Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
e o meu continua no 5,3 no CB no alcool
acho que irei comprar um posto
saca só
11/09/2011 shell 1.542 1.631 89 Gasolina 8,10 km l
18/09/2011 shell novo 1.631 2.059 428 Gasolina 9,35 km l
25/09/2011 shell novo -etanoal+gas2.059 2.138 79 Álcool 4,74 km l
acho que irei comprar um posto
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
caramba Otimaq, como isso?? tao bom com gasolina, e tao ruim com alcool?? Muito estranho...
O meu ta ruim em tudo, mas mantem uma média de duferença, hehehehehehe
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
no etanol ta florida
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Eu estou tentando entender esse método cut off. Seria manter o carro em +- 1500 rpm?
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Eu não acredito que teve um doido pra fazer essa conta. E não é que os valores ficaram legais?
Agora monta a matriz do problema e depois coloque toda escalonada e resolva o sistema [A](x)=(B)
Você leu o tópico todo? Vamos lá, resumidamente é o seguinte:
quando você tira o pé do acelerador e o carro está embalado, a central de injeção entende que não precisa de combustível e corta a injeção (daí o nome cut-off) até que as RPM do motor baixem a um ponto que torne impossível o seu funcionamento (quando então o carro morreria). Sem combustível sendo injetado o motor, ao invés de impulsionar o carro, passa a freá-lo por conta da resistência ao movimento de seus componentes, por isso a rotação baixa (isso é muito bom para descidas).
Assim, até chegar ao nível de rotação que o motor estará prestes a morrer o carro está andando sem combustível ser gasto, proporcionando, portanto, economia. A discussão era em torno de quantas RPM era o limite para que a injeção voltasse a mandar combustível e ficou mais ou menos por volta das 1500 RPM.
Agora monta a matriz do problema e depois coloque toda escalonada e resolva o sistema [A](x)=(B)
sandrex escreveu:Eu estou tentando entender esse método cut off. Seria manter o carro em +- 1500 rpm?
Você leu o tópico todo? Vamos lá, resumidamente é o seguinte:
quando você tira o pé do acelerador e o carro está embalado, a central de injeção entende que não precisa de combustível e corta a injeção (daí o nome cut-off) até que as RPM do motor baixem a um ponto que torne impossível o seu funcionamento (quando então o carro morreria). Sem combustível sendo injetado o motor, ao invés de impulsionar o carro, passa a freá-lo por conta da resistência ao movimento de seus componentes, por isso a rotação baixa (isso é muito bom para descidas).
Assim, até chegar ao nível de rotação que o motor estará prestes a morrer o carro está andando sem combustível ser gasto, proporcionando, portanto, economia. A discussão era em torno de quantas RPM era o limite para que a injeção voltasse a mandar combustível e ficou mais ou menos por volta das 1500 RPM.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Fernando Vieira escreveu:Eu não acredito que teve um doido pra fazer essa conta. E não é que os valores ficaram legais?![]()
Agora monta a matriz do problema e depois coloque toda escalonada e resolva o sistema [A](x)=(B)![]()
![]()
sandrex escreveu:Eu estou tentando entender esse método cut off. Seria manter o carro em +- 1500 rpm?
Você leu o tópico todo? Vamos lá, resumidamente é o seguinte:
quando você tira o pé do acelerador e o carro está embalado, a central de injeção entende que não precisa de combustível e corta a injeção (daí o nome cut-off) até que as RPM do motor baixem a um ponto que torne impossível o seu funcionamento (quando então o carro morreria). Sem combustível sendo injetado o motor, ao invés de impulsionar o carro, passa a freá-lo por conta da resistência ao movimento de seus componentes, por isso a rotação baixa (isso é muito bom para descidas).
Assim, até chegar ao nível de rotação que o motor estará prestes a morrer o carro está andando sem combustível ser gasto, proporcionando, portanto, economia. A discussão era em torno de quantas RPM era o limite para que a injeção voltasse a mandar combustível e ficou mais ou menos por volta das 1500 RPM.
Li até metade.
Obrigado.
- Piloto de Atari

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
resumidamente...
cut off = estrategia do central para economizar combustivel cortando a injeçao quando a rotacao esta acima de 2x a rpm de marcha lenta e com posicao de borboleta fechada
cut off = estrategia do central para economizar combustivel cortando a injeçao quando a rotacao esta acima de 2x a rpm de marcha lenta e com posicao de borboleta fechada
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Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Cara muito boa explicação... nao sabia disso.
Vou usar.
Vou usar.
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Re:
Frmg escreveu:Isso se chama punta taco e deve ser usado principalmente em situações extremas quando você precisa manter total tração das rodas como em uma tomada de curva por exemplo.
Também é usado em reduções de velocidade bruscas e na chuva por evitar que o tranco da embreagem faça as rodas patinarem.
É uma pratica um pouco complicada para os menos habilidosos ao volante e geralmente só é utilizada em competições e corridas de automóveis.
Andar usando Punta taco praticamente não anula a econômia do cutoff, mas essa pequena acelerada de menos de 1seg vai dar uma pequena injetada de combustível sim, coisa pouca, mas vai e isso não tem como negar.
Porém como é só um pequeno toque no acelerador e imediatamente você volta a aceleração zero o cutoff entra em ação novamente. Quanto mais rápido e suave for o toque no acelerador para reduzir as marchas mais econômia de combustível porque o cutoff volta a funcionar mais rápidamente.
Ai vc diz, porque não reduzir direto sem dar o toque no acelerador ??? Porque se fizer isso em giro alto só no pedal da embreagem vai viver dando tranco e fritar a embreagem rapidinho !!!
Agora a minha opinião eu não andaria fazendo punta taco reduzindo marcha por marcha no dia a dia porque isso também desgasta a embreagem um pouco mais do que o normal.
Eu viria em 5ª marcha tiraria o pé do acelerador e usaria o freio e quando estivesse chegando perto de 1000 rpm eu colocaria 4ª marcha só usando o pedal da embreagem porque em giro baixo você não quase não desgasta a embreagem, depois colocaria 3ª e 2ª e depois ponto morto para parar o carro
Porque eu não colocaria a 1ª ???
Porque ao reduzir de 2ª para 1ª a diferença na relação de marcha é grande e o giro do motor iria subir muito fazendo com que a embreagem se desgate demais, coisa que não acontece de 5ª para 4ª e de 4ª para 3ª e de 3ª para segunda desde que seja feito em baixo giro.
Coloca segunda e quando chegar perto de 1000rpm vc já estará praticamente parado. Coloque ponto morto e termine de parar no freio mesmo.
Sensacional essa explicação. Era tudo que eu tinha de dúvida sobre parar o carro via embreagem.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Peguei o meu a ESSENCE 1.6 16V há poucos dias e ainda está no primeiro tanque com etanol. O consumo está se mantendo em 6,9 k/litro. Espero que aumente nos próximos dias.
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