Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Scorpio, mas os paineis não são iguais? segui o procedimento que o JP disponibilizou, e usei como referência aquela imagem que postou do seu carro.
A única coisa chata que achei foi aquele flexível do volante que preso por duas presilhas, nossa pensa num negócio chato de tirar, o resto é muito barbada, pois os parafusos estão aparentes e são fáceis de retirar.
Não tirei o volante, apenas tirei a parte de baixo daquele acabamento dele, soltei os encaixes do flexível do volante, e depois fui direto no painel (relógios).
Tenho fotos, assim como da troca do óleo do dualogic, esta faltando tempo mesmo de montar os tutoriais.
Tenho dúvida na posição dos ponteiros, pode me ajudar.
A única coisa chata que achei foi aquele flexível do volante que preso por duas presilhas, nossa pensa num negócio chato de tirar, o resto é muito barbada, pois os parafusos estão aparentes e são fáceis de retirar.
Não tirei o volante, apenas tirei a parte de baixo daquele acabamento dele, soltei os encaixes do flexível do volante, e depois fui direto no painel (relógios).
Tenho fotos, assim como da troca do óleo do dualogic, esta faltando tempo mesmo de montar os tutoriais.
Tenho dúvida na posição dos ponteiros, pode me ajudar.
- Piloto de Autorama
Vagne escreveu:Scorpio, mas os paineis não são iguais? segui o procedimento que o JP disponibilizou, e usei como referência aquela imagem que postou do seu carro.
O problema é que no Punto para tirar o quadro de instrumentos (Punto = Linea) tem que tirar a moldura e a grande dificuldade esta em tirar essa moldura do Punto que só é liberada por baixo.
Experimente remover um quadro de instrumentos de um Punto (2007 ~ 2012) depois você me conta.
Remover o quadro de instrumentos do Marea é facil, facil.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
O Linea também tem que tirar a moldura do quadro, e ela só sai se você consegui remover aquela malha flexível que fixa presa por duas presilhas, depois ai sim tem que remover os parafusos, 2 em cima e 2 em baixo para retirar a moldura, e enfim retirar os outros parafusos que seguram o quadros de instrumentos na parte de cima.
Eu não quis ser irônico em dizer que era fácil, mas não tive dificuldade extremas. Conferi no reparador Fiat e o procedimento de remoção de ambos são exatamente iguais, pois o painel é idêntico inclusive todos os parafusos condizem, talvez tenhamos visões diferente, mas os carros internamente no que tange ao painel é o mesmo, não tem diferença, principalmente no quadro de instrumentos para os procedimentos de remoção/recolocação.
De qualquer forma o processo para ambos os carros é o mesmo, e citando a Marea, também segue a risca, com a única diferença que não tem aquele flexível do volante.
Obrigado pela cordial atenção.
Eu não quis ser irônico em dizer que era fácil, mas não tive dificuldade extremas. Conferi no reparador Fiat e o procedimento de remoção de ambos são exatamente iguais, pois o painel é idêntico inclusive todos os parafusos condizem, talvez tenhamos visões diferente, mas os carros internamente no que tange ao painel é o mesmo, não tem diferença, principalmente no quadro de instrumentos para os procedimentos de remoção/recolocação.
De qualquer forma o processo para ambos os carros é o mesmo, e citando a Marea, também segue a risca, com a única diferença que não tem aquele flexível do volante.
Obrigado pela cordial atenção.
- Piloto de Autorama
Não entendi como ironia... se o do Linea é tão fácil quanto o do Marea deve ser realmente fácil.
O do Punto (2007 ~ 2012) a fixação do acabamento do quadro de instrumentos é diferente vem dai a diferença entre desmontar um e outro.
O do Punto (2007 ~ 2012) a fixação do acabamento do quadro de instrumentos é diferente vem dai a diferença entre desmontar um e outro.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Vagne escreveu:A minha dúvida é com relação a posição dos mesmos na graduação da escala, ou seja, quando desligo a chave eles devem ficar em qual posição, o de temperatura ao desligar deve repousar exatamente paralelo ao "C" de cool? o meu está bem abaixo, tentei deixar alinhado à letra C, mas quando viro a chave na posição, ele sobe muito acima da escala, como se estivesse com a água quente já, então deixando bem abaixo da letra C, quando viro a chave ele fica certinho na letra C, mas é assim mesmo?
O do combustível, fica onde o marco "zero"?
Alguém pode me ajudar?
Com o painel desligado deve ficar aproximadamente como da foto abaixo.
Quando ligado os ponteiros do velocímetro e do conta giros devem ficar exatamente em zero e o de temperatura com o motor frio (ambiente 20°C) no início da escala.
Se você tiver um scanner (com a função) basta fazer o teste para confirmar as posições dos ponteiros. viewtopic.php?f=17&t=22819
(click na imagem para ampliar)

Exatamente como o Scorpio disse, pode fazer dessa maneira que ficará perfeito.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
JP e Scorpio, obrigado pelas dicas.
Vamos lá, o ponteiro da temperatura desligado é abaixo da letra C, mas quando eu viro a chave em MAR, ele fica reto ao início da scala, nem abaixo nem acima, isso é o normal?
O do combustível, eu deixei reto à escala quando desligado, mas vou abaixar ele um pouco a mais que nem o da temperatura, se ele for a posição correta.
Tenho sim o scaner, para verificar a correta posição dos ponteiros acredito que meu scaner não acesse visto que o mesmo só acessou o motor e o dualogic, lendo o tópico deve ser aquele resistor.
Mais uma vez obrigado.
Vamos lá, o ponteiro da temperatura desligado é abaixo da letra C, mas quando eu viro a chave em MAR, ele fica reto ao início da scala, nem abaixo nem acima, isso é o normal?
O do combustível, eu deixei reto à escala quando desligado, mas vou abaixar ele um pouco a mais que nem o da temperatura, se ele for a posição correta.
Tenho sim o scaner, para verificar a correta posição dos ponteiros acredito que meu scaner não acesse visto que o mesmo só acessou o motor e o dualogic, lendo o tópico deve ser aquele resistor.
Mais uma vez obrigado.
- Piloto de Autorama
Vagne escreveu:Vamos lá, o ponteiro da temperatura do meio, é abaixo da letra C, mas quando eu viro a chave em MAR, ele fica reto ao início da scala, nem abaixo nem acima, isso é o normal?
Tenho sim o scaner, mas não entendi em qual opção tenho que ir para verificar a correta posição dos ponteiros, poderia me responder em qual.
De uma lida com atenção na resposta acima (tem até foto) que suas duvidas estão claramente respondidas.
Leia com calma e paciência o que recomendei que todas as suas dúvidas desaparecerão.
Cada scanner tem funções especificas, logo não sei se o teu tem.
No scanner do link que eu passei tem a função de teste e aferição do velocímetro, conta-giros, temperatura e nível de combustível.
Fiz os ajustes para ficar melhor, alterei o de temperatura e acabou ficando um triz do meio do traço incial da escala, mas nada muito perceptível, o de combustível baixei um pouco para alinhar com o de temperatura, ficaram bons, e o pior de todos que era ajustar o de combustível foi realizado pelo menos não vai ficar mais despencado como estava.
Mas tenho uma crítica a estes encaixes dos ponteiros, eles poderiam ser por graduação onde a regulagem seria por pequenas travinhas, como uma rodinha estriada, não se tem uma unamidade no ajustes, olhei muita foto de painel de Linea na internet, e é uma salada de fruta cada com um regulagem diferente, se eu realmente deixasse que nem a foto que o Scorpio me mandou, com certeza os ponteiros sempre estariam avançados, obviamente serviu de base para se chegar a um denominado comum.
Meu scaner não conecta na rede CAN que é onde se faz a aferição dos ponteiros, tenho um ELM 327 USB, pelo tópico do link é o mesmo que precisa ser retirado o resistor R04 para acessar, mas nem fui atras disso, na época comprei pois queria trocar o óleo do DL em casa, e ele me ajudou demais, o motor e DL eu acesso numa boa, mas os demais módulos como ABS, Airbag, sensor de estacionamento, painel, carroceria, entre outros ele não acessa.
Resolvi dar o serviço de ajuste de ponteiro por finalizado, visto que se não o cara fica recursivo e não chega a uma conclusão, vou deixar assim pelo menos ficou muito mais amigável, espero não ter alteração de informações visuais pelas pequenas diferenças de ajuste dos ponteiros.
Agradeço ao Scorpio e ao JP pelas considerações.
Mas tenho uma crítica a estes encaixes dos ponteiros, eles poderiam ser por graduação onde a regulagem seria por pequenas travinhas, como uma rodinha estriada, não se tem uma unamidade no ajustes, olhei muita foto de painel de Linea na internet, e é uma salada de fruta cada com um regulagem diferente, se eu realmente deixasse que nem a foto que o Scorpio me mandou, com certeza os ponteiros sempre estariam avançados, obviamente serviu de base para se chegar a um denominado comum.
Meu scaner não conecta na rede CAN que é onde se faz a aferição dos ponteiros, tenho um ELM 327 USB, pelo tópico do link é o mesmo que precisa ser retirado o resistor R04 para acessar, mas nem fui atras disso, na época comprei pois queria trocar o óleo do DL em casa, e ele me ajudou demais, o motor e DL eu acesso numa boa, mas os demais módulos como ABS, Airbag, sensor de estacionamento, painel, carroceria, entre outros ele não acessa.
Resolvi dar o serviço de ajuste de ponteiro por finalizado, visto que se não o cara fica recursivo e não chega a uma conclusão, vou deixar assim pelo menos ficou muito mais amigável, espero não ter alteração de informações visuais pelas pequenas diferenças de ajuste dos ponteiros.
Agradeço ao Scorpio e ao JP pelas considerações.
- Piloto de Autorama
Maravilha! Que bom que ajustou.
O painel do meu carro é igual a foto que o Scorpio mandou, os ponteiros ficam um pouco abaixo do início da escala com a chave desligada e ao ligar a chave com o motor totalmente frio o ponteiro de temperatura se alinha ao início da escala, acredito que o de combustível deve ter o mesmo comportamento, visto que nunca deixei o tanque esvaziar por completo para conferir.
Observe que o ponteiro de temperatura com o motor quente, ventoinha ligada, deve estar no centro da escala, exatamente no risco indicador, nem acima nem abaixo, se estiver assim está correto.
O painel do meu carro é igual a foto que o Scorpio mandou, os ponteiros ficam um pouco abaixo do início da escala com a chave desligada e ao ligar a chave com o motor totalmente frio o ponteiro de temperatura se alinha ao início da escala, acredito que o de combustível deve ter o mesmo comportamento, visto que nunca deixei o tanque esvaziar por completo para conferir.
Observe que o ponteiro de temperatura com o motor quente, ventoinha ligada, deve estar no centro da escala, exatamente no risco indicador, nem acima nem abaixo, se estiver assim está correto.
João Paulo