Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

por otimaq » Dom Out 02, 2011 7:34 am

e o meu continua no 5,3 no CB no alcool :cry:
acho que irei comprar um posto
saca só
11/09/2011 shell 1.542 1.631 89 Gasolina 8,10 km l
18/09/2011 shell novo 1.631 2.059 428 Gasolina 9,35 km l
25/09/2011 shell novo -etanoal+gas2.059 2.138 79 Álcool 4,74 km l
Usuário Banido
Usuário Banido

por killjoybr » Seg Out 17, 2011 4:45 pm

caramba Otimaq, como isso?? tao bom com gasolina, e tao ruim com alcool?? Muito estranho...

O meu ta ruim em tudo, mas mantem uma média de duferença, hehehehehehe
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por otimaq » Seg Out 17, 2011 5:25 pm

no etanol ta florida
Usuário Banido
Usuário Banido

por sandrex » Dom Out 23, 2011 11:01 pm

Eu estou tentando entender esse método cut off. Seria manter o carro em +- 1500 rpm?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Fernando Vieira » Seg Out 24, 2011 12:25 pm

Eu não acredito que teve um doido pra fazer essa conta. E não é que os valores ficaram legais? :-D

Agora monta a matriz do problema e depois coloque toda escalonada e resolva o sistema [A](x)=(B) (:D) (:D) (:D)

sandrex escreveu:Eu estou tentando entender esse método cut off. Seria manter o carro em +- 1500 rpm?

Você leu o tópico todo? Vamos lá, resumidamente é o seguinte:

quando você tira o pé do acelerador e o carro está embalado, a central de injeção entende que não precisa de combustível e corta a injeção (daí o nome cut-off) até que as RPM do motor baixem a um ponto que torne impossível o seu funcionamento (quando então o carro morreria). Sem combustível sendo injetado o motor, ao invés de impulsionar o carro, passa a freá-lo por conta da resistência ao movimento de seus componentes, por isso a rotação baixa (isso é muito bom para descidas).

Assim, até chegar ao nível de rotação que o motor estará prestes a morrer o carro está andando sem combustível ser gasto, proporcionando, portanto, economia. A discussão era em torno de quantas RPM era o limite para que a injeção voltasse a mandar combustível e ficou mais ou menos por volta das 1500 RPM.
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por sandrex » Seg Out 24, 2011 7:49 pm

Fernando Vieira escreveu:Eu não acredito que teve um doido pra fazer essa conta. E não é que os valores ficaram legais? :-D

Agora monta a matriz do problema e depois coloque toda escalonada e resolva o sistema [A](x)=(B) (:D) (:D) (:D)

sandrex escreveu:Eu estou tentando entender esse método cut off. Seria manter o carro em +- 1500 rpm?

Você leu o tópico todo? Vamos lá, resumidamente é o seguinte:

quando você tira o pé do acelerador e o carro está embalado, a central de injeção entende que não precisa de combustível e corta a injeção (daí o nome cut-off) até que as RPM do motor baixem a um ponto que torne impossível o seu funcionamento (quando então o carro morreria). Sem combustível sendo injetado o motor, ao invés de impulsionar o carro, passa a freá-lo por conta da resistência ao movimento de seus componentes, por isso a rotação baixa (isso é muito bom para descidas).

Assim, até chegar ao nível de rotação que o motor estará prestes a morrer o carro está andando sem combustível ser gasto, proporcionando, portanto, economia. A discussão era em torno de quantas RPM era o limite para que a injeção voltasse a mandar combustível e ficou mais ou menos por volta das 1500 RPM.

Li até metade.
Obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagocaria » Seg Out 24, 2011 8:39 pm

resumidamente...

cut off = estrategia do central para economizar combustivel cortando a injeçao quando a rotacao esta acima de 2x a rpm de marcha lenta e com posicao de borboleta fechada
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por serrano.dj » Qua Nov 30, 2011 4:08 pm

Cara muito boa explicação... nao sabia disso.
Vou usar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re:

por Shaudes » Sex Jan 06, 2012 8:41 am

Frmg escreveu:Isso se chama punta taco e deve ser usado principalmente em situações extremas quando você precisa manter total tração das rodas como em uma tomada de curva por exemplo.

Também é usado em reduções de velocidade bruscas e na chuva por evitar que o tranco da embreagem faça as rodas patinarem.

É uma pratica um pouco complicada para os menos habilidosos ao volante e geralmente só é utilizada em competições e corridas de automóveis.

Andar usando Punta taco praticamente não anula a econômia do cutoff, mas essa pequena acelerada de menos de 1seg vai dar uma pequena injetada de combustível sim, coisa pouca, mas vai e isso não tem como negar.

Porém como é só um pequeno toque no acelerador e imediatamente você volta a aceleração zero o cutoff entra em ação novamente. Quanto mais rápido e suave for o toque no acelerador para reduzir as marchas mais econômia de combustível porque o cutoff volta a funcionar mais rápidamente.

Ai vc diz, porque não reduzir direto sem dar o toque no acelerador ??? Porque se fizer isso em giro alto só no pedal da embreagem vai viver dando tranco e fritar a embreagem rapidinho !!!

Agora a minha opinião eu não andaria fazendo punta taco reduzindo marcha por marcha no dia a dia porque isso também desgasta a embreagem um pouco mais do que o normal.

Eu viria em 5ª marcha tiraria o pé do acelerador e usaria o freio e quando estivesse chegando perto de 1000 rpm eu colocaria 4ª marcha só usando o pedal da embreagem porque em giro baixo você não quase não desgasta a embreagem, depois colocaria 3ª e 2ª e depois ponto morto para parar o carro

Porque eu não colocaria a 1ª ???

Porque ao reduzir de 2ª para 1ª a diferença na relação de marcha é grande e o giro do motor iria subir muito fazendo com que a embreagem se desgate demais, coisa que não acontece de 5ª para 4ª e de 4ª para 3ª e de 3ª para segunda desde que seja feito em baixo giro.

Coloca segunda e quando chegar perto de 1000rpm vc já estará praticamente parado. Coloque ponto morto e termine de parar no freio mesmo.

Sensacional essa explicação. Era tudo que eu tinha de dúvida sobre parar o carro via embreagem.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por FREGLA » Qua Jan 11, 2012 5:38 pm

Peguei o meu a ESSENCE 1.6 16V há poucos dias e ainda está no primeiro tanque com etanol. O consumo está se mantendo em 6,9 k/litro. Espero que aumente nos próximos dias.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo