Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
no motor fire o cuttoff atua a partir dos 1900rpm snme.
por via das duvidas, eu sempre deixo o motor girando proximo dos 2000rpm em descidas, ou até mais que isso em decidas mais fortes até mesmo pra usar como freio-motor (até pra lubrificação do motor em si).... realmente quando a rotacao vai caindo e chega em torno dos 1700rpm vc sente que o motor se "solta".
por via das duvidas, eu sempre deixo o motor girando proximo dos 2000rpm em descidas, ou até mais que isso em decidas mais fortes até mesmo pra usar como freio-motor (até pra lubrificação do motor em si).... realmente quando a rotacao vai caindo e chega em torno dos 1700rpm vc sente que o motor se "solta".
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Bom topico esse!!! de fato é bom aprender mais sobre economia de combustivel no punto, que ja não e tão assim!!!
- Velha Guarda

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Re:
Frmg escreveu:Obrigado, mas persiste a dúvida ... hehehe
Qual a rotação exata em que o cutoff deixa de funcionar no punto e o motor passa a receber combustível novamente para não morrer ???
A variação é pouca, mas isso muda de carro para carro, se alguém puder testar no Punto eu ficaria bastante grato até para facilitar a explicações sobre como consumir menos.
Quando o cutoff esta ativado o CB vai marcar 50km/l. Ai vc vai marcando por ali conforme a rotaçao abaixa, quando sair dos 50km/l é pq o motor voltou a funcionar e conforme vai diminuindo o valor dos km/l é pq mais combustivel está sendo injetado. É o que eu acho pelo menos.
Abraços
- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Eu ainda to meio na dúvida, se eu estiver vindo de 5ª e precisar freiar pra um quebra molas por exemplo, posso ir só reduzindo sem pisar nos freios ou é melhor ir freando de 5ª marcha mesmo, dai qnd estiver em cima do quebra mola reduzo pra 2ª e volto a acelerar? pq pelo que entendi reduzindo desgasta mais rapido a embreagem! =s
- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Vitor...
Tudo depende da velocidade em que o veiculo está e a distancia do obstáculo (lombada, farol etc.).
Como já foi dito anteriormente, tente manter a rotação acima dos 2000rpms.
Quanto a sua duvida, reduzir não desgasta nem menos e nem mais a embreagem.
O maior vilão do componente é a má utilização:
- Segurar o veiculo em ladeiras com a embreagem.
- Descansar o pé no pedal
- Mudar de marcha sem aliviar o pé do acelerador
- E o Vulgo "fritar fricção"
etc.
Já tive carros que troquei a embreagem com 120.000km e troquei porque estava extremamente pesada, porem não patinava!
Tudo depende da velocidade em que o veiculo está e a distancia do obstáculo (lombada, farol etc.).
Como já foi dito anteriormente, tente manter a rotação acima dos 2000rpms.
Quanto a sua duvida, reduzir não desgasta nem menos e nem mais a embreagem.
O maior vilão do componente é a má utilização:
- Segurar o veiculo em ladeiras com a embreagem.
- Descansar o pé no pedal
- Mudar de marcha sem aliviar o pé do acelerador
- E o Vulgo "fritar fricção"
etc.
Já tive carros que troquei a embreagem com 120.000km e troquei porque estava extremamente pesada, porem não patinava!

- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
haaam vlw ai! 
- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Pessoal,
Sobre a questão de enquanto estiver em "cut off" o consumo de combustível ser 0, conseguiram me convencer do contrário. E um dos que me convenceu foi o próprio Punto.
Por bastante tempo acreditei nisto, e sempre tentei explorar ao máximo nos carros que dirigi. Já tinham me dito que o motor sempre precisa de injeção de combustível, pois de qualquer forma é um motor a combustão, e por isso precisa da mistura ar + combustível. O fato é que com a força motriz, a mistura pode ficar "pobre" em combustível, recebendo a injeção mínima.
E o Punto me convenceu com o computador de bordo. Quando usando a força motriz, o consumo instantâneo vai a 2l/100km (50km/l), e não a 0. E este é o mesmo consumo em marcha lenta.
Logo, usar o freio motor para parar é mera questão de economia do freio. Independentemente de a pessoa deixar em marcha lenta ou só tirar o pé do acelerador, o consumo de combustível será o mesmo. A economia real de combustível está ao não se acelerar em descidas - deixar que a força motriz leve o carro na rotação e velocidade que se está, mas consumindo combustível de marcha lenta.
Sobre a questão de enquanto estiver em "cut off" o consumo de combustível ser 0, conseguiram me convencer do contrário. E um dos que me convenceu foi o próprio Punto.
Por bastante tempo acreditei nisto, e sempre tentei explorar ao máximo nos carros que dirigi. Já tinham me dito que o motor sempre precisa de injeção de combustível, pois de qualquer forma é um motor a combustão, e por isso precisa da mistura ar + combustível. O fato é que com a força motriz, a mistura pode ficar "pobre" em combustível, recebendo a injeção mínima.
E o Punto me convenceu com o computador de bordo. Quando usando a força motriz, o consumo instantâneo vai a 2l/100km (50km/l), e não a 0. E este é o mesmo consumo em marcha lenta.
Logo, usar o freio motor para parar é mera questão de economia do freio. Independentemente de a pessoa deixar em marcha lenta ou só tirar o pé do acelerador, o consumo de combustível será o mesmo. A economia real de combustível está ao não se acelerar em descidas - deixar que a força motriz leve o carro na rotação e velocidade que se está, mas consumindo combustível de marcha lenta.
- Piloto de Atari

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Muito complicado isso...
Tenho feito o "metodo carga", vi aqui no forum e tb estudei a materia do Best Car...
Falo com a maior humildade do mundo, mas isso é muito complicado de se colocar em prática com eficiência. São vários fatores: Cidades onde se têm transito caótico que não dão fluidez ao tráfego, sianais de transito, subidas e descidas pela geografia da cidade (moro em BH que só tem morro pra vcs terem uma ideia), e por ai vai....
Pensem bem.. ficar com pé em baixo de 5ª marcha como ???!!!! Não é prático minha gente....
Sem contar que, numa boa, deixar o motor girando em baixa rotação pode ser muito perigoso... A linha é muito tênue entre conseguir essa economia de combustivel mas deixar os "caneco batendo" igual lata dentro do bloco... realmente como o próprio metodo chama... é uma CARGA também muita pesada pro motor... tem que fazer muita força pra girar nesse circunstância. Não minha humilde opinião não acho que isso seja benéfico para o motor... tão pouco prático para economia de combustivel.
Agora...quanto ao cutt off já acho mais interessante... Estou acompanhando o cutt off no CB pelo consumo instantâneo.
Considero muito mais inteligente e prático pois olha só...
Quando se tira o pé do aceleador, a central da injeção faz a leitura de que não se necessita de injeção de combustivel, logo em um dado momento chegara-se no cutt off onde o sistema vai enviar o mínimo de misturar para manter o motor funcionando, e só!
É claro que o controle do RPM é uma variavel nessa questão também... mas é uma situação muito mais fácil de se controlar...
Acho isso muito mais eficiente na economia de combustivel do que outros metodos.
O que realmente vale para um bom consumo, ao meu ver, é aproveitar desse cutt off, utilizando também da caixa de marcha (afinal é pra isso que elas existem pois do contrario bastava 2 marchas somente: uma pra arrancar e outra pra rodar....) dentro de uma faixa de RPM suficiente pra situação do momento, seja uma subida, descida, plano, etc....
E vejam... não existe milagre... Um motor como o e-torq que não tem comando de valvula variavel é evidente que terá mais torque em alta. Portanto infelizmente em baixa ira sofrer um pouco o que conseqüentemente induzirá pisar mais, elevando o consumo. Por isso é importante saber usar a caixa de marcha para ajudar nessa deficiencia em baixa rotação...
Eu tinha um Marea Weekend 2.4 20v que acreditem, fazia 9 km/l na cidade!!!! Andando normal.... É o comando de valvula variavel , no caso do Marea, Sensor de Fase.
Abraço à todos!
Valeu!
Tenho feito o "metodo carga", vi aqui no forum e tb estudei a materia do Best Car...
Falo com a maior humildade do mundo, mas isso é muito complicado de se colocar em prática com eficiência. São vários fatores: Cidades onde se têm transito caótico que não dão fluidez ao tráfego, sianais de transito, subidas e descidas pela geografia da cidade (moro em BH que só tem morro pra vcs terem uma ideia), e por ai vai....
Pensem bem.. ficar com pé em baixo de 5ª marcha como ???!!!! Não é prático minha gente....
Sem contar que, numa boa, deixar o motor girando em baixa rotação pode ser muito perigoso... A linha é muito tênue entre conseguir essa economia de combustivel mas deixar os "caneco batendo" igual lata dentro do bloco... realmente como o próprio metodo chama... é uma CARGA também muita pesada pro motor... tem que fazer muita força pra girar nesse circunstância. Não minha humilde opinião não acho que isso seja benéfico para o motor... tão pouco prático para economia de combustivel.
Agora...quanto ao cutt off já acho mais interessante... Estou acompanhando o cutt off no CB pelo consumo instantâneo.
Considero muito mais inteligente e prático pois olha só...
Quando se tira o pé do aceleador, a central da injeção faz a leitura de que não se necessita de injeção de combustivel, logo em um dado momento chegara-se no cutt off onde o sistema vai enviar o mínimo de misturar para manter o motor funcionando, e só!
