Punto 1.6 16v - alguém já amaciou?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Punto 1.6 16v - alguém já amaciou?

por AlexJW » Qui Jan 06, 2011 10:03 am

VLA escreveu:e o pessoal continua querendo que o punto beba menos do que o palio e o gol :roll:

pessoal quer conforto, quem um carro de presença, quer um carro estável, seguro, com motorzão e que beba igual carro popular :roll:

Brother VLA, já havia notado há um bom tempo que muita gente estava criando falsas expectativas em relação aos EtorQ.... são ótimos motores, mas não fazem milagres.

A engenharia tá avançando muito, dizem que em mais uns 5 anos teremos motores menores, tão ou mais potentes que os atuais, e com consumo melhor. Um dos exemplos é o 1.6 que equipa o Peugeot 3008, com 154 pocotós acho, mas que além de andar muito bem (é turbo), não tem consumo alto.

abrax
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por gunbolt » Qui Jan 06, 2011 10:42 am

galera, por essas e outras...quando fui comprar tinha o 1.6 16v também, mas optei pelo pelo 1.8 completão, não me arrependo de nada, o motor é muito forte e potente, já era acostumado a andar no 1.6 16v da pegeout que era um capetinha no 206 mas realmente eu estou achando um tesão..alto custo benefício, não se acha no mercado um carro completo com um motor tão bom nessa faixa (50k).

Ontém andei uns 35km em uma rodovia aqui perto de Campinas e com 3 pessoas no carro + porta mala cheio fui tranquilamente sem trocar de marcha, mesmo nas subidas, vai ver já era meu jeito de dirigir por já ter andado em motores 16v.

estou amando o carro.
    FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
    Ex:
    FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
    FIAT Uno Smart 2000/2001
    FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por VLA » Qui Jan 06, 2011 3:45 pm

AlexJW escreveu:
    VLA escreveu:e o pessoal continua querendo que o punto beba menos do que o palio e o gol :roll:

pessoal quer conforto, quem um carro de presença, quer um carro estável, seguro, com motorzão e que beba igual carro popular :roll:

Brother VLA, já havia notado há um bom tempo que muita gente estava criando falsas expectativas em relação aos EtorQ.... são ótimos motores, mas não fazem milagres.

A engenharia tá avançando muito, dizem que em mais uns 5 anos teremos motores menores, tão ou mais potentes que os atuais, e com consumo melhor. Um dos exemplos é o 1.6 que equipa o Peugeot 3008, com 154 pocotós acho, mas que além de andar muito bem (é turbo), não tem consumo alto.

abrax

dizem que a tecnologia multi-air vai gerar uns 10% de economia e um pouco mais de potencia... vamos ver... um comando variável também poderia ajudar esses motores a renderem melhor, nao sei qual o custo ou a complexidade de investirem nisso (sei que nao é barato), e nao sei se o multi-air supre essa função.

mas eu to satisfeito mesmo com o consumo desses etorq... meu punto tem aproximadamente o mesmo consumo de carros 1.6 e 1.8 de colegas meus (focus, corolla, polo, 206sw, c4, etc)... hj comecei a rodar com alcool... 1 dia somente, ainda é cedo pra avaliar... peguei um pouco de transito e ainda tinha uns 8 litros de gasolina no tanque quando completei com alcool... zerei o trip... rodei uns 15km... ja ta fazendo media na cidade em torno de 7km/l com AC ligado... poxa, temos um palio 1.0 celebration na familia que quando faz 8 já é bom de mais... o punto tem quase o dobro da potencia, uns 200kg a mais de peso e ta bebendo só um pouco mais que o palio...

tem uma galera que sempre compara consumo de punto com gol e palio... só faltam comparar com mille e picanto... ta doido...

abraço!
    "Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
    Moderador
    Moderador

por AlexJW » Qui Jan 06, 2011 4:05 pm

VLA,

Seus depoimentos tem sido importantes, pois ratificam os meus. Teve uma galera que postou seus números e impressões, mas sumiu, aí o Fórum perde o sentido.

Temos encontrado números aproximados de consumo, e em relação ao desempenho, concordamos tbm que os EtorQ são uma ótima resposta à equação custo x benefício.

Há gente que discorde, mas faz parte.

abrax
    Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
      Velha Guarda
      Velha Guarda

por ctsantos » Qui Jan 06, 2011 4:37 pm

GENTE! Hoje fiz test drive no punto sporting e no bravo 1.8 com dualogic... achei o bravo mais esperto com o mesmo motor. rodei pouquinho e numa rua cheia de quebra-molas... será que foi efeito da direção hidráulica do punto e elétrica do bravo (esta por sinal muuuuuuuuuuuuuuuito leve..maravilhosa) ?? Pelos dados da fiat de consumo, em estrada, o bravo, é mais econômico... eu hein... mais esperto e mais econômico com quase 200 kg a mais!! Alguém explica?!
      Não sei qual escolher... isso está me deixando com os nervos em pé... hehehehe... Tinha dirigido o focus ontem... só em sentar no bravo já descarte o focus na hora.. rs) :twisted:
      Piloto de Autorama
      Piloto de Autorama

