Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- Piloto de Testes novato

2X
Façam o teste pelo abastecimento e confiram o resultado...
Abasteça até completar, zere o hodometro parcial, rode até ficar com 1/4 e abasteça novamente...
Marque a quantidade de Litros e faça a divisão (Km rodados / Litros abastecidos)..
Acho que tem gente com o computador de bordo configurado pra marcar L/100km.
Aí a grandeza é inversa....
Confira com o resultado do CB.
Eu Já fiz esse teste de rpm x torque.... Nunca RPM ganhou em consumo do Torque.
RPMs mais altas, consumo maior.

Façam o teste pelo abastecimento e confiram o resultado...
Abasteça até completar, zere o hodometro parcial, rode até ficar com 1/4 e abasteça novamente...
Marque a quantidade de Litros e faça a divisão (Km rodados / Litros abastecidos)..
Acho que tem gente com o computador de bordo configurado pra marcar L/100km.
Aí a grandeza é inversa....
Confira com o resultado do CB.
Eu Já fiz esse teste de rpm x torque.... Nunca RPM ganhou em consumo do Torque.
RPMs mais altas, consumo maior.

- Velha Guarda

Frmg escreveu:octanton escreveu:Uma coisa que noto no transito lento (Marginal), faço o carro fazer 9, 10 estaveis, em segunda marcha entre 2500 a 2600 giros, praticamente só tocando o acelerador e sem variar a bombada, se na mesma velocidade eu colocar a terceira, ela baixa rotação e faz 6,5 a 7,5. é como se o computador injetasse mais combustivel com uma marcha mais leve, MAS SE TIVER INBALADO, AI VOLTA A FICAR ECONOMICO.
Claro andar em rotações mais baixas economiza combustivel, porém tem que ser quando o carro não está perdendo muita velocidade, pois ai não adianta colocar a quarta a 40km/h e e ter q pisar até meio pé pra manter a velocidade
E você é mais um que o computador de bordo enganou
Então podemos concluir que o computador de bordo não é confiável no modo CI e o melhor é pisar no acelerador de quarta a 40km/h?
- Piloto de Atari

eevandro escreveu:Frmg escreveu:octanton escreveu:Uma coisa que noto no transito lento (Marginal), faço o carro fazer 9, 10 estaveis, em segunda marcha entre 2500 a 2600 giros, praticamente só tocando o acelerador e sem variar a bombada, se na mesma velocidade eu colocar a terceira, ela baixa rotação e faz 6,5 a 7,5. é como se o computador injetasse mais combustivel com uma marcha mais leve, MAS SE TIVER INBALADO, AI VOLTA A FICAR ECONOMICO.
Claro andar em rotações mais baixas economiza combustivel, porém tem que ser quando o carro não está perdendo muita velocidade, pois ai não adianta colocar a quarta a 40km/h e e ter q pisar até meio pé pra manter a velocidade
E você é mais um que o computador de bordo enganou
Então podemos concluir que o computador de bordo não é confiável no modo CI e o melhor é pisar no acelerador de quarta a 40km/h?
______________________________________________________________________________________________________________
Exatamente..assim a media melhorará...mas cuidado pra nao forcar tanto o cambio...
abs
William Grana

- Barbeiro de Auto Escola

quando eu estou em uma bangela de 5ª macha e tiro o pé do acelerador o cot off se habilita,
qual e a rotação em que ele se desabilita, para que omotor nao fique querendo apagar?
qual e a rotação em que ele se desabilita, para que omotor nao fique querendo apagar?
- Piloto de Atari

Estava me baseando no consumo imediato do Computador de Bordo.
E por lá você tem a nítida sensação de que marcha alta com velocidade baixa = consumo maior. Marcha alta com velocidade razoável para alta = consumo menor (desde que não fique pisando para aumentar muito a velocidade).
E por lá você tem a nítida sensação de que marcha alta com velocidade baixa = consumo maior. Marcha alta com velocidade razoável para alta = consumo menor (desde que não fique pisando para aumentar muito a velocidade).
- Piloto de Autorama

Gente,
O simples fato de se tirar o pé do acelerador, com o carro em movimento e engrenado, já ativa o Cut Off; salvo momento em que você está engrenado, num plano por exemplo e sem pisar no acelerador: desta forma, o módulo da injeção continuará a injetar combustível, afim de manter o motor em funcionamento.
Abraços,
Hugo MN Aguiar
O simples fato de se tirar o pé do acelerador, com o carro em movimento e engrenado, já ativa o Cut Off; salvo momento em que você está engrenado, num plano por exemplo e sem pisar no acelerador: desta forma, o módulo da injeção continuará a injetar combustível, afim de manter o motor em funcionamento.
Abraços,
Hugo MN Aguiar
- Piloto de Atari

outra informação..
CONFIRMADO!
desci numa ladeira em marcha(sem o pé no acelerador) .. o consumo instantaneo marca 50km/l (valor maximo)
ao colocar no ponto morto na ladeira. o consumo instantaneo marca valores inferiores a 50km/l
entao deixar o carro na "banguela" numa ladeira não economiza combustivel... gasta mais ainda.
obs: só quis dar uma informacoes pra vc.. acho que ja sabiam ;P
obs2: e sim.. mesmo em plano, se tirar o pé do acelerador, o consumo marca 50km/l (cutoff ativo) ... entao sempre vai funcionar quando vc tirar o pé do acelerador.. agora nao testei a quantos RPM desativa isso... o meu é 1.6 16V
CONFIRMADO!
desci numa ladeira em marcha(sem o pé no acelerador) .. o consumo instantaneo marca 50km/l (valor maximo)
ao colocar no ponto morto na ladeira. o consumo instantaneo marca valores inferiores a 50km/l
entao deixar o carro na "banguela" numa ladeira não economiza combustivel... gasta mais ainda.
obs: só quis dar uma informacoes pra vc.. acho que ja sabiam ;P
obs2: e sim.. mesmo em plano, se tirar o pé do acelerador, o consumo marca 50km/l (cutoff ativo) ... entao sempre vai funcionar quando vc tirar o pé do acelerador.. agora nao testei a quantos RPM desativa isso... o meu é 1.6 16V
- Piloto de Autorama

Aproximadamente 1300-1500rpms o cut off e desabilitado, para não deixar o carro morrer.

- Velha Guarda

Frmg,
Talvez eu possa ajudar um pouco nesse assunto de Cutoff.
Na verdade, o Cutoff funciona até o ponto em que o carro não precisa de força e que vá descento a rotação sem pedir força. Exemplo: Eu tenho um C3.
Ele em 1500rpm se você manter em quinta marcha, ele ao invés de fazer o famoso freio-motor, vai pedir para que eu ou acelere ou reduza (porque vai querer manter um limite de rotação "saudavel" para a marcha e velocidade que você trafega). Nisso, se eu manter até 1000rpm ele pode chegar a soluçar, ou seja, entregando mais combustivel e pouco ar e perdendo a possibilidade do cutoff reduzindo marchas.
No Punto de vocês, seria bom analisar até que ponto o motor não começa a pedir essa redução de marcha ou aceleração. Esse será exatamente o ponto limite do motor para o cutoff.
Espero ter ajudado.
Abraços
Edson
Talvez eu possa ajudar um pouco nesse assunto de Cutoff.
Na verdade, o Cutoff funciona até o ponto em que o carro não precisa de força e que vá descento a rotação sem pedir força. Exemplo: Eu tenho um C3.
Ele em 1500rpm se você manter em quinta marcha, ele ao invés de fazer o famoso freio-motor, vai pedir para que eu ou acelere ou reduza (porque vai querer manter um limite de rotação "saudavel" para a marcha e velocidade que você trafega). Nisso, se eu manter até 1000rpm ele pode chegar a soluçar, ou seja, entregando mais combustivel e pouco ar e perdendo a possibilidade do cutoff reduzindo marchas.
No Punto de vocês, seria bom analisar até que ponto o motor não começa a pedir essa redução de marcha ou aceleração. Esse será exatamente o ponto limite do motor para o cutoff.
Espero ter ajudado.
Abraços
Edson
- Piloto de Atari