É claro que o controle do RPM é uma variavel nessa questão também... mas é uma situação muito mais fácil de se controlar...
Acho isso muito mais eficiente na economia de combustivel do que outros metodos.
O que realmente vale para um bom consumo, ao meu ver, é aproveitar desse cutt off, utilizando também da caixa de marcha (afinal é pra isso que elas existem pois do contrario bastava 2 marchas somente: uma pra arrancar e outra pra rodar....) dentro de uma faixa de RPM suficiente pra situação do momento, seja uma subida, descida, plano, etc....
E vejam... não existe milagre... Um motor como o e-torq que não tem comando de valvula variavel é evidente que terá mais torque em alta. Portanto infelizmente em baixa ira sofrer um pouco o que conseqüentemente induzirá pisar mais, elevando o consumo. Por isso é importante saber usar a caixa de marcha para ajudar nessa deficiencia em baixa rotação...
Eu tinha um Marea Weekend 2.4 20v que acreditem, fazia 9 km/l na cidade!!!! Andando normal.... É o comando de valvula variavel , no caso do Marea, Sensor de Fase.
Abraço à todos!
Valeu!
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
ramordo escreveu:Pessoal,
Sobre a questão de enquanto estiver em "cut off" o consumo de combustível ser 0, conseguiram me convencer do contrário. E um dos que me convenceu foi o próprio Punto.
Por bastante tempo acreditei nisto, e sempre tentei explorar ao máximo nos carros que dirigi. Já tinham me dito que o motor sempre precisa de injeção de combustível, pois de qualquer forma é um motor a combustão, e por isso precisa da mistura ar + combustível. O fato é que com a força motriz, a mistura pode ficar "pobre" em combustível, recebendo a injeção mínima.
E o Punto me convenceu com o computador de bordo. Quando usando a força motriz, o consumo instantâneo vai a 2l/100km (50km/l), e não a 0. E este é o mesmo consumo em marcha lenta.
Logo, usar o freio motor para parar é mera questão de economia do freio. Independentemente de a pessoa deixar em marcha lenta ou só tirar o pé do acelerador, o consumo de combustível será o mesmo. A economia real de combustível está ao não se acelerar em descidas - deixar que a força motriz leve o carro na rotação e velocidade que se está, mas consumindo combustível de marcha lenta.
Rafael...
Os 2km/l que vce esta lendo no painel e os 50km/L sao duas formas diferentes de demonstrar a mesma coisa...
Porem deve-se entender que o painel somente demonstra grandezas entre 4km/L a 50Km/L, o que estiver fora desses extremos nao sera apresentado, porem está sendo computado.
Se o seu carro estiver numa baita ladeira (descida) e estiver fazendo reais 70km/l o painel irá demonstrar 50km/L ou 2L/100km..
Seria como numa balança que tivesse capacidade de mostrar grandezas de 5kg a 120kg.
Se vce pesar um saco de açucar de 1kg ira mostrar 5kg, se pesar 4,5 kg ira demonstrar 5kg, a partir de 5 kg ele irá mostrar o peso corretamente ate o limite de 120kg.
Espero ter ajudado


- Velha Guarda

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
O meu parece estar com um consumo extremamente exagerado de combustivel.....
O computador marca coisa de 9km/l na estrada se eu andar a intediantes 100km/h..... agora se quiser andar no limite de 110km/h... ai cai para 8km/l...... ja na cidade nem sei o que fazer mais... ele faz coisa de 6.3km/l ... isso é um verdadeiro v8
kkkk
axo exagerado demais.... e procuro nao esticar muito as marchas.. geralmente nao passao dos 3mil giros.... alguem sabe o que pode ser ou ja passou por isso.......
O computador marca coisa de 9km/l na estrada se eu andar a intediantes 100km/h..... agora se quiser andar no limite de 110km/h... ai cai para 8km/l...... ja na cidade nem sei o que fazer mais... ele faz coisa de 6.3km/l ... isso é um verdadeiro v8
kkkkaxo exagerado demais.... e procuro nao esticar muito as marchas.. geralmente nao passao dos 3mil giros.... alguem sabe o que pode ser ou ja passou por isso.......
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