Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Informação completamente improcedente essa de que andar a 40km/h em 4ª marcha vai aumentar o consumo de combustível.
Já foi explicado aqui mesmo no fórum que o método carga sacrifica um pouco o motor se feito em giros muito baixos, mas quando existe exagero abaixo de 1200rpm + ou -
Acima dessa rotação a própria sonda antidetonação se encarrega de corrigir eventuais problemas.
Para chegar até 80km/h po exemplo é sempre melhor pisar totalmente no acelerador e ir passando as marchas sem deixar passar de 2500rpm fazendo com que vc chegue rapidamente na 5ª marcha andando sempre em baixo giro do que só encostar no acelerador passando de 3000rpm.
O que gasta combustível é giro alto não importa o quanto você acelere no carro a injeção eletrônica é que controla o fornecimento de combustível
Já foi explicado aqui mesmo no fórum que o método carga sacrifica um pouco o motor se feito em giros muito baixos, mas quando existe exagero abaixo de 1200rpm + ou -
Acima dessa rotação a própria sonda antidetonação se encarrega de corrigir eventuais problemas.
Para chegar até 80km/h po exemplo é sempre melhor pisar totalmente no acelerador e ir passando as marchas sem deixar passar de 2500rpm fazendo com que vc chegue rapidamente na 5ª marcha andando sempre em baixo giro do que só encostar no acelerador passando de 3000rpm.
O que gasta combustível é giro alto não importa o quanto você acelere no carro a injeção eletrônica é que controla o fornecimento de combustível
- Piloto de Auto Escola
Mas por exemplo... se eu estiver em 4 marcha, a 40 km/h e precisar aumentar a velocidade... é melhor reduzir e fazer o motor berrar um pouco, ou em 4 mesmo, tuchar o pé no acelerador ???

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
GustavoBH escreveu:Mas por exemplo... se eu estiver em 4 marcha, a 40 km/h e precisar aumentar a velocidade... é melhor reduzir e fazer o motor berrar um pouco, ou em 4 mesmo, tuchar o pé no acelerador ???
Do ponto de vista da economia é melhor enfiar o pé no acelerador sem reduzir a marcha. Vç demorará muito mais para atingir a velocidade desejada porém irá fazer da forma mais econômica possível.
Conforme bem explicou o amigo Frmg, o que determina o consumo é o giro do motor e não a posição do acelerador.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Kit Sporting:
Chamber escreveu:GustavoBH escreveu:Mas por exemplo... se eu estiver em 4 marcha, a 40 km/h e precisar aumentar a velocidade... é melhor reduzir e fazer o motor berrar um pouco, ou em 4 mesmo, tuchar o pé no acelerador ???
Do ponto de vista da economia é melhor enfiar o pé no acelerador sem reduzir a marcha. Vç demorará muito mais para atingir a velocidade desejada porém irá fazer da forma mais econômica possível.
Conforme bem explicou o amigo Frmg, o que determina o consumo é o giro do motor e não a posição do acelerador.
Aí, chamber.... Será que vc poderia comentar um pouco mais sobre esse assunto!? Eu sempre tive essa dúvida, e atualmente estou dirigindo sempre trocando as marchas entre 3000 e 3500 rpm, e considero que o consumo do meu carro está muito bom (7,5-8,0 (A) cidade/10-10,5(A) estrada/ 10,5-11,0 (G) cidade/ 15,0 (G) estrada).
Valeu!!!
Punto Sporting
Preto Vesúlvio
Blue & Me +Air Bag +ABS
Bi-Xenon H4 8000k
Xenon H1 8000 milha
Preto Vesúlvio
Blue & Me +Air Bag +ABS
Bi-Xenon H4 8000k
Xenon H1 8000 milha
- Piloto de Autorama
eu nao li o resto ....mas eu ando 4500 a 5000 direto, e faço 7,0 alcool cidade...1,2,3.
