Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 3:22 pm

jpromero escreveu:Entendi, então o melhor a fazer nesse caso é deixar em N e depois quando o trânsito estiver fluindo engatar em D.


Pode ser, ou entao vc pode soltar e frear repetidamente várias vezes e ir controlando a velocidade assim.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 137
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 11:22 pm
Localização: São Paulo

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 3:25 pm

jpromero escreveu:Entendi, então o melhor a fazer nesse caso é deixar em N e depois quando o trânsito estiver fluindo engatar em D.


Pode ser, ou entao vc pode soltar e frear repetidamente várias vezes e ir controlando a velocidade assim.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 137
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 11:22 pm
Localização: São Paulo

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por esallum » Sex Jul 18, 2014 1:03 am

Um macete: caso necessario, em decida, engate o n, depois engate o D. Ele de primeira marcha irá trocar pra 2a ou 3a sem trancos
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 237
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 7:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por jpromero » Sex Jul 18, 2014 8:25 am

esallum escreveu:Um macete: caso necessario, em decida, engate o n, depois engate o D. Ele de primeira marcha irá trocar pra 2a ou 3a sem trancos


(=D>)
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2069
Registrado em: Sex Ago 16, 2013 9:30 pm
Localização: Jaú/SP

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por VLA » Sex Jul 18, 2014 8:27 am

Marcus Vilasboas escreveu:
VLA escreveu:após a inclusão do creeping e outras melhorias, até tenho olhado para o dualogic com bons olhos... mas ainda nao entendo a fiat privar compradores de carros acima dos 50k (bravo/punto/linea) de um bom cambio automatico de verdade, como existe por exemplo nas versoes mais caras do cinquecento.


Caro VLA, quanto à colocar um câmbio automático no Punto, eu discordo de você COMPLETAMENTE. Eu não compraria o Punto se ele tivesse um cambio automático. Eu não quero, no meu carro, aquela porcaria de "conversor de torque", que rouba uma parte da potência e do torque do motor em troca de conforto. Eu comprei o Punto justamente por causa do câmbio automatizado, eu conhecia exatamente o que eu estava comprando e ADORO a esportividade incomparável que ele me dá, principalmente com as borboletas do volante.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk


vc usa ar condicionado? ele rouba potencia equivalente ao conversor de torque (cerca de 10%) também em troca de conforto.

eu particularmente nao chamaria de "porcaria" um sistema cuja manutenção em alguns carros chega a ser ZERO até os 300.000 km, e em outros somente troca de oleo a cada 100.000 km....

é público que varios cambios automatizados nacionais tem dado manutenção precoce (antes dos 60.000 km), com troca de kit de embreagem e atuador que passa fácil dos R$ 2.000,00 (isso no mercado paralelo, pq em concessionária passa de R$ 4.000,00 fácil).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Sex Jul 18, 2014 9:54 am

VLA escreveu:
Marcus Vilasboas escreveu:
VLA escreveu:após a inclusão do creeping e outras melhorias, até tenho olhado para o dualogic com bons olhos... mas ainda nao entendo a fiat privar compradores de carros acima dos 50k (bravo/punto/linea) de um bom cambio automatico de verdade, como existe por exemplo nas versoes mais caras do cinquecento.


Caro VLA, quanto à colocar um câmbio automático no Punto, eu discordo de você COMPLETAMENTE. Eu não compraria o Punto se ele tivesse um cambio automático. Eu não quero, no meu carro, aquela porcaria de "conversor de torque", que rouba uma parte da potência e do torque do motor em troca de conforto. Eu comprei o Punto justamente por causa do câmbio automatizado, eu conhecia exatamente o que eu estava comprando e ADORO a esportividade incomparável que ele me dá, principalmente com as borboletas do volante.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk


vc usa ar condicionado? ele rouba potencia equivalente ao conversor de torque (cerca de 10%) também em troca de conforto.

eu particularmente nao chamaria de "porcaria" um sistema cuja manutenção em alguns carros chega a ser ZERO até os 300.000 km, e em outros somente troca de oleo a cada 100.000 km....

é público que varios cambios automatizados nacionais tem dado manutenção precoce (antes dos 60.000 km), com troca de kit de embreagem e atuador que passa fácil dos R$ 2.000,00 (isso no mercado paralelo, pq em concessionária passa de R$ 4.000,00 fácil).

Disse "porcaria" porque rouba potência e aumenta o consumo. Seus argumentos são bons, mas não me convencem, eu não trocaria o ar condicionado pelo câmbio automático. E não trocaria o conforto do câmbio automático pela esportividade do DuaLogic. É apenas uma questão de gosto. Eu trocaria o DuaLogic apenas pelo Tiptronic do Jetta ou do Audi A1, nem o câmbio da Ford não me agradou tanto quanto o Dualogic!
Fazer o que, foi uma paixão patológica... :twisted:

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 137
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 11:22 pm
Localização: São Paulo

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por VLA » Sex Jul 18, 2014 10:10 am

eu não disse que trocaria o ar condicionado pelo cambio automatico... foi somente um exemplo de percentual de roubo de potencia, pra dizer que 10% é praticamente nada.

e em quê um automatico de verdade com trocas sequenciais ficaria devendo a um dualogic em esportividade?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por VLA » Ter Jul 22, 2014 8:13 am

aproveitando o tópico, gostaria que os proprietários de dualogic me contassem como atual o freio motor nesse cambio....

posso reduzir uma marcha no meio de uma decida mesmo no modo "auto"? a marcha segura o carro como em um cambio manual comum? em qualquer marcha, inclusive segunda?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por jpromero » Ter Jul 22, 2014 8:27 am

VLA escreveu:aproveitando o tópico, gostaria que os proprietários de dualogic me contassem como atual o freio motor nesse cambio....

posso reduzir uma marcha no meio de uma decida mesmo no modo "auto"? a marcha segura o carro como em um cambio manual comum? em qualquer marcha, inclusive segunda?


O freio motor é igual a um carro com câmbio manual, inclusive se estiver em 3a ou 4a marcha na cidade e for pisar de leve no freio para passar em uma lombada o câmbio vai reduzindo as marchas e acaba passando a lombada em 2a marcha. Isso acontece mesmo no modo manual, ou seja, se estiver no manual em 3a marcha e pisar no freio levemente para parar na esquina, o câmbio reduz para 2a e depois 1a.

Pode comandar a mudança a qualquer momento, se por exemplo o motorista pede uma mudança inadequada o sistema não permite, emite um aviso no CB de "manobra não consentida". No mês passado estava descendo a serra de Ubatuba pela rodovia Oswaldo Cruz no modo manual e em alguns momentos comandei a mudança para 1a marcha e o câmbio responde certinho, o giro foi a 5000 rpm. Quando era possível engatar 2a eu comandava pela alavanca e boa.

Precisei fazer isso porque essa serra é brava mesmo, com certeza é a serra com maior inclinação que já passei, porque nas outras que passei, como a de Caraguatatuba o câmbio no modo automático faz o serviço com perfeição, não deixa o carro solto em 5a marcha como um automático com conversor de torque, o dualogic usa a marcha adequada a descida ou subida.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2069
Registrado em: Sex Ago 16, 2013 9:30 pm
Localização: Jaú/SP

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Ter Jul 22, 2014 9:53 am

São esses detalhes do comportamento do câmbio que eu gosto, é um comportamento mais "firme", mais definido, as trocas são mais marcadas. O cambio DuaLogic, quando está em modo Normal, parece um automático, pois fica trocando de marchas a toda hora, tentando maximizar o consumo, e eu não gosto disso. Por isso, ando sempre no modo Sport, que faz o motor trabalhar numa rotação maior e minimiza as trocas, focando no torque e mantendo o motor sempre preparado para uma aceleração forte. Além disso, na redução de marchas (seja manual ou automática, seja pelas borboletas do volante ou pela alavanca de cambio), o carro faz um "Punta Taco" que, combinado como escape esportivo, produz um som muito "animal", e pra mim, só isso já vale o carro...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 137
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 11:22 pm
Localização: São Paulo

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes