Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Isso JP, faço a mesma coisa "modo simulate" realmente a 1.9 não tem, e neste caso, tem outra maneira?
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
jpromero escreveu:Scorpio, não encontrei essa tela no MES 2.2. O seu é o 2.2
No MES 2.2 -> Punto Intern. 1.6 16V -> Engine -> Connect (ou simulate para efeito de visualizar) -> Adjustaments
Seguindo esse caminho verá a tela que postei acima.
Agora é que reparei que o carro do Vagne não é um Punto (assunto básico do fórum) e sim um Linea 1.9.
Realmente o motor 1.9, que não foi utilizado no Punto, não tem no MES a função ajuste forçado do combustível.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Vagne escreveu:Isso JP, faço a mesma coisa "modo simulate" realmente a 1.9 não tem, e neste caso, tem outra maneira?
Neste caso o melhor é usar um outro scanner, como o Kaptor, Napro para fazer o ajuste. Caso não tenha, pode-se fazer o procedimento: Abastecer com pelo menos 3 litros de combustível (qualquer um, é só para variar o nível) ou rodar 400 km. Se mesmo assim continuar com o A/F incorreto conferir o funcionamento da sonda lambda e o próprio combustível (uma gasolina com muito álcool pode levar a injeção a funcionar com A/F 9 que é álcool puro).
João Paulo
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Scorpio escreveu:jpromero escreveu:Scorpio, não encontrei essa tela no MES 2.2. O seu é o 2.2
No MES 2.2 -> Punto Intern. 1.6 16V -> Engine -> Connect (ou simulate para efeito de visualizar) -> Adjustaments
Seguindo esse caminho verá a tela que postei acima.
Consegui Scorpio! Essas opções não aparecem quando conecto na injeção 4SF do motor 1.9. Só aparecem no Etorq.
João Paulo
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
JP, tem ideia de como fazer para retirar a bomba da partida a frio? procurei no reparador, até encontrei, mas bem subjetivo, ou seja, não tem muitas explicações se precisa tirar algo para ter acesso, estes dias, virei a chave 10x, a temperatura estava 12ºc, mas só no alcool é complicado, não pega mesmo, depois que funciona uma vez pega normal como se fosse gasolina. Na partida matinal da dificil, quase fiquei de a pé. Será que o conector aceita direto 12v da bateria, ou são aqueles 5v da maioria dos conectores?
Aguardo.
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Vagne escreveu:JP, tem ideia de como fazer para retirar a bomba da partida a frio? procurei no reparador, até encontrei, mas bem subjetivo, ou seja, não tem muitas explicações se precisa tirar algo para ter acesso, estes dias, virei a chave 10x, a temperatura estava 12ºc, mas só no alcool é complicado, não pega mesmo, depois que funciona uma vez pega normal como se fosse gasolina. Na partida matinal da dificil, quase fiquei de a pé. Será que o conector aceita direto 12v da bateria, ou são aqueles 5v da maioria dos conectores?
Aguardo.
É meio ruim de entender no reparador Fiat como se faz mas parece ser simples nem sendo necessário remover o reservatório. No corpo da bomba deve ter a tensão de funcionamento, acredito que seja 12V mas é bom se certificar primeiro com ela removida.
O meu está usando a gasolina da partida a frio todo dia, hoje não pegou de primeira mas na segunda foi normal.
João Paulo
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Eu tenho colocado um pouco de gasolina junto, por exemplo de 3 a 5 litros dependendo de quanto abasteço de alcool, ai melhora bastante a partida, mas sem aditivar o alcool fica horível de pegar, só pega bem se a temp. tiver acima de 15ºc.
Eu to suspeitando daquela analise de combustível que a sonda faz, tipo ela não identifica que é alcool, então não injeta gasolina, sei lá é uma coisa que podia ser mais simples, eu vejo como erro de projeto, visto que no nordeste por exemplo, a partida a frio é inútil, e ainda a gasolina venceria dentro do reservatorio, poderia ser estilo HONDA, sempre usa o reservatório independente da temperatura, parece ser mais sensato, a FIAT fez muitos IFs e Cases na linha de programação da central, e dai dá nisso.. não queria levar no mecânico por uma coisinha simples (passar despercebido), mas enfim.
Outra coisa, olhei para ver se tem fusível neste circuito e não encontrei, e também tenho o problema que a lâmpada do painel não acende, e o reservatório ta seco, eu não acredito sinceramente que queimaria aquele led que sinaliza o baixo nível no reserv. quero acreditar que não.
Será que outro tipo de scaner tem mais opção de testes para este tipo de sistema? seria possível testar o acendimento desta lâmpada?
Abcs.
Eu to suspeitando daquela analise de combustível que a sonda faz, tipo ela não identifica que é alcool, então não injeta gasolina, sei lá é uma coisa que podia ser mais simples, eu vejo como erro de projeto, visto que no nordeste por exemplo, a partida a frio é inútil, e ainda a gasolina venceria dentro do reservatorio, poderia ser estilo HONDA, sempre usa o reservatório independente da temperatura, parece ser mais sensato, a FIAT fez muitos IFs e Cases na linha de programação da central, e dai dá nisso.. não queria levar no mecânico por uma coisinha simples (passar despercebido), mas enfim.
Outra coisa, olhei para ver se tem fusível neste circuito e não encontrei, e também tenho o problema que a lâmpada do painel não acende, e o reservatório ta seco, eu não acredito sinceramente que queimaria aquele led que sinaliza o baixo nível no reserv. quero acreditar que não.
Será que outro tipo de scaner tem mais opção de testes para este tipo de sistema? seria possível testar o acendimento desta lâmpada?
Abcs.
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Vagne, com o adaptador ELM327 e o App AlphaOBD consegui ler o valor AF do meu carro, está como 9 e só uso álcool no tanque, não misturo nada. Então ele habilita sim a partida a frio.
Talvez a sonda lambda do seu carro não esteja boa e não reconhece o combustível. O algoritmo da Fiat prevê a injeção de gasolina da partida a frio a cada 5 partidas mesmo a quente para consumir um pouco da gasolina e manter o sistema funcional.
Com o mesmo adaptador conectado a central do quadro de instrumentos dá para testar cada lâmpada, o meu ELM infelizmente não conecta no quadro de instrumentos, estou procurando um mais novo que seja capaz de fazer isso.
Sobre o teste da bomba eu colocaria 12V nela com o chicote desconectado do carro sem problema. Também nunca encontrei fusível para esse sistema, deve existir sim, porém junto com alguma outra coisa não documentada.
Talvez a sonda lambda do seu carro não esteja boa e não reconhece o combustível. O algoritmo da Fiat prevê a injeção de gasolina da partida a frio a cada 5 partidas mesmo a quente para consumir um pouco da gasolina e manter o sistema funcional.
Com o mesmo adaptador conectado a central do quadro de instrumentos dá para testar cada lâmpada, o meu ELM infelizmente não conecta no quadro de instrumentos, estou procurando um mais novo que seja capaz de fazer isso.
Sobre o teste da bomba eu colocaria 12V nela com o chicote desconectado do carro sem problema. Também nunca encontrei fusível para esse sistema, deve existir sim, porém junto com alguma outra coisa não documentada.
João Paulo
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
JP, mas para a sonda não estar boa, ela deveria gravar anomalias de erros e acender a lâmpada do painel e isso não ocorre, creio que a mesma esteja boa, até porque se estivesse ruim (presumo) as médias serias estatosféricas, e na real são boas.
Eu uso o ELM327 somente com o note, pois ele é via USB, também não consigo conectar em outros módulos que não seja motor e câmbio. Andei olhando (modo simulate) tem sim várias lâmpadas a testar, mas não identifiquei a da partida a frio.
Que zinca isso tudo, caramba talvez seja uma coisa simples, mas tem muitos detalhes envolvidos.
Obrigado.
Eu uso o ELM327 somente com o note, pois ele é via USB, também não consigo conectar em outros módulos que não seja motor e câmbio. Andei olhando (modo simulate) tem sim várias lâmpadas a testar, mas não identifiquei a da partida a frio.
Que zinca isso tudo, caramba talvez seja uma coisa simples, mas tem muitos detalhes envolvidos.
Obrigado.
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Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
É uma pena o MultiEcuScan não mostrar o AF nem forçar o combustível na injeção do motor 1.9. O AlphaOBD para Android mostra o AF pelo menos.
A sonda ruim levaria a oscilar a marcha lenta e o funcionamento do motor em baixos giros, sentiria ele 'oscilando', além de prejudicar o consumo, porém nem tanto no caso da injeção pensar que está com gasolina, nesse caso melhoraria o consumo quando abastecido com etanol, porém causaria as anomalias de partida e oscilação de rotação.
É necessário testar a sonda.
Ah, se só conecta na central do motor e câmbio seu ELM é igual ao meu, não irá conectar na central do quadro de instrumentos.
Você já verificou se os fios que chegam até a bóia do reservatório de partida a frio estão conectados, soltos ou simplesmente jumpeados entre eles?
A sonda ruim levaria a oscilar a marcha lenta e o funcionamento do motor em baixos giros, sentiria ele 'oscilando', além de prejudicar o consumo, porém nem tanto no caso da injeção pensar que está com gasolina, nesse caso melhoraria o consumo quando abastecido com etanol, porém causaria as anomalias de partida e oscilação de rotação.
É necessário testar a sonda.
Ah, se só conecta na central do motor e câmbio seu ELM é igual ao meu, não irá conectar na central do quadro de instrumentos.
Você já verificou se os fios que chegam até a bóia do reservatório de partida a frio estão conectados, soltos ou simplesmente jumpeados entre eles?
João Paulo
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