Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Brother uma duvida: vc acha que no Brasil os carros deveriam ser apenas um unico combustivel, ou gasolina ou etanol, assim melhorando o consumo e outros fatores?
valew
valew
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- Piloto de Testes novato

je9445 escreveu:Brother uma duvida: vc acha que no Brasil os carros deveriam ser apenas um unico combustivel, ou gasolina ou etanol, assim melhorando o consumo e outros fatores?
valew
O grande problema que eu vejo é que todos temem o acontecido no passado com o Proálcool (pelo que me lembro 1982) onde se incentivou os carros a álcool, e logo depois vieram os problemas de abastecimento.
Na verdade não temos uma política bem clara nesse sentido, e os usineiros convertem álcool ou açúcar de acordo com a conveniência do preço internacional e quando lhes é conveniente.
Os veículos serem Flex. é uma grande arma contra essas atitudes, é fácil migrar para o combustível que mais vantagem dá. Porem a eficiência na utilização do combustível cai bastante.
Como a taxa é intermediaria, quando se abastece com gasolina a injeção tira ponto para não pre-detonar e quando se abastece no álcool, ele injeta a mais para não falhar...
Pode perceber como o motor fica mais liso quando abastecido com gasolina e mais “áspero” quando com álcool.
Meu pai sempre foi apaixonado pelos Honda, teve um civic flex que nunca fez mais que 7-8 na gasolina.
Trocou por um CRV que é só a Gasolina e o carro faz 11km/L.
Respondendo a sua pergunta:
Quanto à eficiência, sim os carros deveriam ser ou Gasolina ou Álcool e não flex.
Quanto a credibilidade, política, usineiros, etc. sou a favor do Flex.

- Velha Guarda

...opa valew....Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- Piloto de Testes novato

mauriliosantosjunior escreveu:Então, se o sistema de injeção eletrônica é top, porque então o catalizador? Um sistema que regula a queima deve necessáriamente evitar que sejam produzidos CO por mistura rica ou NOx por mistura pobre, no entanto o catalizador existe principalmente por causa do NOx, o catalizador para quem anda exclusivamente com alcool é algo que beira o absurdo, mais um trambolho em base legal para encarecer. Ou é algo inútil ou o sistema de injeção é capenga.
você chegou a falar para manter o nivel do tópico para mim, mas você também fala muita besteira cara!
quotei esse seu post, mas vou falar do que li até agora ok?
Oxidação das sedes de valvula por causa da mistura pobre...
A mistura pobre por si, é em relação gasolina x ar dentro da camara certo? Neste caso, em relação a proporção perfeita, temos mais ar do que combustível.. não tem LÓGICA nenhuma dizer que isso vai oxidar as sedes, porque se você pisar e andar a 3000rpm, a massa de ar que vai passar pelos cilindros em um intervalo de tempo é MUITO maior do que a mesma coisa a 1500rpm por exemplo. Não é porque tem mais gasolina do que ar, EM RELAÇÃO A PROPORÇÃO IDEAL, que vai ter mais ar do que o normal na camara entende? Se fosse assim, o que seria dos carros turbo, que socam ar pressurizado pra dentro das camaras?
Só um detalhe: hj tu abre um motor com 60mkm, e praticamente nao existe caso de oxidação em sedes de valvulas, salvo carros com algum problema de projeto.. então essa sua preocupação nao procede.
Seu chevete carburadao fazer a mesma média do seu punto cheio de tecnologia..
Cara, essa foi de matar.. nem vou falar muito, mas analise duas coisas faceis: cilindrada dos carros vs potencia, isso é suficiente pra ti?
pois se eu for citar tudo que o punto tem em favor da tecnologia, credo..
Catalisador..
Você sabe qual o papel de um catalisador pra querer falar que a injeçao eletronica é ruim porque precisa ter um desses na descarga?
Um Catalisador serve apenas para acelerar um processo quimico, que neste caso é a transformação do MONOXIO DE CARBONO em CO2
O que teria haver um modulo que controla a injeção de combustivel com uma reação quimica anti poluição?
enfim, não quero baixar nivel do tópico, mas você está com umas idéias muito fora da realidade cara
- Piloto de Atari

Leandro, já conversei em outros tópicos com o Maurílio, e posso te afirmar.
Ele não é leigo no assunto. Ele defende os conceitos dele.
Quando ele mencionou a finalidade do catalisador x IE, ele estava comentando algo correto.
Uma queima estequiometricamente perfeita, gera calor + H2O+CO2+N2, variando somente a quantidade dos elementos.
Ex: para gasolina: C8H18+12,5O2+47N2 ==> 8CO2+9H2O+47N2
Ex: para Álcool: C2H6O+3O2+11,3N2 ==> 2CO2+3H2O+11,3N2
Não se esqueça que o ar atmosférico tem 79% de Nitrogênio, que nada ajuda na combustão (gás inerte), por isso o que entra, teoricamente tem que sair...
Logo se a queima é perfeita, não seria necessário o catalisador para converter CO, ou NOx.
Mas na verdade nenhum processo é perfeito, ou tem 100% de eficiencia, por isso a injeção não consegue ter um aproveitamento de 100% da queima que ocorre no cilindro, justifica-se aí a instalação do catalisador.
O que ele está querendo demonstrar é que o sistema IE não é a batatinha de ouro do pacote.
O mais legal é que tem uma galera que está curtindo , relembrando / aprendendo.
Abçs
Ele não é leigo no assunto. Ele defende os conceitos dele.
Quando ele mencionou a finalidade do catalisador x IE, ele estava comentando algo correto.
Uma queima estequiometricamente perfeita, gera calor + H2O+CO2+N2, variando somente a quantidade dos elementos.
Ex: para gasolina: C8H18+12,5O2+47N2 ==> 8CO2+9H2O+47N2
Ex: para Álcool: C2H6O+3O2+11,3N2 ==> 2CO2+3H2O+11,3N2
Não se esqueça que o ar atmosférico tem 79% de Nitrogênio, que nada ajuda na combustão (gás inerte), por isso o que entra, teoricamente tem que sair...
Logo se a queima é perfeita, não seria necessário o catalisador para converter CO, ou NOx.
Mas na verdade nenhum processo é perfeito, ou tem 100% de eficiencia, por isso a injeção não consegue ter um aproveitamento de 100% da queima que ocorre no cilindro, justifica-se aí a instalação do catalisador.
O que ele está querendo demonstrar é que o sistema IE não é a batatinha de ouro do pacote.
O mais legal é que tem uma galera que está curtindo , relembrando / aprendendo.
Abçs

- Velha Guarda

Ahhh.
O grande vilão é o oxigênio presente após a combustão (alta temperatura) no escape. E não na admissão.
Deixe um carro turbo com mistura pobre (presença de oxigênio no escape) e ele vai durar uns 40 segundos...
Abçs
O grande vilão é o oxigênio presente após a combustão (alta temperatura) no escape. E não na admissão.
Deixe um carro turbo com mistura pobre (presença de oxigênio no escape) e ele vai durar uns 40 segundos...
Abçs

- Velha Guarda

Ferranda escreveu:Ahhh.
Abçs
correto, mas teria haver com a pressão do turbo.. tanto que um carro turbo + pane seca = bloco pro lixo
e o cara estava falando de oxidação da sede de valvula..
quanto a reação quimica pós combustão, é praticamente impossivel ter um sistema perfeito de injeção, visto que são MILHARES de váriaveis que influenciam a quantidade perfeita de combustível a ser injetada.
Quanto a defender conceitos, uma coisa é defender uma tese quando não se sabe realmente como a coisa funciona.. outra coisa é insistir em uma coisa que já provaram por vários meios que funciona, ou que é melhor que o anterior (no caso da comparaçao do motor do punto e do chevette)
um cara que compara um motor de 1980 com um atual, e quer questionar quais os reais ganhos pela tecnologia embutida, com certeza não está por dentro do assunto.
- Piloto de Atari

estou por fora mesmo, meu negócio é motores acima de 500 cv, fui
- Usuário Banido

mauriliosantosjunior escreveu:estou por fora mesmo, meu negócio é motores acima de 500 cv, fui
e 2T!!

- Piloto de Atari

Esse deve ser o Chevete mais potente do mundo.
- Piloto de Auto Escola