Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 3:22 pm

jpromero escreveu:Entendi, então o melhor a fazer nesse caso é deixar em N e depois quando o trânsito estiver fluindo engatar em D.

Pode ser, ou entao vc pode soltar e frear repetidamente várias vezes e ir controlando a velocidade assim.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 3:25 pm

jpromero escreveu:Entendi, então o melhor a fazer nesse caso é deixar em N e depois quando o trânsito estiver fluindo engatar em D.

Pode ser, ou entao vc pode soltar e frear repetidamente várias vezes e ir controlando a velocidade assim.

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por esallum » Sex Jul 18, 2014 1:03 am

Um macete: caso necessario, em decida, engate o n, depois engate o D. Ele de primeira marcha irá trocar pra 2a ou 3a sem trancos
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Sex Jul 18, 2014 8:25 am

esallum escreveu:Um macete: caso necessario, em decida, engate o n, depois engate o D. Ele de primeira marcha irá trocar pra 2a ou 3a sem trancos

(=D>)
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Sex Jul 18, 2014 8:27 am

Marcus Vilasboas escreveu:
VLA escreveu:após a inclusão do creeping e outras melhorias, até tenho olhado para o dualogic com bons olhos... mas ainda nao entendo a fiat privar compradores de carros acima dos 50k (bravo/punto/linea) de um bom cambio automatico de verdade, como existe por exemplo nas versoes mais caras do cinquecento.

Caro VLA, quanto à colocar um câmbio automático no Punto, eu discordo de você COMPLETAMENTE. Eu não compraria o Punto se ele tivesse um cambio automático. Eu não quero, no meu carro, aquela porcaria de "conversor de torque", que rouba uma parte da potência e do torque do motor em troca de conforto. Eu comprei o Punto justamente por causa do câmbio automatizado, eu conhecia exatamente o que eu estava comprando e ADORO a esportividade incomparável que ele me dá, principalmente com as borboletas do volante.

vc usa ar condicionado? ele rouba potencia equivalente ao conversor de torque (cerca de 10%) também em troca de conforto.

eu particularmente nao chamaria de "porcaria" um sistema cuja manutenção em alguns carros chega a ser ZERO até os 300.000 km, e em outros somente troca de oleo a cada 100.000 km....

é público que varios cambios automatizados nacionais tem dado manutenção precoce (antes dos 60.000 km), com troca de kit de embreagem e atuador que passa fácil dos R$ 2.000,00 (isso no mercado paralelo, pq em concessionária passa de R$ 4.000,00 fácil).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Marcus Vilasboas » Sex Jul 18, 2014 9:54 am

VLA escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:
VLA escreveu:após a inclusão do creeping e outras melhorias, até tenho olhado para o dualogic com bons olhos... mas ainda nao entendo a fiat privar compradores de carros acima dos 50k (bravo/punto/linea) de um bom cambio automatico de verdade, como existe por exemplo nas versoes mais caras do cinquecento.

Caro VLA, quanto à colocar um câmbio automático no Punto, eu discordo de você COMPLETAMENTE. Eu não compraria o Punto se ele tivesse um cambio automático. Eu não quero, no meu carro, aquela porcaria de "conversor de torque", que rouba uma parte da potência e do torque do motor em troca de conforto. Eu comprei o Punto justamente por causa do câmbio automatizado, eu conhecia exatamente o que eu estava comprando e ADORO a esportividade incomparável que ele me dá, principalmente com as borboletas do volante.

vc usa ar condicionado? ele rouba potencia equivalente ao conversor de torque (cerca de 10%) também em troca de conforto.

eu particularmente nao chamaria de "porcaria" um sistema cuja manutenção em alguns carros chega a ser ZERO até os 300.000 km, e em outros somente troca de oleo a cada 100.000 km....

é público que varios cambios automatizados nacionais tem dado manutenção precoce (antes dos 60.000 km), com troca de kit de embreagem e atuador que passa fácil dos R$ 2.000,00 (isso no mercado paralelo, pq em concessionária passa de R$ 4.000,00 fácil).

Disse "porcaria" porque rouba potência e aumenta o consumo. Seus argumentos são bons, mas não me convencem, eu não trocaria o ar condicionado pelo câmbio automático. E não trocaria o conforto do câmbio automático pela esportividade do DuaLogic. É apenas uma questão de gosto. Eu trocaria o DuaLogic apenas pelo Tiptronic do Jetta ou do Audi A1, nem o câmbio da Ford não me agradou tanto quanto o Dualogic!
Fazer o que, foi uma paixão patológica... :twisted:

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Sex Jul 18, 2014 10:10 am

eu não disse que trocaria o ar condicionado pelo cambio automatico... foi somente um exemplo de percentual de roubo de potencia, pra dizer que 10% é praticamente nada.

e em quê um automatico de verdade com trocas sequenciais ficaria devendo a um dualogic em esportividade?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por VLA » Ter Jul 22, 2014 8:13 am

aproveitando o tópico, gostaria que os proprietários de dualogic me contassem como atual o freio motor nesse cambio....

posso reduzir uma marcha no meio de uma decida mesmo no modo "auto"? a marcha segura o carro como em um cambio manual comum? em qualquer marcha, inclusive segunda?
Moderador
Moderador

por jpromero » Ter Jul 22, 2014 8:27 am

VLA escreveu:aproveitando o tópico, gostaria que os proprietários de dualogic me contassem como atual o freio motor nesse cambio....

posso reduzir uma marcha no meio de uma decida mesmo no modo "auto"? a marcha segura o carro como em um cambio manual comum? em qualquer marcha, inclusive segunda?

O freio motor é igual a um carro com câmbio manual, inclusive se estiver em 3a ou 4a marcha na cidade e for pisar de leve no freio para passar em uma lombada o câmbio vai reduzindo as marchas e acaba passando a lombada em 2a marcha. Isso acontece mesmo no modo manual, ou seja, se estiver no manual em 3a marcha e pisar no freio levemente para parar na esquina, o câmbio reduz para 2a e depois 1a.

Pode comandar a mudança a qualquer momento, se por exemplo o motorista pede uma mudança inadequada o sistema não permite, emite um aviso no CB de "manobra não consentida". No mês passado estava descendo a serra de Ubatuba pela rodovia Oswaldo Cruz no modo manual e em alguns momentos comandei a mudança para 1a marcha e o câmbio responde certinho, o giro foi a 5000 rpm. Quando era possível engatar 2a eu comandava pela alavanca e boa.

Precisei fazer isso porque essa serra é brava mesmo, com certeza é a serra com maior inclinação que já passei, porque nas outras que passei, como a de Caraguatatuba o câmbio no modo automático faz o serviço com perfeição, não deixa o carro solto em 5a marcha como um automático com conversor de torque, o dualogic usa a marcha adequada a descida ou subida.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Marcus Vilasboas » Ter Jul 22, 2014 9:53 am

São esses detalhes do comportamento do câmbio que eu gosto, é um comportamento mais "firme", mais definido, as trocas são mais marcadas. O cambio DuaLogic, quando está em modo Normal, parece um automático, pois fica trocando de marchas a toda hora, tentando maximizar o consumo, e eu não gosto disso. Por isso, ando sempre no modo Sport, que faz o motor trabalhar numa rotação maior e minimiza as trocas, focando no torque e mantendo o motor sempre preparado para uma aceleração forte. Além disso, na redução de marchas (seja manual ou automática, seja pelas borboletas do volante ou pela alavanca de cambio), o carro faz um "Punta Taco" que, combinado como escape esportivo, produz um som muito "animal", e pra mim, só isso já vale o carro...

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo