Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

por GueD'S » Sáb Jul 24, 2010 8:28 pm

Frmg, ao contrário de carros carburados, diz-se que carro com injeção gasta mais na famosa ''banguela'' do que engatado e sem aceleração, até que ponto isso é procedente?
Ex Fiat Punto HLX 1.8 Prata Bari < Link do Tópico
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por FABIOLCCOSTA » Sáb Jul 24, 2010 9:41 pm

Tenho algumas dúvidas sobre o cutoff e CB já aproveitando o gancho do colega que postou a mensagem anterior.
Também quero saber sobre a procedência da pergunta do colega, sempre ouvi dizer isso, mas se for verdade porque o carro na "banguela" também entra em cutoff?
Estou seguindo o seguinte método nas descidas: Desenvolvo o carro e quando chego nas descidas de quinta ou quarta logo que o carro entra em cutoff eu o coloco no ponto morto, porque assim ele pega mais embalo e permanece por mais tempo em cuttoff. No meu itinerário, pra quem é de BH, Praça da liberdade até o bairro São Benedito, Santa Luzia são 19,5 km, já fiz a média de 18,7km/L na gasolina.

Minha outra dúvida é quanto a marcação do CB.
Em aclives chega a marcar 4km/l no consumo instantâneo tanto na gasolina quanto no álcool, sem eu morar em uma cidade com muitos aclives sempre compensará eu colocar somente o álcool? Porque a média do álcool sempre dará maior se nestes aclives com ambos combustíveis o CB marca o mesmo consumo.

Desde já agradeço aos sábios na área.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Frmg » Sáb Jul 24, 2010 10:56 pm

GueD'S escreveu:Frmg, ao contrário de carros carburados, diz-se que carro com injeção gasta mais na famosa ''banguela'' do que engatado e sem aceleração, até que ponto isso é procedente?

Assuma isso como verdade absoluta... Não vale a pena usar a banguela.

Os casos em que a banguela será mais eficiente são raríssimos, então nem vale a pena mudar seus hábitos de condução.

Esse tipo de situação só ocorre nos casos onde deseja-se manter o carro em movimento por longas distâncias com aceleração zero, como por exemplo em rodovias.

Existem declives que são muito suaves tendendo ao plano, então você tira o pé do acelerador para aproveitar o cutoff e descobre que o freio motor entra em funcionamento causando desaceleração em vez de manter a velocidade. Se o aclive não for acentuado o suficiente para ao menos manter a velocidade, com o carro engatado você precisará acionar o acelerador de tempos em tempos para recuperar a velocidade e essa acionada passa a consumir mais do que manter o carro na banguela que não perderia velocidade.

Bom, acho que nem preciso dizer quais são as chances de você se deparar com uma situação dessas por longa distância certo? :mrgreen:

Na maioria dos casos é possível manter a velocidade ou até mesmo ganhar velocidade com o carro engatado em situação de declive aproveitando o cutoff
E nos outros casos que retira-se por completo o pé do acelerador geralmente deseja-se parar o carro, então a ação do freio motor é desejável.

Resumindo não vale a pena deixar carro na banguela.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por mauriliosantosjunior » Dom Jul 25, 2010 10:58 am

Eu particularmente discordo da real economia do cut off como é aqui explanado.

A rotação do motor tem pouco a haver com com a economia de combustível. A única razão objetiva de usar o engrenamento do motor é porque fico com uma segurança maior, pois evito que o motor morra e assim perda freios e direção nas suas assistências.

Vamos ao detalhamento: um dos problemas da abordagem do cut-off é que existe um "menor consumo" de combustível, menor consumo significa menor calor, não tenho reparado em descidas de serra sequer um leve abaixamento de temperatura, ou seja, o consumo é o mesmo, no máximo, levemente inferior. Uma economia significativa deveria causar uma redução de temperatura significativa, o que não é o caso.

Velocidade, Rotação do Motor, Pé no fundo
Há discussão de que andar em baixa rotação é econômico, não comungo desta noção. Baixa rotação e pé no fundo ocasiona uma carga maior sobre o bronzinamento, pois a disponibilidade de óleo é menor, e um desgaste prematuro do motor. O que ocorre quando se pisa no fundo é um maior enchimento do pistão, porém isto também significa um maior disperdicio de potência no escapamento, pois o motor começa roncar mais alto, isto significa que a queima produz gases pressurizados, ou seja, boa parte da pressão não foi transormada em trabalho, embora aumente a potência, também aumenta o consumo.

Por hora, a única razão de usar o engrenamento é de segurança. A não ser que haja um investimento sério das montadoras e produtoras de sistema de injeção, não vejo nenhuma vantagem ecônomica, mesmo com o alegado dash pot.

Eu projeto motores, vou patentear um 2t turbo de 200 cv e 1000cc, além de um motor plástico, estudo motores há mais de 20 anos. Minha visão dos motores atuais e sistemas de injeção é de que são a mais pura obsolescência.
Usuário Banido
Usuário Banido

por daniel machado » Dom Jul 25, 2010 4:24 pm

Frmg escreveu:Daniel você esta errado porque deixou-se levar pelas informações erradas do CB.
Ao contrário do que imagina o método carga em subidas e descidas consecutivas como você relatou, acaba gerando imprecisão no CB.

Porém existem sim algumas poucas situações especificas onde de fato o cutoff não é tão eficiente quando desengatar o carro ganhando velocidade.
Em casos de declives muito leves onde o carro engatado perde velocidade, por exemplo, é uma delas, pois isso faria você precisar de aceleração de tempos em tempos para manter velocidade constante e ai o consumo aumenta, logo deixar desengatado seria preferível para CONSUMO.
Porém a maioria dos declives é suficiente para manter ou até aumentar a velocidade em situações de cutoff.

Por questões de SEGURANÇA e por questões de lei é preferível que o carro esteja engatado usando o cutoff na maioria das situações em que ele oferece vantagem :wink:

Informacoes de CB que vc nao sabe sua exata precisao de erros,apenas com a experiencia se pode tirar uma amostra significativa de precisao.

Qualquer que seja o declive ,quando engrenado sempre vai perder velocidade em relacao a um carro desengrenado.

Concordo que em questao de seguranca sempre marcha engatada é melhor.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Frmg » Dom Jul 25, 2010 4:52 pm

daniel machado escreveu:Qualquer que seja o declive ,quando engrenado sempre vai perder velocidade em relacao a um carro desengrenado.

A frase esta certa, mas ela é perigosa para quem não prestar atenção, pois não significa que o carro engrenado vai perder velocidade em todos os declives.
Declives de 10º graus por exemplo já são suficientes para fazer o carro ganhar velocidade mesmo com o carro engrenado e aceleração 0 :wink:
Ou seja a vantagem de ganho de velocidade com o carro desengrenado não proporciona vantagem alguma frente a um carro engrenado, pois engrenado o veículo também irá ganhar velocidade na maioria dos casos e com consumo zero.
Editado pela última vez por Frmg em Dom Jul 25, 2010 5:22 pm, em um total de 2 vezes.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Frmg » Dom Jul 25, 2010 5:17 pm

mauriliosantosjunior escreveu:A rotação do motor tem pouco a haver com com a economia de combustível.

:shock:

mauriliosantosjunior escreveu:A única razão objetiva de usar o engrenamento do motor é porque fico com uma segurança maior, pois evito que o motor morra e assim perda freios e direção nas suas assistências.

:shock: :shock:

mauriliosantosjunior escreveu:Vamos ao detalhamento: um dos problemas da abordagem do cut-off é que existe um "menor consumo" de combustível, menor consumo significa menor calor, não tenho reparado em descidas de serra sequer um leve abaixamento de temperatura, ou seja, o consumo é o mesmo, no máximo, levemente inferior. Uma economia significativa deveria causar uma redução de temperatura significativa, o que não é o caso.

Eu espero realmente que todas as suas afirmações tenham sido uma brincadeira, e justamente por isso estou dando risada aqui. :mrgreen:
Porque se não forem uma brincadeira tenho como por obrigação informar os mais desavisados que sua lógica beira o absurdo!!!
Explicando...
Menor consumo no caso do cutoff não tem nada a ver com a transformação de energia em calor.

A manutenção da temperatura do motor, vide ponteiro, é explicada por diversos outros fatores que vão desde atrito com o movimento dos componentes móveis do motor até o funcionamento da válvula termostática.
Não precisa nem pesquisar para muito para saber o porque a temperatura dos motores nos veículos modernos sempre fica no mesmo nível.
O fato do envio de combustível para dentro da câmara de combustão estar em zero e não existir explosão e consequentemente transformação de energia em calor, não significa que o motor deixará de produzir ou manter o calor de outras formas.

mauriliosantosjunior escreveu:Velocidade, Rotação do Motor, Pé no fundo
Há discussão de que andar em baixa rotação é econômico, não comungo desta noção. Baixa rotação e pé no fundo ocasiona uma carga maior sobre o bronzinamento, pois a disponibilidade de óleo é menor, e um desgaste prematuro do motor. O que ocorre quando se pisa no fundo é um maior enchimento do pistão, porém isto também significa um maior disperdicio de potência no escapamento, pois o motor começa roncar mais alto, isto significa que a queima produz gases pressurizados, ou seja, boa parte da pressão não foi transormada em trabalho, embora aumente a potência, também aumenta o consumo.

Sério estou rindo alto aqui, porque você só pode ter postado isso por brincadeira :-D
Sai completamente de toda a teoria comprovada sobre consumo em situação de mistura rica e mistura pobre. E sobre a carga no bronzinamento nem vou comentar.
O suprasumo surge na sugestão de que o motor roncar mais alto causa pressão não transformada em trabalho? Mas hein?!? :shock: :-D

mauriliosantosjunior escreveu:Eu projeto motores, vou patentear um 2t turbo de 200 cv e 1000cc, além de um motor plástico, estudo motores há mais de 20 anos. Minha visão dos motores atuais e sistemas de injeção é de que são a mais pura obsolescência.

Me mostra um projeto simples de um motor seu... Sério pode ser qualquer um :mrgreen:
Se foi uma brincadeira ou pegadinha, confesso que gostei porque abriu espaço para voltarmos a discussão técnica. Obrigado :wink:
Mas se não foi :shock: :shock: :shock:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por PedroFC » Dom Jul 25, 2010 5:26 pm

Frmg, curto demais seus posts. Não deixe o fórum ou o youtube!

São usuários assim que ensinam um pouquinho pra gente.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por PedroFC » Dom Jul 25, 2010 5:33 pm

Ah, sim, no 307, em descidas e quando a gente tira o pé do acelerador, ele marca 999km/ L no CB.

Basta dar uma leve raspada no acelerador pro consumo voltar, nas descidas, para os 20~25km/ L.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mauriliosantosjunior » Dom Jul 25, 2010 5:53 pm

Segredos de patente não são reveláveis e ou negociáveis.

Estou apenas revelando as coisas como observadas, como já disse, pelo menos um leve abaixamento da temperatura deveria ser observado, mas o mesmo não ocorre. Faltam dados técnicos reais e pesquisas sérias e idenpendentes sobre o tema e não meras impressões pessoais ou dados do fabricante. Os dados dos fabricantes podem estar incompletos ou feitos sob situações que não cobrem a realidade do uso.
Usuário Banido
Usuário Banido

AnteriorPróximo