Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Frmg escreveu:Mais alguém além do Thales notou ganhos no consumo explorando o cutoff ??? Foi de quanto para quanto o consumo ???
Qual que seria o jeito mais eficiente então pra usar o Cutoff e otimizar a economia ?
Editado pela última vez por GustavoBH em Dom Jun 22, 2008 1:17 pm, em um total de 1 vez.

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
pedrosouza escreveu:Frmg escreveu:Mais alguém além do Thales notou ganhos no consumo explorando o cutoff ??? Foi de quanto para quanto o consumo ???
Usando o cutoff ainda não percebi grandes diferenças não, mas usando aquela config de marchas 1-3-5 consegui levar o consumo de 6.1 pra 8.4 e ainda chegou a um pico de 9.2 em 1 dia !
Alguém sabe de quanto em quanto tempo ou distância o Consumo Médio é atualizado?

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
GustavoBH escreveu:pedrosouza escreveu:Frmg escreveu:Mais alguém além do Thales notou ganhos no consumo explorando o cutoff ??? Foi de quanto para quanto o consumo ???
Usando o cutoff ainda não percebi grandes diferenças não, mas usando aquela config de marchas 1-3-5 consegui levar o consumo de 6.1 pra 8.4 e ainda chegou a um pico de 9.2 em 1 dia !
Alguém sabe de quanto em quanto tempo ou distância o Consumo Médio é atualizado?
Até aonde eu sei é instantaneo ele vai atualizando em tempo real de acordo com a relação entre distancia percorrida e uma media do consumo instantaneo dentro dessa distancia, mas pelo o que já vi ele não fica com delay, é direto em tempo real !

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
- Velha Guarda
GustavoBH escreveu:pedrosouza escreveu:Frmg escreveu:Mais alguém além do Thales notou ganhos no consumo explorando o cutoff ??? Foi de quanto para quanto o consumo ???
É atualizado constantemente...
A questão é que estamos falando em médias...
E pra baixar ou aumentar médias... são vários cálculos feitos...
Pra média de consumo baixar, é pq ele leu várias vezes os valores próximos ao valor informado.
Digamos que vc esteja com media de 8,6km/l...
Se vc começa a pisar... o carro está lendo 7,5... 7,6...
E se continuar por mto tempo pisando...
Ele vai fazendo as novas médias caírem... 8,5... 8,4... etc... com base nos calculos feitos com os novos numeros!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
GustavoBH escreveu:Mas eu acho que tem algum fator que leva o Consumo Médio a ser atualizado. No Passat, o consumo médio é atualizado a cada 50 metros rodados se não me engano.
O consumo médio eu acho que não.... mas a autonomia é assim mesmo!!!!
Spirito, o retorno!!!!!
BMW 325i 2009 2.5l 24V
Punto Essence 1.6 16V Kit Creative I
Ex-Novo Focus Sedan Ghia 2.0 Aut.
Ex-Punto HLX 1.8
BMW 325i 2009 2.5l 24V
Punto Essence 1.6 16V Kit Creative I
Ex-Novo Focus Sedan Ghia 2.0 Aut.
Ex-Punto HLX 1.8
- Piloto de Auto Escola
Re: PUNTA-TACO
Frmg escreveu:Isso se chama punta taco e deve ser usado principalmente em situações extremas quando você precisa manter total tração das rodas como em uma tomada de curva por exemplo.
Também é usado em reduções de velocidade bruscas e na chuva por evitar que o tranco da embreagem faça as rodas patinarem.
É uma pratica um pouco complicada para os menos habilidosos ao volante e geralmente só é utilizada em competições e corridas de automóveis.
Andar usando Punta taco praticamente não anula a econômia do cutoff, mas essa pequena acelerada de menos de 1seg vai dar uma pequena injetada de combustível sim, coisa pouca, mas vai e isso não tem como negar.
Porém como é só um pequeno toque no acelerador e imediatamente você volta a aceleração zero o cutoff entra em ação novamente. Quanto mais rápido e suave for o toque no acelerador para reduzir as marchas mais econômia de combustível porque o cutoff volta a funcionar mais rápidamente.
Ai vc diz, porque não reduzir direto sem dar o toque no acelerador ??? Porque se fizer isso em giro alto só no pedal da embreagem vai viver dando tranco e fritar a embreagem rapidinho !!!
Agora a minha opinião eu não andaria fazendo punta taco reduzindo marcha por marcha no dia a dia porque isso também desgasta a embreagem um pouco mais do que o normal.
Eu viria em 5ª marcha tiraria o pé do acelerador e usaria o freio e quando estivesse chegando perto de 1000 rpm eu colocaria 4ª marcha só usando o pedal da embreagem porque em giro baixo você não quase não desgasta a embreagem, depois colocaria 3ª e 2ª e depois ponto morto para parar o carro
Porque eu não colocaria a 1ª ???
Porque ao reduzir de 2ª para 1ª a diferença na relação de marcha é grande e o giro do motor iria subir muito fazendo com que a embreagem se desgate demais, coisa que não acontece de 5ª para 4ª e de 4ª para 3ª e de 3ª para segunda desde que seja feito em baixo giro.
Coloca segunda e quando chegar perto de 1000rpm vc já estará praticamente parado. Coloque ponto morto e termine de parar no freio mesmo.
Olá Frmg!
PUNTA-TACO:
Quando o piloto chega na zona de frenagem no final da reta, última marcha, motor cheio, no limite máximo da rpm e tendo que diminuir a velocidade e sem diminuir muito a rpm!
Então o maneta tem que fazer o seguinte:
Com o pé DIREITO ele coloca o calcanhar no ACELERADOR e a ponta do pé no FREIO, dosando a desaceleração do carro e a aceleração do motor, com o pé ESQUERDO ele dosa a
ação da embreagem, para poder fazer as marchas, não deixar as rodas traseiras desacelerar muito ,causando deslizamento excessivo.
OBS. Este procedimento passou a ser mais utilizado devido aos motores turbo, pois se a rotação do mesmo baixa-se muito ele demorava para encher novamente.
um abraço
- Piloto de Atari
Re:
Frmg escreveu:Eu viria em 5ª marcha tiraria o pé do acelerador e usaria o freio e quando estivesse chegando perto de 1000 rpm eu colocaria 4ª marcha só usando o pedal da embreagem porque em giro baixo você não quase não desgasta a embreagem, depois colocaria 3ª e 2ª e depois ponto morto para parar o carro.
Eu faço isso sempre, procuro não deixar reduzir mais que 1500rpm. A economia de combustível é gritante. Experimente treinar isto em uma descida, o CB vai marcar 50km/l e a cada reduzida de marcha ele muda pra aproximadamente 30km/l e depois volta a 50km/l. Pra quem está no trânsito pesado e dificil ficar olhando o carro da frente e o conta giros, mas vale(no bolso) apena tentar.

- HLX (Azul Vitality)- Kit Convergence - Ar-condicionado automático digital
- Vidros elétricos traseiros - Sensor de estacinamento - Aro Sporting 15"
Re: PUNTA-TACO
AFQ escreveu:Olá Frmg!
PUNTA-TACO:
Quando o piloto chega na zona de frenagem no final da reta, última marcha, motor cheio, no limite máximo da rpm e tendo que diminuir a velocidade e sem diminuir muito a rpm!
Então o maneta tem que fazer o seguinte:
Com o pé DIREITO ele coloca o calcanhar no ACELERADOR e a ponta do pé no FREIO, dosando a desaceleração do carro e a aceleração do motor, com o pé ESQUERDO ele dosa a
ação da embreagem, para poder fazer as marchas, não deixar as rodas traseiras desacelerar muito ,causando deslizamento excessivo.
OBS. Este procedimento passou a ser mais utilizado devido aos motores turbo, pois se a rotação do mesmo baixa-se muito ele demorava para encher novamente.
um abraço
Olá AFQ,
Acho que nesse caso você quase acertou

Até a parte do calcanhar estava certo, a partir dai acho que o amigo não soube explicar bem a técnica.
O objetivo o Punta taco não é dosar desacelaração com aceleração e também não tem nada a ver com as rodas traseiras exceto seu o carro for tração traseira.
E para terminar o procedimento não tem influencia alguma em carros com motores turbo e explico ...
O objetivo do Punta taco é equalizar o giro do motor com o giro da caixa de câmbio evitando que as rodas que sofrem tração deslizem no asfalto pelo efeito do tranco que a embreagem irá causar ao ser solta. Esse tranco é causado justamente pela diferença de rotação da caixa de câmbio e do motor ao mudar de marcha.
Para fazer um Punta taco perfeito é preciso saber qual a rotação que equalizará a rotação do motor com a rotação da caixa de câmbio no momento da soltura da embreagem na redução de marcha.
É complicado pra caramba de acertar, requer muito treino e principalmente conhecimento da mecânica do carro que esta guiando.
Se você vem em quinta marcha a 6000rpm num exemplo fictício e pisa no freio com a ponta do pé direito, o calcanhar do mesmo pé direito deverá permanecer de prontidão no acelerador para que no momento em que a alavanca de câmbio estiver na posição neutra durante a passagem de 5ª para 4ª marcha o calcanhar realize um pequeno e rápido toque no acelerador para elevar a rotação do motor de modo que fique na rotação que irá equalizar.
Qual rotação é essa ???
Pois bem, não vou me aprofundar muito nisso, porque cada carro é um caso de acordo com sua relação de marchas e isso requer cálculos prévios para que o piloto saiba o quanto e quando deve realizar a mudança de marchas.
Posso adiantar que na F-1 o Punta taco é eletrônico nas reduções de marchas não existindo margens para erros humanos
E para terminar geralmente os motores turbo mesmo os mais suaves começam a encher quase sempre acima dos 2000rpm que é uma rotação a considerar que raramente em competição um motor ficará abaixo desse giro.
Em casos de turbinas maiores que demorar mais para entrar em funcionamento a compensação não é feita com o Punta taco e sim antecipando a redução mesmo com velocidade ainda elevada mantendo assim o giro sempre alto e dentro da faixa do turbo.
Espero ter esclarecido aos interessados

- Piloto de Auto Escola
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Ótima explicação.
Mas como fica a relação economia vs desgaste do motor?
Pergunto isso pq vi algumas dicas no site da Fiat:
Mas como fica a relação economia vs desgaste do motor?
Pergunto isso pq vi algumas dicas no site da Fiat:
O motor não deverá trabalhar em rotações muito baixas com a marcha alterada. Andar, por exemplo, a 40 Km/h em quarta marcha, representa uma carga muito forte para o motor. (Dirigir desta maneira vai aumentar o consumo de combustível e acelerar o desgaste do motor);
Para descer uma ladeira, procure sempre fazê-lo com uma macha forte engrenada. Desta maneira o motor auxilia na frenagem economizando os freios evitando o superaquecimento de discos e pastilhas, reduzindo também o seu desgaste.
- Coordenador Regional