Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Frmg, ao contrário de carros carburados, diz-se que carro com injeção gasta mais na famosa ''banguela'' do que engatado e sem aceleração, até que ponto isso é procedente?
Ex Fiat Punto HLX 1.8 Prata Bari < Link do Tópico
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris
Tenho algumas dúvidas sobre o cutoff e CB já aproveitando o gancho do colega que postou a mensagem anterior.
Também quero saber sobre a procedência da pergunta do colega, sempre ouvi dizer isso, mas se for verdade porque o carro na "banguela" também entra em cutoff?
Estou seguindo o seguinte método nas descidas: Desenvolvo o carro e quando chego nas descidas de quinta ou quarta logo que o carro entra em cutoff eu o coloco no ponto morto, porque assim ele pega mais embalo e permanece por mais tempo em cuttoff. No meu itinerário, pra quem é de BH, Praça da liberdade até o bairro São Benedito, Santa Luzia são 19,5 km, já fiz a média de 18,7km/L na gasolina.
Minha outra dúvida é quanto a marcação do CB.
Em aclives chega a marcar 4km/l no consumo instantâneo tanto na gasolina quanto no álcool, sem eu morar em uma cidade com muitos aclives sempre compensará eu colocar somente o álcool? Porque a média do álcool sempre dará maior se nestes aclives com ambos combustíveis o CB marca o mesmo consumo.
Desde já agradeço aos sábios na área.
Também quero saber sobre a procedência da pergunta do colega, sempre ouvi dizer isso, mas se for verdade porque o carro na "banguela" também entra em cutoff?
Estou seguindo o seguinte método nas descidas: Desenvolvo o carro e quando chego nas descidas de quinta ou quarta logo que o carro entra em cutoff eu o coloco no ponto morto, porque assim ele pega mais embalo e permanece por mais tempo em cuttoff. No meu itinerário, pra quem é de BH, Praça da liberdade até o bairro São Benedito, Santa Luzia são 19,5 km, já fiz a média de 18,7km/L na gasolina.
Minha outra dúvida é quanto a marcação do CB.
Em aclives chega a marcar 4km/l no consumo instantâneo tanto na gasolina quanto no álcool, sem eu morar em uma cidade com muitos aclives sempre compensará eu colocar somente o álcool? Porque a média do álcool sempre dará maior se nestes aclives com ambos combustíveis o CB marca o mesmo consumo.
Desde já agradeço aos sábios na área.
- Motorista de Auto Escola

GueD'S escreveu:Frmg, ao contrário de carros carburados, diz-se que carro com injeção gasta mais na famosa ''banguela'' do que engatado e sem aceleração, até que ponto isso é procedente?
Assuma isso como verdade absoluta... Não vale a pena usar a banguela.
Os casos em que a banguela será mais eficiente são raríssimos, então nem vale a pena mudar seus hábitos de condução.
Esse tipo de situação só ocorre nos casos onde deseja-se manter o carro em movimento por longas distâncias com aceleração zero, como por exemplo em rodovias.
Existem declives que são muito suaves tendendo ao plano, então você tira o pé do acelerador para aproveitar o cutoff e descobre que o freio motor entra em funcionamento causando desaceleração em vez de manter a velocidade. Se o aclive não for acentuado o suficiente para ao menos manter a velocidade, com o carro engatado você precisará acionar o acelerador de tempos em tempos para recuperar a velocidade e essa acionada passa a consumir mais do que manter o carro na banguela que não perderia velocidade.
Bom, acho que nem preciso dizer quais são as chances de você se deparar com uma situação dessas por longa distância certo?
Na maioria dos casos é possível manter a velocidade ou até mesmo ganhar velocidade com o carro engatado em situação de declive aproveitando o cutoff
E nos outros casos que retira-se por completo o pé do acelerador geralmente deseja-se parar o carro, então a ação do freio motor é desejável.
Resumindo não vale a pena deixar carro na banguela.
- Piloto de Auto Escola

Eu particularmente discordo da real economia do cut off como é aqui explanado.
A rotação do motor tem pouco a haver com com a economia de combustível. A única razão objetiva de usar o engrenamento do motor é porque fico com uma segurança maior, pois evito que o motor morra e assim perda freios e direção nas suas assistências.
Vamos ao detalhamento: um dos problemas da abordagem do cut-off é que existe um "menor consumo" de combustível, menor consumo significa menor calor, não tenho reparado em descidas de serra sequer um leve abaixamento de temperatura, ou seja, o consumo é o mesmo, no máximo, levemente inferior. Uma economia significativa deveria causar uma redução de temperatura significativa, o que não é o caso.
Velocidade, Rotação do Motor, Pé no fundo
Há discussão de que andar em baixa rotação é econômico, não comungo desta noção. Baixa rotação e pé no fundo ocasiona uma carga maior sobre o bronzinamento, pois a disponibilidade de óleo é menor, e um desgaste prematuro do motor. O que ocorre quando se pisa no fundo é um maior enchimento do pistão, porém isto também significa um maior disperdicio de potência no escapamento, pois o motor começa roncar mais alto, isto significa que a queima produz gases pressurizados, ou seja, boa parte da pressão não foi transormada em trabalho, embora aumente a potência, também aumenta o consumo.
Por hora, a única razão de usar o engrenamento é de segurança. A não ser que haja um investimento sério das montadoras e produtoras de sistema de injeção, não vejo nenhuma vantagem ecônomica, mesmo com o alegado dash pot.
Eu projeto motores, vou patentear um 2t turbo de 200 cv e 1000cc, além de um motor plástico, estudo motores há mais de 20 anos. Minha visão dos motores atuais e sistemas de injeção é de que são a mais pura obsolescência.
A rotação do motor tem pouco a haver com com a economia de combustível. A única razão objetiva de usar o engrenamento do motor é porque fico com uma segurança maior, pois evito que o motor morra e assim perda freios e direção nas suas assistências.
Vamos ao detalhamento: um dos problemas da abordagem do cut-off é que existe um "menor consumo" de combustível, menor consumo significa menor calor, não tenho reparado em descidas de serra sequer um leve abaixamento de temperatura, ou seja, o consumo é o mesmo, no máximo, levemente inferior. Uma economia significativa deveria causar uma redução de temperatura significativa, o que não é o caso.
Velocidade, Rotação do Motor, Pé no fundo
Há discussão de que andar em baixa rotação é econômico, não comungo desta noção. Baixa rotação e pé no fundo ocasiona uma carga maior sobre o bronzinamento, pois a disponibilidade de óleo é menor, e um desgaste prematuro do motor. O que ocorre quando se pisa no fundo é um maior enchimento do pistão, porém isto também significa um maior disperdicio de potência no escapamento, pois o motor começa roncar mais alto, isto significa que a queima produz gases pressurizados, ou seja, boa parte da pressão não foi transormada em trabalho, embora aumente a potência, também aumenta o consumo.
Por hora, a única razão de usar o engrenamento é de segurança. A não ser que haja um investimento sério das montadoras e produtoras de sistema de injeção, não vejo nenhuma vantagem ecônomica, mesmo com o alegado dash pot.
Eu projeto motores, vou patentear um 2t turbo de 200 cv e 1000cc, além de um motor plástico, estudo motores há mais de 20 anos. Minha visão dos motores atuais e sistemas de injeção é de que são a mais pura obsolescência.
- Usuário Banido

Frmg escreveu:Daniel você esta errado porque deixou-se levar pelas informações erradas do CB.
Ao contrário do que imagina o método carga em subidas e descidas consecutivas como você relatou, acaba gerando imprecisão no CB.
Porém existem sim algumas poucas situações especificas onde de fato o cutoff não é tão eficiente quando desengatar o carro ganhando velocidade.
Em casos de declives muito leves onde o carro engatado perde velocidade, por exemplo, é uma delas, pois isso faria você precisar de aceleração de tempos em tempos para manter velocidade constante e ai o consumo aumenta, logo deixar desengatado seria preferível para CONSUMO.
Porém a maioria dos declives é suficiente para manter ou até aumentar a velocidade em situações de cutoff.
Por questões de SEGURANÇA e por questões de lei é preferível que o carro esteja engatado usando o cutoff na maioria das situações em que ele oferece vantagem
Informacoes de CB que vc nao sabe sua exata precisao de erros,apenas com a experiencia se pode tirar uma amostra significativa de precisao.
Qualquer que seja o declive ,quando engrenado sempre vai perder velocidade em relacao a um carro desengrenado.
Concordo que em questao de seguranca sempre marcha engatada é melhor.
- Piloto de Atari

