lavagem do motor

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

lavagem do motor

por Jupiter » Qui Abr 22, 2010 8:10 am

aqui surgil uma duvida ,ontem joguei uma água no motor do palio da minha irmã é um palio 1.4 2010 , o motor tava meio laranjado de pó de terra tava com aspecto feio( ela foi ao sitio com o carro) , ai limpei com água ( nas partes eletrica água bem fraquinha , pressão baixa) só que notei que ao ligar o motor e ao acelerar ele meio que dava a impressão de assoprar , só no começo da aceleração , ai ela teve de sair de carro e com o isso o motor aquece logico .....hehehe notei que depois que aquecido apos a lavagem ele parou de assoprar ( voltou ao barulho original sem assopro) , a duvida é a seguinte pode dar algum problema futuro ou apenas caiu água onde não devia e pelo fato do motor aquecer a água evaporou acabando com o problema :?: :?: :?: :?:

obs: só usei água e uma esponja seca sem sabão !
Piloto de Kart de feriado

Re: lavagem do motor

por shadowcps » Qui Abr 22, 2010 8:29 am

jupiter, desde a decada de 90, com o uso do primeiro sistema de injeção eletronica, não se deve mais lavar o motor como antes. A água, mesmo sem pressão, penetra (ou a umidade somente) nos varios componentes eletronicos ou só de encharcar mesmo por fora o material isolante, pode levar a erros. Se precisar mesmo lavar o motor do carro use um daqueles vaporizadores de jardim, com água morna e shampoo automotivo, borrife, deixe agir e então de novo, só som água limpa no vaporizador, enxague. só isso limpa a sujeira (claro que se não for sujeira acumujlada há anos, mas, se for esse o caso, ao inves do shampoo, é só usar algo mais forte como solupan). Depois é bom sempre ligar o carro e deixar esquentar o motor até a venotinha acionar, para que seque tudo.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por rarocha » Qui Abr 22, 2010 12:24 pm

Cara eu tenho um Linea HLX e um Palio ELX, e lavo o motor com agua e sabão e com maquina de alta pressao, e nunca tive problemas, eu tomo cuidado com o sistema abs do linea e só. Até porque nas autorizadas eles lavam sem dó, com muita agua e solupan em tudo que é lugar. Só um detalhe, no palio você já observou o tanto de agua que o motor recebe quando se anda com o carro na chuva, independente de ter enxurrada.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Jupiter » Qui Abr 22, 2010 8:22 pm

rarocha escreveu:Cara eu tenho um Linea HLX e um Palio ELX, e lavo o motor com agua e sabão e com maquina de alta pressao, e nunca tive problemas, eu tomo cuidado com o sistema abs do linea e só. Até porque nas autorizadas eles lavam sem dó, com muita agua e solupan em tudo que é lugar. Só um detalhe, no palio você já observou o tanto de agua que o motor recebe quando se anda com o carro na chuva, independente de ter enxurrada.

não cara não reparei isso pois o palio é da minha irmão o meu é um Punto !

por JRFabbi » Qui Abr 22, 2010 8:28 pm

Gente, o maior problema são os sensores, sistema de aceleração, sensor da correia e a caixa da injeção, no caso do T-Jet o sensor da válvula de prioridade, de resto pode lavar o motor mas não se pode acertar o jato nestes lugares ai!
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Jupiter » Sex Abr 23, 2010 9:58 am

rarocha escreveu:Cara eu tenho um Linea HLX e um Palio ELX, e lavo o motor com agua e sabão e com maquina de alta pressao, e nunca tive problemas, eu tomo cuidado com o sistema abs do linea e só. Até porque nas autorizadas eles lavam sem dó, com muita agua e solupan em tudo que é lugar. Só um detalhe, no palio você já observou o tanto de agua que o motor recebe quando se anda com o carro na chuva, independente de ter enxurrada.

valeu pela dica , mas pesquizei um pouco sobre o solupan e isso é um veneno pro motor do carro . valeu mesmo , mas acho que vou ficar apenas na água mesmo e mesmo assim só volto a lavar em caso de extrema necessidade , de modo que eu poderia ter pincelado a poeira ao invez de tacar água em cima ............... :? :? :? :? :? :?

por Deivis » Sex Abr 23, 2010 4:44 pm

Pano umido em partes plasticas e ar comprimido em partes metalica fica limpo sem dano nenhum.....
mas vale lembrar que bom mesmo e nem lavar ne!
Desfazendo (mp): Molas JJ e kit Xenon 6000k H1
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por rarocha » Sex Abr 23, 2010 11:41 pm

Aqui em Brasilia, algumas conssecionarias fiat, tem o habito de lavar o carro como cortesia, e quase sempre eles lavam o motor.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por lex.bh » Sáb Abr 24, 2010 1:56 pm

Nao vejo sentido de lavar o motor :S
Cruisin with Corolla 2.0 XEi
Pelo prazer de dirigir...
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Eduardo Godoi » Sáb Mai 15, 2010 11:56 pm

lavar o motor é sempre um perigo, se ele tiver quente então nem se fala !!!

eu procuro tomar o máximo de cuidado e nunca tive problemas (:D)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo