Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por adeitos » Qua Nov 27, 2013 11:39 am

jpromero escreveu:Sim o S é bem legal, dá até para usar no dia-a-dia, porém dá para fazer também no pé a mesma função dele, ou quase :mrgreen:


Perfeito!

Depois que peguei a manha no pé, também não uso mais o S. A única diferença é que a troca ocorre pouco antes dos 6000RPM. No S, troca em 6000. Sendo que a potência máxima do motor é em 5200RPM, melhor ainda sem o S ativo.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 228
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 8:58 pm
Localização: Canoas - RS

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por esallum » Seg Dez 02, 2013 3:55 pm

adeitos escreveu:
jpromero escreveu:Sim o S é bem legal, dá até para usar no dia-a-dia, porém dá para fazer também no pé a mesma função dele, ou quase :mrgreen:


Perfeito!

Depois que peguei a manha no pé, também não uso mais o S. A única diferença é que a troca ocorre pouco antes dos 6000RPM. No S, troca em 6000. Sendo que a potência máxima do motor é em 5200RPM, melhor ainda sem o S ativo.


Então qual é a vantagem de usar o S?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 237
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 7:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por adeitos » Sex Dez 06, 2013 2:18 pm

A única vantagem é que o tempo entre as trocas de marcha é inferior. Sinceramente, pra mim não faz diferença no uso normal se a troca ocorre em 10ms ou 500 ms.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 228
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 8:58 pm
Localização: Canoas - RS

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Diogo Zemuner » Sex Jan 17, 2014 1:19 pm

A minha maior dúvida é: precisa colocar na "N" toda vez que para no semáforo, por exemplo? Peguei um congestionamento de, aproximadamente 20 minutos um dia. Dia quente, carro mais parado que andando numa subida considerável. Então, ele avisou sobre superaquecimento da embreagem. Passei a deixar em "N" toda vez que paro o carro, mas isso é REALMENTE necessário ou meu câmbio está com algum problema? Ou eu fiz alguma coisa errada? O carro é um Punto Blackmotion. Tava zero na ocasião.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 8:37 pm
Localização: Osasco

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por filipecalado » Sex Jan 17, 2014 5:13 pm

Estou com meu Essence 1.6 16v Dualogic desde Setembro/13 e o carro está com 4200km rodados. Só tem me dado alegria! Estou em lua de mel com tudo e o cambio Dualogic é uma gratíssima surpresa. Vou fazer um relatozinho...

Por tudo que se falava, eu sempre tive a curiosidade sobre esse tipo de cambio. Fui na ccs fazer um test drive e o que tinha disponível era um Linea, ainda com o Dual 1a geração. Andei no carro e saí me prometendo jamais comprar um daqueles!!!

Alguns meses depois, já com intenção de comprar o Punto e sabendo da atualização que a Fiat havia feito no sistema, resolvi fazer o test novamente. Fui numa das concessionarias e andei, agora já no Punto Dual Plus. Adorei o carro e o salto de qualidade entre as gerações do cambio é BRUTAL. Mas ainda ficava aquele receio na minha cabeça...o roteiro do test drive era simples, ruas tranquilas...como aquele carro se comportaria no dia a dia? Pois bem...fiz o test drive 4x!!!, em ccs diferentes, horarios diferentes e situações de transito também distintas. Me convenceu e comprei!

Recebi o carro, uso diariamente...e ADORO. As trocas são muito suaves e "usando o pé", até anula-se a sensação da troca. O cambio responde sempre bem...e o que eu mais gosto é a interatividade com ele pois, quando quero "chamar uma marcha mais baixa", toco na alavanca e o carro responde! No meu trajeto diário, uso o modo normal pois pego muito transito e não tem porque usar o S. Em rampas, tenho o hábito de reduzir uma marcha antes de subir pra encher o motor. Prefiro fazer isso a enfiar o pé.

Sobre o modo "s"...quando usei na 1a vez fiquei impressionado como o comportamento muda! É outro carro! Gosto de usa-lo quando o transito está mais tranquilo e dá para andar um pouco mais animado!!!

E outra coisa...vários amigos que pegaram carona comigo, ficam até surpresos com a suavidade do cambio. Muita gente criticou a 1a geração (com alguma razão) e aquilo vira praticamente uma "verdade"...mas o Dual Plus é beeem suave e mais que recomendo!

Ahhh...em dezembro passado, nos EUA, dirigi um New Fiesta com o Powershift com motorização semelhante ao nacional. No geral, o carro é mais apertado...e a grande diferença no cambio são trocas quase imperceptiveis. Porém, achei a condução do carro muito aspera. Não achei um motor suave. É muito potencia, muito cedo...o carro parece um cavalo, pulando em qualquer aceleração mínima...e isso me incomodou profundamente. No geral, essa experiência foi boa para ter certeza da escolha que fiz. Não me arrependo nadinha de ter comprado o Punto!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Ago 07, 2013 4:42 pm
Localização: Olinda

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por andrek » Seg Jan 20, 2014 10:58 am

Sério que o Dualogic Plus faz tanta diferença assim para o antigo? :shock:

Já dirigi três carros com o Dualogic (500 1.4 16V polonês, Linea 1.9 e Novo Palio 1.6), não gostei de nenhum (o menos horrível era o 500), mas nenhum deles era o Plus. Para achar melhor do que o Fiesta Powershift, a evolução deve ter sido muito grande... :roll:

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Avatar do usuário
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador
 
Mensagens: 1552
Registrado em: Dom Out 07, 2012 5:03 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por morkan » Seg Jan 20, 2014 4:43 pm

andrek escreveu:Sério que o Dualogic Plus faz tanta diferença assim para o antigo? :shock:

Já dirigi três carros com o Dualogic (500 1.4 16V polonês, Linea 1.9 e Novo Palio 1.6), não gostei de nenhum (o menos horrível era o 500), mas nenhum deles era o Plus. Para achar melhor do que o Fiesta Powershift, a evolução deve ter sido muito grande... :roll:

Abraços!

Andrek, na verdade a diferença não está entre o Plus e o "não Plus", e sim na grande mudança que ocorreu a uns dois anos atrás.

Praticamente todo o conjunto do Dualogic foi melhorado. Novos atuadores, sensores mais precisos e uma central mais eficiente fez com o que o cambio ficasse eficiente. O Plus é a adição de alguns componentes para a realização do Creeping, pois o Auto-up Shift Abort e o Parabolic Shift Gear foram inseridos atraves da atualização do software.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 197
Registrado em: Seg Set 03, 2012 1:54 pm
Localização: Salvador

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por ireno » Sáb Jan 25, 2014 4:10 pm

Jovens, como vao? Tirei meu Punto Essence Dual 1.6 da concessionaria essa semana, e to achando o carro fantastico... acredito que acertei na escolha do carro!! Enfim, fiquei com uma duvida no dualogic... no modo automatico, as trocas de marcha estao acontecendo muito cedo pro meu gosto... dificilmente o giro passa de 3k, e isso acaba fazendo com que ele fique com menos folego do que deveria... a 80 km/h, quase sempre ja to de quinta marcha... usando o modo "S" o comportamento do carro muda absurdamente pra melhor, embora aumente o consumo... a questao é, sendo um carro 16V eu imaginei que em modo normal ele segurasse a rotação pelo menos ate perto dos 4k de forma que fique sempre esperto, mas na real ele ta ficando sempre em torno de 2k, sobe pra 3k quando passa marcha... com vcs eh assim?? Mesmo eu pisando fundo ele nao segura o giro, quando muito vai a 3,2k... Um detalhe, ele ta bem economico... a principio o computador de bordo tava marcando 5 km/l, mas agora, pela minha estimativa, ta dando + de 9 km/l ... ta quase com 300 km rodados e ainda nao gastei nem metade do primeiro tanque =) ... taí a dúvida, se puderem me ajudem o/
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 13, 2010 9:45 pm
Localização: parãpuanã

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por ireno » Sáb Jan 25, 2014 4:10 pm

Jovens, a respeito do creeping, aquela limitação dele de aplicar somente 3,5kgfm de torque e desenvolver no máximo 7 km/h, eh apenas uma questao de configuração no software que comanda o câmbio, ou teria um limitante mecanico?? Isso eh algo que pode ser contornado?? Pergunto isso pq acredito q se fosse permitido aplicar um torque maior que esse entao acabaria o problema do carro descer numa ladeira acentuada... o creeping soh segura o carro em ladeiras com quase nada de inclinação...
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 13, 2010 9:45 pm
Localização: parãpuanã

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por morkan » Sáb Jan 25, 2014 6:07 pm

ireno escreveu:Jovens, como vao? Tirei meu Punto Essence Dual 1.6 da concessionaria essa semana, e to achando o carro fantastico... acredito que acertei na escolha do carro!! Enfim, fiquei com uma duvida no dualogic... no modo automatico, as trocas de marcha estao acontecendo muito cedo pro meu gosto... dificilmente o giro passa de 3k, e isso acaba fazendo com que ele fique com menos folego do que deveria... a 80 km/h, quase sempre ja to de quinta marcha... usando o modo "S" o comportamento do carro muda absurdamente pra melhor, embora aumente o consumo... a questao é, sendo um carro 16V eu imaginei que em modo normal ele segurasse a rotação pelo menos ate perto dos 4k de forma que fique sempre esperto, mas na real ele ta ficando sempre em torno de 2k, sobe pra 3k quando passa marcha... com vcs eh assim?? Mesmo eu pisando fundo ele nao segura o giro, quando muito vai a 3,2k... Um detalhe, ele ta bem economico... a principio o computador de bordo tava marcando 5 km/l, mas agora, pela minha estimativa, ta dando + de 9 km/l ... ta quase com 300 km rodados e ainda nao gastei nem metade do primeiro tanque =) ... taí a dúvida, se puderem me ajudem o/

Sim, é normal ele fazer as trocas com o giro baixo. Com isso se ganha conforto e economia.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 197
Registrado em: Seg Set 03, 2012 1:54 pm
Localização: Salvador

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes