Roubo de estepe em Curitiba...

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Roubo de estepe em Curitiba...

por Lucas » Sex Jun 06, 2008 11:05 am

Galera, quase nunca escrevo no fórum e quando venho trago más notícias... Mas prefiro avisar para que outros não passem pelo mesmo...

Na segunda-feira passada estacionei meu Punto numa rua de noite (pela primeira vez!) próximo ao Museu Oscar Niemayer em Curitiba. Quando voltei fui acionar a abertura de portas pelo controle e percebi que o carro estava aberto. Quando cheguei perto percebi que o cilindro da porta do motorista (o miolo onde vai a chave) estava arrebentado. O banco traseiro estava rebatido e lá se foi meu estepe e uma mochila que eu tinha deixado no porta-malas...
Fui levar na concessionária e me pediram R$ 1.300,00 pois queriam trocar todos os segredos do carro e como tenho chave canivete teria que trocar o telecomando também. Se fosse chave normal sairia R$ 360,00 na concessionária. Como eles se recusaram a trocar somente o cilindro danificado, arrumei um chaveiro que vai trocar somente o miolo por R$ 160,00 (por sorte não quebraram a maçaneta).
Conversando com esse chaveiro o mesmo me disse que o meu era o QUARTO Punto somente esta semana que ele estava arrumando (tá certo que ele presta serviço para praticamente todas as concessionárias daqui, mas era quarta-feira!) e que em todos os casos roubaram o estepe.

Meu carro não tem alarme, mas meu pai tinha um Astra que fizeram o mesmo "procedimento" há uns 2 anos e realmente o alarme não foi problema para eles...

Ainda hoje conversei com um amigo meu e comentei o caso. Ele me disse que semana passada foi na casa da namorada com o Punto da mãe dele e fizeram o mesmo! (ele pode ser um dos outros 3 do chaveiro...)

Evitem deixar o carro na rua de noite... dependendo de onde for vale a pena pagar um estacionamento...

Abraço!!
Punto ELX - Cinza Cromo
Kit Convergence
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por JERON » Sex Jun 06, 2008 12:33 pm

o meu coloquei alarme...espero que evite :? ..

..
FOCUS 2.0 GHIA 06 + KA XR 1.6 07
Velha Guarda
Velha Guarda

por pedrosouza » Sex Jun 06, 2008 12:44 pm

Só ajuda se o bandido tiver medo de fazer muito barulho ou for muito lerdo !
Mesmo assim, hj emd ia os bandidos sabem mais de alarme do que os proprias lojas e/ou donos, é complicado ...
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda

por AndreBsB » Sex Jun 06, 2008 1:40 pm

Realmente é um ponto fraco do Punto e já ouvi vários casos desses. Infelizmente o Punto é bem vulnerável e os ladrões estão começando a perceber isso. Penso seriamente em tirar o mecanismo de abertura da porta. Aí a mesma será aberta somente pelo controle.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Frmg » Sex Jun 06, 2008 1:54 pm

Na minha opinião a Fiat deve ser responsabilizada por furtos onde fica comprovado que o ladrão entrou no carro por falha de resistência no mecanismo da fechadura do veículo.

É ridicula e parece até proposital a fragilidade desses mecanismos que para nada servem.

Existem apenas 3 formas de entrar no carro:

A) Quebrando o vidro: Os vidros do Punto são laminados então é muito complicado para o bandido conseguir entrar, e quando não é laminado existe a película de segurança para proteger, ou seja, ele não vai arriscar perder tempo e fazer um barulhão com o vidro quebrando para chamar a atenção e ainda por cima disparar o alarme.

B) Puxando a coluna da porta:

Apoia-se o joelho na altura da fechadura e com a duas mãos puxa-se a parte superior da porta entortando a coluna trazendo a janela para o lado de fora criando um vão. Isso permite que o ladrão coloque o braço para dentro e abra o carro pela parte de dentro do veículo. O problema é que isso frequentemente dispara o alarme.

C) Forçar o miolo da fechadura para os lados:

Com uma simples chave de fenda qualquer criança pode abrir o Punto. Basta inserir uma chave de fenda na fechadura e forçar o deslocamento do miolo para o lado no sentido da dianteira do veículo. A trava elétrica simplesmente abre e o alarme e desarmado. Ou seja, o carro fica completamente desprotegido. É tão simples, mas tão simples que é inacreditável como diversas montadoras ainda não reforçaram esse mecanismo.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Frmg » Sex Jun 06, 2008 1:56 pm

AndreBsB escreveu:Realmente é um ponto fraco do Punto e já ouvi vários casos desses. Infelizmente o Punto é bem vulnerável e os ladrões estão começando a perceber isso. Penso seriamente em tirar o mecanismo de abertura da porta. Aí a mesma será aberta somente pelo controle.

A questão é como ??? onde ??? e quanto isso custaria ???

Será a primeira coisa que vou fazer no carro. :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AndreBsB » Sex Jun 06, 2008 2:06 pm

Frmg escreveu:
AndreBsB escreveu:Realmente é um ponto fraco do Punto e já ouvi vários casos desses. Infelizmente o Punto é bem vulnerável e os ladrões estão começando a perceber isso. Penso seriamente em tirar o mecanismo de abertura da porta. Aí a mesma será aberta somente pelo controle.

A questão é como ??? onde ??? e quanto isso custaria ???

Será a primeira coisa que vou fazer no carro. :wink:

Ainda não parei pra pesquisar isso, mas não deve ser caro. Uma boa idéia que talvez seja viável fazer (além da retirada do mecanismo), é comprar as fechaduras iguais às das portas traseiras (sem o miolo). Assim, fica melhor o acabamento e o ladrão já vai ver que tem algo diferente ali.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Frmg » Sex Jun 06, 2008 2:29 pm

Poxa perfeita a ídeia se a bitola da fechadura traseira for a mesma da dianteira é só comprar a da traseira e colocar na frente.

O preço deve ser muito barato pois é só uma peça plástica que precisa ser pintada.

O acionamento ficaria só pelo controle remoto e o ladrão não vai mais ter o que forçar com chave de fenda desencorajando ele a tentar outros métodos de roubo.

Solução simples e muito barata !!!
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AndreBsB » Sex Jun 06, 2008 2:36 pm

Frmg escreveu:Poxa perfeita a ídeia se a bitola da fechadura traseira for a mesma da dianteira é só comprar a da traseira e colocar na frente.

O preço deve ser muito barato pois é só uma peça plástica que precisa ser pintada.

O acionamento ficaria só pelo controle remoto e o ladrão não vai mais ter o que forçar com chave de fenda desencorajando ele a tentar outros métodos de roubo.

Solução simples e muito barata !!!

Isso mesmo. Agora é partir pra prática! :D
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Lucas » Sex Jun 06, 2008 2:42 pm

Cheguei a perguntar na concessionária se é possível instalar a maçaneta traseira na porta dianteira. Eles disseram que eles não fazem, mas ainda assim fui conversar com o funcionário do depto de peças.
A maçaneta traseira é realmente igual esteticamente à dianteira, exceto pelo miolo e por um ferro interno que faz com que a maçaneta abra a porta, que na dianteira é um pouco maior.
A maçaneta traseira na concessionária em primer (preparação para pintura) custa R$ 55,00 mas acredito que oficinas consigam comprar até mais barato pois não chorei desconto. A peça de ferro é só encaixada e provavelmente a da dianteira serve na traseira, mas não consegui testar pois na concessionária eles só tinham a peça traseira disponível... Com pintura e mão de obra deve sair por menos de R$ 300,00.
O esquema é procurar uma oficina boa e pedir para eles analisarem se é possível. Aparentemente não tem nada que impeça. Não corri mais atrás disso pois no meu caso a maçaneta não foi quebrada e só o chaveiro sai mais em conta...

Valmir, eu estou um pouco traumatizado... se fosse parar por ali de novo preferia gastar R$ 30,00 de taxi e deixar o carango na garagem... pode deixar que passo o cel.

Abraços!
Punto ELX - Cinza Cromo
Kit Convergence
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo