Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Vagne escreveu:Quais são as situações que a bombinha aciona? sempre na partida em qualquer temperatura? ou somente abaixo de 15ºC.
Meu carro está abastecido com alcool, e a temperatura externa ainda está na casa do 20 graus. a partida occorre normal, sem injeção de gasolina, pois não escuto a mesma acionar.
A temperatura da água deve ser <=18ºC para ativar a partida a frio e o AF deve ser menor que 11. O meu também está com álcool e mesmo marcando 22ºC de temperatura externa não está ativando a partida a frio.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Vagne escreveu:Scorpio, fiz os seguintes testes?
- fiz um curto no plugue do reservatório de partida a frio, e nada a luz no painel não acende.
- medi com um multímetro, e sim tem alimentação 12v no plugue.
Então, fica claro que o problema não esta no sensor de nível do reservatório de partida a frio.
Verifique se tem 12 volts conforme diagrama abaixo; se sim, a falha deve estar na fiação ou no painel.
BC = Board Computer
(click na imagem para ampliar)

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
JP, obrigado pela informação.
Até agora não tive acionamento, mesmo com temperatura de 16ºc pela manhã, o carro pegou normal, mas como sai devagar, em uma acoplada da embregem, simplesmente o motor se perdeu na lenta e apagou, mas não é normal acontecer. Após fiz funcionar normalmente, e seguiu andando normal. Na estrada fiquei um pouco estarecido com a média, andando bem de boa sem esticar, ou seja, 80~90km/h fez 12km/l, subindo a serra com 2 pessoas, e muita bagagem fez 10,8km/l nestas mesmas situaçãoes na gasolina fiz 16 e 15 respectivamente.
Scorpio, agradeço sempre o empenho em ilustrar a resolução do problema, testei o plugue que liga na bombinha e ali tem 12v, ou a variação da voltagem que chega nele, ou seja, às vezes 11,8v. Tem alguma maneira de testar o funcionamento da bombinha? sobre a questão de verificar no painel, só mesmo desmanchando o mesmo confere? neste caso terei que somar a possibilidade de desmontar e ajustar os ponteiros.
Você me recomenda algum outro teste que saiba?
Até agora não tive acionamento, mesmo com temperatura de 16ºc pela manhã, o carro pegou normal, mas como sai devagar, em uma acoplada da embregem, simplesmente o motor se perdeu na lenta e apagou, mas não é normal acontecer. Após fiz funcionar normalmente, e seguiu andando normal. Na estrada fiquei um pouco estarecido com a média, andando bem de boa sem esticar, ou seja, 80~90km/h fez 12km/l, subindo a serra com 2 pessoas, e muita bagagem fez 10,8km/l nestas mesmas situaçãoes na gasolina fiz 16 e 15 respectivamente.
Scorpio, agradeço sempre o empenho em ilustrar a resolução do problema, testei o plugue que liga na bombinha e ali tem 12v, ou a variação da voltagem que chega nele, ou seja, às vezes 11,8v. Tem alguma maneira de testar o funcionamento da bombinha? sobre a questão de verificar no painel, só mesmo desmanchando o mesmo confere? neste caso terei que somar a possibilidade de desmontar e ajustar os ponteiros.
Você me recomenda algum outro teste que saiba?
- Piloto de Autorama
Vagne escreveu:Você me recomenda algum outro teste que saiba?
Essa tensão de 12 volts no multímetro pode ser um tensão residual provocada por alguma capacitância ou uma alta resistência já que o voltímetro consome muito pouca corrente para fazer a medição.
Para ter certeza que os 12 volts estão presentes no plugue curto circuite os dois polos do conector da boia do reservatório de partida à frio (com um clips por exemplo) e efetue uma medição da voltagem no ponto em que os dois polos dos conectores estão curto-circuitados. Deve aparecer 12 volts quando a chave de ignição é ligada e zero volt quando a chave é desligada, evidentemente a medição deve ser feita em relação ao negativo da bateria.
