Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Fala ai pessoal...blz ?
Concordo com vcs na questao o que mostra o CB no consumo medio...fiz alguns testes e percebi o seguinte:
No cosumo medio qto mais fundo vc pisa...menor sera a media, tanto faz em marcha leve como pesada. Agora em relacao Autonomia qto mais pesada a marcha melhor a calculo da autonomia, ou seja, andando a 60km/h na 5 marcha numa subida pisando fundo o consumo medio ira baixar a media, mas a autonomia vai subir.
Como ando mto em rodovia, as duas medicoes sao importantes para mim...mas me confundem um pouco.
Abs,,,,
Concordo com vcs na questao o que mostra o CB no consumo medio...fiz alguns testes e percebi o seguinte:
No cosumo medio qto mais fundo vc pisa...menor sera a media, tanto faz em marcha leve como pesada. Agora em relacao Autonomia qto mais pesada a marcha melhor a calculo da autonomia, ou seja, andando a 60km/h na 5 marcha numa subida pisando fundo o consumo medio ira baixar a media, mas a autonomia vai subir.
Como ando mto em rodovia, as duas medicoes sao importantes para mim...mas me confundem um pouco.
Abs,,,,
William Grana


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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Amigos tenho xenon no milha e quero colocar no farol qual o melhor e qual voces me aconselham
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
gdettogni escreveu:Amigos tenho xenon no milha e quero colocar no farol qual o melhor e qual voces me aconselham
amigo,
1- use a busca, tem inumeros topicos sobre o assunto.
2- procure solucionar as suas duvidas em topicos pertinentes, este aqui, por exemplo, não tem absolutamente nada haver com sua pergunta.
3- leia as regras do forum
4- seja bem vindo
abraço
Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X
Take a look at it: viewtopic.php?f=23&t=8643

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Interessante essa história do cutoff. Nunca tinha ouvido falar, mas vou prestar atenção e tentar descobrir no meu Punto em que momento ele passa a funcionar.
Valeu pelas dicas!!
Já acho que valeu à pena ter me registrado no clube.
Abraço a todos!!
Valeu pelas dicas!!
Já acho que valeu à pena ter me registrado no clube.
Abraço a todos!!
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
William Grana escreveu:Fala ai pessoal...blz ?
...ou seja, andando a 60km/h na 5 marcha numa subida pisando fundo o consumo medio ira baixar a media, mas a autonomia vai subir.
Como ando mto em rodovia, as duas medicoes sao importantes para mim...mas me confundem um pouco.
Abs,,,,
Opa, olá, não entendo muito, mas será que você não se enganou? Se o consumo aumentar por km rodado, isto é, se o CB baixar, como que o autonomia do carro vai aumentar? Se o carro consome mais (CB menor), a autonomia diminui; se o carro consome menos (CB maior), a autonomia aumenta. Não me queira mal, só não entendi o que você escreveu. Abraços!
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
ferreirafp escreveu:William Grana escreveu:Fala ai pessoal...blz ?
...ou seja, andando a 60km/h na 5 marcha numa subida pisando fundo o consumo medio ira baixar a media, mas a autonomia vai subir.
Como ando mto em rodovia, as duas medicoes sao importantes para mim...mas me confundem um pouco.
Abs,,,,
Opa, olá, não entendo muito, mas será que você não se enganou? Se o consumo aumentar por km rodado, isto é, se o CB baixar, como que o autonomia do carro vai aumentar? Se o carro consome mais (CB menor), a autonomia diminui; se o carro consome menos (CB maior), a autonomia aumenta. Não me queira mal, só não entendi o que você escreveu. Abraços!
Pelo que entendi desse texto dele ele quis dizer que a autonomia na bomba aumenta e não a registrada pelo CB, se tiver me enganado me corrija William.
Ex Fiat Punto HLX 1.8 Prata Bari < Link do Tópico
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Fala rapaziada..blz !
