Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

por je9445 » Ter Ago 10, 2010 1:15 pm

:roll:
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Ferranda » Ter Ago 10, 2010 1:36 pm

2X :roll:

Façam o teste pelo abastecimento e confiram o resultado...
Abasteça até completar, zere o hodometro parcial, rode até ficar com 1/4 e abasteça novamente...
Marque a quantidade de Litros e faça a divisão (Km rodados / Litros abastecidos)..
Acho que tem gente com o computador de bordo configurado pra marcar L/100km.
Aí a grandeza é inversa....
Confira com o resultado do CB.

Eu Já fiz esse teste de rpm x torque.... Nunca RPM ganhou em consumo do Torque.
RPMs mais altas, consumo maior.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por eevandro » Sex Set 10, 2010 1:07 am

Frmg escreveu:
octanton escreveu:Uma coisa que noto no transito lento (Marginal), faço o carro fazer 9, 10 estaveis, em segunda marcha entre 2500 a 2600 giros, praticamente só tocando o acelerador e sem variar a bombada, se na mesma velocidade eu colocar a terceira, ela baixa rotação e faz 6,5 a 7,5. é como se o computador injetasse mais combustivel com uma marcha mais leve, MAS SE TIVER INBALADO, AI VOLTA A FICAR ECONOMICO.

Claro andar em rotações mais baixas economiza combustivel, porém tem que ser quando o carro não está perdendo muita velocidade, pois ai não adianta colocar a quarta a 40km/h e e ter q pisar até meio pé pra manter a velocidade

E você é mais um que o computador de bordo enganou :-D

Então podemos concluir que o computador de bordo não é confiável no modo CI e o melhor é pisar no acelerador de quarta a 40km/h?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por William Grana » Sex Set 10, 2010 9:45 pm

eevandro escreveu:
Frmg escreveu:
octanton escreveu:Uma coisa que noto no transito lento (Marginal), faço o carro fazer 9, 10 estaveis, em segunda marcha entre 2500 a 2600 giros, praticamente só tocando o acelerador e sem variar a bombada, se na mesma velocidade eu colocar a terceira, ela baixa rotação e faz 6,5 a 7,5. é como se o computador injetasse mais combustivel com uma marcha mais leve, MAS SE TIVER INBALADO, AI VOLTA A FICAR ECONOMICO.

Claro andar em rotações mais baixas economiza combustivel, porém tem que ser quando o carro não está perdendo muita velocidade, pois ai não adianta colocar a quarta a 40km/h e e ter q pisar até meio pé pra manter a velocidade

E você é mais um que o computador de bordo enganou :-D

Então podemos concluir que o computador de bordo não é confiável no modo CI e o melhor é pisar no acelerador de quarta a 40km/h?

______________________________________________________________________________________________________________

Exatamente..assim a media melhorará...mas cuidado pra nao forcar tanto o cambio...

abs
William Grana

Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Viniciusmartins » Qua Set 15, 2010 9:05 pm

quando eu estou em uma bangela de 5ª macha e tiro o pé do acelerador o cot off se habilita,
qual e a rotação em que ele se desabilita, para que omotor nao fique querendo apagar?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por phnino » Sex Set 17, 2010 9:31 am

Estava me baseando no consumo imediato do Computador de Bordo.

E por lá você tem a nítida sensação de que marcha alta com velocidade baixa = consumo maior. Marcha alta com velocidade razoável para alta = consumo menor (desde que não fique pisando para aumentar muito a velocidade).
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por hugomna » Sáb Set 18, 2010 4:17 pm

Gente,

O simples fato de se tirar o pé do acelerador, com o carro em movimento e engrenado, já ativa o Cut Off; salvo momento em que você está engrenado, num plano por exemplo e sem pisar no acelerador: desta forma, o módulo da injeção continuará a injetar combustível, afim de manter o motor em funcionamento.

Abraços,

Hugo MN Aguiar
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rappers » Seg Set 27, 2010 3:09 am

outra informação..

CONFIRMADO!

desci numa ladeira em marcha(sem o pé no acelerador) .. o consumo instantaneo marca 50km/l (valor maximo)

ao colocar no ponto morto na ladeira. o consumo instantaneo marca valores inferiores a 50km/l

entao deixar o carro na "banguela" numa ladeira não economiza combustivel... gasta mais ainda.

obs: só quis dar uma informacoes pra vc.. acho que ja sabiam ;P

obs2: e sim.. mesmo em plano, se tirar o pé do acelerador, o consumo marca 50km/l (cutoff ativo) ... entao sempre vai funcionar quando vc tirar o pé do acelerador.. agora nao testei a quantos RPM desativa isso... o meu é 1.6 16V
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Ter Set 28, 2010 9:43 pm

Aproximadamente 1300-1500rpms o cut off e desabilitado, para não deixar o carro morrer.
:wink:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por eds2000 » Qua Set 29, 2010 1:56 pm

Frmg,
Talvez eu possa ajudar um pouco nesse assunto de Cutoff.

Na verdade, o Cutoff funciona até o ponto em que o carro não precisa de força e que vá descento a rotação sem pedir força. Exemplo: Eu tenho um C3.

Ele em 1500rpm se você manter em quinta marcha, ele ao invés de fazer o famoso freio-motor, vai pedir para que eu ou acelere ou reduza (porque vai querer manter um limite de rotação "saudavel" para a marcha e velocidade que você trafega). Nisso, se eu manter até 1000rpm ele pode chegar a soluçar, ou seja, entregando mais combustivel e pouco ar e perdendo a possibilidade do cutoff reduzindo marchas.

No Punto de vocês, seria bom analisar até que ponto o motor não começa a pedir essa redução de marcha ou aceleração. Esse será exatamente o ponto limite do motor para o cutoff.

Espero ter ajudado.

Abraços
Edson
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo