Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição
Isso JP, faço a mesma coisa "modo simulate" realmente a 1.9 não tem, e neste caso, tem outra maneira?
- Piloto de Autorama
jpromero escreveu:Scorpio, não encontrei essa tela no MES 2.2. O seu é o 2.2
No MES 2.2 -> Punto Intern. 1.6 16V -> Engine -> Connect (ou simulate para efeito de visualizar) -> Adjustaments
Seguindo esse caminho verá a tela que postei acima.
Agora é que reparei que o carro do Vagne não é um Punto (assunto básico do fórum) e sim um Linea 1.9.
Realmente o motor 1.9, que não foi utilizado no Punto, não tem no MES a função ajuste forçado do combustível.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Vagne escreveu:Isso JP, faço a mesma coisa "modo simulate" realmente a 1.9 não tem, e neste caso, tem outra maneira?
Neste caso o melhor é usar um outro scanner, como o Kaptor, Napro para fazer o ajuste. Caso não tenha, pode-se fazer o procedimento: Abastecer com pelo menos 3 litros de combustível (qualquer um, é só para variar o nível) ou rodar 400 km. Se mesmo assim continuar com o A/F incorreto conferir o funcionamento da sonda lambda e o próprio combustível (uma gasolina com muito álcool pode levar a injeção a funcionar com A/F 9 que é álcool puro).
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Scorpio escreveu:jpromero escreveu:Scorpio, não encontrei essa tela no MES 2.2. O seu é o 2.2
No MES 2.2 -> Punto Intern. 1.6 16V -> Engine -> Connect (ou simulate para efeito de visualizar) -> Adjustaments
Seguindo esse caminho verá a tela que postei acima.
Consegui Scorpio! Essas opções não aparecem quando conecto na injeção 4SF do motor 1.9. Só aparecem no Etorq.
João Paulo
JP, tem ideia de como fazer para retirar a bomba da partida a frio? procurei no reparador, até encontrei, mas bem subjetivo, ou seja, não tem muitas explicações se precisa tirar algo para ter acesso, estes dias, virei a chave 10x, a temperatura estava 12ºc, mas só no alcool é complicado, não pega mesmo, depois que funciona uma vez pega normal como se fosse gasolina. Na partida matinal da dificil, quase fiquei de a pé. Será que o conector aceita direto 12v da bateria, ou são aqueles 5v da maioria dos conectores?
Aguardo.
Aguardo.
- Piloto de Autorama
Vagne escreveu:JP, tem ideia de como fazer para retirar a bomba da partida a frio? procurei no reparador, até encontrei, mas bem subjetivo, ou seja, não tem muitas explicações se precisa tirar algo para ter acesso, estes dias, virei a chave 10x, a temperatura estava 12ºc, mas só no alcool é complicado, não pega mesmo, depois que funciona uma vez pega normal como se fosse gasolina. Na partida matinal da dificil, quase fiquei de a pé. Será que o conector aceita direto 12v da bateria, ou são aqueles 5v da maioria dos conectores?
Aguardo.
É meio ruim de entender no reparador Fiat como se faz mas parece ser simples nem sendo necessário remover o reservatório. No corpo da bomba deve ter a tensão de funcionamento, acredito que seja 12V mas é bom se certificar primeiro com ela removida.
O meu está usando a gasolina da partida a frio todo dia, hoje não pegou de primeira mas na segunda foi normal.
João Paulo
Eu tenho colocado um pouco de gasolina junto, por exemplo de 3 a 5 litros dependendo de quanto abasteço de alcool, ai melhora bastante a partida, mas sem aditivar o alcool fica horível de pegar, só pega bem se a temp. tiver acima de 15ºc.
Eu to suspeitando daquela analise de combustível que a sonda faz, tipo ela não identifica que é alcool, então não injeta gasolina, sei lá é uma coisa que podia ser mais simples, eu vejo como erro de projeto, visto que no nordeste por exemplo, a partida a frio é inútil, e ainda a gasolina venceria dentro do reservatorio, poderia ser estilo HONDA, sempre usa o reservatório independente da temperatura, parece ser mais sensato, a FIAT fez muitos IFs e Cases na linha de programação da central, e dai dá nisso.. não queria levar no mecânico por uma coisinha simples (passar despercebido), mas enfim.
Outra coisa, olhei para ver se tem fusível neste circuito e não encontrei, e também tenho o problema que a lâmpada do painel não acende, e o reservatório ta seco, eu não acredito sinceramente que queimaria aquele led que sinaliza o baixo nível no reserv. quero acreditar que não.
Será que outro tipo de scaner tem mais opção de testes para este tipo de sistema? seria possível testar o acendimento desta lâmpada?
Abcs.
Eu to suspeitando daquela analise de combustível que a sonda faz, tipo ela não identifica que é alcool, então não injeta gasolina, sei lá é uma coisa que podia ser mais simples, eu vejo como erro de projeto, visto que no nordeste por exemplo, a partida a frio é inútil, e ainda a gasolina venceria dentro do reservatorio, poderia ser estilo HONDA, sempre usa o reservatório independente da temperatura, parece ser mais sensato, a FIAT fez muitos IFs e Cases na linha de programação da central, e dai dá nisso.. não queria levar no mecânico por uma coisinha simples (passar despercebido), mas enfim.
Outra coisa, olhei para ver se tem fusível neste circuito e não encontrei, e também tenho o problema que a lâmpada do painel não acende, e o reservatório ta seco, eu não acredito sinceramente que queimaria aquele led que sinaliza o baixo nível no reserv. quero acreditar que não.
Será que outro tipo de scaner tem mais opção de testes para este tipo de sistema? seria possível testar o acendimento desta lâmpada?
Abcs.
- Piloto de Autorama
Vagne, com o adaptador ELM327 e o App AlphaOBD consegui ler o valor AF do meu carro, está como 9 e só uso álcool no tanque, não misturo nada. Então ele habilita sim a partida a frio.
Talvez a sonda lambda do seu carro não esteja boa e não reconhece o combustível. O algoritmo da Fiat prevê a injeção de gasolina da partida a frio a cada 5 partidas mesmo a quente para consumir um pouco da gasolina e manter o sistema funcional.
Com o mesmo adaptador conectado a central do quadro de instrumentos dá para testar cada lâmpada, o meu ELM infelizmente não conecta no quadro de instrumentos, estou procurando um mais novo que seja capaz de fazer isso.
Sobre o teste da bomba eu colocaria 12V nela com o chicote desconectado do carro sem problema. Também nunca encontrei fusível para esse sistema, deve existir sim, porém junto com alguma outra coisa não documentada.
Talvez a sonda lambda do seu carro não esteja boa e não reconhece o combustível. O algoritmo da Fiat prevê a injeção de gasolina da partida a frio a cada 5 partidas mesmo a quente para consumir um pouco da gasolina e manter o sistema funcional.
Com o mesmo adaptador conectado a central do quadro de instrumentos dá para testar cada lâmpada, o meu ELM infelizmente não conecta no quadro de instrumentos, estou procurando um mais novo que seja capaz de fazer isso.
Sobre o teste da bomba eu colocaria 12V nela com o chicote desconectado do carro sem problema. Também nunca encontrei fusível para esse sistema, deve existir sim, porém junto com alguma outra coisa não documentada.
João Paulo
JP, mas para a sonda não estar boa, ela deveria gravar anomalias de erros e acender a lâmpada do painel e isso não ocorre, creio que a mesma esteja boa, até porque se estivesse ruim (presumo) as médias serias estatosféricas, e na real são boas.
Eu uso o ELM327 somente com o note, pois ele é via USB, também não consigo conectar em outros módulos que não seja motor e câmbio. Andei olhando (modo simulate) tem sim várias lâmpadas a testar, mas não identifiquei a da partida a frio.
Que zinca isso tudo, caramba talvez seja uma coisa simples, mas tem muitos detalhes envolvidos.
Obrigado.
Eu uso o ELM327 somente com o note, pois ele é via USB, também não consigo conectar em outros módulos que não seja motor e câmbio. Andei olhando (modo simulate) tem sim várias lâmpadas a testar, mas não identifiquei a da partida a frio.
Que zinca isso tudo, caramba talvez seja uma coisa simples, mas tem muitos detalhes envolvidos.
Obrigado.
- Piloto de Autorama
É uma pena o MultiEcuScan não mostrar o AF nem forçar o combustível na injeção do motor 1.9. O AlphaOBD para Android mostra o AF pelo menos.
A sonda ruim levaria a oscilar a marcha lenta e o funcionamento do motor em baixos giros, sentiria ele 'oscilando', além de prejudicar o consumo, porém nem tanto no caso da injeção pensar que está com gasolina, nesse caso melhoraria o consumo quando abastecido com etanol, porém causaria as anomalias de partida e oscilação de rotação.
É necessário testar a sonda.
Ah, se só conecta na central do motor e câmbio seu ELM é igual ao meu, não irá conectar na central do quadro de instrumentos.
Você já verificou se os fios que chegam até a bóia do reservatório de partida a frio estão conectados, soltos ou simplesmente jumpeados entre eles?
A sonda ruim levaria a oscilar a marcha lenta e o funcionamento do motor em baixos giros, sentiria ele 'oscilando', além de prejudicar o consumo, porém nem tanto no caso da injeção pensar que está com gasolina, nesse caso melhoraria o consumo quando abastecido com etanol, porém causaria as anomalias de partida e oscilação de rotação.
É necessário testar a sonda.
Ah, se só conecta na central do motor e câmbio seu ELM é igual ao meu, não irá conectar na central do quadro de instrumentos.
Você já verificou se os fios que chegam até a bóia do reservatório de partida a frio estão conectados, soltos ou simplesmente jumpeados entre eles?
João Paulo