Economia de combustível (Cutoff do Punto)
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1420
- Registrado em: Ter Abr 08, 2008 11:10 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Frmg,
Parabêns pelo tema. Muito interessante. Tenho utilizado o cutoff e já melhorou o consumo. A minha dúvida é a seguinte:
Quando se coloca em ponto morto, o CB no modo CI também marca 50km/l depois de um tempo e até a velocidade reduzir a uns 40 km/h. Outra coisa, eu pecebi que em 2ª e 3ª marcha o cutoff é em aproximadamente 1500 rpm e em 4 marcha em torno de 1200 rpm. Isso é possível? Tem a ver com a marcha?
Abs
Fui...
Parabêns pelo tema. Muito interessante. Tenho utilizado o cutoff e já melhorou o consumo. A minha dúvida é a seguinte:
Quando se coloca em ponto morto, o CB no modo CI também marca 50km/l depois de um tempo e até a velocidade reduzir a uns 40 km/h. Outra coisa, eu pecebi que em 2ª e 3ª marcha o cutoff é em aproximadamente 1500 rpm e em 4 marcha em torno de 1200 rpm. Isso é possível? Tem a ver com a marcha?
Abs
Fui...
Punto ELX 1.4 prata bari
LL 15 original
banco de couro
filmado full
MP3 Pionner c/USB
LL 15 original
banco de couro
filmado full
MP3 Pionner c/USB
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
É que existe um atraso no CB para mostrar a atividade do cutoff na verdade pelo que o pessoal já andou pesquisando a melhor forma de descobrir em qual rotação ocorre o cutoff é colocando em 5ª marcha e tirando o pé do acelerador e ir acompanhando no CB.
No seu caso Leonardo em 2ª e 3ª marcha parece ocorrer antes porque a queda no giro é mais acentuada devido ao freio motor mais forte nessas marchas e o CB não processa com tanta velocidade para mostrar uma rotação um pouco menor no display.
No seu caso Leonardo em 2ª e 3ª marcha parece ocorrer antes porque a queda no giro é mais acentuada devido ao freio motor mais forte nessas marchas e o CB não processa com tanta velocidade para mostrar uma rotação um pouco menor no display.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Re:
Diego_ escreveu:tecnicamente o cut off fica em ação até a marcha lenta.
o cut off existe por um motivo.
pq se os bicos injetarem quando a borboleta estiver fechada, e não tiver ar, o combustive não é queimado e e vai para o coletor de escape onde "explode", e produz um efeito parecido com o als, estouro e fogo no escapamento.
Fala um absurdo desse não. Se fosse assim vc não poderia tirar o pé do acelerador nunca, se não o carro morria.
Quando a borboleta fecha tem uma tal de Valvula de controle de marcha lenta que faz um by-pass pela borboleta e deixa o ar entrar no coletor.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 11
- Registrado em: Sex Set 05, 2008 10:22 am
- Localização: salvador
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1420
- Registrado em: Ter Abr 08, 2008 11:10 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Frmg, show cara, parabens pela sua explicação!!!!
- Piloto de Atari
- Mensagens: 32
- Registrado em: Ter Nov 11, 2008 9:39 pm
- Localização: Araxá
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Cutoff acima de 2mil RPM, fica com Lambda Merter 1,00. Caso contrário a injeção eletrônica volta alimentar a câmara de combustão injetando alcool/gasolina. O fator lambda ideal é em torno de 0,86.



- Piloto de Atari
- Mensagens: 29
- Registrado em: Qua Jan 23, 2008 7:56 am
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Frmg
muito boa suas explicações e eu já praticava isso e vou tentar aprimorar com as dicas
Uma pergunta a todos
O metodo do Saab de troca de marchas (1-3-5) realmente funciona? será se economiza?
muito boa suas explicações e eu já praticava isso e vou tentar aprimorar com as dicas
Uma pergunta a todos
O metodo do Saab de troca de marchas (1-3-5) realmente funciona? será se economiza?
Mosca Branca
Fiat Punto Sporting Branco Banchisa
SkyDome + Dualogic Plus + Blue&Me + Ar Digital + Central Multimidia

Ex-Fiat Linea HLX 1.8 Prata Bari / Ex-Fiat Punto ELX 1.4 Cinza Scandium
Fiat Punto Sporting Branco Banchisa
SkyDome + Dualogic Plus + Blue&Me + Ar Digital + Central Multimidia

Ex-Fiat Linea HLX 1.8 Prata Bari / Ex-Fiat Punto ELX 1.4 Cinza Scandium
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Funciona para economizar combustível, mas pular de 1ª para 3ª e para 5ª consecutivamente vai fazer o giro do motor cair demais entrando em uma faixa de giro que a sonda antidetonação não vai conseguir impedir o dano ao motor por outro lado alguns podem querer compensar a queda fazendo o giro subir mais a cada marcha para quando houver a mudança o giro ficar dentro de uma faixa tolerável só que ai o consumo vai subir.
Por isso o correto é manter giro baixo passando marcha por marcha até chegar na quinta assim o giro vai se manter sempre uniforme. Cambio dualogic é perfeito para o metodo carga principalmente se tiver borboletas atrás do volante.
Por isso o correto é manter giro baixo passando marcha por marcha até chegar na quinta assim o giro vai se manter sempre uniforme. Cambio dualogic é perfeito para o metodo carga principalmente se tiver borboletas atrás do volante.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
nossa...
sei nao, mas pela grande quantidade de tempo que fiquei olhando o consumo instantâneo, tirei a conclusão (pelo que estou vendo, é errada) o que mais importa é o quanto voce pisa no acelerador.
testei em uma subida leve, em que estava de 5ª a uns 2000rpm, pisando de leve o carro marcava uns 12km/l, mas nao tinha força pra conseguir subir, pisei fundo e o consumo subiu para 6,2 km/l (de 5ª marcha!) ficou mantendo a rpm mas tbm mantia a velocidade... reduzi para 4ª e, pisando bem mais leve, o carro continuou mantendo a velocidade só que em um giro proximo aos 3000 e no consumo marcou 7,3km/l...
tudo isso aconteceu em um pequeno intervalo de tempo, logo nao tenho muita certeza se é assim mesmo que acontece, tenho q testar de novo. Porém, minha conclusão foi, o que mais importa para economia é o quanto voce pisa no acelerador.
Tá certo que em baixas rotações é injetado combustível no motor para ele nao morrer, ou seja, saber qual o cutoff do motor é importante nesses casos. Mas dizer que em baixas rotações pisar fundo é mais economico do que em altas rotações pisar de leve, nao foi muito bem comprovado na prática.
pelo menos foi isso que percebi analisando o computador de bordo, alguem pode explicar se estou certo mesmo ou se estou errado?!
sei nao, mas pela grande quantidade de tempo que fiquei olhando o consumo instantâneo, tirei a conclusão (pelo que estou vendo, é errada) o que mais importa é o quanto voce pisa no acelerador.
testei em uma subida leve, em que estava de 5ª a uns 2000rpm, pisando de leve o carro marcava uns 12km/l, mas nao tinha força pra conseguir subir, pisei fundo e o consumo subiu para 6,2 km/l (de 5ª marcha!) ficou mantendo a rpm mas tbm mantia a velocidade... reduzi para 4ª e, pisando bem mais leve, o carro continuou mantendo a velocidade só que em um giro proximo aos 3000 e no consumo marcou 7,3km/l...
tudo isso aconteceu em um pequeno intervalo de tempo, logo nao tenho muita certeza se é assim mesmo que acontece, tenho q testar de novo. Porém, minha conclusão foi, o que mais importa para economia é o quanto voce pisa no acelerador.
Tá certo que em baixas rotações é injetado combustível no motor para ele nao morrer, ou seja, saber qual o cutoff do motor é importante nesses casos. Mas dizer que em baixas rotações pisar fundo é mais economico do que em altas rotações pisar de leve, nao foi muito bem comprovado na prática.
pelo menos foi isso que percebi analisando o computador de bordo, alguem pode explicar se estou certo mesmo ou se estou errado?!
- Piloto de Atari
- Mensagens: 18
- Registrado em: Ter Jan 20, 2009 11:08 am
- Localização: Belo Horizonte
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes