Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
edmarerc escreveu:O meu parece estar com um consumo extremamente exagerado de combustivel.....
O computador marca coisa de 9km/l na estrada se eu andar a intediantes 100km/h..... agora se quiser andar no limite de 110km/h... ai cai para 8km/l...... ja na cidade nem sei o que fazer mais... ele faz coisa de 6.3km/l ... isso é um verdadeiro v8![]()
![]()
kkkk
axo exagerado demais.... e procuro nao esticar muito as marchas.. geralmente nao passao dos 3mil giros.... alguem sabe o que pode ser ou ja passou por isso.......
Se for no alcool, Normal..!!!

- Velha Guarda

Pessoal, boa noite!
Como posso trocar o brake light? Justamente a lampada do meio que queimou!
Como posso trocar o brake light? Justamente a lampada do meio que queimou!
- Piloto de Atari

Re:
Frmg escreveu:Isso se chama punta taco e deve ser usado principalmente em situações extremas quando você precisa manter total tração das rodas como em uma tomada de curva por exemplo.
Também é usado em reduções de velocidade bruscas e na chuva por evitar que o tranco da embreagem faça as rodas patinarem.
É uma pratica um pouco complicada para os menos habilidosos ao volante e geralmente só é utilizada em competições e corridas de automóveis.
Andar usando Punta taco praticamente não anula a econômia do cutoff, mas essa pequena acelerada de menos de 1seg vai dar uma pequena injetada de combustível sim, coisa pouca, mas vai e isso não tem como negar.
Porém como é só um pequeno toque no acelerador e imediatamente você volta a aceleração zero o cutoff entra em ação novamente. Quanto mais rápido e suave for o toque no acelerador para reduzir as marchas mais econômia de combustível porque o cutoff volta a funcionar mais rápidamente.
Ai vc diz, porque não reduzir direto sem dar o toque no acelerador ??? Porque se fizer isso em giro alto só no pedal da embreagem vai viver dando tranco e fritar a embreagem rapidinho !!!
Agora a minha opinião eu não andaria fazendo punta taco reduzindo marcha por marcha no dia a dia porque isso também desgasta a embreagem um pouco mais do que o normal.
Eu viria em 5ª marcha tiraria o pé do acelerador e usaria o freio e quando estivesse chegando perto de 1000 rpm eu colocaria 4ª marcha só usando o pedal da embreagem porque em giro baixo você não quase não desgasta a embreagem, depois colocaria 3ª e 2ª e depois ponto morto para parar o carro
Porque eu não colocaria a 1ª ???
Porque ao reduzir de 2ª para 1ª a diferença na relação de marcha é grande e o giro do motor iria subir muito fazendo com que a embreagem se desgate demais, coisa que não acontece de 5ª para 4ª e de 4ª para 3ª e de 3ª para segunda desde que seja feito em baixo giro.
Coloca segunda e quando chegar perto de 1000rpm vc já estará praticamente parado. Coloque ponto morto e termine de parar no freio mesmo.
ola, to gostando muito desse assunto.
entao nos dualogic que é o meu, a economia é constante pq nunca desengato o carro.
abraço e obrigado
- Usuário Banido

Uma coisa que me incomoda muito no Punto é o acelerador eletronico com respostas extremamente lentas.
Nao tem como fazer punta taco com um carro desses. Se voce for esperar a acelerada entrar em acao pra voce soltar a embreagem, o carro ja ficou muito "solto" pelo fato de voce ter pisado na embreagem por muito tempo, e ai voce tem que usar o freio do mesmo jeito.
Eu prefiro utilizar do modo carga, como ja citado. Procuro andar sempre em quarta e quinta, e ao avistar um quebra molas ou sinal a frente, tiro o pé do acelerador e deixo que o atrito freie o carro por mim.
Antes do carro comecar a tremer eu engato a segunda e freio.
Mas isso é mais um fator psicológico, já que nao tem nada que faca meu consumo melhorar.
Nao tem como fazer punta taco com um carro desses. Se voce for esperar a acelerada entrar em acao pra voce soltar a embreagem, o carro ja ficou muito "solto" pelo fato de voce ter pisado na embreagem por muito tempo, e ai voce tem que usar o freio do mesmo jeito.
Eu prefiro utilizar do modo carga, como ja citado. Procuro andar sempre em quarta e quinta, e ao avistar um quebra molas ou sinal a frente, tiro o pé do acelerador e deixo que o atrito freie o carro por mim.
Antes do carro comecar a tremer eu engato a segunda e freio.
Mas isso é mais um fator psicológico, já que nao tem nada que faca meu consumo melhorar.
- Piloto de Atari

- Usuário Banido

Ferranda escreveu:ramordo escreveu:Pessoal,
Sobre a questão de enquanto estiver em "cut off" o consumo de combustível ser 0, conseguiram me convencer do contrário. E um dos que me convenceu foi o próprio Punto.
Por bastante tempo acreditei nisto, e sempre tentei explorar ao máximo nos carros que dirigi. Já tinham me dito que o motor sempre precisa de injeção de combustível, pois de qualquer forma é um motor a combustão, e por isso precisa da mistura ar + combustível. O fato é que com a força motriz, a mistura pode ficar "pobre" em combustível, recebendo a injeção mínima.
E o Punto me convenceu com o computador de bordo. Quando usando a força motriz, o consumo instantâneo vai a 2l/100km (50km/l), e não a 0. E este é o mesmo consumo em marcha lenta.
Logo, usar o freio motor para parar é mera questão de economia do freio. Independentemente de a pessoa deixar em marcha lenta ou só tirar o pé do acelerador, o consumo de combustível será o mesmo. A economia real de combustível está ao não se acelerar em descidas - deixar que a força motriz leve o carro na rotação e velocidade que se está, mas consumindo combustível de marcha lenta.
Rafael...
Os 2km/l que vce esta lendo no painel e os 50km/L sao duas formas diferentes de demonstrar a mesma coisa...
Porem deve-se entender que o painel somente demonstra grandezas entre 4km/L a 50Km/L, o que estiver fora desses extremos nao sera apresentado, porem está sendo computado.
Se o seu carro estiver numa baita ladeira (descida) e estiver fazendo reais 70km/l o painel irá demonstrar 50km/L ou 2L/100km..
Seria como numa balança que tivesse capacidade de mostrar grandezas de 5kg a 120kg.
Se vce pesar um saco de açucar de 1kg ira mostrar 5kg, se pesar 4,5 kg ira demonstrar 5kg, a partir de 5 kg ele irá mostrar o peso corretamente ate o limite de 120kg.
Espero ter ajudado
tu é fera no assunto, vc é engenheiro?
- Usuário Banido

Ferranda escreveu:
Rafael...
Os 2km/l que vce esta lendo no painel e os 50km/L sao duas formas diferentes de demonstrar a mesma coisa...
Porem deve-se entender que o painel somente demonstra grandezas entre 4km/L a 50Km/L, o que estiver fora desses extremos nao sera apresentado, porem está sendo computado.
Se o seu carro estiver numa baita ladeira (descida) e estiver fazendo reais 70km/l o painel irá demonstrar 50km/L ou 2L/100km..
Seria como numa balança que tivesse capacidade de mostrar grandezas de 5kg a 120kg.
Se vce pesar um saco de açucar de 1kg ira mostrar 5kg, se pesar 4,5 kg ira demonstrar 5kg, a partir de 5 kg ele irá mostrar o peso corretamente ate o limite de 120kg.
Espero ter ajudado
Isso me lembrou uma questão típica de vestibular:
O pai, o filho e o cachorro estão parados em um posto da PF aguardando a mãe e a filha saírem do banheiro. Há uma balança para veículos no posto, que mede massas a partir de 100kg. Para passar o tempo, eles resolvem verificar seus pesos. Sendo eles menos pesados que os 100kg eles fazem o seguinte:
Primeiro pesa-se o filho e o cachorro e o resultado é 105kg
Depois pesa-se o pai e o filho e o resultado é 140kg
Depois pesa-se o pai e o cachorro e o resultado é 115kg.
Qual o peso de cada um?

Chutei os números, não sei se tem solução
- Piloto de Kart de feriado

A minha nunca falha, colocar 1/5 de podium no tanque... Claro que quanto menos você pisar... ajuda... ahiua essa última eh básica
- Piloto de Atari

Gente, estou testando um tanque inteiro para aferir a funcionalidade do cutoff e da força motriz para movimentar o carro. Estou conseguindo manter uma media entre 9,7 a 10,2 Km por litro, com gasolina comum. Para isso não perco uma oportunidade de usar o cutoff da injeção e o principal: estou rodando sempre entre 1000 a 1500 giros, chegando a 1900 em subidas, etc. isso tudo em percurso urbano, com muito sinaleiro, tansito e subidas. Vamos ver com será até o fim deste tanque.
- Piloto de Atari

Fernando Vieira escreveu:Ferranda escreveu:
Rafael...
Espero ter ajudado
Isso me lembrou uma questão típica de vestibular:
O pai, o filho e o cachorro estão parados em um posto da PF aguardando a mãe e a filha saírem do banheiro. Há uma balança para veículos no posto, que mede massas a partir de 100kg. Para passar o tempo, eles resolvem verificar seus pesos. Sendo eles menos pesados que os 100kg eles fazem o seguinte:
Primeiro pesa-se o filho e o cachorro e o resultado é 105kg
Depois pesa-se o pai e o filho e o resultado é 140kg
Depois pesa-se o pai e o cachorro e o resultado é 115kg.
Qual o peso de cada um?![]()
![]()
Chutei os números, não sei se tem solução![]()
Não tem nada a ver com o tópico mas como eu to vendo bem isso na facul achei legal fazer, materia que por sinal é do ensino fundamental, e eu levei bomba ://///, mas vamos la:
filho + cachorro = 105
pai + filho = 140
pai + cachorro = 115
logo...
filho = 140 - pai
cachorro = 115 - pai
temos que
filho + cachorro = 105
(140 - pai) + (115 - pai)= 105
255 - 2pai = 105
-2pai = 105 - 255
pai = -150/-2
pai = 75
a partir dai descobrimos os outros valores
pai + filho = 140
75 + filho = 140
filho = 140 - 75
filho = 65
e
pai + cachorro = 105
75 + cachorro = 105
cachorro = 105-75
cachorro = 30
se nao errei os valores é isso, agora voltando ao que interessa...

- Piloto de Atari