O que eu quis dizer é que se eu estou em 4º marcha por exemplo, e estiver a 2000rpms, estarei pisando fundo, forcando o cambio, o CB como Consumo Medio vai baixar, mas o CB em Autonomia aumentara os km em qto posso rodar com o tanque ainda.
abs
O que eu quis dizer é que se eu estou em 4º marcha por exemplo, e estiver a 2000rpms, estarei pisando fundo, forcando o cambio, o CB como Consumo Medio vai baixar, mas o CB em Autonomia aumentara os km em qto posso rodar com o tanque ainda.
abs
William Grana


- Barbeiro de Auto Escola

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Primeira gostaria de dizer que foi as 11 paginas deu trabalho rsrs,digo tambem que sou novo PuntoClube , onde espero com troca de opnioes e informacoes ganhar conhecimento e se possivel passar alguma coisa tbm,admiro o carro e pretendo adquirir um em breve..um abraco a todos usuarios.
Até onde sei a maioria dos motores só entra em cut off quando engatado acima ou pouco abaixo de 2000rpm para nao correr risco de apagar o motor,cut off em rotacoes muito baixas nao consegue segurar o motor ligado ao desengatar marcha e a rotacao cai rapidamente,principalmente quando ar condicionado esta ligado(o que gera mais peso no motor).
O recurso cut off nao é apenas para economia de combustivel,mas tambem para manter a camara de combustao sempre limpa e pronta para um para explodir uma mistura ideal gerando uma resposta mais rapida na aceleracao.
Em teoria é facil falar que ele economiza combustivel,cortando totalmente os pulsos nos bicos injetores resulta em consumo zero,porem na pratica é bem diferente.Para exemplificar mostro um situacao onde o condutor dirige seu carro pela rodovia a 100km/h,ao chegar no inicio de uma descida ele em 5marcha tira o pé do acelerador a 100km/h,motor entra em cut off e nao consome combustivel,supondo que seja uma media inclinacao de 400metros ao chegar ao final da descida como o motor desceu engatado ele nao ganha velocidade ,em algumas situacoes de inclinacao ate perde velocidade ,precisando ao inicio da subia acelerar novamente para manter a velocidade,supondo que seja uma subia de 400 metros o motorista anda 400 metros acelerando e mantendo a velocidade.Numa segunda situacao,o motorista chega ao inicio da mesma descida nos mesmos 100km/h e desengata o motor,geralmente o carro vai ganhar velocidade ,claro que depende de varios fatores como inclinacao,aerodinamica(CX aerodinamico do carro),pneus e etc,podendo chegar ao final da descida a 120km/h iniciando a subida desengatado e podendo andar os primeiros 100metros da subida perdendo velocidade ate chegar a 100km/h onde o motorista engata a marcha e tem apenas mais 300 metros para manter a velocidade no carro,essa é uma situacao onde o motorista deixa de acelerar o carro por 100 metros da subida..
Digo isso em experiencia que tive com um Vectra gsi 16v que tive por 7 anos e mais de 100000km ,onde usei muito o CB que era muito preciso em media de consumo,fazia médias na estrada de 15,5km/l com gasolina num motor 2.0 de 150cv.
Uma situacao onde o cut off se apilca muito bem em economia de combustivel é quando se deseja a reducao de velocidade(geralmente na cidade).
=Consumo em marcha lenta medio de um carro 2.0(gasolina) = 1,2litros por hora
*Na minha opniao cut off nao ajuda muito em economia de combustivel,mas depende muito da situacao aplicada.
Abraços.
Até onde sei a maioria dos motores só entra em cut off quando engatado acima ou pouco abaixo de 2000rpm para nao correr risco de apagar o motor,cut off em rotacoes muito baixas nao consegue segurar o motor ligado ao desengatar marcha e a rotacao cai rapidamente,principalmente quando ar condicionado esta ligado(o que gera mais peso no motor).