daniel machado escreveu:Qualquer que seja o declive ,quando engrenado sempre vai perder velocidade em relacao a um carro desengrenado.
A frase esta certa, mas ela é perigosa para quem não prestar atenção, pois não significa que o carro engrenado vai perder velocidade em todos os declives.
Declives de 10º graus por exemplo já são suficientes para fazer o carro ganhar velocidade mesmo com o carro engrenado e aceleração 0
Ou seja a vantagem de ganho de velocidade com o carro desengrenado não proporciona vantagem alguma frente a um carro engrenado, pois engrenado o veículo também irá ganhar velocidade na maioria dos casos e com consumo zero.
Editado pela última vez por Frmg em Dom Jul 25, 2010 5:22 pm, em um total de 2 vezes.
- Piloto de Auto Escola

mauriliosantosjunior escreveu:A rotação do motor tem pouco a haver com com a economia de combustível.
mauriliosantosjunior escreveu:A única razão objetiva de usar o engrenamento do motor é porque fico com uma segurança maior, pois evito que o motor morra e assim perda freios e direção nas suas assistências.
mauriliosantosjunior escreveu:Vamos ao detalhamento: um dos problemas da abordagem do cut-off é que existe um "menor consumo" de combustível, menor consumo significa menor calor, não tenho reparado em descidas de serra sequer um leve abaixamento de temperatura, ou seja, o consumo é o mesmo, no máximo, levemente inferior. Uma economia significativa deveria causar uma redução de temperatura significativa, o que não é o caso.
Eu espero realmente que todas as suas afirmações tenham sido uma brincadeira, e justamente por isso estou dando risada aqui.
Porque se não forem uma brincadeira tenho como por obrigação informar os mais desavisados que sua lógica beira o absurdo!!!
Explicando...
Menor consumo no caso do cutoff não tem nada a ver com a transformação de energia em calor.
A manutenção da temperatura do motor, vide ponteiro, é explicada por diversos outros fatores que vão desde atrito com o movimento dos componentes móveis do motor até o funcionamento da válvula termostática.
Não precisa nem pesquisar para muito para saber o porque a temperatura dos motores nos veículos modernos sempre fica no mesmo nível.
O fato do envio de combustível para dentro da câmara de combustão estar em zero e não existir explosão e consequentemente transformação de energia em calor, não significa que o motor deixará de produzir ou manter o calor de outras formas.
mauriliosantosjunior escreveu:Velocidade, Rotação do Motor, Pé no fundo
Sério estou rindo alto aqui, porque você só pode ter postado isso por brincadeira
Sai completamente de toda a teoria comprovada sobre consumo em situação de mistura rica e mistura pobre. E sobre a carga no bronzinamento nem vou comentar.
O suprasumo surge na sugestão de que o motor roncar mais alto causa pressão não transformada em trabalho? Mas hein?!?
mauriliosantosjunior escreveu:Eu projeto motores, vou patentear um 2t turbo de 200 cv e 1000cc, além de um motor plástico, estudo motores há mais de 20 anos. Minha visão dos motores atuais e sistemas de injeção é de que são a mais pura obsolescência.
Me mostra um projeto simples de um motor seu... Sério pode ser qualquer um
Se foi uma brincadeira ou pegadinha, confesso que gostei porque abriu espaço para voltarmos a discussão técnica. Obrigado
Mas se não foi
- Piloto de Auto Escola

Frmg, curto demais seus posts. Não deixe o fórum ou o youtube!
São usuários assim que ensinam um pouquinho pra gente.
São usuários assim que ensinam um pouquinho pra gente.
- Piloto de Autorama

Ah, sim, no 307, em descidas e quando a gente tira o pé do acelerador, ele marca 999km/ L no CB.
Basta dar uma leve raspada no acelerador pro consumo voltar, nas descidas, para os 20~25km/ L.
Basta dar uma leve raspada no acelerador pro consumo voltar, nas descidas, para os 20~25km/ L.
- Piloto de Autorama

Segredos de patente não são reveláveis e ou negociáveis.
Estou apenas revelando as coisas como observadas, como já disse, pelo menos um leve abaixamento da temperatura deveria ser observado, mas o mesmo não ocorre. Faltam dados técnicos reais e pesquisas sérias e idenpendentes sobre o tema e não meras impressões pessoais ou dados do fabricante. Os dados dos fabricantes podem estar incompletos ou feitos sob situações que não cobrem a realidade do uso.
Estou apenas revelando as coisas como observadas, como já disse, pelo menos um leve abaixamento da temperatura deveria ser observado, mas o mesmo não ocorre. Faltam dados técnicos reais e pesquisas sérias e idenpendentes sobre o tema e não meras impressões pessoais ou dados do fabricante. Os dados dos fabricantes podem estar incompletos ou feitos sob situações que não cobrem a realidade do uso.
- Usuário Banido