Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por Frmg » Qua Jan 26, 2011 12:47 pm

Realmente estava estranho o Kit Creative 1 de fato vem com antena.
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por meirajunior082 » Sex Jan 28, 2011 4:59 pm

Pessoal, meu punto 2011 já está chegando, alguém tem o cheklist atualizado para a versão attractive 1.4???? agradeço desde já a atenção de todos...
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por Frmg » Sex Jan 28, 2011 9:30 pm

Ta quaseeee pronto :lol:
Mais 2 semanas e acho que sai a versão final 2011
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por meirajunior082 » Sex Jan 28, 2011 10:22 pm

Blz Frmg estou no aguardo.....
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por moisesvalbuza » Sex Jan 28, 2011 10:29 pm

opa.. importante isso ae.. tenho q pegar uma dessas q o meu tah chegando!! (:D)
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por meirajunior082 » Sex Fev 11, 2011 11:44 pm

Frmg, alguma novidade????
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por Frmg » Dom Fev 13, 2011 2:38 pm

Sim fica pronto hoje, tou quase acabando :-D
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por Rudá » Dom Fev 13, 2011 3:46 pm

Frmg escreveu:Sim fica pronto hoje, tou quase acabando :-D



Maravilha!! O meu está para chegar.
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por meirajunior082 » Dom Fev 13, 2011 4:13 pm

blza então fico no aguardo, valeu!
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Re: Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!

por Frmg » Dom Fev 13, 2011 6:17 pm

Demorou, mas esta saindo do forno o novo checklist para a linha Punto 2011 !!!

Como sempre visando facilitar a vida daqueles que acabaram de comprar um Punto e estão apenas aguardando a ligação da concessionária para retirar seu carro 0km, vai aqui um checklist completo para impressão contendo as principais verificações necessárias para o Punto modelo 2011.

No momento em que forem retirar seus veículos na concessionária utilizem esse checklist para identificar possíveis problemas conferindo item por item.

É importante lembrar para não se deixar levar pela emoção que é grande ao receber o tão desejado carro e acabar se descuidando com os itens aqui dispostos. Seja firme pois afinal de contas o Punto não é um carro popular qualquer. Ele é um carro classificado pela própria Fiat como de um segmento superior chamado "compacto premium" ou "sporthatch". Trata-se de um bem de alto valor no qual seus proprietários esperam qualidade compatível com a exigência superior que a categoria precisa proporcionar.

Moderadores e usuários fiquem a vontade para sugerir qualquer mudança para melhorar essa lista. Assim que novos itens forem surgindo eu irei adicionando para deixar ela cada vez mais completa.

Segue abaixo...

Introdução:

O primeiro modelo do Punto brasileiro surgiu no último trimestre de 2007 o qual apresentou uma série de problemas. Entretanto, depois de mais de 3 anos em produção, a Fiat corrigiu boa parte dos problemas.

A lista de verificações abaixo é recomendada apenas os Puntos modelo 2011, porém não significa que os Puntos de outros modelos não tenham características semelhantes a essa lista de verificação.

Antes de começar, vou resumir os problemas que os modelos 2007/2008, 2008/2008, 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2010 tinham e aparentemente foram solucionados pela montadora.

Materiais, construção e acabamento resolvidos:

1 - Tampa plástica do braço de suporte do retrovisor externo: (Ela simplesmente se desprendia do nada e a Fiat já resolveu o problema com uma nova cola)
2 - Tampa do porta luvas que não fechava corretamente: (Existem poucos relatos do problema que são facilmente corrigidos na concessionária)
3 - Para-choques que dilatavam no calor: (Nunca mais foram vistos relatos desse problema)
4 - Máquina do vidro elétrico faz barulho na porta e apresenta queda: (O problema era com o mecanismo que possuía defeito de fabricação, foi substituído e não apresenta mais problema)
5 - Alinhamento dos faróis e funcionamento das lampadas: (Problemas que ocorreram apenas na linha 2007/2008)
6 - Barulho tipo grilo no ventilador com ou sem ar condicionado (Problema de controle de qualidade de montagem da Fiat que aparentemente foi resolvido após 2008)
7 - Alinhamento da lataria: (Incluía o capô, para-lamas e outras peças como tampa do porta malas que vinham desalinhadas em relação a estrutura do carro e já foram em boa parte resolvidas após 2008)

Problemas Mecânicos resolvidos:

1 - Potenciômetro do corpo de borboleta no antigo motor 1.8 GM: (Uma falha no mecanismo fazia com que o carro apresentasse falhas e engasgadas entre 2000 e 3000rpm. O dispositivo foi e continua sendo substituído até hoje na garantia)

2 - Caixa de direção: (Em algumas unidades de Punto produzidas no ano de 2009 e no inicio de 2010 ao virar o volante eram ouvidos estalos por defeito na caixa de direção ocasionando a substituição da mesma. A partir do modelo 2011 o problema foi resolvido)

3 - Cabos de ligação do câmbio: (Uma falha nos dispositivo de suporte dos cabos de seleção de marchas ocasionava o desprendimento do cabo acarretando a impossibilidade de engate das marchas. A alavanca ficava solta e não era possível desengatar ou engatar qualquer outra marcha. O problema foi em definitivo a partir do modelo 2010 do Punto)

_____________________________________________________________

Fiat Punto Checklist v2.0 - Para Puntos modelo 2011

- ACABAMENTO E CONSTRUÇÃO:

1 - PROBLEMAS EXTERNOS E PINTURA:

PORQUE VERIFICAR:

Após 3 anos de produção do veículo ainda existem relatos de problemas com alinhamento das peças e problemas com a pintura do Punto.

Ao que consta visando redução de custos a Fiat teria reduzido a quantidade do verniz que cobre a pintura dos seus carros causando maior fragilidade e baixa tolerância/resistência a pequenos detritos e objetos que é comum colidirem principalmente com a parte frontal do capô do carro. Tal economia fica ainda mais agravada por procedimentos de polimento mal executados pelas concessionárias antes da entrega dos veículos aos seus clientes. O Polimento quando mal executado desgasta exageradamente o verniz, portanto não são raros os relatos de pintura com bolhas, descascando ou marcas brancas de pintura danificada após viagens ou situações pós estradas e rodovias.

A pintura é um dos itens que mais desvaloriza o carro se tiver problemas e não é coberta pela garantia após retirar o veículo da concessionária. Sendo assim, muita atenção ao verificar o veículo ao retira-lo.

Os problemas com peças e partes mal encaixadas, passam a impressão que o carro sofreu alguma colisão e fora reparado, portanto é importante constatar as falhas antes de retirar o veiculo da concessionária.

PROCEDIMENTO A REALIZAR:

- Pintura:
Verificar respingos de tinta, bolhas, falhas no acabamento das portas, para-lamas, para-choques, e partes móveis. Verificar também manchas causadas por produtos químicos e ação do tempo, rachaduras nas pinturas em partes plásticas do veículo e outras anomalias. Verificar a pintura sempre em ambiente bem iluminado ou de preferência ao sol, para diagnosticar qualquer possível reparo não divulgado pela concessionária.

- Peças externas:
Verificar estado e alinhamento das peças externas, como capô, porta malas, para-choques, portas, faróis, lanternas, retrovisores, borrachas de vedação, etc.

Em caso de diagnóstico de problema solicite reparo imediato.
Se o reparo não atender as exigências de qualidade solicite a substituição ou repintura da peça inteira. No caso da pintura se o resultado não for satisfatório solicite a repintura inteira do carro ou em casos extremos a substituição do veículo. É recomendado persistência, pois mais uma vez lembrando pintura problemática não é coberta pela garantia e fará você perder muito dinheiro do seu investimento na hora da revenda.

2 - ACABAMENTO E MATERIAIS INTERNOS:

PORQUE VERIFICAR:

Após 3 anos e muitas reclamações o setor de controle de qualidade pós-produção da Fiat melhorou bastante os cuidados com o Punto, porém com o crescimento do setor e o grande volume de produção, alguns problemas simples e inaceitáveis ainda continuam chegando até o consumidor. Alguns são problemas da montadora, outros problemas ocorridos no transporte e outros problemas por mau cuidado na concessionária. De qualquer forma o carro precisa ser entregue sem nenhum defeito aos clientes. É deprimente receber um carro novo e constatar problemas graves como painéis ou portas riscadas, por exemplo.

PROCEDIMENTO A REALIZAR:

- Portas:
Procure por arranhões, rebarbas, manchas ou quaisquer marcas de "injeção" de material nas portas. Verifique também defeitos na confecção, alinhamento ou encaixes.

- Painel:
Atenção especial para batidas, alinhamento, deformações, rebarbas plásticas, ARRANHÕES E RISCOS. Verifique sempre em ambiente bem iluminado e seja rigoroso na vistoria.
Verifique os direcionadores de ar e botões do console central, como ar condicionado, rádio integrado, etc. Todos tem que estar firmes, bem encaixados, mas sem dificuldades no acionamento.

- Volante:
Verifique deformações, desgaste e o funcionamento do ajuste de altura e profundidade.

- Buzina, faróis e alavancas de seta:
Verificar funcionamento e condição das peças.

- Mostradores de velocidade, conta giros, display LCD do computador de bordo:
Verificar funcionamento e falhas de acabamento.
Verificar se hodômetros estavam desligados no ato da entrega

OBS: Quando um carro zero quilometro chega nas concessionárias, algumas não comunicam de imediato o cliente que o veículo já esta disponível, e assim aproveitam para colocar o veículo já vendido como mostruário no showroom. Ou seja, fica disponível para outros clientes conhecerem o carro. Isso não é nada legal, afinal de contas ninguém quer que outras pessoas entrem e saiam do carro, pisando nos pedais, engatando marchas e fiquem sentando nos bancos do SEU CARRO. O maior problema é que a sacanagem não para por ai.
Quando algum cliente solicita realizar um test-drive para conhecer o modelo, as concessionárias desligam o velocímetro e o hodômetro do seu carro para que ele não conte a quilometragem e disponibilizam o seu Punto para a clientela testar o carro. Resumindo, você pensa que seu carro é zero quilometro, mas ele não é mais. O normal seria ele vir de fábrica com algo em torno de 8km rodados que são os testes feitos pela fábrica, se vier zerado ou com algo muito superior a isso desconfie e peça explicações imediatamente.

- Bancos:
Verificar o estado do revestimento do tecido ou couro, procurar por defeitos na costura, rasgos, deformações na espuma injetada.
Verificar o deslizamento do carrinho de ajuste de distância.
Atenção especial para a fixação dos ajustes de de altura e inclinação dos bancos que já apresentaram problemas nos modelos anteriores causando abaixamento da altura do banco. O problema todo estava na alavanca de ajuste de altura do banco que era grande demais e o motorista ao sentar fazia com que o estofado encostasse na alavanca descendo o banco. Também vale checar o apoio do encosto de cabeça de todos os assentos. Outra atenção especial para o pino de encaixe do encosto do banco traseiro direito. São comuns relatos de barulhos devido a má fixação ou alinhamento do banco traseiro.

- Assoalho:
Verificar o estado do carpete, falhas no corte, rasgos e locais em que possa existir falha na fixação do mesmo.
Verifique o estado das soleiras das portas.
Verifique a coifa do câmbio (capa que envolve o câmbio) procurando por rasgos ou má fixação.
Verifique o acabamento da alavanca do freio de serviço (freio de mão)
Verifique as borrachas dos pedais de aceleração, freio e embreagem.

- Teto:
Verifique fixação dos suportes e projetores de iluminação interna.
Verifique estado do revestimento do teto, procure por falhas no encaixe, afundamentos no material, rasgos, manchas, etc.
Verifique o estado do porta-óculos no banco do motorista

- Porta malas:
Verifique o estado do estepe como pneus, triangulo e macaco. Cheque se a roda corresponde a algum kit opcional ou modelo você tenha adquirido. Em algumas versões não equipadas o estepe é de aço estampado mas em versões com kits de opcionais de rodas de liga leve ou naqueles em que a roda de liga leve é de série a roda do estepe também deve ser de liga leve.
Verifique o estado da guarnição do porta malas, tampas, fixação, etc...

- Isolamento acústico:
Verificar vedação das canaletas das janelas e borrachas das portas.
OBS: Alguns Puntos podem apresentar barulho de vento no interior da cabine em altas velocidades em uso em estradas. No entanto esse problema pode ser resolvido na garantia. Não aceite desculpas que alegam que tal problema "característica do carro". Recuse esse tipo de resposta e insista até o problema ser resolvido com ajustes na vedação principalmente dos vidros e portas.

O Punto como qualquer carro pode com o passar do tempo perder o aperto dos parafusos, presilhas e os encaixes podem ficar com folgas nas juntas do acabamento interno, isso causa movimentação e colisão das peças plásticas que ao passar em terreno acidentado geram vários ruídos internos. As peças soltas ou com folga podem gerar barulhos incômodos. Tais problemas devem ser resolvidos na concessionária durante o período de garantia.

- VERIFICAÇÕES MECÂNICAS:

1- MOTOR:

PORQUE VERIFICAR:

Com a vinda dos motores E-TorQ a Fiat disse adeus ao antigo e defasado motor 1.8 de origem GM. Não que ele fosse problemático, pelo contrário, mas com a ida dele também se foram alguns dos poucos problemas que eram comuns aos Puntos como, por exemplo, a conhecida falha no potenciômetro do corpo de borboletas (TBI). Após a mudança para os motores E-TorQ o Fiat Punto ganhou extraordinária confiabilidade mecânica, já que a nova linha de motores E-TorQ tem um excelente projeto oriundo de uma parceria entre BMW/Chrysler. Se você proprietário de um motor E-TorQ verificar o óleo frequentemente e seguir rigorosamente as recomendações de trocas de óleo e filtros, dificilmente terá algum problema com esses novos motores. Eles requerem baixíssima manutenção por não possuírem correia dentada, a qual em épocas passadas foi a grande vilã da manutenção dos modernos motores 16 válvulas aqui no Brasil. Sendo assim temos agora em linha 4 motores para o Fiat Punto.

São eles:

- Fire 1.4 / 8 válvulas (Flex)
- E-TorQ 1.6 / 16 válvulas (Flex)
- E-TorQ 1.8 / 16 válvulas (Flex)
- TJET 1.4 / 16 válvulas TURBO (Somente gasolina)

A maioria das verificações são comuns a todos os motores, portanto vamos abordar somente as principais.

PROCEDIMENTO A REALIZAR:

Verificar principalmente o nível de óleo do motor (Informe-se sobre o procedimento e lembre-se sempre de fazer com o motor frio para que o óleo tenha tempo de voltar ao cárter)
Verifique se o reservatório de água do limpador de para-brisas esta cheio
Verifique se o reservatório de combustível para partida a frio esta cheio com gasolina (peça para preencher se não estiver)
Verifique os fluidos de freio e de direção hidráulica
Verifique fluidos e liquido no radiador
Verifique se a capa de cobertura da bateria esta presente
Verifique se os cabos e mangueiras estão em perfeitas condições
Abra a tampa do filtro de ar do motor e verifique se é novo e se esta limpo

OBS: Apesar dos procedimentos de construção dos motores terem evoluído aumentando a precisão das peças móveis o amaciamento do motor, assim como o amaciamento das demais peças móveis do veículo se fazem necessárias. Nos primeiros quilometros evite abusar de altas rotações e não espere os melhores índices de consumo e performance do seu veículo.

2- SUSPENSÃO, RODAS e FREIOS:

PORQUE VERIFICAR:

Eis aqui um dos pontos de destaque do seu Fiat Punto. Poucas as vezes um veículo Fiat fora tão elogiado por seu ajuste de suspensão conciliando tão bem conforto e estabilidade. A suspensão é um dos pontos mais importantes do veiculo, pois ela é a responsável como o próprio nome diz, suspender o veículo garantindo a absorção das irregularidades do piso evitando o balanço da carroceria. Porém para garantir que você poderá aproveitar o melhor da suspensão do seu Punto algumas verificações são necessárias.
Freios, pois simplesmente são os responsáveis por parar o veículo e as rodas por poderem igualmente afetar sua segurança.

PROCEDIMENTO A REALIZAR:

Verifique visualmente o estado dos amortecedores dentro da caixa de rodas, procure por vazamentos
Verifique o estado dos discos de freio, procure por trincas ou má formações.
Verifique o estado das rodas procurando por batidas, trincas ou quaisquer sinais que mostrem que o veiculo possa ter sofrido algum dano na suspensão que possa exigir reparo.
Verifique o funcionamento do amortecedor empurrando a frente do carro para baixo algumas vezes. Se o amortecedor estiver com funcionamento correto na primeira vez que empurrar a frente irá desce com facilidade, mas na segunda vez ela terá que endurecer.
Verifique o estado das juntas homocinéticas e coifas de proteção procurando por rasgos, olhando por trás das rodas dianteiras. Se você não sabe o que é, observe uma barra que é ligada da região do motor a roda. É bem fácil.
Verifique o estado do eixo traseiro olhando por debaixo do veículo.

OBS: Algumas verificações na suspensão, rodas e freios só poderão ser feitas após retirar o veículo da concessionária. Ao rodar com o carro se notar comportamento estranho a direção leve o veiculo para ser reparado na garantia. Os problemas mais comuns são desalinhamento, pastilhas gastas ou usadas que criam buracos e afundamento do pedal de freio.

ATENÇÃO!!! VERIFIQUE A PRESSÃO DOS PNEUS ASSIM QUE DEIXAR A CONCESSIONÁRIA. UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA RELATOS DE ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NO FIAT PUNTO SÃO VEÍCULOS ENTREGUES AOS PROPRIETÁRIOS COM PNEUS DESCALIBRADOS QUE NÃO SÃO VERIFICADOS POSTERIORMENTE POR SEUS DONOS.

3- CÂMBIO:

PORQUE VERIFICAR:

Um câmbio com problemas pode transformar a experiência de dirigir em algo muito desagradável. Os câmbios Fiat eram tipicamente conhecidos pela dureza e falta de precisão nos engates. Esse tipo de problema no caso da Fiat sempre esteve muito mais relacionado a falta de precisão do conjunto de alavanca de mudanças comprida demais + trambulador + cabos do que propriamente por característica da caixa de câmbio.
O câmbio do Fiat Punto nem de perto lembra os horríveis câmbios Fiat de antigamente, afinal de contas melhorou muito em termos de maciez e precisão, dessa forma já não é mais fator que deve ter importância decisiva na hora de optar entre um ou outro veículo, apesar de ainda não estar no mesmo nível dos câmbios de algumas marcas concorrentes aqui no Brasil já podemos afirmar que o câmbio atende satisfatoriamente.

PROCEDIMENTO A REALIZAR:

Dentro do veiculo acione a embreagem e verifique marcha por marcha se todas estão engatando da mesma forma sem nenhum tipo de dificuldade.
Verifique por barulhos incomuns ao barulho típico do mecanismo de engate.
Verifique se a embreagem esta funcionando corretamente e se não apresenta sinais de desgaste prematuro ao sair com o veiculo. Sinais de trepidação podem denunciar algo errado.

OBS: Caso seu Punto esteja equipado com câmbio Dualogic faça as mesmas verificações de acordo com o funcionamento do câmbio automatizado.

Em caso de defeito procure a concessionária o mais rápido possível, pois problemas com embreagem geralmente são taxados pelas concessionárias como mau uso por parte do proprietário (exceto no caso do Dualogic), portanto quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será seu poder de argumentação.

4- FREIO DE SERVIÇO (FREIO DE MÃO):

PORQUE VERIFICAR:

O popular "freio de mão" é o responsável por garantir a imobilidade do veículo nas situações em que o carro encontra-se desligado ou parado. Também pode ser utilizado como auxilio para sair em aclives íngremes.
O funcionamento irregular deste item pode causar acidentes em alguns casos.

PROCEDIMENTO A REALIZAR:

Puxe a alavanca e verifique se o ajuste esta curto e firme. Se sentir que esta com folga, solicite ajuste.

5- PARTE INFERIOR:

PORQUE VERIFICAR:

No chamado chassis do veículo, muitos dispositivos metálicos são presos. Qualquer desprendimento por má fixação pode causar danos ao seu veículo que poderão ser atribuidos pela concessionária, como danos causados por pedras ou buracos. Portanto para evitar transtornos não custa nada observar a parte debaixo do carro para checar se esta tudo ok.

PROCEDIMENTO A REALIZAR:

Verifique se o cano de escapamento, silenciador e abafador estão bem fixados.
Verifique se o protetor de cárter (caso venha) esta bem fixado e instalado corretamente
Verifique se os revestimentos térmicos em ao redor do cano de escapamento estão bem fixados e não estão danificados.

Qualquer sinal de batidas, raspagem, rupturas deve ser comunicado a concessionária para que sejam tomadas as providências.
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