveitar a oportunidade vai conseguir enorme vantagem comercial em relação a concorrência aumentando seus lucros mesmo que o motor custe um pouco mais caro para fabricação :wink:

Imagine o sucesso que não seria vender um carro mais potente, mais econômico pelo mesmo preço ??? Em poucos meses as vendas serão tão grandes que o lucro dispararia diluindo o custo um pouco maior.

É preciso esclarecer de uma vez por todas que o padrão de mercado do Punto não é ser um carro popular. Mesmo as versões mais simples dele são versões diferenciadas com muitas vantagens tecnologicas e consequentemente custo maior perto dos chamados carros populares como Palio, Gol, Celta, Fiesta, etc ...
Quem compra um Punto quer fugir do básico, quer acabamento melhor, quer motor melhor, quer mais tecnologia. Não compramos o Punto apenas pelo seu design.

O objetivo do Punto com o Motor 1.4 Fire 86cv era exclusivamente proporcionar uma alternativa em econômia de combustível, pois tecnicamente falando toda a engenharia da Fiat sabia antecipadamente que esse motor 1.4 seria insuficiente em termos de performance para o peso do veículo. Ninguém lá é insâno suficiente para ter ignorado isso. O problema é que o motor não resultou na econômia esperada por todos e se transformou em um motor fraco de alto consumo que não serve para o Punto.

Fiz uma breve consulta estimando um aumento absurdo de R$1500 no motor do Punto 1.4 8V para o 1.4 16V com maior compressão e não consegui encontrar nenhum carro superior com bem mais potência que ficasse na faixa de preço do Punto ELX mesmo com esse aumento.

Se não me engano o sepacheco já havia postado uma mensagem aqui esclarecendo que a diferença de custo de produção de um motor 16v para um motor 8v chega a ser no máximo 20% maior, sendo que o custo total do motor não passa de 20% do valor total do veículo.

Os consumidores estão pedindo ...
O carro de fato precisa ...
E a Fiat tem obrigação de disponibilizar uma alternativa de motor mais potente e econômica no lugar do 1.4 Fire 86cv !!!

Pode até ser...se for realmente apenas 20% de reajuste do preço do motor realmente vale a pena, mas sinceramente, eu não acredito q a fiat vai colocar um motor novo no Punto com 19cv a mais e irá reajustar apenas 1500 reais do valor final do carro...isso é o q pagamos num kit de restrovisores elétricos e sensor de estacionameto...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por GustavoBH » Dom Jun 01, 2008 5:34 pm

Depende o propósito que vc quer o carro...

Pro dia a dia da cidade, ir e voltar do trabalho, pegar transito pesado, visando um consumo maior, nao vejo problema nenhum no motor 1.4.
Agora , se é um carro que vc precisará de pegar estrada de vez em quando, sempre terá gente com vc dentro do carro, e gosta de dar uma pisada, o 1.8 atende esse propósito...

Por exemplo... o Volvo C30 e o novo Accord V6 ... o C30 mais top de todos chega lá na casa dos 145k ... o Accord 150k ... Mas sao carros de propósitos totalmente diferentes...

Eu optei pelo Sporting justamente pq o 1.4 nao atenderia MINHAS expectativas, mas atederá as de alguem!
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Thales » Dom Jun 01, 2008 5:52 pm

Atendeu as minhas $$$$$$ direitinho. pq se tivesse mais grana, eu tinha pegado um hlx.
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por Danilo » Dom Jun 01, 2008 9:19 pm

Primeiramente queria manifestar o meu apoio da democracia. Acredito que todos tem o direito de apontar e defender suas opiniões. Mesmo não tendo o carro, creio que o nosso companheiro Frmg tem o direito de dizer o que pensa sobre o motor 1.4 da Fiat, mesmo que isso seja feito aqui, em um fórum de felizes proprietários de Punto's!! Não é isso que vai queimar o filme do carro. Sendo assim, vamos debater de forma tranquila!

Na minha opinião.... não sei o que dizer! Não conheço o motor 1.4 Fire, portanto me abstenho de comentar! hUAHuHAUhuhua!

Queria mesmo era fazer uma pergunta! Se esse motor 1.4 bebe um pouquinho além da conta, o que podemos esperar do Punto 1.4 Turbo que pode chegar até o final do ano??? O motor é totalmente diferente ou ele vai fazer 4.0 km/l?!?! Estou curioso em saber!

Sobre os motores 1.9 e o 1.4 16v, acredito que a Fiat não teria necessidade de já mudar o motor do carro. O carro não tem nem 2 anos de mercado... seria uma palhaçada com os já proprietários que teriam os seus carros desvalorizados!

Abraço a todos!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por pedrosouza » Dom Jun 01, 2008 9:43 pm

Danilo escreveu:Primeiramente queria manifestar o meu apoio da democracia. Acredito que todos tem o direito de apontar e defender suas opiniões. Mesmo não tendo o carro, creio que o nosso companheiro Frmg tem o direito de dizer o que pensa sobre o motor 1.4 da Fiat, mesmo que isso seja feito aqui, em um fórum de felizes proprietários de Punto's!! Não é isso que vai queimar o filme do carro. Sendo assim, vamos debater de forma tranquila!

Na minha opinião.... não sei o que dizer! Não conheço o motor 1.4 Fire, portanto me abstenho de comentar! hUAHuHAUhuhua!

Queria mesmo era fazer uma pergunta! Se esse motor 1.4 bebe um pouquinho além da conta, o que podemos esperar do Punto 1.4 Turbo que pode chegar até o final do ano??? O motor é totalmente diferente ou ele vai fazer 4.0 km/l?!?! Estou curioso em saber!

Sobre os motores 1.9 e o 1.4 16v, acredito que a Fiat não teria necessidade de já mudar o motor do carro. O carro não tem nem 2 anos de mercado... seria uma palhaçada com os já proprietários que teriam os seus carros desvalorizados!

Abraço a todos!

Mas se não me engano a FIAT já fez isso antes !
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda

por liborio.liborio » Seg Jun 02, 2008 9:29 am

socket escreveu:Não adianta ficarmos aqui discutindo!
Pra muita gente o 1.4 é ruim... e pra uma grande maioria é bom!
Então vai da opinião de cada um!
Que ao meu ver é pessoal e subjetiva!

Uns vão queimar o carro até pelo pneu! (como já vi fazerem)!
Outros vão elogiar até o parafuso enferrujado que a Fiat usou!

Fazer oq?
Não gosta, não compra!

falou e disse tudo!!!!

liborio.
ANTES Punto ELX 1.4
ATUAL GM CRUZE LT com tudo que tenho direito e mais 144 pocotós hehehehe!!!
ATUAL: GM Onix LTZ 1.4 A despesa é minha, mas é a patroa que usa...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por liborio.liborio » Seg Jun 02, 2008 9:41 am

GustavoBH escreveu:Depende o propósito que vc quer o carro...

Pro dia a dia da cidade, ir e voltar do trabalho, pegar transito pesado, visando um consumo maior, nao vejo problema nenhum no motor 1.4.
Agora , se é um carro que vc precisará de pegar estrada de vez em quando, sempre terá gente com vc dentro do carro, e gosta de dar uma pisada, o 1.8 atende esse propósito...

Por exemplo... o Volvo C30 e o novo Accord V6 ... o C30 mais top de todos chega lá na casa dos 145k ... o Accord 150k ... Mas sao carros de propósitos totalmente diferentes...

Eu optei pelo Sporting justamente pq o 1.4 nao atenderia MINHAS expectativas, mas atederá as de alguem!

Concordo. optei pelo 1.4 não pelo preço porque o que paguei (com os opcionais) poderia ter pego um HLX, mas porque é a minha necessidade.

Por experiências passadas, não adiantaria ter um carro mais possante.
MINHA necessidade é um carro de uso diário, 90% sozinho e somente urbano.

liborio.
ANTES Punto ELX 1.4
ATUAL GM CRUZE LT com tudo que tenho direito e mais 144 pocotós hehehehe!!!
ATUAL: GM Onix LTZ 1.4 A despesa é minha, mas é a patroa que usa...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por carlansil » Seg Jun 02, 2008 10:45 am

O meu é 1.8 e também é uma m.... para andar talvez seja que ainda está preso(2500 km)o consumo também é alto.No palio hlx de minha esposa o consumo é parecido,porém anda muito,muito mais.Além disto o cambio também é bem melhor(palio 2004 hlx com 25 mil km).
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sepacheco » Seg Jun 02, 2008 10:50 am

Se pegarmaos o Sandero e Logan, 80% das vendas são no modelo 1.6 8V... a diferença pro 16V é pequena (2000 reais, mas vem + rodas de liga, espelhos eletricos e mais umas traquitanas) mas motor pequeno 16 V é meio "SATANIZADO" por proprietários de modelos mais simples (que não entende do funcionamento do carro) por culpa dos mexanicos marba (marbaratos) que esse pessoal leva o carro..
Infelizmente.. acho que não vem... lembre-se que o que vende é a quantidade de CV no papel... não a curva de potencia e torque que na verdade é o que você usa...

Realmente a diferença de preço entre um ELX e um HLX é ridicula... se colocar os mesmos equipamentos num ELX para ele se equiparar á um HLX basico (Chave canivete, retrovisor, preparação de som, vidro laminado), a diferença é de 600 e poucos reais... ou seja nada...
HOJE é muito mais negócio comprar um HLX mesmo com essa M.. de Motor... mas pelo menos anda um pouco mais e gasta pouca coisa á mais.
Entretanto repare que 80% das vendas de punto são... ELX !

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

AnteriorPróximo