O recurso cut off nao é apenas para economia de combustivel,mas tambem para manter a camara de combustao sempre limpa e pronta para um para explodir uma mistura ideal gerando uma resposta mais rapida na aceleracao.
Em teoria é facil falar que ele economiza combustivel,cortando totalmente os pulsos nos bicos injetores resulta em consumo zero,porem na pratica é bem diferente.Para exemplificar mostro um situacao onde o condutor dirige seu carro pela rodovia a 100km/h,ao chegar no inicio de uma descida ele em 5marcha tira o pé do acelerador a 100km/h,motor entra em cut off e nao consome combustivel,supondo que seja uma media inclinacao de 400metros ao chegar ao final da descida como o motor desceu engatado ele nao ganha velocidade ,em algumas situacoes de inclinacao ate perde velocidade ,precisando ao inicio da subia acelerar novamente para manter a velocidade,supondo que seja uma subia de 400 metros o motorista anda 400 metros acelerando e mantendo a velocidade.Numa segunda situacao,o motorista chega ao inicio da mesma descida nos mesmos 100km/h e desengata o motor,geralmente o carro vai ganhar velocidade ,claro que depende de varios fatores como inclinacao,aerodinamica(CX aerodinamico do carro),pneus e etc,podendo chegar ao final da descida a 120km/h iniciando a subida desengatado e podendo andar os primeiros 100metros da subida perdendo velocidade ate chegar a 100km/h onde o motorista engata a marcha e tem apenas mais 300 metros para manter a velocidade no carro,essa é uma situacao onde o motorista deixa de acelerar o carro por 100 metros da subida..
Digo isso em experiencia que tive com um Vectra gsi 16v que tive por 7 anos e mais de 100000km ,onde usei muito o CB que era muito preciso em media de consumo,fazia médias na estrada de 15,5km/l com gasolina num motor 2.0 de 150cv.
Uma situacao onde o cut off se apilca muito bem em economia de combustivel é quando se deseja a reducao de velocidade(geralmente na cidade).
=Consumo em marcha lenta medio de um carro 2.0(gasolina) = 1,2litros por hora
*Na minha opniao cut off nao ajuda muito em economia de combustivel,mas depende muito da situacao aplicada.
Abraços.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Daniel você esta errado porque deixou-se levar pelas informações erradas do CB.
Ao contrário do que imagina o método carga em subidas e descidas consecutivas como você relatou, acaba gerando imprecisão no CB.
Porém existem sim algumas poucas situações especificas onde de fato o cutoff não é tão eficiente quando desengatar o carro ganhando velocidade.
Em casos de declives muito leves onde o carro engatado perde velocidade, por exemplo, é uma delas, pois isso faria você precisar de aceleração de tempos em tempos para manter velocidade constante e ai o consumo aumenta, logo deixar desengatado seria preferível para CONSUMO.
Porém a maioria dos declives é suficiente para manter ou até aumentar a velocidade em situações de cutoff.
Por questões de SEGURANÇA e por questões de lei é preferível que o carro esteja engatado usando o cutoff na maioria das situações em que ele oferece vantagem
Ao contrário do que imagina o método carga em subidas e descidas consecutivas como você relatou, acaba gerando imprecisão no CB.
Porém existem sim algumas poucas situações especificas onde de fato o cutoff não é tão eficiente quando desengatar o carro ganhando velocidade.
Em casos de declives muito leves onde o carro engatado perde velocidade, por exemplo, é uma delas, pois isso faria você precisar de aceleração de tempos em tempos para manter velocidade constante e ai o consumo aumenta, logo deixar desengatado seria preferível para CONSUMO.
Porém a maioria dos declives é suficiente para manter ou até aumentar a velocidade em situações de cutoff.
Por questões de SEGURANÇA e por questões de lei é preferível que o carro esteja engatado usando o cutoff na maioria das situações em que ele oferece vantagem
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