Tucho batendo com carro inclinado

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Tucho batendo com carro inclinado

por Rauser » Sáb Out 24, 2015 11:18 pm

A vareta do meu tem uma marca meio verde, mas ja apagada. Hj coloquei mais oleo, pra passar acima da marca do meio entre min e max e deixei o carro inclinado por mais tempo, os tuchos bateram rapidamente e logo carregaram. Nao entendi se isso está relacionado...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Dom Out 25, 2015 4:28 pm

Além da viscosidade do lubrificante existe um fator ainda mais importante que é o índice de viscosidade, esse número é o que realmente serve de parâmetro de comparação entre os lubrificantes de mesma viscosidade. Quanto maior o número, melhor.

Veja na ficha técnica do Petrobras Valora 5W30 o índice de viscosidade de 158: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/43 ... OD=AJPERES

Enquanto o Shell HX8 5W30 tem índice de viscosidade de 163: http://www.shell-livedocs.com/data/publ ... 5e6ea5.pdf

Já o Selènia K Pure Energy 5W30 tem excelente 170: https://www.pli-petronas.com/br/cms/pdf ... roduct.pdf

Isso claro, desde que sejam comparados na mesma metodologia.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Dom Out 25, 2015 4:31 pm

Rauser escreveu:A vareta do meu tem uma marca meio verde, mas ja apagada. Hj coloquei mais oleo, pra passar acima da marca do meio entre min e max e deixei o carro inclinado por mais tempo, os tuchos bateram rapidamente e logo carregaram. Nao entendi se isso está relacionado...

Passou do meio mas atingiu o máximo na vareta?

Pode acreditar que o nível do lubrificante afeta sim o tempo de carregamento dos tuchos.

ps.: Na mensagem anterior entendi que o nível estava na metade da marcação entre min e max na vareta, não na metade da vareta :mrgreen:
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Scorpio » Dom Out 25, 2015 5:47 pm

Rauser escreveu:A vareta do meu tem uma marca meio verde, mas ja apagada. Hj coloquei mais oleo, pra passar acima da marca do meio entre min e max e deixei o carro inclinado por mais tempo, os tuchos bateram rapidamente e logo carregaram. Nao entendi se isso está relacionado...

Com o nível do lubrificante baixo e o carro inclinado para a frente a trompa de aspiração (pescador) pode não estar conseguindo aspirar o óleo.

Com o carro frio e nivelado coloque mais óleo até a vareta de medição indicar o nível máximo (não deixe passar do máximo)

(click na imagem para ampliar)
Imagem
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Rauser » Dom Out 25, 2015 6:01 pm

jpromero, atingiu o máximo da Vareta e a bateção, mesmo com carro inclinado, praticamente parou, ainda faz, menos, mas para logo. Só ainda to me perguntando porque com 4,3 litros nao marca no maximo e o de vcs marca!

Scorpio, entao vou ter que por quase q 5 litros pra marcar no maximo da vareta.

Entrei hoje debaixo do carro pra olhar se tinha vazamento no carter, comum nos e-torq, e tomei um susto! O carter ta todo melado de oleo! %$#... :/ Encontrei um site que vende a junta da Sabó, divulgada pelo ADG, tentei comprar, mas parece q eles ligam pra gente pra fechar a compra, bora ver... nao vou deixar assim não, muito feio e pode atingir outros componentes. Olhei a flange do filtro de oleo e tá sequinha, pq vi em videos q la tb costuma vazar na junta.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Dom Out 25, 2015 6:09 pm

Rauser escreveu:Scorpio, entao vou ter que por quase q 5 litros pra marcar no maximo da vareta.

1- Foi você que colocou os 4,3 litros de óleo?
2- Você quebrou os lacres dos frascos de óleo e colocou por você mesmo ou ficou olhando?
3- Tem vazamento ou mesmo que a troca tenha sido feita em um local de confiança as pessoas erram.

É muito difícil diagnosticar um problema sem acesso pessoalmente ao veiculo... o que foi dito são os possíveis caminhos.

Boa sorte na solução!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Rauser » Dom Out 25, 2015 11:48 pm

Eu mesmo faço a troca de óleo em casa, tenho a ferramenta correta pra sacar o filtro e o bujão do carter, que inclusive uso aquele magnetico, Nefroil. Me surpreendeu pq de 1000 e pocos km pra cá o carter só tinha um suado de óleo, agora tá vazando com gosto.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Seg Out 26, 2015 1:36 pm

Rauser escreveu:Eu mesmo faço a troca de óleo em casa, tenho a ferramenta correta pra sacar o filtro e o bujão do carter, que inclusive uso aquele magnetico, Nefroil. Me surpreendeu pq de 1000 e pocos km pra cá o carter só tinha um suado de óleo, agora tá vazando com gosto.

Já que você faz a troca em casa, recolha o óleo quando for trocar o óleo em um recipiente graduado para ver quantos litros tem de fato no seu motor. Para mim está claro que o óleo está sendo perdido pelo vazamento da junta.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Ter Out 27, 2015 7:09 am

essa batida de tucho é rápida ou prolongada?

meu etorq principalmente em dias mais frios faz um barulho logo após a partida que acredito ser tucho.... mas é rápido... coisa de 1 segundo... 2 na pior das hipóteses... o de vcs não faz isso não? a propósito, minha garagem é um pouco inclinada :lol:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Rauser » Ter Out 27, 2015 2:08 pm

A primeira troca deu exatos 4 litros, perdeu 300ml em 5000km. Medi num recepiente graduado q inclusive uso pra levar o oleo pro posto pra descartar...agora a segunda creio que ia dar mais, se eu nao tivesse completado, pq ta vazando muito. Eu estou atrás da Junta Sabó, nem a sabó responde meu e-mail, nem a loja da Internet q suspostamente tinha, não entra em contato. Acho que vou partir pro silicone, pedir pro mecanico passar um Loctite preto na junta e boa!

A batida antes, quando o carro tava inclinado pra frente numa rua, era prolongada, não parava nem acelerando o carro. Agora que o tempo ta mais fresco e o oleo eu coloquei até o nivel maximo da vareta, quando bate é poucos segundos e depois para. O meu quando ta frio na garagem, q é tb um pouco inclinada, mas o carro fica com a frente pra cima da inclinação, bate tb, mas é coisa de 1 a 2 segundos tb, e para.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo