Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

por Thisb » Seg Nov 03, 2008 10:36 am

Meu carro está com 700Km e nesse final de semana fiz um teste de consumo tentando usar o cutoff sem ser neurótico. Faço sempre nos FDS um determinado trajeto na cidade (com uma parte de serra) que tem historicamente uma média de 6,5Km/l no alcool com o ar ligado (ida e volta) andando normalmente e 6,0km/l me divertindo um pouco mais. No domingo eu toquei o mais relax possível, fazendo as marchas bem cedo e acelerando de leve... fechou em 7,6Km/l nas mesma condições de 100% alcool e 100% ar ligado.

O trânsito estava ótimo, mas se levando em conta o ar ligado 100% (como sempre ando) e a serra, q tem uma subida q eu esqueço totalmente a economia e subo "feito homem (kkk)", achei a média excelente.
Punto HLX 2009 Preto Vulcano
MP3 Sony c/USB / GPS Visteon 7048
Alarme Fiat / Rastreador DAF-V
G20
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Seg Nov 03, 2008 1:29 pm

Explorar o cutoff do carro e não elevar o giro do motor acima de 2500rpm é a forma mais fácil de economizar pelo menos 1.0km/l em relação a outros métodos de condução.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por nilton_br » Ter Nov 04, 2008 6:45 am

Frmg escreveu:Explorar o cutoff do carro e não elevar o giro do motor acima de 2500rpm é a forma mais fácil de economizar pelo menos 1.0km/l em relação a outros métodos de condução.

Putz, isso acho legal de saber, mas qual a graça de dirigir assim???? ahuahauhauhauahuah
Vendo lanternas de LED, informações: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=6014
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Frmg » Ter Nov 04, 2008 9:28 am

Graça nenhuma, mas o bolso agradece e muuuuuito :lol:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por socket » Ter Nov 04, 2008 5:13 pm

Eu tenho feito bastante o cutoff do Punto...
Mas não adianta...
Passo 5 dias melhorando o consumo, andando de boa...
Mas estrago em 1 ou 2 dias andando como eu gosto... (pisando)
Estava fazendo médias de 9,7km/l com ar ligado, gasolina...
Mas quando comecei a pisar novamente fechei o tanque em 8,7km/l! :(
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por cesco » Qua Nov 05, 2008 11:23 pm

bá sempre fazia isso depois que peguei a permanente...
eu me achava o próprio shumi.. faz tanto tempo..
tenho feito denovo agora.. 7 tá legal pra mim
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por BART » Sáb Nov 08, 2008 10:36 am

Ah na boa, concordo plenamente com o Nilton...kd o prazer de dirigir??
Quer economia coloque um GNV ou mude de carro...compre um bucelta, um prisma, uno, etc...
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Frmg » Sáb Nov 08, 2008 1:58 pm

E quem quer econômia com conforto ???

Sim porque quem compra um Punto com motor 1.4 busca exatamente isso, ter um carro confortável e ao mesmo tempo abrir mão de potência optando por um motor com proposta econômica, apesar de na prática não ser econômico como muitos esperavam.

Não vejo nenhum mille, Celta ou semelhante com conforto, acabamento e qualidade mínima em um carro que muitos aqui procuram para o dia a dia.
Se não fosse essa a intenção todos comprariam Puntos com motor 1.8
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por BART » Sáb Nov 08, 2008 3:33 pm

Mas então Frmg esta parecendo q todos só querem economia...só se fala nisso, por isso esparrei assim!!!

Abraço
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Frmg » Seg Nov 10, 2008 4:37 pm

Mas é a tendência BART...

Até mesmo os consumidores de classe alta quando vão comprar carros no segmento superior já ficam com os olhos brilhando ao descobrir que tal veículo X ou Y possui injeção direta de combustível sendo mais econômico e mais potente, vide comando variável e motores Diesel que todo mundo já esta usando exceto as nossas grandes montadoras nacionais.

Até o New Fit de entrada acabou de ganhar comando variável ficando mais potente e mais econômico, a Volks vai lançar a linha Bluemotion com Gol e Polo que já são potentes e agora vão ficar bem mais econômicos com pneus mais finos, ajustes no controle da injeção e relação de marcha mais longas para economizar.
Receio que o mille economy depois dessa linha da volks ficará com um concorrente a altura.

A palavra de ordem do momento no mundo inteiro é poluir menos, cada vez mais as régras de controle de emissão e poluentes estão ficando mais restritivas e sorte das montadoras que começam a investir em soluções mais modernas. Sim claro, pois nada adianta lançar um carro equipado e confortável cheio de recursos tecnológicos com um motor que não polui, mas apresenta desempenho e consumo insatisfatório (caso do Punto)

A principal forma de poluir menos é consumindo menos e na Europa o grande desafio dos engenheiros é como fazer um motor consumir menos mantendo sua potência original ou até mesmo aumentando ela para se destacar frente a concorrência.

Com a falta de petróleo e a alta nos preços que esta estimada nos próximos anos para os combustíveis fósseis carros com alto consumo serão completamente desvalorizados e carros eficientes em consumo e potência serão altamente valorizados. Quer um bom exemplo ??? Veja o que esta acontecendo no mercado automotivo norte americano onde as SUVs beberronas e gastonas simplesmente estão encalhadas no pátio porque os americanos simplesmente querem carros mais econômicos com a alta do preço que ocorreu por lá.

Isso porque lá o preço do combustível é muito mais barato que aqui, imagina se eles tivessem que pagar o que nós pagamos pelo litro da gasolina.
Na verdade o brasileiro é muito acomodado e conformado com as coisas. Quando acorda para a realidade as vezes o prejuízo já esta feito e se continuarmos aceitando carros com baixa eficiencia na relação potênciaXconsumo como o nosso Punto as montadoras não vão fazer esforços para mudar, afinal de contas eles fazem apenas o que vende.

É no mínimo estranho da parte da Fiat lançar um carro moderno e confortável com proposta econômica sendo que ele apresenta um consumo que é razoável apenas para carros de segmento muito superior.

Como já foi dito por aqui é preciso aumentar um pouco a potência desse motor para melhorar a relação pesoXpotência, alongar o câmbio, ajustar a injeção eletrônica, rever a admissão de ar e tirar aquele filtro de ar dali e utilizar um compressor de ar condicionado mais eficiênte para economizar combustível.
Os pneus 195 poderiam ser 185 e pronto todo mundo ficaria feliz da vida com um Punto.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

AnteriorPróximo