Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
eu sabia disso da injeção, só nao sabia da explicação tecnica para tal
anyway, otima explicação, obrigadoo

anyway, otima explicação, obrigadoo
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
então, quando estamos com o carro parado, ligado por causa do ac e tal.....ele bebe mais do que andando????

- Piloto de Autorama
O carro parado vai consumir mais do que se estivesse em cutoff, mas não bebe mais do que se estivesse andando (acelerando).
Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
- Roda dura de Auto Escola
Complemento meu...
bOiv8 escreveu:O carro parado OU ANDANDO EM PONTO MORTO vai consumir mais do que se estivesse em cutoff, mas não bebe mais do que se estivesse andando (acelerando).
- Piloto de Autorama
Pessoal,
Desculpem se alguém já respondeu isso, confesso que não tive paciência pra ler todos os POSTs.
Mas, respondendo a pergunta inicial do tópico. A rotação em que o cutoff deixa de atuar, geralmente é por volta dos 1200~1500RPM. Como saber? Muito simples.
Deixe o carro em 2ª marcha, andando a uns 40Km/h e deixem ele reduzir só no cutoff. Quando chegar por perto dos 1200RPM, perceberá um pequeno tranco e o carro ficará mais solto. É nesse momento que a central começa a injetar combustível novamente.
Desculpem se alguém já respondeu isso, confesso que não tive paciência pra ler todos os POSTs.
Mas, respondendo a pergunta inicial do tópico. A rotação em que o cutoff deixa de atuar, geralmente é por volta dos 1200~1500RPM. Como saber? Muito simples.
Deixe o carro em 2ª marcha, andando a uns 40Km/h e deixem ele reduzir só no cutoff. Quando chegar por perto dos 1200RPM, perceberá um pequeno tranco e o carro ficará mais solto. É nesse momento que a central começa a injetar combustível novamente.

- Piloto de Autorama
adeitos escreveu:Mas, respondendo a pergunta inicial do tópico. A rotação em que o cutoff deixa de atuar, geralmente é por volta dos 1200~1500RPM. Como saber? Muito simples.
Meu punto 1.8 8v faz de 7 - 8km/l de alcool na cidade e faço exatamente como ele falou, em 2ª marcha é o mais perceptivel, o consumo instantaneo fica travado em 50km/l mas chegando perto de 1400rpm ele cai pra casa dos 30 km/l e vai diminuindo conforme a velocidade diminui, até chegar em marcha lenta com o veículo andando bem devagar (10km/h aprox em 2ª marcha) e fica nos 4,0 km/l...
VENDO O TROVÃO - http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-52 ... etooth-_JM
- Piloto de Atari
Galera, sou novo por aqui, mas meu punto sporting ta muito beberrão, pode até ser ignorância minhas mas, não entendi direito como fazer este cutoff, será que alguem poderia me explicar? e se tem diferença pelo meu ser o sporting 2013 1.8.
Valeu....Abcs
Valeu....Abcs
- Piloto de Atari
Sidnei1000 escreveu:Galera, sou novo por aqui, mas meu punto sporting ta muito beberrão, pode até ser ignorância minhas mas, não entendi direito como fazer este cutoff, será que alguem poderia me explicar? e se tem diferença pelo meu ser o sporting 2013 1.8.
Valeu....Abcs
resumindo: em descidas, mantenha o carro sempre no freio motor fazendo com que o giro fique acima dos 1900rpm ou acima disso e não acelere... nessa situação o consumo é praticamente cortado e o motor trabalha por inércia (o computador de bordo marca média de 50km/h que é o max. dele).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Sidnei1000 escreveu:Galera, sou novo por aqui, mas meu punto sporting ta muito beberrão, pode até ser ignorância minhas mas, não entendi direito como fazer este cutoff, será que alguem poderia me explicar? e se tem diferença pelo meu ser o sporting 2013 1.8.
Valeu....Abcs
Sidnei, td bem? Cara, eu tenho um etorq 1.6 e no começo dei cabaçada pra caramba, pois venho de um milzinho que estava acostumado a andar só socando o pé, e até acostumar e descobrir que para nosso punto não ficar beberrão demorou um pouco... mas o segredo está no nosso pé... faça este teste, coloque o CB no modo ci (consumo instantâneo) e preste atenção nele.... pise até chegar na velocidade que costuma andar e depois tire o pé e fique só "na casquinha" (fiquei surpreso pq comparando ao meu antigo milzinho qse nao meche no acelerador para manter) .... ele mantém facil facil e o consumo melhora muito, mesmo na cidade. o meu no alcool esta fazendo cidade/pista (e olha que a pista na minha região não pode ser bem considerada pista, moro em região com muitas serras) até chega em 8,0 8,2... qdo judio um pouco nao cai pra menos de 7, mas normalmente fica em 7,5 pra cima (no alcool).
já estava prentando atenção no cutoff há um tempo e não da para ser muito preciso, mas depois de muito prestão atenção cheguei na conclusão de que ele começa a funcionar entre 1250 e 1300 rpm para cima (não sei se no 1.8 essa faixa de rotação aumenta). quando estiver andando em ruas que tem leve inclinação para descer faça este teste, mantenha uma marcha em que a rotação fique acima desta rotação e no CB ainda em modo ci fique de olho no consumo, se marcar 50 km/l é sinal de que ele esta funcionando.
- Roda dura de Auto Escola
Boa Tarde.
Primeiro gostaria de agradecer aos amigos Vla e Arnaldo B, suas respostas as minhas duvidas de um iniciante foram precisas. Segui as indicações e deu super certo, me parece que estou conseguindo fazer o Cutoff, pois, no CB em modo CI esta marcando 50Km/l.
Só para vocês terem ideia, meu Punto é o Sporting 2013, menos de 01 mês de uso, e ele estava gastando coisa de 01 tanque a cada 7 ou 10 dias, média de 7 Km/l na gasolina, isto sem meter o pé, pq não sou de correr muito, agora resetei o CB e com suas dicas ele esta fazendo quase 10km/l.
Estou no céu..rsrsrsrs..agora me encontro despreocupado quanto ao consumo do meu carro (ja não terei mais que comprar um posto de gasolina..rsrsrs).
Desde já, obrigado pela solidariedade. Abcs.
Primeiro gostaria de agradecer aos amigos Vla e Arnaldo B, suas respostas as minhas duvidas de um iniciante foram precisas. Segui as indicações e deu super certo, me parece que estou conseguindo fazer o Cutoff, pois, no CB em modo CI esta marcando 50Km/l.
Só para vocês terem ideia, meu Punto é o Sporting 2013, menos de 01 mês de uso, e ele estava gastando coisa de 01 tanque a cada 7 ou 10 dias, média de 7 Km/l na gasolina, isto sem meter o pé, pq não sou de correr muito, agora resetei o CB e com suas dicas ele esta fazendo quase 10km/l.
Estou no céu..rsrsrsrs..agora me encontro despreocupado quanto ao consumo do meu carro (ja não terei mais que comprar um posto de gasolina..rsrsrs).
Desde já, obrigado pela solidariedade. Abcs.
- Piloto de Atari