Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Olá pessoal!
Pois bem, muitos motoristas aindam relutam em aceitar que o cut off existe em carros com injeção eletrônica.
Pois é, em situações onde você NÃO usa o acelerador, e a rotação do motor estiver acima de 850 ~ 1000 rpm, os bicos injetores páram de pulsar e a central de ignição também pára de mandar sinal às velas (seria inútil as velas ficarem soltando faíscas sem combustível!)
Na rodovia você percebe bem isso, fique atento ao consumo instantâneo, quando for descer, deixe engrenado e fique de olho no computador de bordo, você vai ver o valor aumentando 7, 15, 25, 54, até chegar no máximo de 99 km/l (limite da escala do computador), mas na realidade, em cut off, o motor não queima uma gota de combustível!
Sabendo disso, eduque-se e tente tirar o máximo de proveito.
Quando for parar o carro, alivie completamente o acelerador, deixe o câmbio engrenado, deixando a velocidade cair, quando perceber que a rotação for cair abaixo dos 1000 rpm, reduza a marcha, mantendo sempre a rotação acima dos 850 ~ 1000 rpm, maximizando o tempo de cut off.
Isso além de ajudar a economizar os freios também ajuda em economizar muito combustível!
Só pra ter idéia, dá pra economizar de 0,5 ~ 1,5 km/l dependendo da situação, e isto faz muita diferença!
Valew!
Pois bem, muitos motoristas aindam relutam em aceitar que o cut off existe em carros com injeção eletrônica.
Pois é, em situações onde você NÃO usa o acelerador, e a rotação do motor estiver acima de 850 ~ 1000 rpm, os bicos injetores páram de pulsar e a central de ignição também pára de mandar sinal às velas (seria inútil as velas ficarem soltando faíscas sem combustível!)
Na rodovia você percebe bem isso, fique atento ao consumo instantâneo, quando for descer, deixe engrenado e fique de olho no computador de bordo, você vai ver o valor aumentando 7, 15, 25, 54, até chegar no máximo de 99 km/l (limite da escala do computador), mas na realidade, em cut off, o motor não queima uma gota de combustível!
Sabendo disso, eduque-se e tente tirar o máximo de proveito.
Quando for parar o carro, alivie completamente o acelerador, deixe o câmbio engrenado, deixando a velocidade cair, quando perceber que a rotação for cair abaixo dos 1000 rpm, reduza a marcha, mantendo sempre a rotação acima dos 850 ~ 1000 rpm, maximizando o tempo de cut off.
Isso além de ajudar a economizar os freios também ajuda em economizar muito combustível!
Só pra ter idéia, dá pra economizar de 0,5 ~ 1,5 km/l dependendo da situação, e isto faz muita diferença!
Valew!
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
thiago.
tudo perfeito, menos a RPM de acao...
O Cut off entra em operacao com rpm acima de 2000RPM com motor quente e 2500 com o motor frio.
ABCS
tudo perfeito, menos a RPM de acao...
O Cut off entra em operacao com rpm acima de 2000RPM com motor quente e 2500 com o motor frio.
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- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Oi, Ferranda, é esta a RPM de cut-off do Punto 1.4?
O valor que ouvi certa vez, mas para outro carro foi de 1500RPM, que me pareceu razoável.
Vi o pessoal falando de 1000RPM, mas acho pouco, o torque vai ser muito desfavorável se pegar uma subida oppela frente, vai forçar motor.
O valor que ouvi certa vez, mas para outro carro foi de 1500RPM, que me pareceu razoável.
Vi o pessoal falando de 1000RPM, mas acho pouco, o torque vai ser muito desfavorável se pegar uma subida oppela frente, vai forçar motor.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
x2
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Tem razão, o cut off entra em ação com borboleta fechada a 1500rpms com o motor quente.
Desculpa a confusão

Desculpa a confusão


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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Tranquilo...
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Ae, Bacana esse assunto, vou dizer um pouco das conclusões que tirei.
Costumo andar sempre com o carro de acordo com o giro, quando quero fazer testes, ligo o consumo instantaneo (sempre ando com ele ligado rsrs) e vou analisando, normalmente sei quando está economico quando vejo o marcador ir além do normal, 20km/l, 40, 50 é o maximo.
Uma coisa que noto no transito lento (Marginal), faço o carro fazer 9, 10 estaveis, em segunda marcha entre 2500 a 2600 giros, praticamente só tocando o acelerador e sem variar a bombada, se na mesma velocidade eu colocar a terceira, ela baixa rotação e faz 6,5 a 7,5. é como se o computador injetasse mais combustivel com uma marcha mais leve, MAS SE TIVER INBALADO, AI VOLTA A FICAR ECONOMICO.
Assim: maior o giro, menor a injeçao, pois o torc é maior
menor o giro, maior a injecao, pois o torc é pouco e precisa de mais combustivel para gerar a força e manter o carro estavel.
bom, outra a, quando a velocidade esiver estabilizada, por exemplo 100km/h com consumo de 9.8km/l, eu costumo soltar o acelerador e pisar novamente bem lentamente até estabilizar novamente, ele fica em 10.5, 10.8 km/l e se mantem assim.
Claro andar em rotações mais baixas economiza combustivel, porém tem que ser quando o carro não está perdendo muita velocidade, pois ai não adianta colocar a quarta a 40km/h e e ter q pisar até meio pé pra manter a velocidade
e viva a discução e troca de informações
Costumo andar sempre com o carro de acordo com o giro, quando quero fazer testes, ligo o consumo instantaneo (sempre ando com ele ligado rsrs) e vou analisando, normalmente sei quando está economico quando vejo o marcador ir além do normal, 20km/l, 40, 50 é o maximo.
Uma coisa que noto no transito lento (Marginal), faço o carro fazer 9, 10 estaveis, em segunda marcha entre 2500 a 2600 giros, praticamente só tocando o acelerador e sem variar a bombada, se na mesma velocidade eu colocar a terceira, ela baixa rotação e faz 6,5 a 7,5. é como se o computador injetasse mais combustivel com uma marcha mais leve, MAS SE TIVER INBALADO, AI VOLTA A FICAR ECONOMICO.
Assim: maior o giro, menor a injeçao, pois o torc é maior
menor o giro, maior a injecao, pois o torc é pouco e precisa de mais combustivel para gerar a força e manter o carro estavel.
bom, outra a, quando a velocidade esiver estabilizada, por exemplo 100km/h com consumo de 9.8km/l, eu costumo soltar o acelerador e pisar novamente bem lentamente até estabilizar novamente, ele fica em 10.5, 10.8 km/l e se mantem assim.
Claro andar em rotações mais baixas economiza combustivel, porém tem que ser quando o carro não está perdendo muita velocidade, pois ai não adianta colocar a quarta a 40km/h e e ter q pisar até meio pé pra manter a velocidade
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Interessante esse seu comentário..... vou ver se no Punto 1.6 16V também se comporta assim!!!!
Spirito, o retorno!!!!!
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
octanton escreveu:Uma coisa que noto no transito lento (Marginal), faço o carro fazer 9, 10 estaveis, em segunda marcha entre 2500 a 2600 giros, praticamente só tocando o acelerador e sem variar a bombada, se na mesma velocidade eu colocar a terceira, ela baixa rotação e faz 6,5 a 7,5. é como se o computador injetasse mais combustivel com uma marcha mais leve, MAS SE TIVER INBALADO, AI VOLTA A FICAR ECONOMICO.
Claro andar em rotações mais baixas economiza combustivel, porém tem que ser quando o carro não está perdendo muita velocidade, pois ai não adianta colocar a quarta a 40km/h e e ter q pisar até meio pé pra manter a velocidade
E você é mais um que o computador de bordo enganou
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