Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
isso já é uma coisa que faz o cambio subir no meu conceito...
e provavelmente com a atuação do freio motor o cut-off entra também em funcionamento, coisa que nao aconteceria num automatico em "drive", certo?
e provavelmente com a atuação do freio motor o cut-off entra também em funcionamento, coisa que nao aconteceria num automatico em "drive", certo?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
O cut-off funciona sim, já fiz o teste, a marcha lenta é retomada somente abaixo de 1200 RPM. Mas em relação ao câmbio automático, eu desconheço essa informação, pra mim o cut-off funciona em qualquer carro, sempre que vc deixar no freio motor.
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Marcus e VLA, o cut-off nos automáticos acontece somente quando a rotação do motor é superior a do acionamento do cut-off, por exemplo, no Linea é por volta de 1200-1300 rpm.
No Corsa automático da minha sogra, andando na cidade, o cut-off não é acionado, pois em última marcha (4) ele tem pouca rotação, está praticamente na marcha-lenta. Para acionar na cidade teria que reduzir a marcha ou mesmo andar em 3 e não em D. Em uma estrada sim é ativado pois mesmo em 4a marcha ele tem mais de 1200-1300 rpm que é também o cut-off dele.
No Corsa automático da minha sogra, andando na cidade, o cut-off não é acionado, pois em última marcha (4) ele tem pouca rotação, está praticamente na marcha-lenta. Para acionar na cidade teria que reduzir a marcha ou mesmo andar em 3 e não em D. Em uma estrada sim é ativado pois mesmo em 4a marcha ele tem mais de 1200-1300 rpm que é também o cut-off dele.
João Paulo
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Antes do Linea eu tinha um Focus automático e a falta do cut-off fazia muita falta pra mim. Como o jpromero falou, cut-off em carro automático só na estrada e acima de 65~70Km/h.
Outro ponto ruim é a falta do freio motor no automático, haja freio.
Nesses dois quesitos, eu fico com o Dualogic.
Outro ponto ruim é a falta do freio motor no automático, haja freio.
Nesses dois quesitos, eu fico com o Dualogic.

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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
bem bacana.
e mesmo em "auto" e "não-sport" numa decida sem acelerar eu posso reduzir uma marcha pela borboleta pra ajudar no freio motor, sem ter que trocar para o "manual", e o dualogic manterá a marcha que reduzi (mesmo com giro alto) até que eu acelere novamente, correto?
e mesmo em "auto" e "não-sport" numa decida sem acelerar eu posso reduzir uma marcha pela borboleta pra ajudar no freio motor, sem ter que trocar para o "manual", e o dualogic manterá a marcha que reduzi (mesmo com giro alto) até que eu acelere novamente, correto?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
VLA escreveu:bem bacana.
e mesmo em "auto" e "não-sport" numa decida sem acelerar eu posso reduzir uma marcha pela borboleta pra ajudar no freio motor, sem ter que trocar para o "manual", e o dualogic manterá a marcha que reduzi (mesmo com giro alto) até que eu acelere novamente, correto?
Correto! Mesmo nos carros que não tem a borboleta, só na alavanca como o meu. O Dualogic entende que está em uma descida e o motorista está querendo freio motor.
João Paulo
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
VLA escreveu:bem bacana.
e mesmo em "auto" e "não-sport" numa decida sem acelerar eu posso reduzir uma marcha pela borboleta pra ajudar no freio motor, sem ter que trocar para o "manual", e o dualogic manterá a marcha que reduzi (mesmo com giro alto) até que eu acelere novamente, correto?
Correto, é exatamente assim.
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Lendo estes tópico me deu coragem para fazer o teste e jogar no N em descida e ao fim dela colocar no D.
A função realmente engata a marcha mais adequada para a velocidade.
Fiz primeiro o teste a uns 20 a 30 km/h, para se por ventura engatasse a 1° o motor não ficasse pelo caminho...rs
Depois fui aumentando a velocidade e testando algumas situações, em todas houve sucesso.
Com relação a questão do comportamento do Dualogic, ainda não concordo com algumas características, principalmente a reduzida de 2° para 1° marcha no "Auto Down".
As vezes em descida tem a bendita lombadinha "tipo caroço" aquelas que são feitas bem estreitas.
Ao passar com o carro por elas, sei que de 2° o carro iria continuar tranquilamente, mas ai quando termina de passar por ela e que vou acelerar ele resolve engatar a 1° e sai em arrancada, pois estou pisando no acelerador imaginando que ele ainda continuará em 2°.
O pior é que se em todas as ocasiões acontecesse isso já me precaveria em não acelerar tanto, mas as vezes ele continua de 2°...rs
Porem com a possibilidade de jogar no "N" que aprendi, vou testar se isse procedimento me ajuda em algumas situações.
Outra situação que acontece a redução automatica e que me deixa louco é se aproximar a um cruzamento, reduzir a velocidade, ai vejo que esta livre e posso passar, porem não paro o carro totalmente.
Ai nesta reduzida o carro fica em 2° e quando vou acelerar para cruzar a via, ele resolve engatar a 1°, ai alem da arrancada e esmirilhada na rotação do motor ele da uma especie de tranco tipico da reduzida de 2° para 1° quando já esta em uma certa velocidade.
Agora para não passar raiva, tenho parado nos cruzamentos (que é o correto e prudente)...rsrs
Bem, sempre penso em ler o manual do Cambio, quando estou passando por alguma situação indesejável com o Dualogic, mas chego em casa e sempre esqueço....rs
Mas acho que se já tivesse lido, muitas situações já poderiam ter sido evitadas...
Abraço
A função realmente engata a marcha mais adequada para a velocidade.
Fiz primeiro o teste a uns 20 a 30 km/h, para se por ventura engatasse a 1° o motor não ficasse pelo caminho...rs
Depois fui aumentando a velocidade e testando algumas situações, em todas houve sucesso.
Com relação a questão do comportamento do Dualogic, ainda não concordo com algumas características, principalmente a reduzida de 2° para 1° marcha no "Auto Down".
As vezes em descida tem a bendita lombadinha "tipo caroço" aquelas que são feitas bem estreitas.
Ao passar com o carro por elas, sei que de 2° o carro iria continuar tranquilamente, mas ai quando termina de passar por ela e que vou acelerar ele resolve engatar a 1° e sai em arrancada, pois estou pisando no acelerador imaginando que ele ainda continuará em 2°.
O pior é que se em todas as ocasiões acontecesse isso já me precaveria em não acelerar tanto, mas as vezes ele continua de 2°...rs
Porem com a possibilidade de jogar no "N" que aprendi, vou testar se isse procedimento me ajuda em algumas situações.
Outra situação que acontece a redução automatica e que me deixa louco é se aproximar a um cruzamento, reduzir a velocidade, ai vejo que esta livre e posso passar, porem não paro o carro totalmente.
Ai nesta reduzida o carro fica em 2° e quando vou acelerar para cruzar a via, ele resolve engatar a 1°, ai alem da arrancada e esmirilhada na rotação do motor ele da uma especie de tranco tipico da reduzida de 2° para 1° quando já esta em uma certa velocidade.
Agora para não passar raiva, tenho parado nos cruzamentos (que é o correto e prudente)...rsrs
Bem, sempre penso em ler o manual do Cambio, quando estou passando por alguma situação indesejável com o Dualogic, mas chego em casa e sempre esqueço....rs
Mas acho que se já tivesse lido, muitas situações já poderiam ter sido evitadas...
Abraço
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
rafael_h_p escreveu:Lendo estes tópico me deu coragem para fazer o teste e jogar no N em descida e ao fim dela colocar no D.
A função realmente engata a marcha mais adequada para a velocidade.
Fiz primeiro o teste a uns 20 a 30 km/h, para se por ventura engatasse a 1° o motor não ficasse pelo caminho...rs
Depois fui aumentando a velocidade e testando algumas situações, em todas houve sucesso.
Com relação a questão do comportamento do Dualogic, ainda não concordo com algumas características, principalmente a reduzida de 2° para 1° marcha no "Auto Down".
As vezes em descida tem a bendita lombadinha "tipo caroço" aquelas que são feitas bem estreitas.
Ao passar com o carro por elas, sei que de 2° o carro iria continuar tranquilamente, mas ai quando termina de passar por ela e que vou acelerar ele resolve engatar a 1° e sai em arrancada, pois estou pisando no acelerador imaginando que ele ainda continuará em 2°.
O pior é que se em todas as ocasiões acontecesse isso já me precaveria em não acelerar tanto, mas as vezes ele continua de 2°...rs
Porem com a possibilidade de jogar no "N" que aprendi, vou testar se isse procedimento me ajuda em algumas situações.
Outra situação que acontece a redução automatica e que me deixa louco é se aproximar a um cruzamento, reduzir a velocidade, ai vejo que esta livre e posso passar, porem não paro o carro totalmente.
Ai nesta reduzida o carro fica em 2° e quando vou acelerar para cruzar a via, ele resolve engatar a 1°, ai alem da arrancada e esmirilhada na rotação do motor ele da uma especie de tranco tipico da reduzida de 2° para 1° quando já esta em uma certa velocidade.
Agora para não passar raiva, tenho parado nos cruzamentos (que é o correto e prudente)...rsrs
Bem, sempre penso em ler o manual do Cambio, quando estou passando por alguma situação indesejável com o Dualogic, mas chego em casa e sempre esqueço....rs
Mas acho que se já tivesse lido, muitas situações já poderiam ter sido evitadas...
Abraço
Realmente esse câmbio tem dessas. Eu já passei por isso. Mas com o tempo e um pouco de observação, vc começa a entender essas deficiências e se antecipa a elas. Por exemplo, ao reduzir numa lombada ou cruzamento, se a rotação do motor ficar em torno de 1200 RPM, ele vai reduzir pra segunda se vc acelerar demais, se baixar de 1000 ele vai reduzir mesmo sem acelerar. Nessas ocasiões cabe uma ajuda manual, ou seja, vc mesmo comanda uma redução pra primeira antes de acelerar. Cabe aqui ressaltar que está situação ocorre com praticamente todos os modelos de cambios automáticos ou automatizados, mas um automático minimiza isso porque tem uma troca de marcha MUUUITO MAIS RÁPIDA, se o motorista for bem observador ele percebe.
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Marcus, os automáticos levam vantagem nessa redução pois tem o conversor de torque que permite uma "patinada" que reduz o tranco percebido pelos passageiros.
Acho que nessa situação o Dualogic não poderia fazer nada melhor, pois é necessária uma redução rápida, como se tivesse entrado na frente de um outro carro, então ele reduz para primeira e o motorista acelera, tudo isso é interpretado pela abertura solicitada no acelerador.
Só os dupla embreagem que devem conseguir melhor conforto nessa situação, pretendo dirigir um em breve para testar.
Acho que nessa situação o Dualogic não poderia fazer nada melhor, pois é necessária uma redução rápida, como se tivesse entrado na frente de um outro carro, então ele reduz para primeira e o motorista acelera, tudo isso é interpretado pela abertura solicitada no acelerador.
Só os dupla embreagem que devem conseguir melhor conforto nessa situação, pretendo dirigir um em breve para testar.
João Paulo
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