Para que o teste funcione certifique-se que realmente os dois polos do conector estão curto-circuitados.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Só complementando, quando medi a voltagem do conector do plugue, não liguei no negativo da bateria, apenas neles mesmos. Imaginei que um deles era negativo e o outro positivo.
E a voltagem que medi anteriormente era com e sem a chave estar na posição MAR, e ambas deram a mesma coisa, fiquei receoso. Tinha ideia que somente com a chave em MAR que liberaria 12v, e não foi o que eu encontrei.
E a voltagem que medi anteriormente era com e sem a chave estar na posição MAR, e ambas deram a mesma coisa, fiquei receoso. Tinha ideia que somente com a chave em MAR que liberaria 12v, e não foi o que eu encontrei.
- Piloto de Autorama
Vagne escreveu:Só complementando, quando medi a voltagem do conector do plugue, não liguei no negativo da bateria, apenas neles mesmos. Imaginei que um deles era negativo e o outro positivo.
Faça o teste rigorosamente da forma que citei acima e informe o resultado.
Vagne escreveu:JP, obrigado pela informação.
Nossa! Fiz uma vez 15 km/l de gasolina no Siena 1.4, sozinho, sem AC, sem bagagem e a 90 km/h. No Linea não passa de 13 km/l na estrada, mas é sempre com AC ligado e andando bem de boa, 110 km/h no máximo. Com álcool na estrada ele faz em torno de 8 km/l, mas carregado, sem serra. Começo a desconfiar seriamente do sincronismo do comando de válvulas incorreto do motor do meu carro, somado a outros 'trimiliques' que ele tem "as vezes".
Sobre a partida a frio, hoje com temperatura no painel em 20°C não acionou a partida a frio, o motor pegou e morreu, na segunda partida pegou sem falhar e andou normal.
João Paulo
Então JP, já fiz 17.4km/l na gasolina, claro descendo serra mas, mesmo assim andando uns 100km nesta média, obviamente o cara morre de tédio, mas se quer fazer sobrar umas moedas no bolso é isso.
Andando bem mais rápido, sem AC, e estrada plana sem bagagem, uma velocidade de 100~110km/h, deu 14,8km/l
No alcool achei meio beberrão, o cara não pode nem pensar em pisar no acelerador que o consumo instantâneo dá 4.0km/l, rsrsrsr
Meu carro posou no sereno, e de manhã cedo estava 16ºc, pegou direto no alcool, sem gasolina no tanque, e nem acionou nada, rsrsr
Uma coisa que reclamo, é que este motor é muito lento em aceleração, o torque não vem e não aparece, e isso impacta muito no consumo, se este motor tivesse torque mediano em torno de 1500rpm, ia ser muito mais econômico.
O sincronismo pode mesmo influenciar no consumo, o mecânico só deixa este motor fora do ponto se quiser, porque é muito fácil deixar no ponto, visto que usa as mesmas ferramentas de fasagem do 1.6 16v, inclusive as mesmas correias e tensores. Antes de mandar trocar as correias o meu era mais mongão para andar, depois da troca ficou muito melhor, e o consumo melhorou, tenho certeza que o mecânico deixou no ponto, pelo menos entendi isso nas conversas que tive com ele, e visualizei bem antes as marcas nos parafusos que fecham as tampinhas do comando, onde se inserem as ferramentas de fasagem, e realmente meteram chave ali.
Vou confessar, acredito que o etorq deve ser muito melhor que o 1.9, não sei se mais econômico. Depois do Linea quero partir para um Corolla, pelo que li, o motor 1.8 VVTI automático é bem econômico, chega a ser mais econômico que o Linea. Embora eu ache o Linea econômico.
O Corolla é muito valorizado, um 2009 mesmo ano do Linea, custa mais de 10mil fipe por fipe, incrível..
Andando bem mais rápido, sem AC, e estrada plana sem bagagem, uma velocidade de 100~110km/h, deu 14,8km/l
No alcool achei meio beberrão, o cara não pode nem pensar em pisar no acelerador que o consumo instantâneo dá 4.0km/l, rsrsrsr
Meu carro posou no sereno, e de manhã cedo estava 16ºc, pegou direto no alcool, sem gasolina no tanque, e nem acionou nada, rsrsr
Uma coisa que reclamo, é que este motor é muito lento em aceleração, o torque não vem e não aparece, e isso impacta muito no consumo, se este motor tivesse torque mediano em torno de 1500rpm, ia ser muito mais econômico.
O sincronismo pode mesmo influenciar no consumo, o mecânico só deixa este motor fora do ponto se quiser, porque é muito fácil deixar no ponto, visto que usa as mesmas ferramentas de fasagem do 1.6 16v, inclusive as mesmas correias e tensores. Antes de mandar trocar as correias o meu era mais mongão para andar, depois da troca ficou muito melhor, e o consumo melhorou, tenho certeza que o mecânico deixou no ponto, pelo menos entendi isso nas conversas que tive com ele, e visualizei bem antes as marcas nos parafusos que fecham as tampinhas do comando, onde se inserem as ferramentas de fasagem, e realmente meteram chave ali.
Vou confessar, acredito que o etorq deve ser muito melhor que o 1.9, não sei se mais econômico. Depois do Linea quero partir para um Corolla, pelo que li, o motor 1.8 VVTI automático é bem econômico, chega a ser mais econômico que o Linea. Embora eu ache o Linea econômico.
O Corolla é muito valorizado, um 2009 mesmo ano do Linea, custa mais de 10mil fipe por fipe, incrível..
- Piloto de Autorama
Desmontei o painel processo super simples nada de complexo, praticamente é o mesmo serviço do que desmontar o do Marea (tive um).
Reposiconei os ponteiros, realmente o ponteiro do combustível estava com o acrilido do ponteiro rachado, por isso estava despencado, mas consegui ajustar ele, e fazer com que fique firme, coloquei uma buchinha entre o pino e o pino do motorzinho, ficou justo. Também reajustei o de temperatura, mas este estava bem justo, digo normal.
A minha dúvida é com relação a posição dos mesmos na graduação da escala, ou seja, quando desligo a chave eles devem ficar em qual posição, o de temperatura ao desligar deve repousar exatamente paralelo ao "C" de cool? o meu está bem abaixo, tentei deixar alinhado à letra C, mas quando viro a chave na posição, ele sobe muito acima da escala, como se estivesse com a água quente já, então deixando bem abaixo da letra C, quando viro a chave ele fica certinho na letra C, mas é assim mesmo?
O do combustível, fica onde o marco "zero"?
Alguém pode me ajudar?
Reposiconei os ponteiros, realmente o ponteiro do combustível estava com o acrilido do ponteiro rachado, por isso estava despencado, mas consegui ajustar ele, e fazer com que fique firme, coloquei uma buchinha entre o pino e o pino do motorzinho, ficou justo. Também reajustei o de temperatura, mas este estava bem justo, digo normal.
A minha dúvida é com relação a posição dos mesmos na graduação da escala, ou seja, quando desligo a chave eles devem ficar em qual posição, o de temperatura ao desligar deve repousar exatamente paralelo ao "C" de cool? o meu está bem abaixo, tentei deixar alinhado à letra C, mas quando viro a chave na posição, ele sobe muito acima da escala, como se estivesse com a água quente já, então deixando bem abaixo da letra C, quando viro a chave ele fica certinho na letra C, mas é assim mesmo?
O do combustível, fica onde o marco "zero"?
Alguém pode me ajudar?
- Piloto de Autorama
Vagne escreveu:Desmontei o painel Linea processo super simples nada de complexo, praticamente é o mesmo serviço do que desmontar o do Marea (tive um).
Sorte sua que o do Linea não é igual ao do Punto 2007 a 2012.
Porque o do Punto é complexo e super complicado além de trabalhoso.