Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo
leotornesi e puntosilver, coloquem as suas localidades pra facilitar a comparação... todos sabemos que o consumo varia muito de local pra local... 

Punto HLX 1.8 Vermelho Alpine
[x] MP3 + Comando no volante
[x] Rodas 15" do Sporting
[x] G20
[x] MP3 + Comando no volante
[x] Rodas 15" do Sporting
[x] G20
- Piloto de Autorama
sepacheco escreveu:Frmg
è muito estranha essa ideia de que cabeçotes 16V encarecem a manutenção do carro. Não existe motivo para essa afirmação !
Claro que fazer um cabeçote 16V custa mais caro são o dobro de vedadores, valvulas, molas, casquilhos, etc... mas quantas vezes na vida util de um carro é retificado um cabeçote ? a durabilidade de um cabeço multi valvulas e de um de duas valvulas por cilindro é exatamente a mesma.
Fabricá-lo custa 20% a mais, mas mantê-lo ? a correia dentada é a mesma (um pouco maior), o numero de tensionadores e rolamentos os mesmo.
Os unicos pontos contra o cabeçote 16 V são seu custo de fabricação 20% maior, e um rendimento menor até as 2500 RPM em comparação á um cabeçote 8V, alias depende da area de passagem e não necessáriamente do numero de valvulas... 16 V pequenas funcionam igual 8 Valvulas grandes..
O cabeçote multivalvulas é tão bom que dificilmente você ache um carro fora do segmento popular com cabeçoce com 2 valvulas por cilindro.
Civic tem quantas valvulas ?
Fusion tem quantas valvulas ?
Audi A3, A4, etc.. tem quantas valvulas ?
Vai procurando, tirando a porcaria do vectra, Stilo, Astra só vai achar 8 V em carros abaixo de 45 K...
O cabeçote multivalvulas com enquadramento ou lobcenter variavel é a realidade ! (VVTi, Vtec, etc..) TODOS os carros decentes tem. e rendem bem tanto em baixa quanto em alta.
Não temos cabeçotes multivalvulas nos populares pelos seguintes motivos:
Em carros de baixo deslocamento volumétrico, seria muito importante que ele tivesse variação de comando e uma injeção com maior capacidade de adptação (inj hibrida e/ou sonda com leitura wideband) lo que encarece em torno de 4000 a 5000 reais um motor. num seguimento onde o cara compra a prestação que é mais baixa...
99% dos motoristas brasileiros não sabem usar um carro como maquina.
Todo motor , independente do n.o de valvulas, deslocamento, etc.. tem sua melhor iutilização por volta da rotação de trorque maximo, ou seja, por exemplo no caso do Fire 1.4 entre 2700 e 4000 RPM. e isso não desgasta o motor alias é o que mais o conserva ! Rotações muito baixa com carga DETONAM mais o motor que andar em altas rotações ! isso mesmo, o motor detona por bibração ou esforço nos munhões ! qual a situação que mais esforça os munhões e mais causa vibração no motor ? Carga com baixo giro... (virar esquina em 3/4.a, andar abaixo dos 2500 RPM em subida, retomar em marça muito alta sem fazer a redução)
[]
Sandro
falou tudo e mais um pouco!
motores 16v são tudo de bom, ja tivemos 3 e agora temos um 24v, e nunca tivemos maior manutenção pelo fato de ter maior numero de valvulas.
motores com 4 vavlulas por cilindro ou mais é o futuro e a tecnologia, não há como negar
- Piloto de Autorama
Bom parece que agora no QRX apareceu o Punto Turbo com o motor 1.4 16V Turbo.
Ou seja, as previsões de um motor 1.4 16V aspirado começam a ganhar muita força.
A Fiat precisa trazer esse motor com o máximo de urgência para o Punto sair desses restritivos 86cv que como sabemos é muito pouco para seu peso.
Ou seja, as previsões de um motor 1.4 16V aspirado começam a ganhar muita força.
A Fiat precisa trazer esse motor com o máximo de urgência para o Punto sair desses restritivos 86cv que como sabemos é muito pouco para seu peso.
- Piloto de Auto Escola
tenho um conhecido que trabalha na engenharia de motores da fiat. ele falou que existe um motor 1.4 8v lá dentro, com 109cv. Mas que ele custa 3 mil reais à mais que o motor atual. Só para comparação, o custo do 1.8 powertrain é 1800 reais à mais que o 1.4 fire 86cv atual.
