Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

por je9445 » Seg Jul 26, 2010 8:54 am

:shock: ??
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por FABIOLCCOSTA » Seg Jul 26, 2010 12:05 pm

FABIOLCCOSTA escreveu:Tenho algumas dúvidas sobre o cutoff e CB já aproveitando o gancho do colega que postou a mensagem anterior.
Também quero saber sobre a procedência da pergunta do colega, sempre ouvi dizer isso, mas se for verdade porque o carro na "banguela" também entra em cutoff?
Estou seguindo o seguinte método nas descidas: Desenvolvo o carro e quando chego nas descidas de quinta ou quarta logo que o carro entra em cutoff eu o coloco no ponto morto, porque assim ele pega mais embalo e permanece por mais tempo em cuttoff. No meu itinerário, pra quem é de BH, Praça da liberdade até o bairro São Benedito, Santa Luzia são 19,5 km, já fiz a média de 18,7km/L na gasolina.

Minha outra dúvida é quanto a marcação do CB.
Em aclives chega a marcar 4km/l no consumo instantâneo tanto na gasolina quanto no álcool, sem eu morar em uma cidade com muitos aclives sempre compensará eu colocar somente o álcool? Porque a média do álcool sempre dará maior se nestes aclives com ambos combustíveis o CB marca o mesmo consumo.

Desde já agradeço aos sábios na área.

Só para confirmar minha experiência tá aqui umas imagens:
Imagem
Se estiver fazendo algo errado por favor me corrijam.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por thales_sr » Seg Jul 26, 2010 5:17 pm

Maurilio,

Sobre seu projeto 2T, eu vi em uma revista especializada algo falando de um projeto parecido, por acaso seria o seu? Se não me engano, foi na AutoEsporte...

Agora, quanto ao "método de carga" da Best Cars, também não me foi o método que me deu menor consumo... Por sinal, na 4 rodas de algum desses meses passados (maio, junho ou julho... não lembro ao certo) foi falado algo parecido. Manter o motor girando mais alto, usando pouco o pedal do acelerador, foi o que me deu o maior consumo. O "método da carga", mantendo o acelerador no máximo e usando a marcha mais alta possível sem que o motor perca rotação, deu um consumo menor, mas ainda assim não foi o mais eficiente. O que me foi mais eficiente foi deixar o motor girando sempre entre 1500 - 2000 rpm na maior parte do tempo, acelerando o necessário. Mas o cutoff eu já testei algumas vezes, e ele foi mais eficiente que a 'banguela', na maior parte das vezes.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gaza » Seg Jul 26, 2010 7:45 pm

Maurilio,

Pra falar a verdade ainda não entendi bem seu ponto. Parece que voce está querendo negar algo já comprovado.
O cut off existe. Várias pessoas, eu me incluo aqui, já experimentaram esse método e a maioria obteve excelentes resultados. E digo mais, ele existe, e funciona! Isso já não pode mais ser contestado.

Agora um ponto que voce pode abordar é se esse método causa algum dano ao motor, como voce relatou em seu ultimo post. Se causa ou nao realmente nao sei e nao posso afirmar nada.

Esse sim é um ponot passivel de discussão. Agora a funcionalidade do cut off, defiitivamente não tem como.

Abraço
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Seg Jul 26, 2010 10:20 pm

Concordo com o Maurilio quando se refere a oxidaçao das sedes de valvula, caso haja mistura pobre....

Mas no caso do cut off, nao existe entrada de ar no motor (Borboleta fechada) logo essa exidaçao nao existe...
O sistema de cut off está presente como programa nos modulos de injeçao desde as primeiras IE monoponto com corpo TBI.
Se fosse assim, nao existiriam mais monzas, palios, fiestas antigos rodando...
Acredito que só existiria uma situaçao onde a banglela seria mais economica....
Em uma baita descida com uma subida em seguida, e realizando cut off em terceira marcha (esguelando) e fazendo o freio motor funcionar com o maximo de eficiencia, com isso perderia o embalo e se gastaria mais combustivel na subida.
Mas é uma situaçao extrema...
Sempre o cut off será mais economico nas demais situaçoes:
ex: Ao se reduzir as marchas ao ver o sinal fechado ou deixar o carro perder velocidade ao ver que o transito parou.
Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por je9445 » Ter Jul 27, 2010 8:15 am

x2
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Ferranda » Ter Jul 27, 2010 11:41 am

Segue uma foto do carro descendo a serra do mar em operação comboio.
Aproveitei e deixei em cut off por mais de 7 minutos, sem nem triscar no acelerador.
Podem reparar que a temperatura foi para 1/4 do mostrador, sendo que normalmente ele fica exatamente no meio do mostrador...
Abçs
Imagem
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por PedroFC » Ter Jul 27, 2010 1:12 pm

É... é.. verdade1!111
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por je9445 » Ter Jul 27, 2010 1:48 pm

:shock:
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por FABIOLCCOSTA » Ter Jul 27, 2010 7:50 pm

Ferranda escreveu:Concordo com o Maurilio quando se refere a oxidaçao das sedes de valvula, caso haja mistura pobre....

Mas no caso do cut off, nao existe entrada de ar no motor (Borboleta fechada) logo essa exidaçao nao existe...
O sistema de cut off está presente como programa nos modulos de injeçao desde as primeiras IE monoponto com corpo TBI.
Se fosse assim, nao existiriam mais monzas, palios, fiestas antigos rodando...
Acredito que só existiria uma situaçao onde a banglela seria mais economica....
Em uma baita descida com uma subida em seguida, e realizando cut off em terceira marcha (esguelando) e fazendo o freio motor funcionar com o maximo de eficiencia, com isso perderia o embalo e se gastaria mais combustivel na subida.
Mas é uma situaçao extrema...
Sempre o cut off será mais economico nas demais situaçoes:
ex: Ao se reduzir as marchas ao ver o sinal fechado ou deixar o carro perder velocidade ao ver que o transito parou.
Abçs

Eu por experiência própria já constatei que pelo menos de acordo ao CB se você colocar na banguela logo após o carro entrar em cutoff a economia de combustível será melhor em trajetos que na maioria das vezes há uma reta depois de um declive.
Cheguei a conclusão de que logo após o carro entrar em cutoff você colocando-o na banguela ele permanece em cutoff, como na banguela o freio motor não é acionado o carro pega mais embalo, sendo assim quando chegar na reta terá mais velocidade do que se ele estivesse engrenada e você terá que acionar o acelerador bem depois, tendo em vista que devido ao embalo ele não perderá velocidade da mesma forma que engrenado e permanecerá em cutoff por mais tempo.
Experiência comprovada com fotos no meu post acima, se isso causar quaisquer tipo de danos ao veiculo alguém me advirta por favor explicando para que possa entender mais sobre este sistema.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo