Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Mas se o carro estiver desengrenado, o motor morrteia se ainda estivesse em cut off pq assim ele não teria energia para continuar rodando, né? Ele só vai ficar em cut off se estiver engrenado e em rotações em q não haja a necessidade de injetar combustivel.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Fabio.
O cut off entra em operação na situação em que a borboleta (acelerador) esta na posição zero, ou seja sem acionamento, e a injeção le que não ha risco do motor morrer (acima de 2000rpms).
Nessa situação os bicos injetores param de injetar combustivel, pois seria uma perda de combustivel e injetar nessa situação seria a certeza de carbonizar completamente o motor, pois não haveria entrada de ar (oxigenio) para realizar a combustão, fora a contaminação do oleo.
Quando se está em ponto morto, a borboleta de injeção tem que abrir um minimo e os bicos tem que injetar combustivel para manutençao da marcha lenta.
Por isso ao se jogar a banguela, o cut off é desativado, pois é necessario injetar um minimo para manter a marcha lenta.
O cut off entra em operação na situação em que a borboleta (acelerador) esta na posição zero, ou seja sem acionamento, e a injeção le que não ha risco do motor morrer (acima de 2000rpms).
Nessa situação os bicos injetores param de injetar combustivel, pois seria uma perda de combustivel e injetar nessa situação seria a certeza de carbonizar completamente o motor, pois não haveria entrada de ar (oxigenio) para realizar a combustão, fora a contaminação do oleo.
Quando se está em ponto morto, a borboleta de injeção tem que abrir um minimo e os bicos tem que injetar combustivel para manutençao da marcha lenta.
Por isso ao se jogar a banguela, o cut off é desativado, pois é necessario injetar um minimo para manter a marcha lenta.

- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Ferranda escreveu:Fabio.
O cut off entra em operação na situação em que a borboleta (acelerador) esta na posição zero, ou seja sem acionamento, e a injeção le que não ha risco do motor morrer (acima de 2000rpms).
Nessa situação os bicos injetores param de injetar combustivel, pois seria uma perda de combustivel e injetar nessa situação seria a certeza de carbonizar completamente o motor, pois não haveria entrada de ar (oxigenio) para realizar a combustão, fora a contaminação do oleo.
Quando se está em ponto morto, a borboleta de injeção tem que abrir um minimo e os bicos tem que injetar combustivel para manutençao da marcha lenta.
Por isso ao se jogar a banguela, o cut off é desativado, pois é necessario injetar um minimo para manter a marcha lenta.
Perfeito,
é necessario ser injetado um minimo de combustivel para manter o motor funcionando, para seu veiculo nao morrer.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Ferranda escreveu:Fabio.
O cut off entra em operação na situação em que a borboleta (acelerador) esta na posição zero, ou seja sem acionamento, e a injeção le que não ha risco do motor morrer (acima de 2000rpms).
Nessa situação os bicos injetores param de injetar combustivel, pois seria uma perda de combustivel e injetar nessa situação seria a certeza de carbonizar completamente o motor, pois não haveria entrada de ar (oxigenio) para realizar a combustão, fora a contaminação do oleo.
Quando se está em ponto morto, a borboleta de injeção tem que abrir um minimo e os bicos tem que injetar combustivel para manutençao da marcha lenta.
Por isso ao se jogar a banguela, o cut off é desativado, pois é necessario injetar um minimo para manter a marcha lenta.
Mas porque após o carro entrar em cutoff em descidas quando coloco em ponto morto ele permanece em cutoff?
Pelo menos é o que o CB me mostra, permanece 50km/l e somente sai disso quando perde o embalo, será um erro do CB?
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
por uma limitacao do cluster (painel) as medias sao mostradas do intervalo de 4 a 50km/L.
Se voce estiver em uma velocidade razoavel, porem em banguela, o sistema de injecao vai ler os pulsos para manutencao da marcha lenta , converter em volume/h de combustivel e fazer a divisao por km/h. O resultado disso pode ser acima de 50km/l (ex: 53km/L).
Porem essa divisao em cut off o resultado seria infinito, ou seja km/0 (zero pois nao ha injecao de combustivel).
Porem em ambas as situacoes, o painel estaria limitado a mostrar 50km/L
Se voce estiver em uma velocidade razoavel, porem em banguela, o sistema de injecao vai ler os pulsos para manutencao da marcha lenta , converter em volume/h de combustivel e fazer a divisao por km/h. O resultado disso pode ser acima de 50km/l (ex: 53km/L).
Porem essa divisao em cut off o resultado seria infinito, ou seja km/0 (zero pois nao ha injecao de combustivel).
Porem em ambas as situacoes, o painel estaria limitado a mostrar 50km/L

- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Ferranda escreveu:por uma limitacao do cluster (painel) as medias sao mostradas do intervalo de 4 a 50km/L.
Se voce estiver em uma velocidade razoavel, porem em banguela, o sistema de injecao vai ler os pulsos para manutencao da marcha lenta , converter em volume/h de combustivel e fazer a divisao por km/h. O resultado disso pode ser acima de 50km/l (ex: 53km/L).
Porem essa divisao em cut off o resultado seria infinito, ou seja km/0 (zero pois nao ha injecao de combustivel).
Porem em ambas as situacoes, o painel estaria limitado a mostrar 50km/L
Já vi que entende bem do assunto, ao contrário de mim que estou tentando entender, só para fechar porque que usando este método do cutoff+banguela no mesmo trajeto, mesmas condições o rendimento do carro é melhor que o método cuttoff carro engrenado?
Para se ter uma ideia neste trajeto que postei as marcações do CB na ida 18,5km de distância a média era 14,3km/l, cutoff engrenado, e cutoff+ banguela a média foi de 16,5km/l, na volta foi 17km/l e 19,6km/l.
Se entendeu minha colocação e puder me explicar desde já lhe agradeço.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
boa pergunta brother....
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
thales_sr
Em 2002 fiz uma viagem de moto por todo o Brasil, tive a oportunidade de conhecer sua cidade, e também seu estado, que elegi o sul da Bahia como local onde vou passar minha aposentadoria, o povo baiano me deixou impressionado, honesto, trabalhador, progressista, dentro de suas limitações.
Dentro do rol de atividades que possuo, uma delas é de Inventor, coisa que no brasil é tido como algo fora do "normal", pois o brasileiro tem uma idéia errônea de que somente o que é de fora é o que é bom, muitas vezes nós brasileiros nos desvalorizamos, mas temos muitas coisas boas, inclusive um sério programa de energia, como por exemplo, os carros movidos a "álcool".
Vamos aos motores.
Os motores 2T de minha autoria não serão liberados em conceito em menos de 5 anos, logo, o que você viu foi um motor 2T com muito mais do mesmo. O pessoal da linha de barcos tem investido em quantidades menores de lubrificantes, já estão chegando a casa de 1%, daqui mais uns tempos, os 2T para barcos vão queimar menos óleo que os 4T de carro, algo que não é interessante para a indústria de lubrificante.
Alega-se que a "injeção eletrônica" trouxe grandes avanços na questão de economia e potência. Na verdade a alegação esquece de citar que os avanços se deram no conjunto, por exemplo, houveram avanços nos lubrificantes, na temperatura de trabalho ( quanto mais quente, maior rendimento ) e a injeção é parte deste desenvolvimento, mas não inteiramente responsável pelo mesmo.
Todo sistema energético segue um pressuposto de diferença de potencial, algo que está em cima quer descer, algo que está descido, não sobe a não ser que se coloque energia. Seu carro é 75 por centro eficiente como aquecedor e 25 por cento como meio de transporte. Em trajetos curtos então seu carro é 5% transporte. Vejamos então as perdas massivas: perda no escape, você joga CO2 e água aquecidos e pressurizados fora, você joga energia fora, diferença de potencial. No radiador você joga ainda mais energia fora, depois de jogar tudo isto fora, você usa uma pequena porcentagem para andar. O que o sistema de injeção eletrônica faz é enfeitar o sapo, mas por mais que enfeite, ele não deixa de ser sapo. As perdas cosmésticas são ajustes de mistura, ponto, etc, que podem aumentar deixar seu rendimento o mais perto de 25%, mas geralmente ele fica abaixo.
Então a obsolescência de que falo é que na verdade o cut-off é econômico mas não é tudo isto que alardeam. Os engenheiros projetistas sabem disto e sabem das implicações de ficar muito econômico, pois sempre há oxigênio, mesmo em vácuo dentro da câmara. Caso contrário, seria impossivel regular a lenta, algum oxigênio sempre tem que entrar. O que os fabricantes deveriam fazer era uma precisa regulagem da borboleta junto com a injeção para o motor entrar em estado inercial, algo que eles nem sabem por onde começar e que exigira investimentos em firmware dos sistemas, porém, nos motores 2T este estado inercial é conseguido naturalmente, você simplesmente não tem freio motor, o que pode ser uma vantagem, como pode ser uma desvantagem.
Também o conceito de injeção não é novo, na verdade já existe há muito tempo no motores diesel e só agora estão começando a entrar na "injeção direta". Outra coisa, a injeção eletrônica não barateou o preço do carros, muito pelo contrário, tem os encarecido. Porém tudo o que é eletrônico barateia, mas isto não ocorre nos meios automobilisticos. Os carros estão ficando cada vez mais caros, de manutenção cada vez mais cara e cada vez mais dificeis de serem concertados. Armas de pulso conseguem desprogramar totalmente injeções eletrônicas, então primeiro se joga a arma de pulso, depois a bomba nuclear, por isto eu prefiro os carburadores.
Em 2002 fiz uma viagem de moto por todo o Brasil, tive a oportunidade de conhecer sua cidade, e também seu estado, que elegi o sul da Bahia como local onde vou passar minha aposentadoria, o povo baiano me deixou impressionado, honesto, trabalhador, progressista, dentro de suas limitações.
Dentro do rol de atividades que possuo, uma delas é de Inventor, coisa que no brasil é tido como algo fora do "normal", pois o brasileiro tem uma idéia errônea de que somente o que é de fora é o que é bom, muitas vezes nós brasileiros nos desvalorizamos, mas temos muitas coisas boas, inclusive um sério programa de energia, como por exemplo, os carros movidos a "álcool".
Vamos aos motores.
Os motores 2T de minha autoria não serão liberados em conceito em menos de 5 anos, logo, o que você viu foi um motor 2T com muito mais do mesmo. O pessoal da linha de barcos tem investido em quantidades menores de lubrificantes, já estão chegando a casa de 1%, daqui mais uns tempos, os 2T para barcos vão queimar menos óleo que os 4T de carro, algo que não é interessante para a indústria de lubrificante.
Alega-se que a "injeção eletrônica" trouxe grandes avanços na questão de economia e potência. Na verdade a alegação esquece de citar que os avanços se deram no conjunto, por exemplo, houveram avanços nos lubrificantes, na temperatura de trabalho ( quanto mais quente, maior rendimento ) e a injeção é parte deste desenvolvimento, mas não inteiramente responsável pelo mesmo.
Todo sistema energético segue um pressuposto de diferença de potencial, algo que está em cima quer descer, algo que está descido, não sobe a não ser que se coloque energia. Seu carro é 75 por centro eficiente como aquecedor e 25 por cento como meio de transporte. Em trajetos curtos então seu carro é 5% transporte. Vejamos então as perdas massivas: perda no escape, você joga CO2 e água aquecidos e pressurizados fora, você joga energia fora, diferença de potencial. No radiador você joga ainda mais energia fora, depois de jogar tudo isto fora, você usa uma pequena porcentagem para andar. O que o sistema de injeção eletrônica faz é enfeitar o sapo, mas por mais que enfeite, ele não deixa de ser sapo. As perdas cosmésticas são ajustes de mistura, ponto, etc, que podem aumentar deixar seu rendimento o mais perto de 25%, mas geralmente ele fica abaixo.
Então a obsolescência de que falo é que na verdade o cut-off é econômico mas não é tudo isto que alardeam. Os engenheiros projetistas sabem disto e sabem das implicações de ficar muito econômico, pois sempre há oxigênio, mesmo em vácuo dentro da câmara. Caso contrário, seria impossivel regular a lenta, algum oxigênio sempre tem que entrar. O que os fabricantes deveriam fazer era uma precisa regulagem da borboleta junto com a injeção para o motor entrar em estado inercial, algo que eles nem sabem por onde começar e que exigira investimentos em firmware dos sistemas, porém, nos motores 2T este estado inercial é conseguido naturalmente, você simplesmente não tem freio motor, o que pode ser uma vantagem, como pode ser uma desvantagem.
Também o conceito de injeção não é novo, na verdade já existe há muito tempo no motores diesel e só agora estão começando a entrar na "injeção direta". Outra coisa, a injeção eletrônica não barateou o preço do carros, muito pelo contrário, tem os encarecido. Porém tudo o que é eletrônico barateia, mas isto não ocorre nos meios automobilisticos. Os carros estão ficando cada vez mais caros, de manutenção cada vez mais cara e cada vez mais dificeis de serem concertados. Armas de pulso conseguem desprogramar totalmente injeções eletrônicas, então primeiro se joga a arma de pulso, depois a bomba nuclear, por isto eu prefiro os carburadores.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
em 1995 eu tinha um opala 4 cilindros carburado, sem injeção, sem cut-off e fazia 7-8 na gasolina na cidade, hoje eu tenho um Punto 2010 que faz a mesma coisa, houve algum avanço?
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
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