Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

por vitor_m_doria » Qui Fev 02, 2012 10:33 am

Pessoal, eu tenho um Essence 1.6 (quase 22.500Km rodados) que na cidade vinha fazendo médias entre 8,5 e 9 Km/L na gasolina - usando o cut-off e dirigindo pensando no consumo em alguns trechos eu conseguia médias de 10,5 Km/L - e de repente o consumo baixou pra menos de 7 Km/L! Da última vez que olhei estava 6,6 Km/L (!!!).

Sempre abasteço no mesmo posto e na mesma bomba. Em 90% das vezes é gasolina Supra da BR. Uma vez ou outra é que abasteço em posto diferente, mas nunca completo o tanque. Sempre quantias abaixo de 50 reais, só pra completar algum percurso.

Então, não troquei de posto, não mudaram os motoristas e não mudei o percurso.

No início suspeitei que pudessem ter colocado álcool no lugar de gasolina, mas deixei o tanque secar quase todo e abasteci novamente. O consumo continua péssimo. Assim que secar o tanque novamente vou trocar de posto pra testar.

Nesse momento o carro está lá na concessionária pra ver justamente isso, mas algo me diz que eles vão lavar as mãos e colocar a culpa no combustível ou no modo de dirigir¹.

Quanto a problemas mecânicos, o que será que pode ser? Confesso que sou leigo nesse assunto.

¹: Mudei meu modo de dirigir? Claro! Depois do problema passei a exigir menos do carro, passei esticar menos as marchas, sempre visando melhorar (ou deixar menos pior) o consumo, mas nada mudou. O carro continua com consumo péssimo.
FIAT PUNTO ESSENCE 1.6 16v + KIT CREATIVE 2 + VIDROS ELÉTRICOS TRAS. + SENSOR DE ESTACIONAMENTO
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bcv1 » Seg Mar 05, 2012 2:02 am

O meu segundo CB, esta fazendo media geral de comsumo 15km/l na gasolina comum !!!

mas ele ainda ta amaciando !! ninguem teve coragem de sentar o sarrafo nele ainda !! (O:-))
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por João Gabriel » Qua Ago 08, 2012 5:52 pm

t-jet fazendo media de 12,5.. Andando tranquilo na cidade, muito as vezes mesmo uma pisadinha! Pisando bem ta fazendo 10,5.. Gasolina v-power, óleo motor orig+militec1 e filtro de ar INFLOW. SOMENTE!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por João Gabriel » Qua Ago 08, 2012 5:53 pm

t-jet fazendo media de 12,5.. Andando tranquilo na cidade, muito as vezes mesmo uma pisadinha! Pisando bem ta fazendo 10,5.. Gasolina v-power, óleo motor orig+militec1 e filtro de ar INFLOW. SOMENTE!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por victorwolfalone » Dom Ago 26, 2012 7:52 pm

Bom pelo o que pude perceber no meu olhando o consumo instantaneo e que ele volta a injetar combustivel quando o motor abaixo de 1000 RPM.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por cassioferraz » Qui Ago 30, 2012 10:10 am

galera estou lendo o topico pois acho o consumo do meu tjet alto em relaçao aos tjets de amigos, o meu estava fazendo uma media de 8.0km/l enquanto uma amigo por exemplo o mesmo faz 9.3km/l e ele anda com o pe mais baixo que o meu, alguem saberia me informar o que poderia estar melhorando o consumo no tjet, e no caso rotaçao baixa por ser um motor turbo tambem funciona?
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Bruno Paiva » Qui Set 06, 2012 8:37 am

Galera, estou muito confuso, rs.

Li as primeiras paginas, e agora as ultimas, e estou muito perdido.

Faço da seguinte maneira:

Troco as marchas por volta dos 2000rpm, sempre tento deixar o mesmo em baixa rotação, abaixo desses 2000rpm.

No começo eu fazia as trocas com 2500-3000 e o carro gastava a bagatela de 8,3km/l agora, trocando pelos 2000rpm está fazendo 10, 10,3...

Estou fazendo algo errado? pode prejudicar o carro? Posso fazer algo pra melhorar?

[]'
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cassioferraz » Qui Set 06, 2012 9:29 am

Pos em pratica cutoff fazendo trocas com o giro 2500rpm máximo, e sempre que possível colocando marchas mais altas, resultado que no transito pesado e as vezes dando uma aceleradinha meu consumo esta 9,3 sendo que antes dava 8.0, gostei dos resultados.
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por tiagobs » Sex Out 19, 2012 5:49 pm

Galera, desculpa a ignorância mas me confirmem um negócio:
Em primeiro lugar, meu punto é o bagre 1.4, nao sei se os cbs são iguais..mas é o seguinte, quanto estou em certa velocidade, tiro o pé completamente do acelerador, o consumo vai diminuindo até chegar em 50km/l e estabiliza nisso até eu voltar a acelerar, ou o giro cair até perto de morrer...nesse momento (quando estabiliza 50km/l) o carro não estava injetando combustível correto?
Outra coisa, sobre consumo alto, quando eu afundo o pé, percebo que o limite que ele marca no consumo é 4.0km/l, nao marca menos que isso..isso prejudica a conta real do consumo não? Ou desse ponto em diante a injeção de combustível realmente é a mesma?

Abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielcingano » Sex Out 19, 2012 6:34 pm

O CB marca valores entre 4km/l a 50km/l, mesmo q vc estiver esticando a 1ª em uma subida e consumindo 0,5km/l ele continuará marcando 4km/l. Já fiz uns teste e no final isso atrapalha na média e autonomia informada pelo CB. Qdo rodo muito na cidade em transito pesado o consumo médio do CB fica maior q o na bomba, por exemplo, 9km/l no CB, mas 8km/l na bomba. Já quando eu pego bastante pista e usando bastante o cutoff a coisa se inverte, exemplo 10 no CB e 11 na bomba.
Creio q o CB só calcula valores entre 4 e 50km/l.
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

AnteriorPróximo