Agora... mesmo com o custo quase inviável, a fiat poderia oferecer aos consumidores que quiserem pagar. Que aí acaba o problema... meu 1.4 não anda... mas não anda pq não paguei a diferença. Mas do jeito que tá, torço pelos 16v, sejam os 1.9 e 1.4.
Agora... mesmo com o custo quase inviável, a fiat poderia oferecer aos consumidores que quiserem pagar. Que aí acaba o problema... meu 1.4 não anda... mas não anda pq não paguei a diferença. Mas do jeito que tá, torço pelos 16v, sejam os 1.9 e 1.4.
- Motorista de Auto Escola
Tecnicamente não posso opinar como vocês...
Mas tenho um 1.4 e estou "satisfeito", considerando meu perfil, conforto, etc...
tinha um Marea, 2.4 20v. Desempenho não faltava, mas no transito de belo horizonte POUCAS VEZES pude testá-lo de verdade. ficava, no máximo em terceira ou quarta marcha na maioria das vezes...
viagens? uma vez por ano (no meu caso). O que não justifica ter um carro de alto desempenho (e consumo também) para usá-lo uma vez por ano....
Quando for viajar então, alugue um Jetta e pronto!
O Punto consome o proporcional para sua proposta (como já falaram por aí, quer economia? compra Uno mille) e se dado giro no motor, em áreas urbanas não é tão ruim assim.
Temos que parar de queimar o carro. São comentários como esse que "matam" o carro. um bom exemplo é o Marea; Um senhor carro que foi queimado de tantos comentários negativos....
Desculpe-me se foi indelicado, mas fui sincero..
Liborio.
Mas tenho um 1.4 e estou "satisfeito", considerando meu perfil, conforto, etc...
tinha um Marea, 2.4 20v. Desempenho não faltava, mas no transito de belo horizonte POUCAS VEZES pude testá-lo de verdade. ficava, no máximo em terceira ou quarta marcha na maioria das vezes...
viagens? uma vez por ano (no meu caso). O que não justifica ter um carro de alto desempenho (e consumo também) para usá-lo uma vez por ano....
O Punto consome o proporcional para sua proposta (como já falaram por aí, quer economia? compra Uno mille) e se dado giro no motor, em áreas urbanas não é tão ruim assim.
Temos que parar de queimar o carro. São comentários como esse que "matam" o carro. um bom exemplo é o Marea; Um senhor carro que foi queimado de tantos comentários negativos....
Liborio.
ANTES Punto ELX 1.4
ATUAL GM CRUZE LT com tudo que tenho direito e mais 144 pocotós hehehehe!!!
ATUAL: GM Onix LTZ 1.4 A despesa é minha, mas é a patroa que usa...
- Roda dura de Auto Escola
Tecnicamente não posso opinar como vocês...
Liborio.
Liborio.
ANTES Punto ELX 1.4
- Roda dura de Auto Escola
liborio.liborio escreveu:Temos que parar de queimar o carro. São comentários como esse que "matam" o carro. um bom exemplo é o Marea; Um senhor carro que foi queimado de tantos comentários negativos....
Concordo plenamente!
Tá todo mundo queimando o Punto!
Chato d+ isso!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
liborio.liborio escreveu:O Punto consome o proporcional para sua proposta (como já falaram por aí, quer economia? compra Uno mille) e se dado giro no motor, em áreas urbanas não é tão ruim assim.
Desculpe, mas sou obrigado a discordar totalmente.
A proposta do Punto com motor 1.4 não é desempenho e sim econômia.
Isso que acabo de dizer não é minha opinião e sim a a posição da própria Fiat que orienta todos seus vendedores a ressaltar o fato de que o motor 1.4 foi pensado para ser uma alternativa de menor consumo de combustível em relação ao motor 1.8.
Se pararmos para analisar friamente e racionalmente sem nos apegar a sentimentos de satisfação ou insatisfação como venho procurando fazer desde que o amigo socket me advertiu que eu poderia estar exagerando nas críticas verá que o motor 1.4 Fire é inadequado para a proposta do Punto porque na prática ele oferece desempenho bem próximo de um carro com motor 1.0 e consome combustível "quase" como um Punto com motor 1.8.
Alguma coisa esta muito errada... Concorda ?!
A Fiat precisa rever o motor 1.4 urgentemente, tanto é que já existem indicios de testes com novos motores com mais de 100cv para melhorar a relação peso/potência do carro.
liborio.liborio escreveu:Temos que parar de queimar o carro. São comentários como esse que "matam" o carro. um bom exemplo é o Marea; Um senhor carro que foi queimado de tantos comentários negativos....
O caso do Marea era um caso completamente diferente do Punto.
O Marea foi queimado por comentários negativos maldosos, já que a maioria dos problemas que ele apresentava era quase sempre culpa dos proprietários que se descuidavam da manutenção correta de um carro moderno demais para os padrões nacionais em sua época.
Já com o Punto é diferente.
Estamos reclamando justamente do contrário.
A Fiat foi conservadora demais na motorização para evitar os problemas do passado enquanto a concorrência foi atrás (da forma dela) e hoje temos o Punto sendo apelidado de beberrão e manco em todos os lugares que existem opiniões sobre ele.
Não estamos reclamando de defeitos mecânicos no Punto, aliás isso vem sendo até uma coisa rara, pois a maior parte dos defeitos é de acabamento.
Estamos reclamando é que o Punto por ser um carro de mais de R$40.000,00 e com o peso que possui tinha obrigação de vir com motores melhor dimensionados para ele.
Sei que é chato para quem já possui o carro ver críticas como essa, pois fica o sentimento de que estão queimando e desvalorizando o investimento de quem comprou o carro com esse motor.
Mas se a Fiat não mudar a motorização para calar as criticas da impressa, todos vão continuar falando mau do carro e a desvalorização será muito maior porque ai sim o carro ficará com a fama de ruim e não terá mais volta. Pode acreditar!!!
- Piloto de Auto Escola
Frmg escreveu:liborio.liborio escreveu:O Punto consome o proporcional para sua proposta (como já falaram por aí, quer economia? compra Uno mille) e se dado giro no motor, em áreas urbanas não é tão ruim assim.
Desculpe, mas sou obrigado a discordar totalmente.
A proposta do Punto com motor 1.4 não é desempenho e sim econômia.
Isso que acabo de dizer não é minha opinião e sim a a posição da própria Fiat que orienta todos seus vendedores a ressaltar o fato de que o motor 1.4 foi pensado para ser uma alternativa de menor consumo de combustível em relação ao motor 1.8.
Se pararmos para analisar friamente e racionalmente sem nos apegar a sentimentos de satisfação ou insatisfação como venho procurando fazer desde que o amigo socket me advertiu que eu poderia estar exagerando nas críticas verá que o motor 1.4 Fire é inadequado para a proposta do Punto porque na prática ele oferece desempenho bem próximo de um carro com motor 1.0 e consome combustível "quase" como um Punto com motor 1.8.
Alguma coisa esta muito errada... Concorda ?!
A Fiat precisa rever o motor 1.4 urgentemente, tanto é que já existem indicios de testes com novos motores com mais de 100cv para melhorar a relação peso/potência do carro.liborio.liborio escreveu:Temos que parar de queimar o carro. São comentários como esse que "matam" o carro. um bom exemplo é o Marea; Um senhor carro que foi queimado de tantos comentários negativos....
O caso do Marea era um caso completamente diferente do Punto.
O Marea foi queimado por comentários negativos maldosos, já que a maioria dos problemas que ele apresentava era quase sempre culpa dos proprietários que se descuidavam da manutenção correta de um carro moderno demais para os padrões nacionais em sua época.
Já com o Punto é diferente.
Estamos reclamando justamente do contrário.
A Fiat foi conservadora demais na motorização para evitar os problemas do passado enquanto a concorrência foi atrás (da forma dela) e hoje temos o Punto sendo apelidado de beberrão e manco em todos os lugares que existem opiniões sobre ele.
Não estamos reclamando de defeitos mecânicos no Punto, aliás isso vem sendo até uma coisa rara, pois a maior parte dos defeitos é de acabamento.
Estamos reclamando é que o Punto por ser um carro de mais de R$40.000,00 e com o peso que possui tinha obrigação de vir com motores melhor dimensionados para ele.
Sei que é chato para quem já possui o carro ver críticas como essa, pois fica o sentimento de que estão queimando e desvalorizando o investimento de quem comprou o carro com esse motor.
Mas se a Fiat não mudar a motorização para calar as criticas da impressa, todos vão continuar falando mau do carro e a desvalorização será muito maior porque ai sim o carro ficará com a fama de ruim e não terá mais volta. Pode acreditar!!!
concordo plenamente!
palavra de quem está lendo muito sobre o carro e que ja fez test-drive no mesmo
- Piloto de Autorama