FOCUS 2.0 GHIA 06 + KA XR 1.6 07
pexe escreveu:Aí, chamber.... Será que vc poderia comentar um pouco mais sobre esse assunto!? Eu sempre tive essa dúvida, e atualmente estou dirigindo sempre trocando as marchas entre 3000 e 3500 rpm, e considero que o consumo do meu carro está muito bom (7,5-8,0 (A) cidade/10-10,5(A) estrada/ 10,5-11,0 (G) cidade/ 15,0 (G) estrada).
Valeu!!!
Dirigir com marcha mais alta e com o pé mais fundo no acelerador é usar o chamado "método carga". O que faz a necessidade de um motor para mais ou menos combustível é a rotação que o mesmo desenvolve. Então para a otimização do consumo é sempre melhor vç passar logo a marcha para uma mais alta, nem que tenha que enfiar o pé para o carro desenvolver. Claro que cada motor tem um limite mínimo de rotações para trabalhar sem forçar muito, mas acima de 1.500 RPM já é um bom número. Trocar marcha acima de 3.500, 4.000 giros faz o motor consumir muito, sem ganhos expressivos de tempo do percurso dentro da cidade.
Na estrada o consumo é menor mesmo havendo maior giro do motor por que há a maior velocidade também. Um motor consome mais quanto maior for seu giro e menor for a velocidade do carro, e consome menos na situação inversa, maior velocidade do carro e menor giro do motor.
Anderson – Santos/SP
Kit Sporting:
Kit Sporting:
Bom tópico e boas explicações.
Valeu galera!
Valeu galera!
Punto HLX 2009 Preto Vulcano
MP3 Sony c/USB / GPS Visteon 7048
Alarme Fiat / Rastreador DAF-V
G20
MP3 Sony c/USB / GPS Visteon 7048
Alarme Fiat / Rastreador DAF-V
G20
- Piloto de Autorama
sempre tento trocar as marchas enter 2.5 e 3 mil giros.....as vezes dou umas esticadas.....e o consume sempre empecavel nos 7.5 e 8...misto entre cidade e rodovia..
acho uma média boa.....
Agora vem as perguntas....trocar as marchas nesses intervalos (2.5 e 3 mil giros), muda alguma coisa (alem do consumo, claro!) desgaste de peças ou coisa do tipo?
Neste motor 1.8, exite um tipo de pegada pra andar com ele sem problemas?
Guiando utilizando o CutOff, acho q o desgaste do carro eh menor, certo?
abrco
acho uma média boa.....
Agora vem as perguntas....trocar as marchas nesses intervalos (2.5 e 3 mil giros), muda alguma coisa (alem do consumo, claro!) desgaste de peças ou coisa do tipo?
abrco
Punto HLX-Vermelho Alpine-08/09
Visual: Rodas liga 15''-HLX, Xenon 8000k e BOCÃO
Filme: G20 (parabrisa) e G5 (no resto)
Som: MP3 original + kit duas vias bravox + sub 12'' falcon + módulo hurricane
"RED STYLE" - viewtopic.php?f=23&t=2697
Visual: Rodas liga 15''-HLX, Xenon 8000k e BOCÃO
Filme: G20 (parabrisa) e G5 (no resto)
Som: MP3 original + kit duas vias bravox + sub 12'' falcon + módulo hurricane
"RED STYLE" - viewtopic.php?f=23&t=2697
- Piloto de Autorama
TATO escreveu:Agora vem as perguntas....trocar as marchas nesses intervalos (2.5 e 3 mil giros), muda alguma coisa (alem do consumo, claro!) desgaste de peças ou coisa do tipo?
abrco
Nessa faixa não causa desgaste prematuro não. O bom do 1.8 é que ele é um motor bem elástico, por causa do alto torque, daí é perfeito para abusar do método carga. Por isso é que tem gente consumindo menos com o 1.8 do que muitos 1.4´s, pois dirigem desta forma.
O "problema" do 1.8 para o consumo é que é um motor que convida a esticar, daí consome mesmo.
Anderson – Santos/SP
Kit Sporting:
Kit Sporting:
E como consome. HEHEHEHEHE. 5,8 KM/l no alcool ou 6,1 KM/l na gasolina. (sem ar ligado) haauhauhauhauhauhauah
- Velha Guarda