por tbc » Qui Jan 06, 2011 4:54 pm

Ronei escreveu:Prezados é a minha 1ª vez que estou postando no clube e gostaria de colocar a minha impressão sobre o Punto 1.6 16v que comprei há 01 mês e já está com 2.000km rodados. Sempre gostei da fiat, tive o Uno, Siena, Idea, Palio e agora por último Punto 1.6 16v. Sinceramente estou super arrependido pela compra, e não recomendo a ninguém a comprar o carro principalmente em se tratando de economia e desempenho de motor, agora se for comprar pelo design e conforto o carro é 10. O carro está fazendo 7km/l na estrada com gasolina e com ar acondicionado desligado e a 100km/h em média, e na cidade não consigo rodar 200km com um tanque cheio. Em relação ao torque do motor a sensação que é mais fraco do que o Uno e não tem o desempenho que esperava de um carro que tem 117 cavalos de força. Para melhorar o consumo e desempenho estarei instalando daqui umas 02 semanas um Kit de Eletrólise, pois já comprovei que faz maravilhas e o carro passa a ter uma economia excellente e o torque em baixa rotação melhora muito, ou seja, a queima de combustão será mais efeciente e produzirá mais potência e economia. Tenho um amigo que tem um Focus 2.0 e o consumo passou de 12km/l para 19km/l na estrada e com o ar ligado. Assim que instalar o kit e obter os resultados, vou abrir um tópico exclusivo para discutir o assunto.

Amigo, está na cara que você é um vendedor de kit de eletrólise, seja lá o que for esse negócio.

Vamos aos seus erros:
      Primeiro, como você já teve uno, siena, idea e palio? são carros de categorias completamente diferentes e a tendência das pessoas é sempre ter um gosto específico por hatches, sedans ou minivans.

Segundo: Você se acha mais esperto que os engenheiros da FIAT? Com certeza eles fazem o máximo em custo/benefício para obter consumo e desempenho em seus carros. Pq vc não vai trabalhar lá, já que descobriu a fórmula milagrosa do desempenho com consumo mínimo?

Terceiro: O seu punto NÃO está fazendo 7km/l com gasolina na estrada andando a 100/h, nem se fosse V6 faria. Seja mais sutil quando vc quiser influenciar as pessoas. Punto 7km/l e focus 2.0 19km/l? Vc enlouqueceu? Você está querendo subestimar o punto para vender seu produto aí. Isso é mentira.

me desculpem pessoal, mas não consegui ler isso sem responder.
      Piloto de Atari
      Piloto de Atari

por ctsantos » Qui Jan 06, 2011 5:19 pm

é.. também achei esse negócio meio mal explicado!!
      caro ronei! explicaí essa história direito de eletrólise.
      já li em outros tópicos discussões suas sobre isto, e parece que vc até colocou patente!!
      Mostrae pra gente, pq se for real, todos vão querer, é claro!
      Piloto de Autorama
      Piloto de Autorama

por AlexJW » Qui Jan 06, 2011 5:32 pm

ctsantos escreveu:GENTE! Hoje fiz test drive no punto sporting e no bravo 1.8 com dualogic... achei o bravo mais esperto com o mesmo motor. rodei pouquinho e numa rua cheia de quebra-molas... será que foi efeito da direção hidráulica do punto e elétrica do bravo (esta por sinal muuuuuuuuuuuuuuuito leve..maravilhosa) ?? Pelos dados da fiat de consumo, em estrada, o bravo, é mais econômico... eu hein... mais esperto e mais econômico com quase 200 kg a mais!! Alguém explica?!
      Não sei qual escolher... isso está me deixando com os nervos em pé... hehehehe... Tinha dirigido o focus ontem... só em sentar no bravo já descarte o focus na hora.. rs) :twisted:

Cara, podia ser pior, relaxe.. vc esté entre um Punto e um Bravo.

Tem gente que tá entre um Monza e um Chevelhão...

Como já havia dito, se fosse pra pegar o Bravo, só o T-Jet, os demais não me convenceram, tão parecendo jipes...

abrax

Imagem
        Velha Guarda
        Velha Guarda

por ctsantos » Qui Jan 06, 2011 5:43 pm

Poisé Alex, aí é que tá meu amigo
        eu tiro com isenção de impostos (IPI e ICMS) e o Bravo essence ficou aproximadamente 2700,00 a mais que o punto sporting/Essence 1.8. (com as configurações que montei).
        Preciso ver o valor do seguro dos dois pra me decidir também né! Deve ajudar.
        Valeu pela ajuda!! Concordo com você que a dúvida é muito boa!! hehe
        Piloto de Autorama
        Piloto de Autorama

por AndreBsB » Qui Jan 06, 2011 6:53 pm

Daqui a pouco rola umas esportivas pro Bravo. Punto também é jipe original. Cabe uma cabeça dentro do paralamas, exceto Tjet.

E digo mais (sem enfartar pessoal): Acho que o Bravo Essence representa mais que o Tjet. Carro MELHOR é relativo pra cada um. Pra mim vale mais o fator novidade no mercado, estética, conforto e categoria. Vai andar bem menos, mas no resto eu prefiro. Se for pra imaginar Skydome no Punto, imagine no Bravo também. Se for pra incrementar, o Essence com máscara negra, bocão e umas R17 ou 18 ia ficar com uma tremenda cara de mau. E falaram por aí que acharam o Bravo 1.8 16V mais esperto que o Punto 1.8 16V, apesar de ser mais pesado. Devem ter mudado a relação de marchas ou algo do tipo. Se isso for verdade, o Punto foi cobaia pra testar o motor. No Bravo, foi a melhoria dele. É #@%&! isso... foi cobaia pro Línea também. Quem comprou carro em 2007 como eu sabe. Detalhes que tem gente reclamando até hoje. No Línea corrigiram a maioria antes de lançar e deram garantia de 3 anos. Mesmo assim não emplacou. Sedan não rima com Fiat.
        Piloto de Testes da FIAT
        Piloto de Testes da FIAT

AnteriorPróximo